Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Ceva Saúde Animal promove Workshop Breath Easy

O PhD. Dominiek Maes falou sobre variabilidade genética de Mycoplasma e o Prof.Dr. David Barcellos abordou a situação brasileira em um evento que reuniu representantes da indústria e pesquisadores

Publicado em

em

O Workshop Ceva Breath Easy reuniu grandes especialistas em enfermidades respiratórias  no Mabu Convention Business  no dia 08 de março para tratar da incidência e avanços no controle do Mycoplasma hyopneumoniae na suinocultura, com a presença de profissionais das principais agroindústrias e cooperativas de todo o Brasil.

O micoplasma é o patógeno primário da Pneumonia Enzoótica, doença respiratória crônica de distribuição mundial. O alerta é que o agente produz uma infecção relativamente simples,  quando ocorre de forma isolada; em  situações de campo funciona como “abridor de portas” para outros microorganismos, transformando no inimigo número um quando se fala do Complexo de Doenças Respiratórias dos Suínos.

O médico veterinário David Barcellos (UFRGS)  abriu a programação falando sobre a “Situação brasileira das doenças respiratórias com ênfase em micoplasmose e doenças associadas”. Barcellos destacou a introdução de agentes infecciosos como Mhyo por leitoas nas granjas e a importância do estresse na imunossupressão “O cortisol gerado pelo estresse crônico, segundo o pesquisador é uma porta para agentes infecciosos. A maior severidade na terminação seria a alta pressão bacteriana oriunda dos animais de múltiplas origens, explicada por fatores ambientais e de manejo, que se iniciam de forma significativa na maternidade”.

Barcellos comentou que “Há também no final da terminação uma maior lotação relativa, ocasionando piora do ambiente por maior contaminação ambiental, geração excessiva de pó, gases, endotoxinas e aumento no estresse. Barcellos destaca a presença das coinfecções por Pasteurella, no final da terminação, para elevar a pressão de infecção no período onde há mais competição por alimento, maior densidade e maior estresse” .

Variabilidade segundo Maes

Um dos mais conceituados pesquisadores na área de Mhyo, o PhD. Dominiek Maes, que estuda a bactéria há mais de duas décadas, falou  sobre a variabilidade das cepas de Mhyo. Para Maes, quanto maior a diversidade de cepas mais graves se mostram as lesões. O especialista apresentou estudos em granjas comerciais, onde animais apresentaram cepas diferentes em lotes consecutivos de mesma idade, em outras granjas com reposição interna, a mesma cepa se manteve nas diferentes idades.

Maes destacou ainda as coinfecções e vacinação, onde apresentou resultados utilizando cepas altamente virulentas e de baixa virulência no lote testado. "Podemos ver uma redução significativa no escore de pneumonia, e há grande redução do número de animais doentes. Temos uma resposta precoce com redução significativa comparando vacinados e não vacinados. Houve redução não só nas lesões como de prevalência" completa Dominiek Maes da Ghent University, Bélgica  na palestra exclusiva “M.hyopneumoniae: importância da variabilidade genética e medidas de controle".  

Encerrando a programação, o MsC. William Costa, Gerente Técnico Suínos apresentou um completo dossiê sobre “O que os pulmões dos suínos brasileiros dizem hoje?”, estudo que se baseou nas informações colhidas através do Ceva Lung Program, aplicativo que permite avaliações de pulmões em frigoríficos e indica o nível de lesões relacionadas com cada doença pulmonar.

A observação com olhar científico frente à incidência e gravidade de lesões no campo levou a investigação sobre a diversidade de cepas de Mhyo.  “Hoje em dia se sabe que no nível individual, um mesmo animal pode estar coinfectado simultaneamente por várias cepas de M. hyopneumoniae e que a infecção por cepas distintas pode levar a lesões mais graves. Além disso a infecção prévia por uma cepa de baixa virulência não impede uma colonização posterior com outra variante de alta virulência. ” explica William Costa.

Costa destaca ainda que a nível de granja pode haver mais de uma cepa circulando, entretanto um surto de Pneumonia Enzoótica pode ser produzido por uma única cepa e que os fatores de risco para introdução de novas variantes de Mycoplasma hyopneumoniae estão relacionados com a mistura de materiais genéticos e a proximidade das granjas. 

Nova era na proteção contra pneumonia enzoótica suína

A solução desenvolvida pela Ceva Saúde Animal é a vacina Hyogen® com uma nova cepa de M.hyopneumoniae e o exclusivo  adjuvante (Imuvant®) para uma ampla e adequada estimulação imune, promove proteção rápida e de longa duração em dose única .

