Rodrigo Capella Opinião
Como evitar erros de comunicação no agro
Ações de marketing precisam ser consistentes e sólidas, e isso demanda tempo

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
Você está segurando algumas flechas e tem um grande alvo na sua frente, o maior alvo que você já viu. O seu objetivo é fazer uma grande jogada, acertando, se possível, todas as flechas no centro, local que irá garantir uma maior pontuação, certo? Errado.
As ações de marketing precisam ser consistentes e sólidas, e isso demanda tempo. Se você optar por ter alta performance logo de início, irá perder uma etapa importante: a do aprendizado.
O aprendizado é um ingrediente fundamental para o sucesso das ações de comunicação, e também de marketing, no nosso agronegócio. Essa é uma dica muito importante.
Dentro deste cenário, outro ponto a ser considerado são os erros de comunicação.
Mas, afinal como evitá-los? Confira a seguir algumas dicas:
1) Foque em análises viáveis
O público que a ação de comunicação atingiu, até o momento, é qualificado? Por que? Potenciais clientes já entraram em contato com você? Você conseguiu reforçar alguns diferenciais da marca e também dos serviços da sua empresa? De que forma? Responda estas questões, com calma e de forma ampla. Reúna-se com sua equipe e compile uma grande quantidade de informações para fazer uma análise coerente e viável, fundamental para se corrigir rotas.
2) Não abandone o barco com impulso
Evite precipitação. Cancelar uma ação no meio do percurso pode causar mais prejuízos do que terminar a ação dentro do prazo previsto. Pense nisso e perceba em qual etapa da ação você está e quais resultados foram obtidos. Potencialize esses ganhos nas próximas fases.
3) Faça relatórios periódicos
Registre o andamento dos projetos de comunicação em um documento, de preferência a cada três meses, período interessante para se ter uma análise mais real dos processos e procedimentos. Este tipo de registro será fundamental para a constante e saudável comparação, evitando desvios desnecessários de caminhos.

Rodrigo Capella Opinião
04 dicas para sua empresa se destacar em um evento virtual
Uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
O ano de 2021 começou com força total. Empresas preparam lançamentos, intensificam campanhas de marketing e buscam impactar os produtores rurais, de forma assertiva e surpreendente. Dentro deste contexto, uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos.
Para ajudar a sua empresa a se destacar em um evento virtual, separei quatro dicas interessantes. Confira:
1) Interatividade
Aposte em iniciativas (jogos, demonstrações, apresentações etc) que promovam uma constante interatividade e fomentem o aprendizado contínuo em seu estande. Disponibilizar material técnico continuará sendo muito importante, mas ofereça algo mais aos seus clientes e visitantes.
2) Transparência
Destaque, com transparência e tranquilidade, os pontos de inovação do seu produto. Foque cada ponto específico nas reais necessidades do produtor, reforçando os ganhos em médio prazo e longo prazo.
3) Educação
Intensifique um marketing educativo durante os eventos, com o compartilhamento de material no formato passo a passo. Ensine como o seu cliente pode usar o produto ou serviço ao máximo, obtendo resultados significativos.
4) Participação
Inclua os clientes na sua programação, a ser realizada no estande. Pode ser o compartilhamento de case específico, uma atividade no formato storytelling ou ainda algo sugerido pelos próprios clientes. Inove e torne a experiência dos clientes inesquecível.
Rodrigo Capella Opinião
03 pontos que você precisa observar em 2021
O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio

O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio. Com a adoção cada vez mais frequente de tecnologia, as soluções propiciando uma adequação talhão a talhão e as ferramentas de gestão com alcance pleno, o produtor rural terá um horizonte sólido para cultivo e pós-cultivo, incidindo em cenário favorável às boas práticas de produção.
Esta animação, evidenciada em diversas fases, com características distintas, é claro, requer algumas observações a serem feitas no início do próximo ano, mas também no decorrer de 2021.
Confira a seguir 03 pontos que merecerão a sua atenção nos próximos meses:
A) Sinergia
A conectividade, em seus vários aspectos, é um dos pilares do novo agro. Dentro deste contexto, a sinergia é fundamental, seja no contato com o campo, no relacionamento diário com o cliente e até mesmo no planejamento e no desenvolvimento das diversas ações diárias, com foco em rentabilidade, produtividade e visibilidade.
B) Diferenciação
Com uma ampla potencialidade, o agro pede por diferenciação. Isso porque a sociedade quer saber a origem dos alimentos e, com isso, diversos nichos de mercado ganham força. A observação e o contato do produtor com diversos públicos contribuirão para o desenvolvimento de produtos segmentados.
C) Impacto
As ações a serem executadas, durante o ano de 2021, precisarão impactar, em vários aspectos. Com assertividade, que envolve a escolha adequada do cliente ideal, as iniciativas terão maior objetividade e sucesso mais intenso.
Rodrigo Capella Opinião
O que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
Durante conversas com empresas do agro, cooperativas e produtores rurais, tenho ouvido, com frequência, uma pergunta: Capella, o que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas. Mas, vamos tentar resumi-la em alguns pontos principais.
Confira a seguir:
A) Sustentabilidade
Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. A natural conexão com a terra, o rigoroso Código Florestal e o CAR são os pilares deste sólido envolvimento. Outra questão importante é a demanda crescente do varejo por produtos fabricados com total sustentabilidade, impulsionada por exigências dos consumidores finais.
B) Tecnologia
O agro será ainda mais tecnológico em 2021. A sucessão familiar pulsante, os resultados digitais extremamente comprovados e o fortalecimento de startups e hubs de inovação sustentam essa expectativa.
C) Saúde pública
A constante preocupação dos consumidores finais com a origem dos alimentos e o fortalecimento do bem-estar animal estão em plena evidência. Este contexto reforçará a atenção dos produtores rurais para pontos relacionados à saúde pública.
D) Marketing
As empresas de agronegócio, os produtores rurais e as cooperativas aumentarão os investimentos em ações de marketing no ano de 2021. Ganharão relevância a exposição em mídias altamente qualificadas, as ações interativas em eventos e as conexões digitais.