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Entenda como transporte e armazenagem podem interferir na qualidade das sementes

Para quem opta por estocar as sementes em um local específico, como um galpão ou armazém, é importante ter a certeza de que a umidade relativa do ar do ambiente seja de, no máximo, 65 ou 70%.

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O cuidado com o transporte e armazenamento de sementes é uma das principais maneiras de garantir a alta qualidade do material e ter a certeza de que seu teor germinativo continua intacto. A integridade das sementes é fundamental para que a germinação, o plantio e a colheita ocorram da maneira esperada. Por isso, deve-se seguir os procedimentos adequados de armazenamento, climatização e manuseio.

 

O poder germinativo das sementes pode ser melhor conservado se elas forem armazenadas em locais que fechados, que mantenham o estoque sem umidade e em condições de temperaturas amenas e estáveis. A umidade e o calor excessivos prejudicam os nutrientes existentes nos grãos, o que pode causar reduzir a viabilidade produtiva das plantas.

 

Para quem opta por estocar as sementes em um local específico, como um galpão ou armazém, é importante ter a certeza de que a umidade relativa do ar do ambiente seja de, no máximo, 65 ou 70%.

 

Quanto ao transporte, é importante que as sementes sejam levadas em locais arejados e espaçosos. O primeiro e mais sério dano que o deslocamento equivocado dos grãos pode causar é sua deterioração física. A quebra e danificação das sementes ocorre, entre outros fatores, em decorrência da superlotação dos veículos que as carrega. Também é preciso evitar que os grãos sejam colocados em contato com substâncias que possam trazer danos, como elementos químicos, produtos de higiene, de limpeza e herbicidas.

 

Outras condições de transporte também podem interferir na qualidade dos grãos. Muitos caminhões têm sua traseira descoberta, o que gera uma exposição excessiva das sementes ao Sol, prejudicando seu conteúdo e reduzindo a sua durabilidade. Por isso, o indicado é que as sementes sejam cobertas com lonas apropriadas e isolantes térmicos.

 

As vias de transporte também devem ser pensadas com cuidado. Estradas com excesso de buracos ou desnivelamentos intensos causam maior impacto entre as sementes. Consequentemente, o maior atrito causa um desgaste muito grande nas suas propriedades físicas das sementes.

 

Para ajudar as práticas de armazenamento a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) elenca alguns parâmetros fundamentais para o armazenamento de grãos e sementes. O estoque deve ser colocado em um ambiente com ampla ventilação, em estruturas que mantenham a passagem de ar, como estrados de madeira. Além disso, é importante ter a certeza de que o local está livre de presença de roedores e fungos, que podem danificar permanentemente o estoque.

Fonte: Ass. de Imprensa

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Feedlot Summit 2024 traça os caminhos para sucesso do confinador e atualização de tecnologias

Com palestras de diversos especialistas de mercado, o evento proporcionou uma visão de longo prazo sobre a virada do ciclo pecuário.

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Fotos: Divulgação

A diversidade de temas voltados a oferecer respostas e ferramentas práticas para pecuaristas e confinadores marcou o Feedlot Summit 2024, realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Goiânia (GO), com organização da Coan Consultoria.

Com palestras de diversos especialistas de mercado, o evento proporcionou uma visão de longo prazo sobre a virada do ciclo pecuário, destacando os momentos oportunos esperados para 2025 e 2026, quando é prevista a consolidação dos preços.

“No entanto, para garantir esse sucesso, o pecuarista precisa estar atualizado com os cenários que apresentamos, compreendendo como aplicar as tecnologias e adotando métricas que possibilitem colher resultados positivos no futuro”, analisa Coan.

