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VOZ DO COOP

Suínos / Peixes

Escassez de grãos específicos barra mercado de carne suína orgânica

Sem milho e soja orgânicos para a dieta, não há como fazer a produção natural. Brasil produz só 40 mil toneladas de milho nesse sistema por ano

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A produção orgânica de alimentos no Brasil foi regulamentada em 2011, mas esse setor vem crescendo desde o fim dos anos 1990. Hoje é possível encontrar não somente frutas e verduras produzidos da forma mais natural possível, mas também carnes, ovos e leite, entre tantos outros itens. No entanto, a produção de carne suína nesse sistema, com animais fora de galpões, sem rações que contenham grãos transgênicos e sem o uso de qualquer medicamento, ainda é um desafio no país. O maior problema é a falta de grãos orgânicos usados na alimentação animal.

Ao menos para uma das mais especializadas empresas de produção de alimentosa orgânicos do Brasil, a Korin. Pioneira na produção de ovos e frangos livres de antibióticos, é também a primeira empresa brasileira a receber o selo de certificação de bem-estar animal (Certified humane). Por conta de notória capacidade de atuar nesse segmento, o case da empresa foi parar no Congresso Abraves (Associação dos Médicos Veterinários Especialistas em Suínos) Paraná, que aconteceu em Toledo, em meados de março.

O encarregado de falar sobre a “produção e mercado de suínos com atributos de qualidade diferenciada: criação de cadeias de valor” foi Luiz Carlos Demattê Filho, doutor em Ecologia Aplicada, com 20 anos em experiência em alimentos orgânicos. Ele explica que a empresa, além de produzir alimentos livres de agroquímicos, está embasada na teoria de Mokiti Okada, que integra em sua produção valores ecológicos e sociais. Ele cita os bons exemplos já alcançados em aves e bovinos e que alcança um nicho de mercado em franca expansão.

“O encadeamento produtivo tem aspectos negativos, como a depedência de fármacos, uso de hormônios em suínos, ocorrência de epizódios zoonóticos, a logística produtivista gera dúvida quanto à qualidade dos proudutos, impactos na saúde pública, impacto nos parâmetros de bem estar animal. Exatamente por isso existem os sistemas ligados à produção ecológica. Especialmente pela saúde a gente ganha consumidores. As questões ambientais também são importantes, mas as pessoas migram para esses alimentos mais por conta dos ciodados com a saúde”.

Ele citou estudos que indicam a relação do Glifosato usado nas lavouras a doenças neurológicas, como autismo e Alzhaimer. “Essas doenças têm relação íntima com o Glifosato”, sustenta. Ele entende que o “o uso de antibióticos pode fazer com que doenças hoje consideradas menores podem voltar a se tornar mortais. A estrutura genômica vem mudando. De todos os problemas, a perda da biodiversidade é o pior. Isso gera perda da microbiodiversidade humana, além das consequências ambientais”, alerta.

Exemplos

A empresa cria bovinos do pantanal sul-matrogrossense e vende sob esta marca, identificando no produto de onde ela veio e como foi produzida. Até redução de impostos a empresa consegue por agregar a região à marca. “o Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (Proape) dá incentivos. Bovinos originados no Pantanal têm 50% de desconto nos impostos”, cita.

Assim, fazem com as tilápias na barranca do Rio Paraná, entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, com o arroz, mel, café, camarão. “A gente dá ênfase ns territórios, na cultura, nas pessoas, etc.Tudo orgânico e intimamente ligado à egião onde é produzido”, cita. As aves, criadas sem uso de antibióticos e sem gaiolas, têm alimentação 100% vegetal, sem farinha animal. O mercado é farto para esse produto, aponta Demattê Filho.

No entanto, a empresa ainda não consegue colocar no mercado a carne suína com esses atributos. “Fizemos experiências, porém não conseguimos com suínos, seja orgânico, seja com protocolos diferenciados. Um dos problemas, em sua opinião, é a falta de grãos orgânicos para produção de ração. “O gargalo para a produção de suínos é que temos pouco milho e pouca soja orgânicos”, cita. De acordo com o doutor, o Brasil produz hoje apenas 40 mil toneladas de milho orgânico e que a dificuldade está em controlar as plantas invasoras. “O maior problema de grãos orgânicos não é sanitário, são as plantas invasoras, que reduzem a produção”, aponta.