A vacina apresentada ao mercado  possui uma exclusiva cepa vacinal com melhor resposta imune contra Mycoplasma hyopneumoniae, agente causador da Pneumonia Enzootica. Uma inovação que representa um avanço substancial no controle da enfermidade respiratória em suínos. A cepa vacinal da Hyogen® foi selecionada entre as amostras mais imunogênicas da atualidade pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Ceva. O resultado foi um novo e moderno antígeno de Mh (Mycoplasma hyopneumoniae) com capacidade de indução de uma excelente resposta imune, atendendo as mais altas exigências de qualidade e eficácia em alto desafio. A nova cepa exclusiva BA 2490-99 de Mh da Hyogen® aliada ao adjuvante Imuvant inaugura uma nova era na proteção contra Mycoplasma hyopneumoniae com maior estímulo da imunidade celular.

As pesquisas lideradas pela Ceva Saúde Animal estudou a diversidade genética entre amostras de Mycoplasma hyopneumoniae e produção de vacinas e inovou frente a maioria das vacinas contra M. hyopneumoniae que são bacterinas baseadas na amostra “J”, isolada no Reino Unido em 1965. Essa preocupação é legítima quando comparamos as lesões e desempenho variável das imunizações feitas antes com vacinas cepa J e rebanhos imunizados com Hyogen.

A médica veterinária Cherlla Romeiro – Gerente de Negócios de Suínos da Ceva alerta que "O Mycoplasma hyopneumoniae, causador da pneumonia enzoótica em suínos, tem um papel importante no complexo de doenças respiratórias por sua característica imunossupressora. Hoje o Mh é responsável pela redução de ganho de peso diário de 17% e piora na conversão alimentar de 14%, daí a necessidade de buscar uma nova cepa que apresentou excelente resposta imune mesmo em alto desafio. A Hyogen® é uma atualização com a introdução de uma nova cepa de Mh mais imunogênica com um adjuvante inovador na linha comercial das vacinas suínos."

William Costa, Gerente Técnico Ceva Brasil destaca que outro diferencial exclusivo da Hyogen® é o Imuvant, adjuvante único composto por um lipopolissacarídeo não tóxico, juntamente com uma emulsão de óleo mineral em água que forma um complexo imunoestimulante altamente eficiente para uma ampla e adequada estimulação imune.

Fonte: Ass. Imprensa

Continue Lendo

Empresas

MS Schippers – Paixão Pelo Agro

Empresa lança novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor

Publicado em

em

Fotos: Assessoria

A otimização do tempo é essencial para os negócios nos dias de hoje. Adquirir insumos e produtos para o agronegócio pode ser um processo demorado e complexo. Pensando nisso, lançamos nosso novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor. Agora, você pode encontrar todos os nossos produtos em um só lugar, com apenas alguns cliques. Nosso site oferece mais de 1.000 produtos dedicados ao seu segmento.

 

Variedade e Comodidade em um Só Lugar

Nosso e-commerce disponibiliza uma ampla gama de produtos, desde insumos essenciais até equipamentos avançados. A loja online inclui itens para suinocultura, avicultura e bovinocultura, tudo centralizado em um único site, facilitando sua busca e aquisição dos produtos necessários.

 

Descontos e Pagamento Facilitado

Oferecemos preços visíveis diretamente no site e descontos progressivos para compras em maior volume. Além disso, você pode parcelar suas compras em até 5 vezes*.

 

Entrega Flexível e Atendimento Eficiente

Nosso compromisso vai além da venda. Oferecemos diversas opções de frete, inclusive frete grátis*, com despacho no primeiro dia útil e rastreamento online. Disponibilizamos acesso online a documentos como notas fiscais e boletos. Prezando pelo bom atendimento, a MS Schippers conta com um atendimento humanizado, pronto para te ajudar desde o processo de cadastro, até a chegada da mercadoria.

Nosso e-commerce foi criado para simplificar a compra de insumos e equipamentos, colaborando para o sucesso do seu negócio. Oferecemos soluções práticas, tecnológicas e econômicas que aumentam a produtividade e rentabilidade do seu empreendedorismo. Explore nosso site hoje mesmo e veja como podemos facilitar o seu dia a dia.

 

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Nuproxa

Empresa suíça de aditivos naturais se lança ao mercado durante o SIAVS 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto em São Paulo.

Publicado em

em

Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina

Presente no mercado latino-americano desde 2007, o Grupo Nuproxa escolhe o evento SIAVS 2024, que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 6 a 8 agosto, para apresentar a sua marca e seu portfólio ao Brasil. Com soluções inovadoras, já reconhecidas na Europa e em outros países da América Latina por sua eficácia e qualidade, que extraem o melhor da natureza e transformam em tecnologia de nutrição para o bem-estar e saúde animal.

