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Geração de gás a partir da bovinocultura norteou debates na 34ª Reunião Anual do CBNA

Profissional enaltece que a produção do biogás é possível de ser produzida com praticamente todo tipo de dejetos.

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Foto: Shutterstock

Os combustíveis verdes são uma promessa de um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Quando se pensa na geração de gás a partir da bovinocultura, muitas são as possibilidades. Esse importante assunto fez parte dos conteúdos que foram apresentados na 34ª reunião anual do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), realizado em meados de março, em Campinas, SP. Na oportunidade, o diretor técnico da empresa H2A soluções ambientais, Fluvio Eleodoro Marcos, irá proferir a palestra “explorando as possibilidades de geração de gás a partir da bovinocultura”.

Fluvio Eleodoro Marcos, diretor técnico da empresa H2A soluções ambientais – Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

De acordo com Fluvio, o processo de tratamento dos dejetos para uso como fertilizante possui, entre outras, uma possibilidade muito interessante, que é a geração de biogás. “Esse biogás pode ser purificado, comprimido e armazenado para transporte, trata-se de um combustível não fóssil e com possibilidade de separação de CO2, purificação e compressão para uso como combustível verde”, explica.

O palestrante argumenta que apesar de serem considerados recursos renováveis, a exploração do biodiesel e do bioetanol provoca impactos ambientais relacionados à queima da biomassa, ao uso intensivo do solo no cultivo de monoculturas, a geração de resíduos agrícolas, entre outros. “Como alternativa, estudos sobre a produção e aproveitamento de biogás (e de seu derivado biometano) têm apontado resultados positivos, tanto energeticamente, como economicamente e ambientalmente”, destaca o diretor.

Após o tratamento inicial de separação dos dejetos, o biogás passa por um processo de purificação para remoção do gás sulfídrico (que é corrosivo), separação de metano e CO2 os quais são comprimidos e armazenados separadamente para destinação ao mercado consumidor. “O biogás tem origem em um processo biológico e a sua ocorrência natural pode ser observada em sistemas como pântanos, fundo de lagos e no rúmen de animais. A matéria orgânica quando decomposta em meio anaeróbio é convertida na mistura gasosa chamada biogás por meio de microrganismos fermentadores, produzindo energia em forma de calor. Trata-se de um biocombustível renovável composto principalmente por metano (CH4), dióxido de carbono e traços de outros gases”, explica Fluvio.

É importante salientar que a produção do biogás é possível de ser produzida com praticamente todo tipo de dejetos. “Quase todas matérias orgânicas são capazes de produzir biogás por fermentação anaeróbia, principalmente em um processo controlado, mas é claro que o volume dos dejetos é que vai determinar a viabilidade do processo”, explicita.

Em geral, o que muda é a forma de coleta destes dejetos e a quantidade necessária para a produção de biogás desejada. Por este motivo, para cada tipo de produção, seja ela gado de corte, gado de leite, suinocultura e até mesmo insumos agrícolas é extremamente importante estudar e dimensionar todo o processo da cadeia produtiva, desde a quantidade do rebanho, a forma de coleta dos dejetos, tipo de tratamento realizado e por fim e mais importante qual a necessidade final para a utilização do biogás. “Esse último processo determina principalmente se o biogás será separado em gases puros (como metano e dióxido de carbono) ou se será utilizado na forma de biogás, como uma mistura de gases na proporção aproximada de 60% e 40% (metano e dióxido de carbono respectivamente)”, explica.

Incentivos e projeções

No Brasil, programas de incentivo ao aproveitamento energético do biogás têm sido implantados, oferecendo aos produtores apoio técnico e econômico. “Nosso país está iniciando um ciclo de produção de combustíveis verdes. Trata-se de um segmento em pleno crescimento, cada dia mais procurado e valorizado, não somente pelo cunho ambiental da proposta, mas também pela viabilidade técnica existente, tecnologias atualizadas e com menores custos, possibilitando a sustentabilidade ambiental e financeira da criação de gado e ainda com excelentes rendimentos”, pondera Fluvio.

