Conectado com

Notícias

"Caminhos da ILPF" será um dos destaques da InterCorte SP

Serão abordados desde aspectos práticos de plantio até a viabilidade econômica da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Publicado em

em

Um dos destaques da InterCorte São Paulo, o principal evento da cadeia produtiva da carne no Brasil, que será realizado de 21 e 23 de novembro, no WTC Golden Hall, será a realização de painéis do “Caminhos da ILPF”, um desdobramento das etapas do “Caminho do Boi” para aprofundar questões relativas à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

Os painéis do “Caminhos da ILPF” ocorrerão ao longo da programação e tratarão de temas, como “Sistemas Integrados como estratégia de conservação de solos”  por Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, pelo zootecnista Mauricio Bassani, da MB Parceiro e pelo professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP. Outra abordagem será “Plantabilidade nos sistemas integrados de produção” com a participação do professor da UNESP – Botucatu, Paulo Arbex, além do detalhamento dos arranjos produtos para ILPF e sucessão de culturas. O “Manejo de pastagem nos Sistemas Integrados de Produção” será discutido pelo engenheiro agrônomo especialista em pastagens Wagner Pires e pela engenheira agrônoma Flavia Gimenes, pesquisadora do IZ – Instituto de Zootecnia.

“Trataremos de forma bastante ampla dos diversos aspectos que envolvem a ILPF: desde o tipo de solo, sistemas de plantio, arranjos produtivos, manejo de pasto, nutrição animal, produção animal, índices reprodutivos e zootécnicos até a viabilidade econômica de implantação. Será uma excelente oportunidade de ter uma visão completa dessa tecnologia”, explica a zootecnista Renata Helena Branco Arnandes, diretora geral do IZ, que está coordenando a programação do “Caminhos da ILPF” por meio da Unidade de Referência Tecnológica do IZ de Ribeirão Preto (SP).

“Caminhos da Genética”

A programação da InterCorte terá ainda um painel denominado “Caminhos da Genética”, que foi o principal do evento na edição de 2017, para mostrar as mais recentes evoluções nesse segmento, especialmente no que diz respeito à genômica e outras técnicas, como proteômica (ciência da área de biotecnologia que estuda o conjunto de proteínas e suas isoformas contidas em uma amostra biológica de um organismo, que são determinadas pelo genoma), metabolômica (estudo científico que identifica e quantifica o conjunto de metabólicos – o metabolona – produzidos e/ou modificados por um organismo) e epigenética (termo para se referir a características de organismos unicelulares e multicelulares que são estáveis ao longo de diversas divisões celulares mas que não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo) afetando a produção animal. Esse painel terá a participação de Mario Chizzotti, professor da Universidade Federal de Viçosa, Renata Branco, do IZ e Cesar Franzon, Gerente de Inovação e Rebanho da CRV-Lagoa.

Outras atrações

A InterCorte terá ainda o “Caminhos do Leite”, que será concluído com degustações de queijos e vinhos; InterTechAgro, um espaço destinado à apresentação de startups, com uma programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal; painel de encerramento do Circuito InterCorte 2018; entrega do prêmio “Touro de Ouro”, promovido pela Editora Centauro, que edita as revistas AG e A Granja; painel GPB em Ação – Os caminhos do balizador; Caminhos do Boi 7.7.7.; Caminhos da Comunicação e painel conduzido pelo GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável sobre pegada de carbono a partir da ótica da pecuária.

Feira de Negócios

A edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, como CRV Lagoa, Marfrig, Matsuda, Nutron, Ourofino, DSM Tortuga, Trouw Nutrition, Instituto de Zootecnia, Premix, Allflex, Arysta, Bayer, Beckhauser, Coimma, Estância Bahia Leilões, Multibovinos, Oro Agri, Prodap, Toledo do Brasil, Premix e UPL.

O evento terá ainda o Empório InterCorte, em que empresas comercializarão alimentos, bebidas, utensílios e acessórios ligados à pecuária e ao agronegócio em geral.

Angus Beef Week

Enquanto o setor produtivo se reúne no WTC para discutir melhorias, o consumidor é convidado a conferir o resultado desse trabalho na Angus Beef Week em diversos restaurantes da capital paulista, que oferecem ao consumidor pratos especiais com cortes de animais Angus, de 15 a 25 de novembro.

Mais informações pelo site: www.intercorte.com.br/saopaulo2018
 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 8 =

Notícias Suinocultura

IV Encontro Técnico da Abraves SP encerra inscrições com desconto na próxima semana

Evento vai debater sanidade e biossegurança da suinocultura com palestrantes de renome internacional no próximo dia 10 de setembro, em Nova Odessa, SP

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Termina no sábado da próxima semana, dia 31 de agosto, o último prazo para a realização de inscrições com desconto para o IV Encontro Técnico da Abraves – Regional SP, que vai ser realizado no próximo dia 10 de setembro, em Nova Odessa, no interior de São Paulo. Até o dia 31 de agosto é possível fazer inscrições no site do evento (https://www.abravessp.com.br/inscricao) pelo valor de R$ 100 para estudantes e R$ 150 para profissionais. Depois desta data, as inscrições só serão realizadas no local do evento, com pagamento em dinheiro ou cheque e valores corrigidos.

