Conectado com

Empresas

Confira 5 dicas para aumentar a vida útil do trator

Especialista explica como atitudes diárias podem aumentar a disponibilidade da máquina para o trabalho

Publicado em

em

Devido às janelas de preparo de solo, plantio e colheita cada vez mais curtas, a disponibilidade do maquinário agrícola no campo é fundamental. “Um trator agrícola pode ter uma vida útil entre 10 e 15 mil horas de trabalho em média. No entanto, este tempo está diretamente ligado ao tipo de aplicação, cultura (cana, por exemplo, exige mais esforço de trabalho) e aos cuidados que o produto recebe”, explica Guilherme Gil, Gerente de Serviço América do Sul da AGCO para a Massey Ferguson.

Segundo Guilherme, os cuidados mais importantes são aqueles que você ou seu operador realizam periodicamente e devem estar em conformidade com o manual do operador. “As revisões incluem lubrificação, verificações e ajustes, além da adequação dos implementos e suas regulagens particulares para cada aplicação”, esclarece.

Portanto, o especialista escolheu cinco práticas nos cuidados com o trator que podem reduzir significativamente o risco de uma parada não programada nos períodos de alta demanda, impactando diretamente na disponibilidade, vida útil, performance e valor de revenda da máquina.

 

  1. Faça manutenção diária

Uma manutenção periódica, seja preventiva ou corretiva, influencia diretamente na prolongação da vida útil do equipamento. De acordo com Guilherme, os custos de manutenção periódica são pequenos em comparação com os custos de reparação decorrentes da falta de revisão.

 

Nesta dica, o especialista destaca:

  • Lubrificação de peças móveis: observar e seguir os prazos determinados no manual do operador para lubrificação dos componentes móveis. Recomenda-se utilizar os fluídos indicados pelo fabricante;
  • Fluído de arrefecimento: verificar se o fluído está no nível adequado e com os aditivos apropriados. Se a coloração do fluído está com aspecto de ferrugem, deve ser substituído;
  • Peças frágeis: ter cuidado especial no manuseio de peças que podem quebrar com mais facilidade;
  • Qualidade do combustível: eliminar água do sistema diariamente por meio do dreno dos filtros – substitui-los quando necessário –, ter atenção com o armazenamento do combustível tanto aos cuidados com a limpeza quanto ao prazo de validade;
  • Limpeza e armazenamento: lavar ou limpar o equipamento com frequência, evitando acúmulo de resíduos e oxidação. Ao lavar, deixe-o secar bem ou passe ar comprimido antes de guardá-lo, removendo o excesso de água principalmente em conectores de cabos elétricos. Nos períodos entressafra, guarde-o em local apropriado e protegido. Esses cuidados evitam oxidação.

       

2 Opere o trator adequadamente

Assim como os carros, boas práticas no momento da operação do trator também influenciam na vida útil da máquina. Para isso, a capacitação do operador é importante para que, além de operar corretamente, o profissional consiga identificar quando algo está errado com o equipamento. Já os implementos devem ser adequados ao peso e ao tamanho do trator, além do tipo de cultivo. Os ajustes no trator envolvem o rodado, lastros, regulagens hidráulicas, marcha e rotações do motor adequadas.

 

3 Use peças originais

As peças genuínas possuem as especificações ideais para cada máquina, são de maior qualidade, mais confiáveis e possuem a garantia de fábrica quando instaladas pela concessionária. Caso o produtor opte por peças genéricas, o especialista recomenda adquirir itens de qualidade e que não comprometam o desempenho do trator.

 

4 Consulte a concessionária

Com a modernização de máquinas agrícolas, a tecnologia embarcada nestes equipamentos atualmente é similar ou até mesmo superior a muitos carros e caminhões. Por conta disso, Guilherme afirma que as concessionárias autorizadas possuem ferramentas especiais, peças originais, conhecimento e, constantemente, capacitam seus funcionários para que eles possam orientar o produtor em todo suporte necessário.

 

5 Siga o manual do operador

Instruções como quando se deve fazer a manutenção preventiva e como operar a máquina corretamente estão contidas no manual do operador, que deve ser visto como uma ferramenta de apoio ao trabalho. A leitura do manual também pode ajudar o operador aumentar o desempenho e o rendimento da máquina e deve ser estimulada por técnicos e pelos próprios produtores rurais.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 13 =

Empresas Avicultura

Com estande próprio, Grupo Vibra lança produto da linha Nat Verde durante a Gulfood 2019, em Dubai

Griller Nat Verde chega ao mercado árabe trazendo frangos criados em granjas exclusivas, alimentação 100% vegetal, sem antibióticos e abate halal

Publicado em

em

Pela primeira vez, o Grupo Vibra, proprietário das marcas Nat, Avia e Agrogen, terá um estande próprio, com 72 metros quadrados, além de um espaço na área destinada à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na Gulfood, feira que realiza a sua 24ª edição, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, em Dubai.

Na ocasião, será apresentado o Griller Nat Verde. Produzido com frangos criados em granjas exclusivas, que recebem uma alimentação 100% vegetal, o produto não tem antibióticos, antibióticos e conservantes, além de não ter hormônios como estabelece a legislação brasileira. Com o Griller Nat Verde, a empresa também está entre as finalistas ao prêmio Gulfood Innovation Award 2019, na categoria Produto Mais Inovador de Carne ou Aves.

“A nossa participação na Gulfood permite levar, ainda mais, o nosso mix também para outros países, incluindo os maiores consumidores de frango halal. Junto a isso, as parcerias que conseguimos firmar até aqui têm sido de extrema importância para garantir as nossas conquistas, manter o relacionamento com os clientes e abrir novos mercados”, destaca Flávio Rogério Wallauer, Diretor Comercial e Marketing do Grupo Vibra.