No que tange às perspectivas futuras de aproveitamento do biogás no país, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2016, apontou que o aumento da participação do biogás na geração de eletricidade distribuída depende em grande parte do seu potencial econômico. “As projeções indicam que a capacidade instalada das usinas termelétricas até 2050 será de 2.850 MW, em um cenário base, (mantendo-se as políticas atuais), ou atingirá 5.188 MW em um cenário favorável (considerando que novas políticas públicas estimulem a conversão do biogás)”, declara.

Em comparação com o biometano combustível, a perspectiva é que no cenário base, o potencial econômico alcance o equivalente a 4% do potencial teórico de 140,81 milhões m³/dia em 2030 e em 2050 atinja 17% do potencial teórico de 217,52 milhões m³ /dia. Quanto ao cenário favorável, espera-se que até 2050 a produção de biometano duplique. “É importante ressaltar que a destinação do biogás para produção de biometano mostra-se mais vantajosa do que a geração de bioeletricidade devido à maior aplicabilidade do biometano em diferentes serviços, prevalecendo principalmente sobre o diesel”, explicita.

Vantagens para o produtor rural

A produção de biogás e, por consequência a geração do biometano traz para o produtor rural uma nova fonte de renda, com excelentes resultados no mercado atual. “Não apenas ponderando sobre fontes financiadoras, mas também falando abertamente de mercado consumidor que está apontado para um consumo mais consciente, o que dá ao produtor uma nova receita, que pode ser tão valiosa quanto a criação do rebanho bovino e com inúmeras possibilidades de crescimento”, adianta.

Investimentos

A produção de plantas de biogás requer um investimento financeiro. Para saber se esse empenho é economicamente viável, o produtor deve observar três importantes aspectos:

1. Volume do dejeto produzido e a estrutura: É necessário fazer um estudo da quantidade de dejetos produzida com base no número de animais alojados, e a forma de coleta para que os dejetos sejam tratados;

2. Mercado receptor: Com base na quantidade de biogás a ser produzida, é necessário estudar o mercado local e as formas de aplicação do produto;

3. Retorno financeiro: É necessário um estudo de qual será o retorno financeiro com a venda de energia ou gases em decorrência da produção massiva.

Após analisar esses três pontos e verificando a existência de mercado local é necessário então um estudo sobre a execução. “É preciso que o produtor escolha qual a melhor forma de trabalhar, se isolado ou em cooperativas, ou até mesmo se existe a possibilidade de envolvimento do cliente final na estrutura produtiva, que atualmente é a atividade mais almejada, ou seja, o cliente final entra com os recursos financeiros para tirar o máximo proveito dos insumos gerados no processo, objetivando uma parceria longa e financeiramente apropriada para o produtor rural que não quer se envolver com desenvolvimento de mercado”, informa.

Fluvio encerra enaltecendo que a biomassa é considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. “A biomassa é uma das fontes com maior potencial de crescimento para produção de energia no contexto nacional e internacional. Os biocombustíveis são derivados da biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores à combustão ou em outro tipo de geração de energia”, sustenta.

Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo no setor pecuário acesse gratuitamente a edição digital de Bovinos, Grãos e Máquinas. Boa leitura!

Fonte: O Presente Rural

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Combate a agrotóxicos ilegais se multiplica com ações integradas

Evento em Campinas discutiu ações de empresas e do poder público para reduzir ocorrências; destinação de produtos apreendidos foi debatida.

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Atuar na descapitalização de organizações criminosas que atuam no contrabando ou falsificação de agrotóxicos químicos e biológicos tem sido uma estratégia adotada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no combate às fraudes e crimes envolvendo o produto. O assunto foi debatido nesta terça (23), no Workshop sobre Agrotóxicos Ilegais realizado em Campinas (SP). O evento foi promovido por uma associação de empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação que atuam nas áreas de sementes, biotecnologia, defesa vegetal e agricultura digital, a Croplife-BR. 