Com mais de 1.700 inscritos, o Feedlot Summit Brasil 2024 também trouxe amplo conhecimento técnico, começando pela atenção à pastagem e à eficiência na colheita pelos animais. Foram apresentadas diversas pesquisas e recomendações sobre reforma ou recuperação de pastagens, tipos de sistemas e métodos que avaliam o comportamento animal durante o pastejo.               Outros temas de grande relevância foram abordados pelos Prof. Flávio Dutra de Resende da Apta de Colina-SP e Roberto Sainz da Universidade de Davis – Califórnia-EUA que discorreram sobre os impactos da suplementação na recria no confinamento e uso da ultrassonografia na desmama como ferramenta de eficiência produtiva.

O evento ainda apresentou experiências internacionais, como o modelo australiano de produção de carne de qualidade e a crescente tendência de confinamento nos Estados Unidos, impulsionada por sua viabilidade econômica.

As palestras sobre gestão de dados e pessoas encerraram o Feedlot Summit Brasil 2024, reforçando a importância do controle eficiente de informações e da valorização das pessoas para alcançar a máxima eficiência nos projetos. Como ferramenta prática, todos os participantes receberam uma planilha desenvolvida pela Coan Consultoria para o cálculo do custo de produção e viabilidade econômica do confinamento.

Ao refletir sobre os 17 anos de trajetória do evento, Coan destaca: “Estamos, dia após dia, elevando o nível da pecuária, discutindo tecnologias cada vez mais avançadas e ajustando os processos de implementação, controle e métricas, independentemente da atividade: cria, recria ou engorda”.

Com seu formato único, que integra palestras e a área comercial em um ambiente de intenso networking, o evento já tem nova edição confirmada para setembro de 2025, mantendo seu compromisso de atualizar os produtores de carne bovina com as mais recentes tecnologias.

Fonte: Assessoria
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ABMRA comemora recorde de público na 16ª edição do Congresso de Marketing no ano em que comemora 45 anos

Durante evento, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro do marketing, com foco na construção de marcas fortes e da comunicação eficiente

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Foto : O Presente Rural

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) celebrou 45 anos em junho de 2024, reafirmando seu o seu propósito de fomentar o conhecimento e as boas práticas do marketing no Agro.

Está em seu DNA trabalhar para que todos os elos da cadeia produtiva se comuniquem de forma mais eficiente.

É a única associação que congrega todo o ecossistema da comunicação: anunciantes, agências e veículos de mídia.

Foi essa visão abrangente e o conhecimento que adquiriu em décadas de trabalho que a credencia a se posicionar como “O farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro.”

Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA

O 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que teve como tema “O Próximo Passo do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?”, realizado em 19 de setembro de 2024, em São Paulo, reuniu mais de 500 profissionais, que participaram de 9 horas de debates sobre os desafios e o futuro do marketing no setor. O evento, aberto por Roberto Rodrigues (ex-Ministro da Agricultura), Tirso Meirelles (Sistema FAESP/SENAR-SP) e Daniel Carrara (Sistema SENAR), estimulou diversas reflexões, dentre elas, como construir equipes de marketing de alta performance, a relação das marcas com a sustentabilidade e o uso do mix de comunicação.

Cristina Bertelli, Diretora responsável pelo Congresso ABMRA, comemorou o sucesso do evento, ressaltando o ambiente de troca de ideias e networking essencial para o futuro do marketing do Agro. A palestra internacional de Camila Escobar Corredor (CEO da Juan Valdez Café) foi um dos pontos altos, apresentando o case de sucesso da marca de cafés colombiana.

Os painéis abordaram temas como liderança, uso de dados, meio-ambiente, construção de marcas fortes e a comunicação 360º, oferecendo aos participantes uma visão abrangente sobre as tendências globais do marketing e da comunicação. Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA, destacou o evento como um “verdadeiro MBA em um dia”, capacitando os profissionais do setor.

 

Destaques da 16ª edição do Congresso de Marketing do Agro:
●   Painel 1: Renato Seraphim (Ciarama Máquinas John Deere) e Santiago Franco (Cibra) destacaram a liderança na criação de equipes de alta performance.