Mais informações você encontra na edição de Suínos e Peixes de maio/junho de 2018 ou online.

Fonte: O Presente Rural

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Suínos / Peixes

Marcos Sipp celebra 30 anos dedicados à suinocultura

Atual gerente das UPLs da Coopavel conquistou recentemente o 1º lugar na categoria Sustentabilidade no Programa Open Farm AWARDS.

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Fotos: Arquivo pessoal

Em uma trajetória marcada por dedicação e paixão pelo campo, Marcos Jovani Sipp, atual gerente das Unidades de Produção de Leitões (UPLs) da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, reflete sobre suas três décadas de contribuição para o setor. “Parece que foi ontem, mas já se passaram 30 anos”, recorda.

Técnico em Agropecuária e Administrador, Sipp iniciou sua carreira profissional em 28 de março de 1994 como extensionista na suinocultura da BRF. Esses anos foram repletos de aprendizado e conquistas para Marcos, que destaca: “Como extensionista tive a oportunidade de conhecer, aprender e levar muita informação para a tomada de decisão dos produtores por onde passei, sempre com muita dedicação, competência, inconformismo e resiliência”, enfatiza.

Ao longo de sua carreira, o profissional acumulou diversos prêmios, sendo o mais recente o 1º lugar na categoria Sustentabilidade em um projeto da Estação de Tratamento de Efluente (ETE) no Programa Open Farm AWARDS, no qual a Coopavel concorreu com outros cinco projetos.

O técnico em Agropecuária ressalta a importância da gratidão e da reflexão sobre os erros e acertos que moldaram sua trajetória. “Carrego na bagagem muita história boa para contar. De acertos e erros que nos fazem corrigir rapidamente o rumo que deve ser seguido, com muita gratidão a Deus, que sempre me acompanha a cada passo. Sei que ainda tem muito a ser feito”, pontua.

Entre os desafios da atual função que exerce na Coopavel, Sipp diz que estão planejar, executar e desenvolver novos talentos, destacando a importância de profissionais com capacidade de organização, planejamento e entrega de resultados superiores. “Sinto-me realizado, vitorioso e muito feliz com as conquistas alcançadas e com as vitórias que ainda estão por vir. Aprendi que sozinho vou mais rápido, mas que juntos vamos mais longe. Com essa reflexão, gostaria de deixar registrado o meu agradecimento a cada um que fez parte dessa história, sejam produtores, empresas parceiras, amigos e, em especial, ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, pela confiança. Agradeço também à minha família e aos meus colegas de trabalho e parceiros da cadeia produtiva”, ressalta.

 

Fonte: O Presente Rural
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Suínos / Peixes

Peixes têm quantidade limitada para captura em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios

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Foto: Adriano Gambarini/OPAN/Agência Brasil

Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de 2024. Os limites de captura valem para as espécies albacora-branca (Thunnus alalunga), albacora-bandolim (Thunnus obesus), espadarte (Xiphias gladius) e tubarão-azul (Prionace glauca), tanto em águas nacionais, quanto internacionais, inclusive na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), que é a região de responsabilidade ambiental do Brasil e que vai até 200 milhas além da costa, onde embarcações brasileiras têm direito prioritário para pesca.

Para a espécie albacora-branca, também conhecida como atum branco ou voador, o limite é de 3.040 toneladas e para o albacora-bandolim, também conhecido por atum-cachorro ou patudo, é permitida a captura de até 5.639 toneladas.

Espadarte

A cota para pesca do espadarte foi limitada em 2.839 toneladas no Atlântico Sul (abaixo do paralelo 5ºN) e em 45 toneladas no Atlântico Norte (acima do paralelo 5ºN). Já o tubarão-azul, conhecido popularmente como cação, teve a captura autorizada este ano em até 3.481 toneladas.