O Mapa participou do evento na abertura e com uma palestra técnica. O superintendente do ministério no Estado de São Paulo, Guilherme Campos, lembrou que o setor produtivo cobra, com muita justiça, ações de combate à ilegalidade das autoridades competentes. “Vamos fazer a nossa parte para que o mercado de agrotóxicos ilegais seja erradicado da atividade produtiva no campo”, disse. 

Fotos: Divulgação/Mapa

O auditor fiscal federal agropecuário, Julio Cesar Lima, chefe da Divisão de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins, lembrou em sua palestra que as ações tomadas por diferentes atores, como polícia militar nos Estados, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Mapa, Receita Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal, entre outras, acabam multiplicando o combate aos produtos ilegais. 

Segundo ele, a recente inclusão do Mapa no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), em 2019, incrementou a fiscalização sobre contrabando e adulteração de agrotóxicos. A divisão que Julio chefia já realizou nesses quatro anos 37 operações e 26 treinamentos teórico e em serviço para instituições parceiras. 

“Eventos como este de Campinas, onde explicamos desde o conceito de agrotóxicos até as rotas de contrabando, acabam estimulando ainda mais as ações de repressão”, afirmou. Segundo o auditor do Mapa, no passado esses produtos entravam no Brasil pelos países vizinhos, mas agora já são descobertos produtos ilegais chegando em portos e aeroportos brasileiros. 

Com a ação integrada entre várias instituições, há troca de informações e documentos oficiais que permitem ampliar as punições. Por exemplo, mesmo que o Mapa não tenha participado de uma determinada operação, os boletins de ocorrência ou autos de infração lavrados por outra instituição podem embasar o processo administrativo na instância do ministério. Desta forma, as penalidades previstas em diferentes legislações vão se acumulando. 

Outro assunto tratado no workshop foi a dificuldade de encontrar espaços disponíveis para armazenar os produtos ilegais apreendidos. Uma alternativa apresentada por Julio foi utilizar a estrutura de empresas de pesquisa que descartam corretamente seus componentes químicos. Esses resíduos são despejados em tanques, onde o líquido evapora e resta apenas a parte sólida, menos volumosa. Essa borra pode ser destinada à incineração, em uma condição mais favorável. O servidor sugeriu parcerias público-privadas para viabilizar essa medida.  

Dados apresentados no workshop indicam que cerca de 25% dos agrotóxicos utilizados no Brasil são ilegais. Legislação recente do Mapa alterou o valor da multa aplicada, passando do teto de R$ 40 mil para R$ 150 mil para casos considerados gravíssimos, como o contrabando. 

Empresas produtoras de agrotóxicos legais que participaram do evento apresentaram aplicativos e medidas investigativas que estão adotando para ajudar a identificar produtos suspeitos e conter o avanço de organizações criminosas. Uma delas afirmou que investe em processos punitivos até o final, por meio de ações judiciais. 

Fonte: Assessoria Mapa
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Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB

Segundo o relatório, cerca de um terço do PIB estadual total (32,9%) está relacionado à Economia Verde, somando R$ 140,1 bilhões. Os dados são de 2020. Entre as áreas que mais contribuíram para compor esse valor estão a Agropecuária (40%, ou R$ 56 bilhões), seguida do setor de Serviços (37%, ou R$ 51 bilhões) e da Indústria (23%, ou R$ 32 bilhões).

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Foto: Alex Adam/SEPL

O Governo do Paraná lançou nesta quarta-feira (24) dois importantes estudos desenvolvidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com foco na construção de indicadores econômicos: o PIB da Economia Verde Paranaense e a atualização da Matriz Insumo-Produto do Paraná (MIP).

O primeiro traz dados que enfatizam a representatividade econômica desse estrato produtivo para além da sua importância em termos de sustentabilidade. Segundo o relatório, cerca de um terço do PIB estadual total (32,9%) está relacionado à Economia Verde, somando R$ 140,1 bilhões. Os dados são de 2020. Entre as áreas que mais contribuíram para compor esse valor estão a Agropecuária (40%, ou R$ 56 bilhões), seguida do setor de Serviços (37%, ou R$ 51 bilhões) e da Indústria (23%, ou R$ 32 bilhões).

