Conectado com
Suínos e Peixes – Maio

Notícias

GPA lança projeto inédito para a comercialização de carne suína moída

Vendas começam em São Paulo e devem ser expandidas para novas praças a partir de 2019. Previsão é de que o produto atinja até 10% de participação no volume total das vendas de carnes suínas resfriadas

Publicado em

em

O GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, lança a partir da 2ª quinzena de novembro um projeto inédito para oferecer nova opção de consumo da proteína animal mais saboreada no mundo: a carne suína moída. A novidade exclusiva será comercializada em bandejas resfriadas produzidas diretamente por parceiros da indústria, o que garante um tempo de vida útil maior para o consumo do produto, e a partir de cortes premium, trazendo assim mais qualidade e sabor. As vendas começam a partir da segunda-feira (19/11), inicialmente em lojas da rede Pão de Açucar e, em um primeiro momento, somente no Estado de São Paulo. A expectativa é de que a comercialização seja expandida para outras bandeiras do GPA e novas praças do território nacional em 2019, com a previsão de atingir até 10% de participação no volume total das vendas de carnes suínas resfriadas nas redes em que for disponibilizada.

“A carne moída é uma das mais procuradas pelo consumidor, mas está muito ligada à comercialização da carne bovina, seja pela tradição do brasileiro ou pela falta de alternativas. Com este projeto inédito em uma grande rede de varejo nacional, queremos trazer novas opções de consumo aos nossos clientes, além de facilitar e simplificar a vida do consumidor que busca pelo sabor, a versatilidade e a funcionalidade da carne de suíno agora também na prática de carne moída, o que vai ampliar o leque de possibilidades de compras em nossas lojas e também contribuir para a elaboração de receitas no dia a dia”, explica André Artin Machado, Gerente de Desenvolvimento do GPA. “A carne de porco tem passado por uma grande transformação ao longo dos últimos anos, tornando-se, com base em melhoramento genético e nutricional, em uma fonte de proteína cada vez mais saudável e com diversas opções e variedades de cortes”, detalha André Artin.

A carne suína está presente em 75% dos lares brasileiros, com mais de 430 mil de toneladas consumidas ao ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o instituto Kantar World Panel. Apesar da grande popularidade e de ser a proteína animal mais comercializada no mundo, no Brasil o consumo ainda oferece oportunidades de expansão na comparação com os demais tipos de carnes. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2017 o consumo per capta de carne suína no Brasil foi de 14,7 quilos por ano, ante os mais de 42 quilos de carne de frango, a mais adquirida entre os brasileiros. Já a carne bovina ocupa a segunda colocação, com 32,5 kg consumidos anualmente por cada brasileiro, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Para efeito de comparação, a venda da carne suína per capta chega a 40 quilos na China e 30 quilos em países da Europa.

O produto exclusivo chega a partir de uma observação do mercado e de tendências internacionais com base em um cenário aquecido para a proteína animal. “As vendas da carne suína em nossas lojas já vêm apresentando um acréscimo de dois dígitos mês a mês desde o primeiro trimestre deste ano. Esses dados refletem o fato de que os nossos clientes têm adquirido a carne suína com mais frequência, realmente a incluindo na alimentação e reconhecendo os benefícios do seu consumo”, explica Rafael Monezi, Gerente Comercial do GPA. Além do sabor e da versatilidade, a carne de porco tem outros benefícios por ser considerada uma carne magra e fonte de vitaminas do complexo B. No GPA, por seis anos consecutivos as redes Extra e Pão de Açúcar têm sido parceiras da ABCS e participam da Semana Nacional da Carne Suína, com o objetivo de estimular o consumo da proteína animal. Em 2018, as vendas de carne de porco cresceram aproximadamente 20%, nas duas bandeiras, durante o período de duração da campanha. “Estamos confiantes que esta inovação do GPA irá contribuir significativamente para que a carne suína passe a ganhar cada vez mais espaço na mesa do consumidor brasileiro, que terá agora mais uma opção de proteína saudável à disposição de maneira prática e rápida para suas receitas”, finaliza André Artin.