●   Painel 2: Dirceu Ferreira Junior (PwC Brasil) e Felipe Viante (Associação Brasileira de mídia Out of Home) discutiram o impacto dos dados em estratégias de marketing no Agro.

●   Painel 3: Lilian Munhoz moderou o debate sobre como a sustentabilidade fortalece marcas globalmente junto com Marcello Brito da Amazônia Legal e Ricardo Esturaro.

●   Painel 4: Camila Escobar Corredor (Juan Valdez Café) e Silvio Soledade (APP) abordaram a criação de marcas fortes e duradouras.

●   Painel 5: Rodolfo Schneider (Grupo Bandeirantes) e Essio Floridi (Samsung Ads América Latina) exploraram novas abordagens da comunicação 360º.

Projetos e novidades da ABMRA em 2024/2025

 

MOSTRA DE COMUNICAÇÃO ABMRA

Estão abertas as inscrições para a 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, no site: mostraabmra.com.br. O primeiro lote de inscrições encerra-se no dia 20/09/2024.

A premiação, que acontece em novembro/24, é a única que reconhece o talento criativo de anunciantes e agências que atuam no Agro. Os primeiros colocados receberão o troféu “Espantalho de Ouro” após avaliação de um qualificado corpo de jurados. A edição deste ano conta com 18 categorias, três a mais que em 2023, com a inclusão de “Ativação de Imprensa”, “Influenciadores do Agro” e “Campanhas Digitais”. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais de uma categoria, desde que se enquadre nos critérios estabelecidos.

 

COMITÊS ABMRA

Os Associados são agrupados em 4 categorias: Produtos e Serviços, Agências, Veículos de Mídia e Cooperativas. Todos os meses acontecem reuniões específicas para cada um dos Comitês. Os encontros seguem uma agenda que conta com uma palestra de um especialista de comunicação ou de áreas correlatas, proporcionando trocas e networking de qualidade para gerar insights e ideias práticas. Já passaram pelos comitês: Silvio Celestino, Eduardo Maróstica, Alessandra e Aretuza do canal “Ela é do Agro”, Yuri Trafane da Ynner e Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere. Em 2024, já aconteceram 23 reuniões, que contaram com mais de 720 participantes.

 

ABMRA MAIS

Lançado esse ano, o ABMRA Mais, é o programa de benefícios e vantagens exclusivas para os Associados da Entidade. Oferece descontos e condições especiais em reconhecidas instituições de ensino e prestadores de serviços, tais como ESPM, FGV, USP Esalq, Cuca, IAB, Ebradi, Vexpenses, Coelho & Morello e Cia de Estágios. Além disso, também são negociadas inscrições com desconto em eventos importantes do setor, como RD Summit, Congresso Andav e Congresso das Mulheres. No site da ABMRA é possível consultar o catálogo completo de benefícios: https://conteudo.abmra.org.br/catalogo-abmra-mais.

 

DOCUMENTÁRIO ABMRA 45 ANOS

A ABMRA completou 45 anos em junho de 2024 e, para comemorar essa data tão importante, reuniu todos os Presidentes que lideraram a Associação desde 1979, ano de sua fundação, para gravar depoimentos, “causos” e histórias, que resultarão em um documentário.

A comemoração do aniversário da ABMRA foi marcada pelo encontro dos Ex-Presidentes, realizado em julho. O documentário tem previsão de lançamento ainda em 2024.

 

GRUPO COMUNIQUE ABMRA

Faz parte dos objetivos e propósitos da ABMRA ajudar o setor a se comunicar mais e melhor. A Associação, com seu conhecimento, formação e informação, idealizou a criação de um grupo de comunicadores. São profissionais sócios de pequenos veículos de mídia ou que atuam em carreira solo. Uma das características deste grupo será a regionalização: os comunicadores estão espalhados pelos extremos do Brasil.

