Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Campus da Unioeste sedia Congresso de Ciências Agrárias

Publicado em

em

Inicia na noite desta segunda-feira (02), no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Cândido Rondon, o VII Congresso de Ciências Agrárias da instituição (Seciagra), cujo tema neste ano é “Tecnlogia de informação aplicada à agropecuária”. Também integra a programação, que segue até quinta-feira (05), o IV Encontro Regional de Controle Alternativo (Erca). Palestras com profissionais de vários órgãos e universidades do país estão sendo proferidas. A promoção é da Unioeste, através de departamentos e entidades vinculadas ao Centro de Ciências Agrárias. De acordo com o coordenador do congresso, o professor Odair José Kuhn, foram feitas 360 inscrições antecipadas – número superior ao último Seciagra, quando participaram 300 pessoas. Mas a expectativa era de que, até a manhã de hoje fossem atingidos pelo menos 400 participantes.
A palestra magna de abertura será proferida pelo presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, que falou sobre Avanços tecnológicos e perspectivas para a agropecuária brasileira.Conforme Kuhnm, nos próximos três dias haverá palestras voltadas aos setores de produção vegetal, zootecnia, produção animal, agronomia e do Erca. Elas acontecem no auditório do Tribunal do Juri e em salas do campus da Unioeste. Nesta terça-feira (03) estão previstas palestras com Paulo Henrique Caramori, do Iapar de Londrina, sobre “Efeitos das mudanças climáticas na agricultura”; Rosa Miriam Vasconcelos, da Embrapa Cerrados (Brasília – DF) sobre “Biodiversidade, inovação tecnológica e a lei das patentes”; com Luiz Antonio Rossafa, do Crea-Pr, para falar de “Mercado de trabalho para agrônomos no Paraná”; Lucia Madalena Vivan, da Fundação Mato Grosso, sobre Helicoverpa armigera: nova praga na agricultura.
Tem, ainda módulo sobre bovinocultura de corte: qualidade da carne: classificação e tipificação de carcaça (Ana Maria Bridi (UEL); Produção e comercialização de carne bovina (Maria Macia – Cooperativa Agropecuária); Sistemas de produção de carne a pasto (Josmar Almeida Junior – Tecnopasto) e Bem-estar animal e manejo racional de gado de corte (José Antonio Junior Rodrigues Soares – Oxen Currais).
No módulo de aves e suínos: modelagem na produção de suínos (Vladmir de Oliveira – UFSM); Modelagem na produção de aves (Marcos do Vale – UFSM) e Tecnologias nas edificações para produção de aves e suínos (Priscilla Ayleen Bustos Mac-Lean – UEM). No módulo de bovinocultura de leite: nutrição de vacas de alta produção (João Arlindo Gonçalves – Nutrifarma); Tecnologias aplicadas à ordenha de vacas de alta produção e Novas tecnologias aplicadas na produção e qualidade de forragens (Bruno Borges Deminicis – UFES).
Palestras
Para esta quarta-feira (04) estão marcadas as seguintes palestras: ferramentas utilizadas em zootecnia de precisão (Silvia Souza/Unesp – Botucatu); Produção de alimentos funcionais (Paula Toshimi Matumoto – Pintro/UEM); Automação como ferramenta de gestão na pecuária de leite  (João Salgado/ Delaval); Apresentação de pôsteres e orais: produção animal, comercialização, meio ambiente, controle alternativo e outros .
Também tem as palestras: aplicação de N na cultura da soja no contexto atual (Marco Antônio Nogueira/ Embrapa Soja – Londrina); Tecnologia de produtos e Aplicação (José Antonio Brandão Bonadio/ Jacto); Processamento e Armazenamento de soja (Adriano Divino Lima Afonso/Unioeste – Cascavel); Utilização do milho transgênico resistente a pragas e aplicação de inseticidas (Rodolfo Bianco – Iapar-Londrina); Tecnologias Empregadas no Melhoramento Genético do Milho visando alta produtividade (Pedro Luiz Nurmberg – Pioneer); Inoculantes contendo bactérias fixadoras de N para aplicação na cultura do milho (Veronica Massena Reis – Embrapa Agrobiologia – Rio de Janeiro). 
Mais ainda: ferramentas modernas para conservação de água e solo (Cesar Francisco Araujo Junior/Iapar – Londrina); Calagem: determinação da quantidade de calcário com base na participação do cálcio e magnésio na capacidade de troca catiônica do solo (Alfredo Richart – PUC-PR); e Uso da modelagem e software nas recomendações da adubação (Júlio Cesar Lima Neves/UFV)
Erca
No Encontro Regional de Controle Alternativo, marcado para quinta-feira (05) serão proferidas as palestras Perspectivas para o controle biológico de doenças de plantas no Brasil (Flavio Medeiros/ UFLA); Perspectivas para o controle biológico de pragas na cultura da soja (Adeney de Freitas Bueno –  Embrapa Soja- Londrina);  Homeopatia na produção animal (Vanice Marli Fülber – Biolabore); e Uso de probióticos na alimentação animal (Pedro Tetsuo Kanno/ Vital Roots do Brasil. Tem ainda a mesa redonda “Gargalos para a geração de produtos fitossanitários biológicos”, com representantes de empresas do ramo.
O público participante, informa o coordenador do Congresso, é formado na maioria por acadêmicos da Unioeste, mas há também profissionais da área e estudantes de outras instituições. Kuhn enaltece a qualidade do evento, cujos palestrantes são de diversas entidades e empresas do país. “A diversidade enriquece o conhecimento disseminado durante as palestras, bem como favorece e fomenta a troca de informações entre o público”, conclui.

Fonte: O Presente Rural

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.