 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Notícias Mercado

Demanda enfraquece e preço do frango não se sustenta no PR e RS

Queda na demanda externa também pressionou os negócios

Publicado em

em

Divulgação

A avicultura de corte manteve um cenário de fraqueza nos negócios ao longo da semana, algo natural diante da proximidade do final do mês. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Fernando Iglesias, quedas de preço no frango vivo foram verificadas no Paraná e no Rio Grande do Sul, com uma reposição mais lenta entre o atacado e o varejo. A queda na demanda externa também pressionou os negócios.

De acordo com levantamento de SAFRAS & Mercado, no atacado de São Paulo, os preços se mantiveram para os cortes congelados de frango ao longo da semana. O quilo do peito no atacado seguiu em R$ 5,70, o quilo da coxa em R$ 4,90 e o quilo da asa em R$ 7,20. Na distribuição, o quilo do peito permaneceu em R$ 5,80, o quilo da coxa em R$ 5 e o quilo da asa em R$ 7,40.

Nos cortes resfriados vendidos no atacado, o cenário também foi de estabilidade nos preços ao longo da semana. No atacado, o preço do quilo do peito seguiu em R$ 5,80, o quilo da coxa em R$ 5,02 e o quilo da asa em R$ 7,28. Na distribuição, o preço do quilo do peito continuou em R$ 5,90, o quilo da coxa em R$ 5,12 e o quilo da asa em R$ 7,48.

As exportações de carne de frango “in natura” do Brasil renderam US$ 365,8 milhões em maio (12 dias úteis), com média diária de US$ 30,5 milhões. A quantidade total exportada pelo país chegou a 229,4 mil toneladas, com média diária de 19,1 mil toneladas. O preço médio da tonelada ficou em US$ 1.594,20.

Na comparação com abril, houve baixa de 28,2% no valor médio diário da exportação, ganho de 28,7% na quantidade média diária exportada e baixa de 0,3% no preço. Na comparação com maio de 2018, houve alta de 33,1% no valor médio diário, ganho de 27,6% na quantidade média diária e alta de 4,3% no preço médio. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior.

O levantamento semanal realizado por SAFRAS & Mercado nas principais praças de comercialização do Brasil indicou que, em Minas Gerais, o quilo vivo permaneceu em R$ 3,50. Em São Paulo o quilo vivo seguiu em R$ 3,60.

Na integração catarinense a cotação do frango seguiu em R$ 2,56. No oeste do Paraná o preço baixou de R$ 3,25 para R$ 3,11 na integração. Na integração do Rio Grande do Sul o quilo vivo retrocedeu de R$ 3,20 para R$ 3,15.

No Mato Grosso do Sul o preço do quilo vivo do frango se manteve em R$ 3,45. Em Goiás o quilo vivo continuou em R$ 3,45. No Distrito Federal o quilo vivo permaneceu em R$ 3,50.

Em Pernambuco, o quilo vivo permaneceu em R$ 4,55. No Ceará a cotação do quilo vivo continuou em R$ 4,55 e, no Pará, o quilo vivo seguiu em R$ 4,65.

Fonte: Agência SAFRAS
Continue Lendo

Notícias SIAVS

Simpósio Ovosite debate estratégias com olhos voltados para mercado externo

Simpósio Ovosite é um dos mais importantes eventos do setor de postura, que acontecerá em 27 de agosto

Publicado em

em

Divulgação

Após o recorde de consumo de ovos em 2018, o setor avícola agora vislumbra novas oportunidades em um mercado internacional que demandará proteínas com os mais variados perfis.  Este é o temário central da quarta edição do Simpósio Ovosite, um dos mais importantes eventos do setor de postura, que acontecerá em 27 de agosto, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, em São Paulo (SP).

Tendo em pauta as “estratégias para aumentar as exportações brasileiras de ovos, o Simpósio Ovosite 2019 contará com a palestra “Avicultura de postura no Brasil: cenário atual e onde podemos chegar, ministrada pelo especialista em comércio internacional, Osler Desouzart.  A apresentação será comentada pelo secretário-executivo das Associações de Avicultores e de Suinocultores do Espírito Santo (AVES e ASES), Nélio Hand.

