Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Curso de tecnologia e produção de sementes de soja está com inscrições abertas

Com duração de cinco dias, curso é destinado aos profissionais do setor das sementes que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Publicado em

em

Foto: Pixabay

Com o objetivo de apresentar tecnologias que propiciem a produção de sementes de soja de qualidade em regiões tropicais e subtropicais, a Embrapa Soja promove o curso de Tecnologia de Produção de Sementes de Soja, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, em Londrina. O curso é destinado aos profissionais da indústria das sementes, que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Com 36 horas de duração, o curso oferta 120 vagas e está com as inscrições abertas.

As aulas serão proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Soja das equipes de Tecnologia de Sementes e Grãos, de Entomologia, de Ecofisiologia, de Fertilidade e Microbiologia do Solo, de Genética e Melhoramento, de Manejo do Solo e da Cultura, de Plantas Daninhas, além de especialistas em sementes de universidades e outras instituições de pesquisa.

Sob a coordenação do pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski, o curso é dirigido àqueles que atuam ou pretendem atuar na indústria de sementes de soja. “O curso fornece uma visão abrangente, detalhando a tecnologia de produção de sementes. Nosso objetivo é fornecer uma contribuição valiosa, para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos”, afirma Krzyzanowski.

Para produzir sementes de soja de alta qualidade, o setor sementeiro precisa enfrentar vários desafios. A soja é uma cultura que se adapta melhor a regiões temperadas, por isso nas regiões tropicais e subtropicais é necessário usar técnicas especiais para garantir a qualidade das sementes. Além disso, as sementes podem ser afetadas por fatores climáticos, nutricionais, que reduzem sua viabilidade e vigor.

O curso oferece aos participantes as principais recomendações para evitar ou minimizar os efeitos desses fatores na qualidade das sementes de soja. Por isso, a programação do curso contempla as principais técnicas para evitar as principais causas da deterioração da semente e garantir a produção de sementes de alta qualidade. O objetivo é capacitar os profissionais do setor sementeiro para produzir sementes de soja com alto padrão de qualidade e desempenho agronômico.

Confira aqui mais informações e inscrições.

 

Fonte: Assessoria Abrates

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.