A condição favorável do setor primário (agricultura) se deve à inexistência de atividades reconhecidamente danosas na estrutura produtiva, como a extração de madeira em florestas nativas, caça de animais, retirada de vegetação natural para a produção de carvão e coleta de palmito não plantado, entre outras. Em relação aos Serviços, o estudo aponta aderência à Economia Verde nas subatividades de transporte, armazenagem e correio, além da administração pública. O desafio é maior na Indústria por causa dos pesos do refino de petróleo e da fabricação de automóveis.

Outro aspecto positivo da matriz paranaense é que os chamados Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUPs), que abrangem a geração de energia elétrica e o saneamento, entre outros, estão integralmente incorporados à Economia Verde, refletindo a utilização de fontes renováveis e os benefícios gerados em âmbito social, incluindo as questões de saúde da população.

A Economia Verde é entendida como um modelo econômico que tem o objetivo de melhorar o bem-estar da população, ao mesmo tempo em que procura reduzir os riscos ambientais e promover o uso racional dos recursos naturais. Além disso, as ações propostas envolvem a mitigação dos danos ambientais e a aplicação de medidas para a amenização dos impactos das mudanças climáticas.

A discussão sobre esse setor é tendência mundial e abrange sustentabilidade, transição energética, clima, segurança alimentar e descarbonização das cadeias, áreas em que o Paraná ocupa excelente posição em relação a outros estados e países e caminha para avançar ainda mais. “O Paraná foi reconhecido, por três vezes consecutivas, como o Estado mais sustentável do Brasil e está bem posicionado naqueles grandes atributos verdes. Temos que gerar agora um ambiente favorável para que as empresas possam se capitalizar dessa realidade”, disse o secretário de Planejamento, Guto Silva.

Segundo ele, com esse recorte do PIB da Economia Verde, vai ser possível alavancar novos negócios e trazer as empresas e entidades para esse debate. “Isso é importante para que a gente possa ter um olhar a longo prazo, em que o Paraná possa gerar emprego, aumentar sua renda e, sobretudo, aproveitar essa tendência verde para o qual o mundo tem dado cada vez mais atenção”, complementou.

Os dados estão baseados em informações detalhadas do cálculo do PIB do Estado, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ipardes, e a seleção de atividades definida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), amparada em diversas pesquisas de entidades internacionais.

“Com esse novo índice, é possível observar a parcela da produção estadual de bens e serviços que está comprometida com a sustentabilidade, não somente ambiental como social, podendo subsidiar a elaboração de políticas públicas que buscam conciliar o desenvolvimento com a redução dos riscos ambientais e o uso racional dos recursos naturais”, afirmou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

Matriz insumo-produto

Já a Matriz de Insumo-Produto do Paraná construída pelo Ipardes com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda mede os impactos de intervenções públicas ou privadas na economia local (produção, emprego e renda) das atividades econômicas, de projetos governamentais e do setor privado de determinada região. O ano base do relatório é 2018.

A mensuração dos efeitos socioeconômicos das obras de infraestrutura ou da instalação de grandes empreendimentos produtivos é um dos exemplos do uso da MIP, que também pode subsidiar o desenho de políticas de desenvolvimento. A análise setorial por meio da MIP permite identificar quais os setores preponderantes sob diversas óticas, tais como geração de renda e emprego, inter-relação setorial, multiplicadores de valor adicionado e de impostos, entre outras.

A MIP paranaense foi construída com base na Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Estado, que, por sua vez, traz informações obtidas por meio de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) fornecidas pela Secretaria da Fazenda.

“O PIB da Economia Verde do Estado e a Matriz Insumo-Produto do Paraná são documentos técnicos que têm a função de embasar não só políticas públicas, mas iniciativas dos demais setores produtivos e realizar o diagnóstico e o monitoramento do impacto social, econômico e ambiental dessas atividades”, complementou Callado.

Presenças

Participaram do lançamento dos estudos os secretários estaduais da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o ex-governador e secretário do Codesul/PR, Orlando Pessuti, e representantes de entidades de setores produtivos.

