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Notícias Primeiro trimestre

BRF reporta lucro líquido de R$ 594 milhões e bate recordes históricos

Companhia tem melhor primeiro trimestre da história e apresenta Ebitda de R$ 2,1 bilhões, com margem de 15,8%. Resultados foram impulsionados pela evolução da eficiência operacional, a contínua disciplina financeira e estrutura de capital otimizada, que também contribuíram para a menor alavancagem dos últimos oito anos.

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Foto: Divulgação/BRF

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, iniciou 2024 em um alto nível de competitividade. A Companhia reportou no primeiro trimestre de 2024 um lucro líquido de R$ 594 milhões e geração de caixa livre de R$ 844 milhões. A empresa apresentou Ebitda de R$ 2,1 bilhões, quase quatro vezes superior ao valor apresentado no primeiro trimestre de 2023 (1T23), e atingiu uma margem de 15,8%. Os resultados foram impulsionados pela evolução da eficiência operacional, a contínua disciplina financeira e estrutura de capital otimizada, que também contribuíram para a menor alavancagem dos últimos oito anos (1,45x).

O desempenho histórico reflete os avanços consistentes na eficiência da Companhia trimestre a trimestre. “A BRF inicia o ano de 2024 como uma empresa sustentável, resiliente e ainda mais preparada para seguir capturando oportunidades no mercado. A acuracidade do nosso sistema de precificação, aliada à diversificação de mercados com novas habilitações para exportação, o avanço da execução comercial no Brasil e o nosso modelo preditivo de grãos maximizaram a rentabilidade da Companhia”, afirma o CEO da BRF, Miguel Gularte.

BRF+ 2.0

O BRF+ 2.0 apresentou captura de R$ 438 milhões no período, com avanços nas principais frentes operacionais na comparação ano contra ano. A empresa já performa acima dos níveis históricos em alguns dos principais indicadores como, por exemplo, índice de mortalidade (-2,4 p.p. de frangos vs 1T22 e -1 p.p. vs 1T23), conversão alimentar de frangos (-7% vs 1T22 e -2,9% vs 1T23) e em suínos (-2,4% vs 1T22 e -0,6% vs 1T23).

Os níveis de serviço logístico também evoluíram de forma expressiva com crescimento no atendimento às grandes redes varejistas (3,7 p.p. vs 1T23 e 24,8 p.p. vs 1T22) e no pequeno varejo (1,5 p.p. vs 1T23 e 11,9 p.p. vs 1T22).

Além do foco na melhoria contínua, a nova versão do BRF+ para 2024, que já está em andamento, tem como principal objetivo de nivelar os indicadores das unidades de acordo com os benchmarks internos em cada uma das frentes de trabalho.

Rentabilidade

No Brasil, neste primeiro trimestre, a Companhia manteve patamares saudáveis de rentabilidade, com aumento das margens do portfólio regular. No período, a BRF reportou margem Ebitda de 15,1%, com evolução das margens do portfólio regular após conclusão do período sazonal de comemorativos. Resultado suportado pelo contínuo avanço da execução comercial, que resultou em um incremento do número de clientes e pela continuidade da estratégia de inovações focadas nas necessidades do consumidor.

Na operação Internacional, neste trimestre, a BRF avançou na estratégia de diversificação de mercados, com a conquista de 25 novas habilitações para exportações – que somam às 66 do ano passado – o que tem permitido à Companhia ter opções de escolha para rentabilizar os resultados. Com isso, a empresa apresentou margem Ebitda de 16,9% no período também motivada pelo bom desempenho na Turquia e nos países do Golfo, potencializado pelo efeito sazonal das celebrações do Ramadã e pela recuperação de preços de exportação com novas alternativas comerciais.

Marcas preferidas do consumidor

As marcas de consumo da BRF continuam como as preferidas do consumidor. A Sadia segue como a marca mais valiosa no setor de alimentos, Perdigão é a mais escolhida e vendida e Qualy e Deline, as margarinas mais vendidas do país.

No mercado Halal, Sadia e Banvit permanecem como líderes. “Seguimos empenhados em reduzir o endividamento, criando condições para que a Companhia melhore seu perfil de negócios e gere valor aos acionistas. O resultado desse trimestre nos indica que estamos no caminho adequado”, destaca o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano.

Sustentabilidade

Na agenda de Sustentabilidade, a BRF seguiu com conquistas relevantes. A empresa avançou no rating Sustainalytics e figurou como a Companhia do setor mais bem classificada na última edição do índice.

A Companhia seguiu priorizando o desenvolvimento de pessoas com mais de 660 mil horas de treinamento e a promoção de 1.900 colaboradores no período.

