Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Erros e acertos no manejo de lagartas serão discutidos na TecnoShow Comigo

Publicado em

em

Lagartas como a Helicoverpa armigera e a Falsa medideira têm causado prejuízos enormes para produtores de soja em diversas regiões do Brasil, principalmente por apresentarem difícil controle e particularidades que prejudicam o manejo na cultura. Segundo informações do Departamento de Defesa Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), os prejuízos, somente com a Helicoverpa armigera, devem somar R$ 10 bilhões nas lavouras brasileiras na última safra. Para tentar alertar produtores rurais, profissionais do agronegócio, representantes de empresas agrícolas, estudantes, entre outros, sobre os cuidados para evitar a proliferação dessas e outras lagartas na plantação de soja, a TECNOSHOW COMIGO realizará no dia 9 de abril, às 9h30, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), a palestra ‘Lagarta na cultura da soja’. 
 
Segundo a palestrante e engenheira agronômica Jurema Rattes – que também é consultora na empresa Rattes Consultoria e Pesquisa Agronômica Ltda., o objetivo é falar dos principais erros e acertos no manejo de lagartas na cultura da soja, traçando um panorama das principais espécies que atacam a cultura no Brasil. A palestra abordará também monitoramento das pragas, uso de armadilhas luminosas e de feromônio para medir o percentual de infestação, metodologia de controle, níveis de dano e sistemática do controle na fase vegetativa e na reprodutiva da soja. De acordo com ela, hoje o produtor tem encontrado bastante dificuldade para realizar o manejo destas lagartas e desconhecem como é a biodinâmica dessas pragas. “Fatores esses que são importantes e determinantes para a tomada de decisão”, assegura.
 
Orientação
Jurema explica que os agricultores precisam entender o manejo correto e efetuá-lo de forma consciente, baseado em resultados de amostragens, armadilhas para insetos adultos, uso de produtos mais seletivos, uso de produtos biológicos, entre outras medidas. Ela acrescenta que os governos exercem papel fundamental nesse processo de conscientização, orientando sobre a chegada de pragas novas no País, como ocorreu nos últimos anos com a Helicoverpa armigera, além do desenvolvimento de treinamentos técnicos, campanhas de identificação e manejo de praga. 
 
Saiba mais sobre a palestrante
Jurema Rattes é engenheira agronômica, graduada pela Faculdade de Agronomia de Rio Verde (Fesurv). Possui mestrado em Produção Vegetal, área de concentração em Entomologia pela UFG, doutorado em Agronomia, também UFG. É professora titular e pesquisadora da UniRV. 
Sobre a TECNOSHOW COMIGO
Desde 2002, a COMIGO começou um trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares, onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, visando auxiliar o produtor rural. A TECNOSHOW COMIGO é uma grande vitrine para mostrar o que há de melhor destas tecnologias, sendo realizada em uma área de 60 hectares.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias

Margem menor ao produtor deve reduzir área com trigo no Brasil

Conab ampliou a redução de área com trigo prevista para a atual temporada, para 11,1% sobre 2023, totalizando 3,086 milhões de hectares.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Apesar da recente recuperação nos preços do trigo e da queda nos custos de produção frente ao ano anterior, as margens de produtores estão menores.

Segundo cálculos da Equipe de Custos do Cepea, a receita estimada em abril/24 estava apenas em linha com o custo operacional, o que significa que, quando considerados os custos totais, as margens ficam negativas.

Em 2023, as estimativas do Cepea apontavam margem positiva quando se comparavam receita bruta e custo operacional.

Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) evidenciam que agricultores não estão animados para cultivar trigo em 2024.

A Companhia ampliou a redução de área com trigo prevista para a atual temporada, para 11,1% sobre 2023, totalizando 3,086 milhões de hectares.

Já a produtividade pode crescer 26,2% no mesmo comparativo, o que resultaria em produção de 9,082 milhões de toneladas, avanço de 12,2% frente à safra finalizada em 2023.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Abertura de Lesoto amplia presença brasileira no mercado africano

Nos 12 meses de 2023, o continente africano importou 816,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, número 13,1% superior ao registrado no ano anterior.