As cotas foram determinadas por portaria conjunta dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente e Mudança Climática, publicada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União. A medida tem como objetivo a sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros e atende à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

Fonte: Agência Brasil
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Suínos / Peixes

Semana Nacional da Carne Suína 2024 na era da personalização: tem para todo mundo, tem para você!

De 4 a 19 de junho a 12ª edição da SNCS levará a diversidade da carne suína para as maiores e melhores redes de varejo do Brasil

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Foto: Divulgação/Assessoria ABCS

De 4 a 19 de junho, prepare-se para mais uma edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a maior vitrine e case de sucesso da proteína no varejo brasileiro. Em um mundo onde a diversidade crescente apresenta um mar de escolhas individuais cada dia maior, a décima segunda edição da SNCS emerge nas maiores e melhores redes de varejo do país não apenas como uma data comercial, mas como uma celebração da diversidade e da personalização. Reconhecendo cada preferência, cada necessidade e cada desejo dos consumidores, sem esquecer que as diferenças não mais afastam, mas sim agregam.

A SNCS é a maior estratégia de incentivo às vendas e ao consumo de carne suína no Brasil, uma iniciativa premiada com resultados comprovados que agrega valor à proteína suína e traz ganhos financeiros para toda a suinocultura brasileira, com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Desde sua primeira edição, a campanha vem arrecadando crescimento e foi essencial para a conquista dos 20,68 kg per capita de 2023, totalizando um crescimento de mais de 50% no período de 12 anos.

É por isso que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) se inspira em um insight verdadeiro para o tema deste ano: existe diversidade no prato, mas também união na mesa. “Reconhecemos que cada um de nós tem suas próprias preferências e restrições. E seja você um mestre do churrasco buscando a peça perfeita, alguém procurando opções saudáveis e econômicas, ou um chef de cozinha inovador à procura de ingredientes para aquela receita especial, a carne suína tem uma opção para você”, explica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Saudabilidade, Sabor e Economia: esses são os pilares que sustentam a paixão pela carne suína. Mais do que uma escolha econômica, ela é uma fonte de nutrição saborosa adaptável a um estilo de vida saudável, a um cotidiano prático e a momentos inesquecíveis. A carne suína incorpora tecnologia e consciência ambiental, refletindo o compromisso da suinocultura brasileira em promover melhorias contínuas para garantir mais saúde, menos desperdício e práticas sustentáveis.

Este ano, é hora de redescobrir a carne suína. Porque sabemos que, independentemente da preferência, ela tem algo para todos. Para Maria e João. Para o churrasqueiro e para o chef premiado. Para todas as receitas e necessidades. Para cada geração, à sua maneira. Afinal, a carne suína é para todos. Há opções para quem tem pouco tempo, para o forno e para a airfryer, para todas as necessidades. Para quem busca economia, para quem procura uma opção mais saudável, para aquela receita especial. Para o churrasco, para os conectados e, é claro, para você! Por isso, nada mais claro do que dizer este ano: Semana Nacional da Carne Suína. Tem para todo mundo. Tem para você.

A diretora de marketing da ABCS, Lívia Machado, e também especialista em comportamento do consumidor aponta que a SNCS deste ano está ainda mais conectada com o conceito do consumidor ao centro e da necessidade de propor, a cada interação, uma experiência única que retrate os benefícios da carne suína para todas as gerações. “Estamos cada vez mais dentro da era do “e”, deixando o conceito do “ou” para trás. Lidamos constantemente com as mudanças e os conflitos de interesse geracionais e dentro deste contexto, temos o desafio de promover a carne suína de forma interessante e que cative a atenção das pessoas. A SNCS de 2024 está em consonância com tudo isso”.

O compromisso da ABCS é garantir que a carne suína não apenas satisfaça paladares diversos, mas também contribua para um mundo melhor. Isso inclui uma comunicação mais personalizada, sem perder o senso de comunidade. Varejo, produtores e consumidores unidos para celebrar tradições e criar novas memórias em torno da mesa, onde a carne suína é a grande anfitriã.

Fonte: Assessoria ABCS
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