Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas Reconhecimento

Conexão Traive discute a força feminina no agronegócio

Podcast em homenagem ao Dia da Mulher Rural reúne três importantes nomes do setor para debater os desafios e o protagonismo da mulher no agro

Publicado em

em

Arquivo / OP Rural

A contribuição da mulher e os desafios da inserção feminina no agronegócio são temas do episódio especial do Conexão Traive, podcast da Traive Finance, empresa especializada em desenvolvimento de infraestrutura tecnológica para serviços financeiros e análise de gestão de risco de crédito. O episódio, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em outubro, reúne Aline Locks, CEO da Produzindo Certo; Graciela Mognol, diretora de marketing de negócios da Syngenta Seeds; e Ariane Caldeira, coordenadora de marketing de produtos da Traive.

Com apresentação de Daniela Lemos, jornalista e podcaster com passagem pela Rede Globo e Rádio CBN, o episódio destaca o protagonismo feminino no setor, destacando as experiências das convidadas. Também abre espaço para discutir os fatores necessários para ampliar a participação da mulher no segmento. Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, 26% das posições de decisão e comando em atividades produtivas são ocupadas por mulheres. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que, no Brasil, as mulheres já são responsáveis pela produção de 30 milhões de hectares.

“As mulheres estiveram no cenário agro desde sempre, pena que isso foi pouco falado”, afirma Graciela. “Temos visto um movimento feminino bastante crescente em torno do agronegócio e ele vai continuar a se expandir nos próximos anos. Um dos caminhos possíveis para que isso se concretize está em torno da produção responsável, aliada a questões socioambientais. A mulher tem o instinto de cuidar, então quando se fala em plantar, colher e preservar, estamos usando nossa intuição nesse setor”, completa Aline.

Ariane Caldeira complementa dizendo que a diversidade trará enriquecimento de ideias para o agronegócio, pois, independentemente de ser homem ou mulher, cada indivíduo traz uma bagagem diferente e isso agrega ao setor.

O conteúdo aborda, ainda, a importância dos exemplos de mulheres na liderança do agronegócio e traz conselhos das convidadas para outras mulheres que desejam ingressar no setor. O Conexão Traive está em seu segundo episódio e pode ser acessado em todos os agregadores de podcasts.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Empresa Suíça Socorex tem a vacinadora mais utilizada para diminuir a mortalidade em lotes de peixes

Publicado em

em

Divulgação Iaber

O Brasil se destaca na posição de quarto lugar com maior produção de tilápias no mundo, em 2023, produziram 579.080 toneladas de tilápias que corresponde a 65,3% do total de peixes, o restante se enquadra em peixes nativos e demais espécies.

O manejo sanitário preventivo na produção de tilápias é sem dúvidas a melhor forma de controlar enfermidades e diminuir consideravelmente os impactos econômicos para o produtor. Nesse contexto, a Iaber Innovation disponibiliza ao mercado uma solução preventiva, a vacinadora Socorex Ultra 0,1ml, que será apresentada durante a Aquishow Brasil 2024, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em Rio Preto, interior de São Paulo.

Durante a feira, os produtores poderão entender a importância da vacinação e a necessidade de investir no segmento e no manejo sanitário, e não apenas na nutrição.

“A estreptococose causa doenças severas”, responsável por mortalidade massiva que vem acompanhada de muitas perdas econômicas nos viveiros, os principais sintomas são natação errática, letargia, anorexia, exoftalmia, córnea opaca, lesões cutâneas e hemorragias, explica Giana Souza Hirose, médica veterinária e gerente nacional da Iaber Innovation.

A vacina é feita em tilápias intraperitoneal e utilizada de forma preventiva, são indicadas a partir de 15g de peso ou de aproximadamente 60 dias de vida. A aquicultura possui um grande desafio que é o controle do ambiente, em tempos mais quentes onde a temperatura da água ultrapassa 29°C temos alta incidência da doença de verão, onde bactérias do gênero Streptococcus agalactiae são a principal enfermidade que atingem a criação de tilápias.

Essa doença afeta peixes de várias idades, porém é mais comum, na fase de engorda. A dosagem recomendada é 0,05 ml por peixe, para isso, a Iaber Innovation disponibiliza a vacinadora Socorex Ultra de alta precisão com capacidade de 0,1ml e divisões de 0,005 ml, uma ferramenta que aliada a uma vacinação correta, é capaz de proteger os animais e evitar altas taxas de morbidade, mortalidade e prejuízos econômicos.”

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

MCassab dá largada ao ‘Grand Prix +BEEF de Confinamento’, durante o Confinar 2024, em Campo Grande

Para ajudar os pecuaristas a conquistarem o troféu no grande prêmio da produtividade, a MCassab oferece a linha +BEEF, composta por tecnologias que proporcionam melhores índices zootécnicos do rebanho

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

A MCassab Nutrição e Saúde Animal traz ao Confinar desse ano o conceito de um Grande Prêmio de automobilismo para a Campanha de Confinamento 2024. O evento, referência na pecuária de corte no Mato Grosso do Sul, acontece entre 14 e 15 de maio. O objetivo principal da campanha é apresentar as melhores soluções para o circuito de confinamento desse ano com um estande temático e sua equipe comercial e técnica preparada e uniformizada de pit-stop para receber os convidados.

