Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Chapecó se prepara para receber o público da Mercoagro 2023

Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), realizadora da feira, reuniu-se com as forças de segurança do município nesta semana.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Os expositores, visitantes e compradores da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) encontrarão em setembro, em Chapecó, uma cidade segura e com qualidade de vida. Para avaliar aspectos que podem ser gargalos durante a feira, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), realizadora da Mercoagro, reuniu as forças de segurança do município nesta semana: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

A intenção foi expor sobre a Mercoagro e planejar o sistema de segurança e do trânsito no período de 12 a 15 de setembro. São esperados mais de 15 mil visitantes-compradores. A feira terá 228 expositores e 650 marcas representadas, com expectativa de geração de mais de 160 milhões de dólares em negócios diretos. “Serão diversas pessoas que estarão em Chapecó e que vão usufruir da infraestrutura da cidade. Essa movimentação iniciará antes da Mercoagro, com a montagem dos estandes. Queremos antecipar essa organização para deixarmos tudo alinhado e sem problemas para o período da feira”, frisou o gestor da Mercoagro, Nadir José Cervelin.

Ele ressaltou a importância da Mercoagro para a economia de Chapecó e região e para fomentar o setor agroindustrial. “É uma feira de negócios que movimenta todo o trade turístico do município. Temos parcerias com os setores gastronômico e hoteleiro, mas sabemos que a feira movimenta também outros segmentos. Queremos garantir fluidez na cidade e que os expositores, visitantes e compradores se sintam seguros, acolhidos e voltem para Chapecó em outros momentos”, salientou Cervelin.

A Guarda municipal vai auxiliar no fluxo de trânsito durante a feira. Também estão sendo avaliados locais para estacionamento durante os quatro dias da Mercoagro e, além das forças de segurança pública, os pavilhões do Parque de Exposições Tancredo Neves terão segurança privada contratada pela Acic.

Participarão da feira empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne. Entre os países presentes estarão Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia.

Os eventos paralelos contribuirão para o sucesso da Mercoagro. Uma extensa e avançada programação científica constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne.

A Mercoagro 2023 tem patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi.

Fonte: Assessoria

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.