O foco será proporcionar um ambiente sadio para debates construtivos sobre temas relevantes ao marketing, comunicação e reputação de imagem do Agro, além de contribuir para a construção de um trabalho de base e profissional que ajude a melhorar a imagem do setor. A formação do grupo Comunique ABMRA começará em outubro de 2024.

 

2º CONCURSO JORNALÍSTICO DO AGRO

A ABMRA lançou a primeira edição do Concurso Jornalístico Marca Agro do Brasil, destinado aos profissionais que participaram do “Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro 2024”, organizado pela Texto Comunicação. Cada participante desenvolveu um case jornalístico para divulgar o Projeto Marca Agro do Brasil em sua região. A banca julgadora foi composta por representantes de associações e federações relevantes, como Afonso Abelhão (APP) e Vinícius Tavares (Aprosoja), além de indústrias nacionais e multinacionais de destaque, como Jacto, Amaggi e Corteva. Também participaram veículos de mídia, representados por Júlio César Cargnin (Canal Rural), e especialistas de universidades e órgãos públicos, como o Professor Paulo Rovai (ESPM) e Paulo do Carmo Martins (Embrapa). Os vencedores da primeira edição foram os jornalistas Bruno Faustino (TV Cultura/TV Tribuna/SBT) e Divino Onaldo (Programa Morada do Campo/Podcast Agro e Prosa), que receberam prêmios como passagens aéreas, hospedagem e alimentação para participarem do 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA; Inscrição gratuita do case na 22ª Mostra de Comunicação ABMRA; Anuidade e Associação à ABMRA; Tour com todas as despesas pagas para conhecerem a Fundação Nishimura (Pompeia/SP); Visita às redações e estúdios do Canal Rural, TV TerraViva, BAND TV; Encontro com CEO de indústria; homenagem e moderação de um Painel no 16º Congresso ABMRA.

A ABMRA está em fase de planejamento da 2ª edição do Concurso Jornalístico ABMRA, que tem a previsão de ser lançado em novembro de 2024.

 

ABMRAPLAY. O STREAMING DE CONTEÚDO DA ABMRA

Para dar sequência às novidades lançadas durante o ano de comemoração dos 45 anos, está previsto para novembro o lançamento do ABMRAPLAY, uma plataforma de streaming que oferecerá aos Associados um vasto conteúdo que abarca as palestras das últimas duas edições do Congresso de Marketing do Agro ABMRA, uma variedade de edições do ABMRA Ideia Café, Comitês e do ABMRA Talks, além da cerimônia completa das últimas três edições da Mostra de Comunicação. Com dezenas de horas de conteúdo disponibilizados, a plataforma pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular, a qualquer tempo e de qualquer lugar. É uma excelente ferramenta para as equipes de marketing, comunicação e comercial reciclarem conhecimentos e terem muitas informações e insights para desenharem suas estratégias. Um dos grandes benefícios do ABMRAPLAY é que todos os colaboradores dos Associados da ABMRA poderão ter acesso ao streaming.

 

PROJETO ALVORAR

As mulheres enfrentam desafios únicos e necessidades específicas em relação ao seu crescimento pessoal. Na sociedade urbana e moderna, as mulheres estão rompendo com estereótipos que as limitam. No entanto, isso ainda não é realidade para grande parte das mulheres produtoras rurais. A ABMRA está desenvolvendo uma iniciativa com abrangência nacional, cujo principal propósito é ajudar as mulheres produtoras a evoluírem e se desenvolverem profissionalmente, especialmente as pequenas produtoras agrícolas e pecuaristas, aprimorando habilidades essenciais como comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões. Será desenvolvida uma plataforma digital com especialistas de diversas disciplinas para disponibilizar cursos e treinamentos. As articulações serão feitas pela ABMRA com associações, entidades e indústrias parceiras a partir de outubro de 2024.