Publicado em

em

Presidente da ABPA, Ricardo Santin: "As perspectiva positiva de consumo do mercado lesotiano segue o fluxo de alta registrada ao longo de 2023 nas exportações brasileiras para os países da África" - Foto: Divulgação/ABPA

A abertura do Reino do Lesoto para a carne de frango do Brasil deverá influenciar positivamente a presença dos exportadores brasileiros no continente africano, segundo a avaliação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A aprovação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para o mercado de Lesoto foi anunciada na última sexta-feira (17) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com índices de consumo per capita em torno de 11 quilos (dados da FAOSTAT), Lesoto tem registrado índices crescentes de consumo da proteína ao longo dos últimos anos. “A perspectiva positiva de consumo do mercado lesotiano segue o fluxo de alta registrada ao longo de 2023 nas exportações brasileiras para os países da África. Por isso, a abertura é especialmente celebrada pelos exportadores neste momento de indicação positiva para as vendas ao continente”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Nos 12 meses de 2023, o continente africano importou 816,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, número 13,1% superior ao registrado no ano anterior. A receita, no mesmo período, cresceu 1,6%, com saldo de US$ 857,4 milhões. “O continente africano tem recebido cada vez mais atenção dos exportadores brasileiros, região esta que tem registrado índices crescentes de urbanização e melhoria da renda, fortalecendo a parceria do país no apoio à segurança alimentar das nações africanas” menciona o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Inscrições para trabalho científico no Siavs terminam dia 31 de maio

Mérito ABPA de Pesquisa Aplicável leva pesquisador para experiência internacional; edição deste ano é exclusiva para estudantes de graduação e pós graduação.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Termina no dia 31 de maio o prazo para as inscrições de pesquisa no Mérito ABPA de Pesquisa Aplicável, ação promovida pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), que acontecerá entre os dias 06 a 08 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A edição deste ano é exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação vinculados a universidades do Brasil.

Poderão ser inscritos trabalhos relacionados às seguintes áreas: Produção, Manejo e Ambiência; Nutrição; Tecnologia, Processos e Saúde Pública; Sanidade; e Sustentabilidade Ambiental da avicultura, da suinocultura, da bovinocultura de corte e de peixes de cultivo.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora constituída por acadêmicos e técnicos da cadeia agroindustrial, de acordo com critérios como a aplicabilidade na cadeia produtiva e outros pontos.

Como reconhecimento pela dedicação e excelência do esforço realizado, o melhor trabalho receberá passagem e hospedagem para participar de ação internacional organizada pela ABPA em uma das maiores feiras de alimentos do planeta – Gulfood (Emirados Árabes Unidos) ou SIAL Paris (França), conforme a escolha do pesquisador. Os autores principais do segundo e do terceiro melhores serão agraciados com mimos, como incentivo à continuidade da pesquisa e estudos científicos.

Serão aceitos trabalhos inscritos até o dia 31 de maio. Para participar, é preciso estar inscrito na programação de palestras do Siavs. As regras para submissão e apresentação de trabalhos e outras informações estão disponíveis aqui.

Sobre o Siavs

O Siavs 2024 é a maior feira das cadeias produtivas de proteína animal, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto deste ano no novíssimo Distrito Anhembi – o mais novo e moderno espaço de exposições de São Paulo (SP).

Reunindo centenas de empresas no pavilhão localizado ao lado da Marginal Tietê, o Siavs será o palco de diversos lançamentos de novas tecnologias para a cadeia produtiva ao longo de seus três dias de exposições.

Mais de 200 empresas já confirmaram participação nos mais de 25 mil metros quadrados de área de exposição do evento.

Além disso, uma ampla programação de palestras deverá ser divulgada nos próximos dias, reunindo especialistas das cadeias de proteína animal do Brasil e de diversos países.

Saiba mais pelo site www.siavs.com.br.

Fonte: Assessoria Siavs
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.