Outras informações sobre o IV Encontro Técnico da Abraves – Regional São Paulo estão disponíveis no site do evento (http://abravessp.com.br), ou através do e-mail abraves.sp@hotmail.com.

 

Apoio
O IV Encontro Técnico da Abraves –SP já tem o patrocínio confirmado de algumas das mais importantes empresas da suinocultura mundial, como Adisseo, Agroceres PIC, APC, Basetto Agro, Bayer, Ceva, DB Genética Suína, De Heus, Desvet, Farmabase, Hipra, Imeve, Kemin, Lallemand, MCassab, MSD Saúde Animal, Olmix, Ourofino, Polinutri, Sauvet, Trouw Nutrition, Venco, Virbac, Wisium e Yes.

O encontro também tem o apoio institucional da APCS (Associação Paulista de Criadores de Suínos) e da ACSURS (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul), além de parceria de divulgação com algumas das principais mídias do agronegócio brasileiro, como portal Suino.com, revista AgroRevenda, revista Feed&Food e jornal O Presente Rural.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias SIAVS

Projeto especial traz stakeholders para o SIAVS 2019

Outro destaque é o “Projeto Comprador”, com a vinda de compradores estrangeiros para a viabilização de negócios

Publicado em

em

Foto: O Presente Rural

Presidentes e diretores de organizações de importadores participarão do maior evento da avicultura e da suinocultura do Brasil por meio de uma ação especial organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  A ação, denominada Projeto Formadores de Opinião, acontecerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), programado entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Por meio do Projeto Formadores de Opinião, a ABPA buscará fortalecer laços com stakeholders de mercados estratégicos para a proteína animal do Brasil, como a África do Sul, Argentina, Tailândia, entre outros.

Para isto, a iniciativa contará com uma série de ações e apresentações referentes à qualidade e o status sanitário da cadeia produtiva de aves, suínos, ovos e material genético.

“O projeto completa uma série de iniciativas que temos realizado para destacar as características do nosso setor produtivo, com total transparência.  Apresentar nossos diferenciais produtivos aos formadores de opinião é fundamental para fortalecer a percepção de responsabilidade e parceria em prol da segurança alimentar que temos implementado no mercado internacional”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

Outros projetos – Além do Projeto Formadores de Opinião, o SIAVS contará com outras duas iniciativas realizadas em parceria com a Apex-Brasil.

Uma delas é o Projeto Imagem, que trará cerca de 30 jornalistas estrangeiros para o maior evento da avicultura e da suinocultura do Brasil.   São repórteres de revistas, jornais, canais de televisão e rádio de mercados estratégicos para a proteína animal do Brasil, como China, Reino Unido, México, Bélgica, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e outros.   A inciativa contará com uma intensa programação de encontros com representações setoriais e demais membros do setor produtivo brasileiro.

Outro destaque é o “Projeto Comprador”, com a vinda de compradores estrangeiros para a viabilização de negócios. Para a ação, uma grande estrutura de 450 metros quadrados será montada em meio à maior feira dos setores de aves, ovos, material genético e suínos do Brasil. Os importadores participarão de uma programação exclusiva e de encontros de negócios com 35 agroindústrias produtoras e exportadoras de aves, suínos, ovos e material genético participantes da feira.

Os projetos resultantes da parceria entre a ABPA e a Apex-Brasil acontecerão em meio à maior edição já realizada do SIAVS, principal evento dos setores de aves, suínos e ovos do Brasil.  Com mais de 160 expositores do Brasil e do exterior, o SIAVS reunirá agroindústrias exportadoras, empresas de equipamentos, material genético, insumos, certificadoras, laboratórios e diversos outros elos da cadeia produtiva.  Mais de 100 palestrantes integram a mais completa programação técnica e conjuntural voltada para o setor de proteína animal.

Fonte: ABPA
Continue Lendo

Notícias Mercado

Poder de compra do pecuarista aumenta frente ao milho em SP

Relação de troca se aproxima de um dos momentos mais favoráveis deste ano

Publicado em

em

Arquivo/OP Rural

Com as cotações da arroba do boi gordo praticamente estáveis nas últimas semanas e os valores do milho (importante insumo pecuário) enfraquecidos no mercado paulista, o poder de compra do pecuarista está maior frente ao cereal, segundo dados do Cepea. Essa relação de troca, inclusive, se aproxima de um dos momentos mais favoráveis deste ano.

Quanto ao mercado de boi gordo, de modo geral, o volume de animais negociados ao longo desta semana tem oscilado, resultando em dispersão também entre os valores mínimos e máximos da arroba. Entre 14 e 21 de agosto, o Indicador do boi gordo ESALQ/B3 subiu 1,48%, fechando a R$ 154,70 na quarta-feira (21).

Fonte: Cepea
Continue Lendo
POLINUTRI CAMPANHA
TOPIGS – BRASIL PORK EVENT 2019
Biochem site – lateral
AB VISTA Quadrado

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.