 

ACADEMIA ABMRA

A “Academia ABMRA” tem como objetivo, disseminar as boas práticas do marketing e da comunicação.​

Na essência é uma plataforma educacional que ajudará os profissionais a reciclarem seus conhecimentos ou, para aqueles que estão entrando no marketing, a terem boas noções sobre a dinâmica do setor.​

Terá cursos da própria ABMRA e com instituições renomadas com foco em comunicação, administração e marketing. Os cursos proprietários da ABMRA serão oferecidos em uma plataforma digital.

O primeiro curso que foi lançado em conta com a parceria da ESPM e chama “Marketing Estratégico para o Agronegócio”, com data prevista para começar em 22 de outubro de 2024.

Mais informações estão disponíveis no site da ESPM: ​​​Marketing Estratégico para o Agronegócio – Parceria ABMRA​​ • ESPM

 

AGRO AWARDS ABMRA

O prêmio Agro Awards ABMRA reconhecerá os principais profissionais que contribuem para o marketing e comunicação do agronegócio, fortalecendo a imagem e a reputação do setor. Compreende 22 categorias e 3 fases, totalmente digitais, por meio de uma plataforma específica. Na primeira fase, o público poderá indicar até 10 nomes para cada categoria. Na segunda fase, o público poderá votar entre os indicados, resultando em 3 finalistas por categoria. Na terceira fase, o público votará em um dos 3 finalistas para eleger os campeões. A previsão de lançamento é janeiro de 2025.

 

PROJETO MARCA AGRO DO BRASIL

“Marca Agro do Brasil” é uma iniciativa voltada para o fortalecimento e a promoção da imagem do Agro brasileiro. Inclui uma série de ações e campanhas integradas, que serão implementadas de maneira gradual, com o objetivo de conectar a população urbana ao campo, fomentando um sentimento de orgulho e admiração entre os brasileiros em relação aos produtores e ao setor.

A proposta abrange um público diversificado, desde crianças em idade pré-escolar até estudantes de jornalismo nas universidades; inclui também a dona de casa que prepara o café, à CEO de uma empresa, o churrasqueiro habitual e os veganos.

A intenção é levar informação e conhecimento para que todos compreendam a verdadeira natureza do Agro e como ele torna a nossa vida melhor.

Na base do projeto estão três pilares: consistência (conteúdos e narrativa baseados em ciência), sequência (apresentar as informações de forma gradual para que haja melhor entendimento) e frequência (ações contínuas e perenes).

O Projeto Marca Agro do Brasil, realizado com a mentoria da ABMRA, é o primeiro movimento no Brasil capaz de envolver os segmentos público e privado para posicionar corretamente o Agro. O ponto de partida foi a pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, que abordou 4.215 pessoas, distribuídas em todos os Estados do país, moradoras em cidades.

O projeto está na fase de captação de recursos e negociação junto a indústrias do Agro, indústrias transformadoras como as de alimentos, entidades e associações.

A expectativa é que o projeto seja lançado para a população urbana a partir de janeiro de 2025.

 

COIBIR INVERDADES SERÁ UM DOS CAMINHOS PARA AMENIZAR A DIFAMAÇÃO DO AGRO

As fakes news e a ações de “haters” são como ervas-daninhas, que aparecem a toda hora. Então, aqui, não se tem a ideia utópica de acabar com elas, mas, sim, coibir para tentar amenizar. E, para isso, só gerando ações que tragam prejuízos a quem está disseminando inverdades sobre o Agro.

Ações judiciais por difamação e de indenização por danos morais e materiais trazem boas perdas para “haters” e difamadores: precisam contratar advogados para se defenderem. Só aqui já perdem tempo e dinheiro.

Dentre as frentes programadas no Projeto Marca Agro do Brasil está um conjunto de ações que visam coibir postagens e outras peças de comunicação que difamarem ou prejudicarem a reputação de imagem do setor.

O escritório jurídico Coelho&Morello, que tem experiência nas áreas de comunicação e reputação de imagem, foi contratado para organizar e liderar um programa de repressão às fake news e haters, contemplado no Projeto Marca Agro do Brasil. O escritório Coelho&Morello começará a operar já no mês de outubro/24.