Fonte: AEN-PR
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Subsecretaria de Tecnologia da Informação trabalha para modernizar Ministério da Agricultura

Objetivo é deixar o órgão mais contemporâneo, focado no desenvolvimento de inovações tecnológicas para o serviço público e para a sociedade.

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Foto: Divulgação/Mapa

Uma das áreas de atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é o de sistemas com informações voltadas para o agronegócio. Para isso, a Subsecretária de Tecnologia da Informação (STI) trabalha no desenvolvimento de inovações tecnológicas para os servidores e para a sociedade.

Um exemplo foi o lançamento, no início do mês de abril, da versão eletrônica da emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN) para o trânsito de produtos de origem animal no território brasileiro. A iniciativa visa dar mais eficiência e rapidez neste processo, trazendo benefícios tanto para o serviço público quanto para as empresas que as utilizam, além de melhor rastreabilidade e maior segurança.

Já foram mais de mil requerimentos e cerca de 500 pedidos analisados. A ferramenta foi desenvolvida dentro do Sistema de Informação Gerencial do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF), em um trabalho conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). “O trabalho realizado hoje aqui no Mapa é para deixar um legado de um Ministério contemporâneo, mais moderno, mais eficiente, mais rápido, com menos gargalos, para que tudo isso funcione mais rápido”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com o subsecretário Camillo Mussi, o próximo passo será a implementação da extensão para a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSI), de acordo com as tratativas e aceitação dos países importadores. A medida deve beneficiar as exortações dos produtos brasileiros.

Além disso, também está em fase final de desenvolvimento a certificação sanitária eletrônica internacional de produtos de origem vegetal, chamada de E-Phyto. “Isso vai trazer uma rapidez nas exportações brasileira de produtos vegetais, além da diminuição de custos para o Brasil e a diminuição do tempo de armazenamento de cagas no porto”, afirma Mussi.

Cada Secretaria do Mapa conta com profissionais de desenvolvedores e gerentes de projetos da STI para a criação de novos programas, modernização de sistemas e manutenção. Além disso, a Portaria Mapa nº 614/2023 apresenta as diretrizes para as contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ministério.

Outro ponto de trabalho é a garantia de segurança de sistemas. Atualmente a Subsecretaria é responsável pela gestão dos servidores do Mapa, das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs); do Instituto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).

Só no Mapa são mais de 10 mil usuários, além de mais de 176 pontos espalhados entre os estados, desde as SFAs e laboratórios. É a segunda maior estrutura de gestão tecnológica entre os Ministérios.

A STI realiza campanhas de conscientização de segurança da informação e links de transmissão com segurança de proteção na ponta de dados. Foram 83 instalações de aquisição de soluções de segurança, distribuídos entre os órgãos.

Entre as novidades que estão por vir, Mussi revelou que a partir do mês de maio, as Superintendências, os Laboratórios e as demais estruturas, contarão com rede de Wi-Fi sem fio com mais segurança e proteção.

Há também a elaboração de painéis de acompanhamento, chamado de dashboards, sendo uma realização em parceria com as Secretarias e os outros órgãos, como Sistema PesqBrasil e o lançamento que irá ocorrer em maio do Cadastro de Agricultor Familiar 3.0.

Foram lançados ainda a Política de Segurança da Informação o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pdtic) 2023-2025. Além disso, o Comitê Segurança da Informação (CSI/Mapa) realiza reuniões ordinárias e extraordinárias, conforme a legislação.

Além disso, foi trabalhado pela STI a automatização dos controles das demandas recebidas pelo Mapa na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, conhecida como Fala.BR. A medida gerou evolução no atendimento, com melhor monitoramento e controle das demandas, cuja resposta dentro do prazo foi facilitada. O próximo passo, em elaboração, será o Plano de Dados Abertos, parceria entre a STI e a Ouvidoria.

Para todos estes trabalhos, ações e execuções, a Subsecretaria de Tecnologia teve o investimento de 71 milhões em 2023. Para este ano, a previsão de investimento é de 80 milhões.

Fonte: Assessoria Mapa
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