O simpósio contará, ainda, com um debate com empresários de algumas das maiores empresas produtoras e exportadoras de ovos do Brasil, como Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira, Gustavo Crossara, da Somai Alimentos e Ricardo Faria, da Avícola Catarinense, além da participação de Leonardo Guerini, da trader  Four Import Export, e de Redilton Bretas, da Bretas Broker.

Seguindo a tradição do Simpósio, Otávio Ceschi Júnior, apresentador do programa Dia a Dia Rural, do Canal Terra Viva, será o mediador do painel.

“Com a forte elevação do consumo interno, o setor produtor de ovos do Brasil volta seus olhos para as oportunidades no mercado internacional.  A pressão que os problemas sanitários chineses exercerão no comércio internacional de proteínas não deverá se restringir a cárneos.  Também serão demandados mais ovos.  E o Brasil precisa estar preparado para aproveitar esta oportunidade”, ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA e presidente do Instituto Ovos Brasil.

O 4° Simpósio Ovosite é uma iniciativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Mundo Agro Editora, responsável pelos portais Avisite e Ovosite.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias Mercado Interno

Mais cauteloso, sojicultor desacelera ritmo dos negócios no Brasil

Destaque da semana passada no mercado internacional ficou por conta do anúncio de um programa de auxílio ao produtor dos EUA

Publicado em

em

Divulgação

O mercado brasileiro de soja teve uma semana mais calma em termos de negócios. Depois da boa movimentação da semana anterior – quando se estima que até 5 milhões de toneladas trocaram de mãos -, os produtores adotaram uma postura mais cautelosa e os preços tiveram comportamento misto e regionalizado.

Em Passo Fundo (RS), a saca de 60 quilos subir de R$ 75 para R$ 76 entre 17 e 23 de maio. Em Cascavel (PR), a cotação passou de R$ 73 para R$ 75. No Porto de Paranaguá, o preço subiu de R$ 79,50 para R$ 81,50.

Em Rondonópolis (MT), a cotação caiu de R$ 70 para R$ 69,50. No Mato Grosso do Sul, na região de Dourados, a saca avançou de R$ 68,50 para R$ 69. Em Rio Verde (GO), o preço passou de R$ 69 para R$ 69,50.

Na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), os contratos com vencimento em julho oscilaram bastante mais tiveram um balanço quase de estabilidade ao final do período. A posição caiu 0,03%, encerrando a quinta na casa de US$ 8,21 ½ bushel.

O destaque da semana no mercado internacional ficou por conta do anúncio de um programa de auxílio ao produtor dos Estados Unidos por parte do governo Trump. Serão destinados US$ 16 bilhões para os agricultores, como forma de amenizar os impactos financeiros negativos da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Na interpretação do mercado, o plano pode motivar os produtores a trocarem áreas de milho para a soja e superofertar ainda mais o cenário global da oleaginosa. Ainda mais com o excesso de chuvas sobre as regiões produtoras americanas, que já deverá direcionar esta troca de área do cereal para a soja.

O câmbio teve uma semana mais tranquila, mas a moeda americana permanece acima de R$ 4 no Brasil. O dólar comercial caiu 1,32% no período, encerrando Ar$ 4,048, acompanhando a tendência do exterior e avaliando um quadro interno um pouco mais tranquilo.

Destaque especial para mais uma semana de alta no prêmio de exportação. Em Paranaguá, para julho, o valor se situa entre 123 pontos e 138 pontos acima de Chicago. A continuidade do atrito tarifário entre chineses e americanos reforça o sentimento de que a demanda pela soja brasileira por parte do país asiático seguirá aquecida.

Fonte: Agência SAFRAS
Continue Lendo
Biochem site – lateral
Ecobiol- Evonik
Sindiavipar- maio 2019
Conbrasul 2019

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.