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VOZ DO COOP

Notícias Em 14 de setembro

Comunicação agrega valor e contribui para boa reputação do agro é tema central do 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

Serão 5 painéis e duas palestras internacionais inéditas sobre cases de sucesso global. Inscrições pelo site www.congressoabmra.com.br

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Levar as mensagens e informações com qualidade e precisão não contribui somente para valorizar o Agro, mas também é essencial para agregar valor para todos os elos envolvidos e contribuir para a boa reputação do setor como um todo. Este é o foco central do 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), programado para o dia 14 de setembro de 2022, entre 08 e 18 horas, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo.

Com o tema “A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro”, o Congresso terá cinco painéis que se complementam de forma a passar uma visão macro dos benefícios da comunicação multiplataforma, feita com qualidade em todas as etapas – do briefing, passando pelas validações, peças e divulgação ao mercado.

“Nossa proposta é debater temas que ajudem a elevar a imagem do Agro. Vamos apresentar conteúdos que ajudam as empresas a se comunicarem melhor com os produtores rurais e com todos os demais elos da cadeia produtiva. Pode parecer uma tarefa simples, mas a prática demonstra que há muitos desafios para levar as mensagens certas para os vários públicos”, explica Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

“Há diversos exemplos emblemáticos que mostram claramente que as empresas não estão sabendo se comunicar com um dos principais setores da economia. Reunimos em um único evento cases de sucesso, palestrantes internacionais e representantes de entidades e setores que ajudarão a mostrar os melhores caminhos para a comunicação e o marketing”, reforça Nicodemos.

No total, 20 especialistas compartilharão experiências e estudos com o compromisso de contribuir com ideias inovadoras. Os painéis são: “O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca”; “Qual o Perfil do Produtor Rural e o que Pensa a População sobre o Agro”; “Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro”; “Na Era do Digital, a Importância do Cross Mídia”; e “Na Comunicação Tudo é Possível, Mas Nem Tudo Convém”.

Destaque, ainda, para duas palestras internacionais com cases emblemáticos que mudaram a história de importantes cadeias produtivas. Stephen James, diretor do projeto “Got Milk”, da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia (EUA), contará a história desta campanha longeva, veiculada desde 1993 e que foi responsável pelo sólido crescimento do consumo de leite nos Estados Unidos.

Outro caso é ‘Avocados From Mexico’, tradicional anunciante do Super Bowl, final do futebol norte-americano, em que cada comercial de TV de 30″ custa em torno de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29 milhões). Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing do ‘Avocados From Mexico’, falará sobre os fundamentos desse projeto de comunicação e de propaganda, que levou a marca a um patamar não imaginado.

“O Congresso é dirigido a profissionais de comunicação e marketing das empresas, agências, instituições privadas e públicas e veículos de mídia. A programação é intensa e diversificada e foi elaborada para impactar os participantes com visões e insights que servirão como inspiração para a construção de grandes e exitosas estratégias de comunicação. Esperamos todos no dia 14 de setembro”, complementa Liliane Bortoluci, Diretora da ABMRA e responsável pelo Congresso.

Fonte: Assessoria

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Valorização do farelo de soja e clima adverso mantêm preços do grão em alta

Além disso, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul – segundo maior estado produtor da oleaginosa – vêm retardando as atividades de campo e gerando preocupações sobre a qualidade das lavouras e o volume ofertado tanto do grão quanto dos derivados.

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Foto: Cláudio Neves

Os preços da soja seguem em alta no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem principalmente da valorização do farelo.

Além disso, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul – segundo maior estado produtor da oleaginosa – vêm retardando as atividades de campo e gerando preocupações sobre a qualidade das lavouras e o volume ofertado tanto do grão quanto dos derivados.

Em abril, os Indicadores Esalq/BM&FBovespa – Paranaguá e Cepea/Esalq – Paraná atingiram as maiores médias do ano, em termos reais (calculado por meio do IGP-DI, de março/24), de R$ 129,79/sc e de R$ 122,66/sc de 60 kg, respectivas altas de 4% e de 4,6% frente às de março.

Fonte: Assessoria Cepea
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Poder de compra dos avicultores cai no mês, mas avança em um ano

No comparativo com o mesmo período do ano passado se observa-se melhora na situação dos avicultores, visto que os insumos se desvalorizaram de forma mais intensa que os ovos, ainda conforme pesquisas do Cepea.

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Foto: Rodrigo Felix Leal

Levantamentos do Cepea mostram que as fortes quedas nos preços dos ovos comerciais em abril, devido à menor demanda, reduziram o poder de compra de avicultores paulistas frente aos principais insumos utilizados na atividade (milho e farelo de soja), em relação ao mês anterior.

No comparativo com o mesmo período do ano passado (abril de 2023), porém, observa-se melhora na situação dos avicultores, visto que os insumos se desvalorizaram de forma mais intensa que os ovos, ainda conforme pesquisas do Cepea.

Quanto aos impactos das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, colaboradores consultados pelo Cepea informam que as negociações de ovos têm sido prejudicadas.

Com rodovias e pontes interditadas, o transporte do produto para atender à demanda em parte das regiões gaúchas e também de fora do estado vem sendo comprometido.

Além disso, produtores relatam dificuldade em adquirir insumos, como embalagens, caixas e rações.

Fonte: Assessoria Cepea
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Oferta elevada e baixa demanda por carne de frango mantêm pressão sobre cotações em abril

Diante da menor procura pela carne, frigoríficos foram mais cautelosos nas aquisições de novos lotes de animais, no intuito de evitar elevação dos estoques.

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Foto: Ari Dias

As cotações dos produtos de origem avícola pesquisados pelo Cepea registraram novas quedas em abril, em praticamente todas as regiões acompanhadas.

A pressão, segundo pesquisadores do Cepea, veio da oferta elevada e da baixa demanda no período. No atacado da Grande São Paulo, o frango inteiro resfriado teve média mensal de R$ 6,86/kg, recuo de 1,9% em relação à de março.

Para o congelado, a variação foi negativa em 2,2% na mesma comparação, com média a R$ 6,87/kg no último mês.

Diante da menor procura pela carne, frigoríficos foram mais cautelosos nas aquisições de novos lotes de animais, no intuito de evitar elevação dos estoques.

No estado de São Paulo, o frango vivo foi negociado à média de R$ 4,94/kg em abril, baixa de 3,5% sobre o mês anterior.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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