“O confinamento é, de certa forma, uma ‘corrida’ pela máxima performance. Assim como em um GP de Fórmula 1 não há espaço para falhas, do grid de largada ao pit-stop – que precisam ser precisos. Trazer o conceito do esporte em uma analogia para a operação de confinamento é nossa maneira de explicar aos pecuaristas, de maneira simples, como podemos ajudá-los a ter melhores resultados nessa fase em que é necessário performance superior”, explica Aline Moreira, analista técnico-comercial da linha de bovinos de corte da MCassab.

Analício Mendes, gerente de negócios para ruminantes da MCassab, informa que o conceito desse ano engloba as principais fases do confinamento: adaptação, onde é dada largada para a primeira volta da corrida; crescimento, onde se garante estabilidade em todas as curvas; e terminação, a última curva para a reta final. “No confinamento, a adaptação é a fase que determinará a performance dos animais ao longo dos dias de cocho. Já durante o crescimento, o objetivo é otimizar o aproveitamento dos nutrientes da dieta garantindo o contínuo crescimento da carcaça. Na terminação, o consumo de alimento começa a ser afetado pela limitação física da ingestão. Os órgãos do aparelho digestivo têm maturação anterior ao crescimento animal – dessa forma, o aumento do peso corporal não é acompanhado pelo crescimento dos órgãos do trato digestivo. Além disso, trouxemos a importância da gestão de equipes, relacionando-a com a performance de um PIT-STOP.”

Aline Moreira explica que a analogia leva em consideração o trabalho em equipe e o treinamento especializado para melhores resultados. “Assim como em uma corrida automobilística, a eficiência operacional e a coordenação entre os membros do time desempenham papel crucial no sucesso da empreitada. Da mesma forma que uma equipe de corrida busca maximizar o desempenho do carro e do piloto durante uma prova, o gestor do confinamento busca otimizar a performance animal e operacional, garantindo ao mesmo tempo resultados técnicos e econômicos.”

Para ajudar os pecuaristas a conquistarem o troféu no grande prêmio da produtividade, a MCassab oferece a linha +BEEF, composta por tecnologias que proporcionam melhores índices zootécnicos do rebanho. “Os suplementos são especialmente balanceados com minerais essenciais aos processos metabólicos e enriquecidos com vitaminas e aditivos melhoradores de desempenho. Seja no pasto ou no confinamento, em dietas mais ou menos desafiadoras, nós entregamos a melhor solução nutricional”, finaliza Analício Mendes.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas 250 produtores

16 milhões de litros de leite: Este foi o volume captado pelos participantes da Ronda do Leite Agrifirm durante os oito dias do evento

Série de eventos passou por 4 cidades em 8 dias reunindo especialistas e produtores no Brasil e Uruguai, que juntos produzem mais de 2 milhões de litros de leite diários

Publicado em

em

Participantes da Ronda do Leite Agrifirm / Divulgação

O leite possui um papel crucial na economia e no agro do Brasil. Esse setor, que vive um momento de consolidação conta com cooperativas e grandes laticínios desempenhando um papel vital, tanto em termos técnicos quanto econômicos. O crescimento desse mercado está diretamente ligado à produtividade, e é por isso que a Agrifirm, pertencente a uma cooperativa holandesa, promoveu uma série de eventos que destacaram conceitos avançados de nutrição para impulsionar ainda mais a eficiência produtiva.

Esse foi o tema discutido durante uma série de eventos intitulada “Ronda do Leite”, uma iniciativa que reuniu mais de 250 produtores e laticínios no Brasil e Uruguai, que juntos representam um volume de produção de mais de 2 milhões de litros de leite por dia. A ação percorreu diversas cidades, incluindo Carambeí (PR), Passos (MG), Uberlândia(MG) e Nueva Helvecia, no Uruguai.

A programação contou com palestras da Dra. Msc. Mariana Bustos, especialista global em nutrição para gado leiteiro da Agrifirm, que abordou técnicas e melhores práticas na nutrição de bezerras, um conceito voltado para o crescimento sustentável da produção através da nutrição de animais jovens, “um bom começo para o futuro promissor”.

Mariane Pfeifer, Diretora Técnica e de Inovação da Agrifirm Brasil, ressaltou a relevância do evento, enfatizando o compromisso da empresa com a educação e colaboração para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria leiteira. “A série de eventos foi planejada para atingir profissionais em diferentes níveis estratégicos, técnicos e operacionais, desde fazendas pequenas até grandes operações com mais de 13.500 vacas, visando beneficiar produtores, funcionários e profissionais do mercado de leite, com um foco especial na fase de cria e recria nas fazendas”, salientou.

Cleomar Hilgert, Gerente de Produtos da Agrifirm, compartilhou seu entusiasmo com os resultados, enfatizando que a aceitação dos clientes e o engajamento da equipe confirmam que a troca de experiências e conteúdo informativo foi fundamental para comunicar a força global da Agrifirm no mercado. “O feedback dos participantes foi extremamente positivo, destacando a qualidade das informações técnicas apresentadas e a relevância dos temas discutidos. A programação foi cuidadosamente adaptada aos desafios produtivos e perfis regionais, garantindo que cada apresentação fosse altamente relevante e enriquecedora”, enfatizou.

A nutrição e serviços para obtenção de resultados foi amplamente ressaltado, pontuou Diretora Técnica e de Inovação da Agrifirm Brasil: “Como especialista global em nutrição de animais jovens, a Agrifirm oferece serviços de nutrição e ferramentas de gestão integrada, proporcionando aos produtores a avaliação precisa do sistema produtivo e a maximização dos resultados. Este suporte é um serviço disponível para os clientes da companhia.”

A empresa já tem nova agenda para a sequência da Ronda do Leite, que será divulgada em breve.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.