Em território brasileiro, o local escolhido para sua sede foi Itajaí, Santa Catarina, estrategicamente pensado para apoiar uma rede de distribuição abrangendo todo o país, uma vez que a região tem força na produção de suínos e aves. A Nuproxa Brasil conta com uma equipe técnica comercial e um time de especialistas em nutrição e saúde para aves, suínos, ruminantes, animais de companhia e aquicultura, prontos para oferecer suporte completo aos seus clientes.

Com um investimento previsto de 22% de seu market share em novos mercados, a empresa pretende tornar o mercado brasileiro um dos mais importantes do grupo nos próximos anos.

Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina, destaca a importância dessa expansão. “O Brasil sempre fez parte dos nossos planos de crescimento, pois é um mercado extremamente importante para a expansão de nossos negócios. Além disso, sempre realizamos testes científicos com instituições brasileiras de prestígio para confirmar a eficácia de nossos produtos. Com a adição de novos produtos ao nosso portfólio e a expansão de nossa equipe técnica, estamos prontos para estrear no país”, afirma Borin.

Entre os destaques da Nuproxa estão o suporte técnico especializado e os produtos inovadores e sustentáveis, desenvolvidos para clientes que buscam maximizar os resultados e manter alta lucratividade em suas operações, atendendo à demanda global.

“Nossos produtos, que já são sucesso em toda a América Latina, agora estão disponíveis no Brasil com foco principal na produção de aves e suínos, além de uma linha inovadora de produtos para aquicultura. Os produtos da Nuproxa são naturais e altamente testados, oferecendo máximo retorno econômico e desempenho superior de produção, alinhados com conceitos de sustentabilidade e bem-estar animal. Além disso, a Nuproxa tem um rigoroso programa de segurança alimentar, qualidade e regulamentação para garantir a integridade de nossos produtos, seguindo os mais altos padrões estabelecidos pela certificação FAMI-QS”, diz Jonivan Paloschi, Diretor Comercial para a Nuproxa Brasil.  

Até 2021, a Nuproxa operava no Brasil de forma indireta, por meio de um distribuidor local, oferecendo uma gama reduzida de produtos. No entanto, dada a importância do país na produção animal global e o crescimento de sua linha de produtos, a empresa suíça entra no país com força total. A meta da Nuproxa Brasil é ter sua linha completa de produtos disponível no mercado brasileiro nos próximos anos.

 

Serviço

Nuproxa Brasil

Stand SIAVS n° 103

SIAVS 2024, de 6 a 8 de agosto

Distrito Anhembi, São Paulo/SP

 

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Dia 8 de agosto

Agroceres Multimix realiza agCast ao vivo durante o SIAVS 2024

Ação reunirá especialistas como Luiz Felipe Caron, Ricardo Rauber e Fernanda Almeida e tem como objetivo levar conhecimento prático e científico ao setor.

Publicado em

em

Professor Luiz Felipe Caron, é uma das presenças confirmadas no AG CAST – Foto: O Presente Rural

No dia 8 de agosto, durante o SIAVS, a Agroceres Multimix reforça seu compromisso de levar informações de qualidade ao setor por meio do agCast. Na oportunidade, a empresa reunirá em seu estande renomados especialistas para debater a fundo temas essenciais para a produção de proteína animal.

A ação será transmitida ao vivo, pelo canal oficial da Agroceres Multimix no YouTube, permitindo que profissionais do setor acompanhem as discussões e insights.

A programação do agCast terá início às 9h30, com foco em avicultura, quando estratégias para escolha de aditivos voltados para a saúde intestinal nortearão as conversas.

O professor Luiz Felipe Caron, o consultor Ricardo Rauber e a gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Patricia Marchizeli, debaterão temas como o uso de biomarcadores para compreender os mecanismos de ação dos aditivos e a definição de protocolos eficazes adaptados às necessidades dos produtores.

Na sequência, às 11h30, o conceito de imunonutrição e os desafios das matrizes hiperprolíficas na suinocultura serão o foco da troca de experiências entre a professora e pesquisadora Fernanda Almeida e o gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Francisco Alves Pereira.

Os participantes abordarão como a pesquisa está enfrentando os desafios para melhorar a uniformidade e viabilidade da leitegada, além do papel da imunonutrição no desempenho produtivo e morfológico dos leitões.

Para acompanhar o agCast, basta se inscrever no canal do YouTube da Agroceres Multimix (Clique aqui).

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.