Os ótimos resultados obtidos junto ao mercado externo nos últimos anos fizeram com que, em novembro de 2017, o Grupo Vibra inaugurasse uma unidade de negócio em Dubai, reforçando ainda mais a sua presença na região. Em seu primeiro ano de operação, o grupo conquistou 32 novos clientes.

O conhecimento adquirido ao longo dos últimos 50 anos permitiu ao Grupo Vibra assumir o domínio de toda a cadeia produtiva, desde a escolha das melhores matrizes de aves, passando pela criação, até chegar aos frigoríficos, que seguem os mais altos padrões internacionais. Além disso, a produção é totalmente halal, atendendo às regras necessárias e garantir um produto certificado da melhor qualidade.

Localização do estande: Hall 4 – Estande D4/18

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas IPPE

Safeeds participa do IPPE em Atlanta/USA

A feira internacional reúne as principais empresas do agronegócio mundial e marca o lançamento de tecnologias e inovações para o setor

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A equipe técnica da Safeeds, aditivos para nutrição animal, participou do IPPE 2019, em Atlanta/USA, em parceria com a canadense, JEFO, e a americana, United Animal Health.

A feira internacional reúne as principais empresas do agronegócio mundial e marca o lançamento de tecnologias e inovações para o setor, além de apresentar soluções para tendências cada vez maiores como a redução de antibióticos na produção de proteína animal.

O presidente da Safeeds, Ricardo Castilho, explica a importância do evento. “Encontros como este reforçam, ano após ano, a necessidade imediata de alternativas para a produção de alimentos AGP Free. A Safeeds, há muitos anos participa deste evento e está alinhada com este movimento, disponibilizando uma série de aditivos não antibióticos para a produção de alimentos mais seguros”.

Segundo Ricardo, a feira ainda marca o lançamento de novas tecnologias para a área. “Reunir as principais empresas do mundo em um só local, nos permite levar para o Brasil as principais inovações e tendências que estão acontecendo globalmente. Isto possibilita a Safeeds desenvolver tecnologias através de seus produtos e gerar valor cada vez maior para os nossos clientes”.

A 71ª edição do IPPE, reuniu cerca de 1.200 expositores de todos os lugares do mundo e recebeu cerca de 30 mil visitantes.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

GlobalGen anuncia novo CEO e registra crescimento acima do mercado

Empresa se consolida no setor de reprodução animal, com protocolos que apresentam resultados superiores em taxa de prenhez e baixo índice de perda de implantes

Publicado em

em

Dr. Milo Wiltbank

Em um universo de 200 milhões de cabeças de gado e cerca de 80 milhões de fêmeas em idade reprodutiva, apenas 12% de criadores brasileiros utilizam a inseminação artificial. A expectativa é de que o uso do método continue crescendo, com a ajuda da popularização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) – usada em 85% dos animais cruzados industrialmente. Os números, estimados pelo mercado de reprodução animal, estimulam a GlobalGen vet science, empresa especializada em reprodução animal, a comemorar os resultados de 2018 e projetar crescimento em 2019.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), o mercado de terapêuticos hormonais teve um aumento de 8,63% no acumulado de janeiro a novembro de 2018, enquanto a GlobalGen cresceu 16,5%, quase o dobro. Os dados foram compartilhados com toda a equipe de campo durante a Convenção Nacional de Vendas da GlobalGen, realizada em Ribeirão Preto (SP).

Um dos idealizadores da GlobalGen, o Dr. Milo Wiltbank, pesquisador considerado um dos maiores especialistas do mundo na reprodução de bovinos, esteve no Brasil especialmente para a Convenção. “A GlobalGen possui uma linha completa de produtos especialmente desenvolvidos para uso na reprodução de bovinos, considerando os diversos sistemas de criação existentes no Brasil. Nosso DNA é baseado na pesquisa e desenvolvimento, por isso chegamos a esse patamar, onde temos as mais baixas perdas de implantes do mercado e uma alta taxa de prenhez, que garantem o sucesso dos nossos clientes”, destaca o pesquisador americano.

Novo CEO

A condução da empresa a partir de 2019 será feito pelo novo CEO da companhia, Marcelo Brunini, que possui larga experiência no setor e também está à frente da UCBVET Saúde Animal, parceira GlobalGen. “Com apenas dois anos e meio, a GlobalGen já se consolidou no mercado de reprodução animal e está crescendo em cima de resultados a campo, o que é motivo de orgulho para nós. Mas temos um longo caminho pela frente, pois queremos ampliar a nossa participação no mercado e contribuir ainda mais para otimizar os resultados de IATF”, detalha Brunini.

A GlobalGen vet science é uma joint venture fruto da parceria entre a holding americana de pesquisas ReproGen Animal Health e a empresa brasileira UCBVET Saúde Animal. Traz em sua origem com a ReproGen a experiência no manejo reprodutivo e a competência dos pesquisadores Dr. Milo Wiltbank, PhD e Dr. J. Richard Pursley, PhD, reconhecidos mundialmente pela criação do protocolo OvSynch, que possibilitou o uso da Inseminação Artificial por tempo fixo (IATF) com reconhecimento em escala global.

O know-how técnico foi reforçado pela aliança estratégica com a UCBVET, uma das mais tradicionais e inovadoras indústrias veterinárias do país, tendo em sua estrutura modernos laboratórios e equipamentos com o mais alto nível tecnológico para a produção de medicamentos. Assim nasceu a GlobalGen vet science, uma empresa formada por criadores e técnicos, para técnicos e criadores.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
Nucleovet 2
APA
Facta 2019

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.