Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Campo Demonstrativo Alfa tem 20 anos de história

Publicado em

em

Em duas décadas O Campo Demonstrativo Alfa foi via de difusão das maiores transformação ocorridas na agricultura e na pecuária brasileira. Trata-se de um espaço e um momento para que o produtor observe, questione e possa concluir qual a melhor alternativa a ser aplicada em sua propriedade. O objetivo final disso é melhorar a vida e a renda no campo.

 Essa trajetória iniciou nos anos de 1995 e 1995 através do Concurso Alfa/Agroceres, no qual os agricultores com as lavouras de milho mais produtivas eram premiados. A primeira edição do CDA, em 1996, denominada de "Pólo Demonstrativo de Milho", foi realizada na propriedade de Zênio Taffarel, em Guatambu. O principal destaque da época era o Plantio Direto na Palha.

 O evento recebeu o nome atual – Campo Demonstrativo Alfa ou, simplesmente, CDA, em 1997, quando o evento recebeu 2.500 visitantes. Na ocasião, as lavouras demonstrativas continuavam direcionadas apenas para grãos, mas o milho já não mantinha atenção exclusiva.

 As atividades de pecuária predominantes nas propriedades dos associados à Cooperalfa – suínos, aves e leite foram inseridas no rol de palestras do CDA na terceira edição do evento, em 1998, com o tema central "Abra as portas da tecnologia". Àquela edição inaugurou ainda o parque em Linha Tomazelli, Chapecó, local onde o evento é realizado até hoje.

O atual presidente da Coopercentral Aurora, que na época presidia a Cooperalfa e foi um dos idealizadores do evento, lembra que em 1999 foram apresentadas duas grandes inovações: a primeira lavoura de milho de Santa Catarina com semente transgênica, devidamente autorizada pela Ctnbio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e ainda um espaço para discutir o Reflorestamento. Em 1995 foi inaugurado uma dos locais mais visitados na história do evento, o Horto de Plantas Medicinais e o "Resgate à medicina da vovó".

 A partir dos anos 2000 o número de expositores e participantes foi aumentando a cada evento e o leque de temas abordados também expandiu-se como, por exemplo, a administração rural.
 O engenheiro agrônomo Ari José Roman, que coordenou o CDA por onze anos relata que a partir da décima edição o evento passou a evidenciar o cuidado com o meio ambiente. "Utilização de gás metano nas propriedades, recolhimento das embalagens de agrotóxicos e o cuidado com as fontes de água", destaca.

CDA ganha edição no Planalto Norte

O também engenheiro agrônomo Jacques Schavambach, que coordenou o CDA por sete anos, recorda que em 2006 o CDA passou a ser realizado também no Planalto Norte, região na qual a Cooperalfa atua desde 2003. Em sua primeira edição, o campo demonstrativo, localizado no município de Bela Vista do Toldo, recebeu 1300 visitantes, transformando-se no ano seguinte no maior evento técnico do Sul do Paraná e Norte catarinense.

 Naquela região, o CDA ajudou a aproximas as famílias agricultoras da Cooperalfa e também facilitou o acesso a novas tecnologias de produção. Entre os anos de 2007 e 2008 iniciava o trabalho de Agricultura de Precisão na região de Canoinhas. Recentemente, a cadeia produtiva do leite, o setor de hortifrutigranjeiros e o fumo ecológico são atividades que vêm ganhando força no Planalto Norte, além de representarem uma alternativa de renda.

 Em 2013 o CDA passou a ter como coordenador o engenheiro agrônomo Alexandre Ramos. Ele destaca que, nos últimos anos, o evento evidenciou a juventude rural e a sucessão familiar. Além disso, o evento passou a trazer palestras magnas de peso, com nomes como o ex-ministro da agricultura e ex-presidente da Organização das Cooperativas do Brasil e Aliança Cooperativa Internacional, Roberto Rodrigues. A atual ministra da agricultura Kátia Abreu também já palestrou no evento, além de personalidades como Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro. As últimas edições do CDA também foram marcadas pelo prêmio Associado Destaque e a Cozinha Interativa Superalfa.

 O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, lembra que momentos de descontração também marcaram o evento, como o tropel do suíno, o concurso do serrote, teatro ao ar livre e muita música.
 Fator fundamental para a realização de todas as edições do evento é a mobilização que ocorre nas filiais nos meses que antecedem o evento. Além disso, dezenas de profissionais ligados a Cooperalfa e empresas parceiras atuam na organização e realização do evento.

CDA, edição dos 20 anos

Em 2015 o CDA chega aos 20 anos com o tema: "Onde pessoas e tecnologias se encontram", afinal, tudo está ligado à terra. O CDA tem contribuído para melhorar a organização social e da produção, respeitando os ciclos biológicos, enriquecendo o intercâmbio de saberes e, acima de tudo, valorizando o verdadeiro o agricultor.

 O CDA é realizado pela Cooperalfa com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Sicoob Marxicrédito além de outras entidades e empresas expositoras.
 

Fonte: ACCS/Cooperalfa

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.