Fonte: Assessoria
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Notícias Safra 2024/25

Margens apertadas e clima imprevisível fream expansão da área de soja no Brasil

A combinação de fatores econômicos adversos está pressionando as margens dos produtores de soja, o que influencia o desempenho esperado para a safra 2024/25.

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Foto: Shutterstock

A Consultoria Biond Agro divulgou um relatório que destaca o menor crescimento da área plantada de soja para a safra 2024/25 em um comparativo dos últimos cinco anos, com aumento estimado de apenas 2,55% em relação à safra anterior. A empresa aponta que fatores climáticos e econômicos devem trazer desafios significativos aos produtores. Segundo o relatório, a área plantada de soja será de 47,2 milhões de hectares, refletindo margens de lucro mais estreitas e um cenário de menor atratividade para o setor.

Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

De acordo com o líder de inteligência e estratégia da Biond Agro, Felipe Jordy, o fenômeno climático La Niña, com intensidade fraca, pode ter um papel importante na safra. “Historicamente, esse efeito no Brasil costuma resultar em ganhos de produtividade em relação às safras anteriores. No entanto, o padrão climático tem se tornado cada vez mais imprevisível, de modo que o que era habitual no passado pode não se repetir na mesma proporção agora”, afirma.

Além dos desafios climáticos, as margens apertadas e os altos custos de produção também são uma preocupação central. A consultoria destaca que os custos elevados, somados à baixa absorção dos aumentos de custos pelo plano safra 2024/25 e às altas taxas de juros, podem limitar os investimentos em tecnologia por parte dos produtores, impactando diretamente a produtividade das lavouras.

Impacto do corte de margens na produção

A combinação de fatores econômicos adversos está pressionando as margens dos produtores de soja, o que influencia o desempenho esperado para a safra 2024/25. De acordo com o especialista, os custos elevados e a oferta mundial abundante estão comprimindo os preços e consequentemente as margens de lucro. “Com a alavancagem financeira dos produtores em alta, muitos terão dificuldades para investir em tecnologia, o que também pode comprometer a produtividade esperada”, salienta.

A previsão de produtividade é de 58,2 sacas por hectare, um crescimento de 9% em relação à safra anterior, mas inferior à média histórica dos últimos anos com La Niña de intensidade fraca.

Embora a produção de soja tenha uma expectativa de crescimento em 11,8%, chegando a 164,8 milhões de toneladas, esse aumento deve ser visto com cautela, considerando os desafios mencionados. Jordy reforça que “A projeção de ampla oferta tende a pressionar os preços. Por isso, é crucial que o gerenciamento dos custos, dos riscos na produção e comercialização seja conduzido com excelência, visando maximizar os resultados em um ano que promete ser desafiador”, enfatiza.

Influência climática incerta 

O relatório da Biond Agro também aponta que o impacto do fenômeno La Niña sobre a safra 2024/25 ainda é incerto, mas preocupante. “A intensidade fraca do La Niña pode gerar impactos climáticos diferentes nas regiões do Brasil, o que torna o planejamento agrícola um desafio. O comportamento irregular das chuvas e a intensidade do calor, por exemplo, pode prejudicar a produtividade em áreas que costumam ser mais produtivas”, ressalta.

A consultoria enfatiza que as mudanças climáticas globais estão tornando os impactos de fenômenos como El Niño e La Niña menos previsíveis, exigindo dos produtores maior atenção ao planejamento e ao uso de tecnologias de mitigação de riscos climáticos. “A variabilidade climática está cada vez mais presente nas safras brasileiras. Os produtores precisarão adotar cada vez mais práticas  de gerenciamento de risco, para minimizar os impactos e garantir a produção dentro das metas”, expõe Jordy.

Fonte: Assessoria Biond Agro
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