A empresa concluiu sua pesquisa anual de engajamento com crescimento de 9 p.p. em relação ao ano anterior e resultado acima da média em comparação ao mercado de empresas de alta performance. O reconhecimento dos colaboradores é reflexo das boas práticas de gestão e estabilidade da liderança. “No ano em que a marca Sadia celebra 80 anos de história e a Perdigão, 90, apresentamos no primeiro trimestre resultados compatíveis com o potencial de performance da Companhia. Estamos ainda mais competitivos, com um modelo de gestão que tem nos permitido avançar na busca contínua pela eficiência e na consolidação de uma cultura de alta performance”, afirma Gularte.

Fonte: Assessoria BRF

Notícias Após oito anos

UFSM retoma tradicional Simpósio de Sanidade Avícola

Evento será realizado de forma on-line, entre os dias 05 e 07 de junho, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país.

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Foto: Julio Bittencourt

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está em clima de celebração com o retorno do Simpósio de Sanidade Avícola, que volta a acontecer após um hiato de oito anos. Este evento, anteriormente coordenado pela professora doutora Maristela Lovato Flores, teve sua última edição em 2016 e agora ressurge graças aos esforços do Grupo de Estudos em Avicultura e Sanidade Avícola da UFSM (Geasa/UFSM). O Jornal O Presente Rural será parceiro de mídia da edição 2024 do evento.

Sob a nova liderança dos professores doutores Helton Fernandes dos Santos e Paulo Dilkin, o evento chega a 11ª edição e promete manter o alto padrão técnico-científico que sempre marcou suas edições anteriores. “Estamos imensamente satisfeitos e felizes em anunciar o retorno deste evento tão importante para a comunidade avícola”, declararam os coordenadores.

O Simpósio está marcado para os dias 05, 06 e 07 de junho e será realizado de forma on-line, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país. “Com um programa cuidadosamente planejado ao longo dos últimos meses, o evento pretende aprofundar os conhecimentos sobre sanidade avícola, abrangendo temas atuais e pertinentes à Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia”, evidenciou o presidente do Geasa/UFSM, Matheus Pupp de Araujo Rosa.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o caráter beneficente do evento. Em solidariedade às vítimas das recentes enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, 50% do valor arrecadado com as inscrições será doado para ajudar aqueles que foram afetados por essa adversidade.

Os organizadores também garantem a presença de palestrantes de renome, que irão abordar as principais pautas relacionadas à sanidade nos diversos setores da avicultura. “Estamos empenhados em proporcionar um evento de alta qualidade, que contribua significativamente para o desenvolvimento profissional dos participantes”, afirmaram.

Em breve, mais detalhes sobre os palestrantes, temas específicos e informações sobre inscrições serão divulgados. Para acompanhar todas as atualizações, você pode também seguir  o perfil oficial do Geasa/UFSM pelo Instagram. “O Simpósio de Sanidade Avícola é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica e profissional se reunir, trocar conhecimentos e contribuir para o avanço da avicultura, enquanto também apoia uma causa social de grande relevância”, ressalta Matheus.

Fonte: O Presente Rural
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Notícias

Carne de frango ganha competitividade frente a concorrentes

No caso da carne suína, as cotações iniciaram maio em alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês. Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

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Foto: Shutterstock

Enquanto a carne de frango registra pequena desvalorização em maio, frente ao mês anterior, as concorrentes apresentam altas nos preços – todas negociadas no atacado da Grande São Paulo.

Como resultado, pesquisas do Cepea mostram que a competitividade da proteína avícola tem crescido frente às concorrentes.

Para o frango, pesquisadores do Cepea explicam que a pressão sobre os valores vem da baixa demanda em grande parte da primeira quinzena de maio (com exceção da semana do Dia das Mães), o que levou agentes atacadistas a baixarem os preços no intuito de evitar aumento de estoques.

No caso da carne suína, levantamento do Cepea aponta que as cotações iniciaram maio alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês.

Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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Notícias Em apoio ao Rio Grande do Sul

Adapar aceita que agroindústrias gaúchas comercializem no Paraná

Medida é válida para agroindústrias do Rio Grande do Sul com selo de inspeção municipal ou estadual e tem validade de 90 dias. A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos.

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Foto: Mauricio Tonetto/Secom RS

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) vai aceitar que agroindústrias gaúchas com selo de inspeção municipal ou estadual vendam seus produtos em território paranaense.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou na última quarta-feira (15) a Portaria Nº 1.114, permitindo temporariamente a comercialização interestadual de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul, em caráter excepcional.

A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos, garantindo a segurança e a qualidade alimentar para os consumidores.

A decisão atende a uma solicitação da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) pela flexibilização das regulamentações vigentes, com o objetivo de garantir a continuidade da venda dos produtos de origem animal produzidos em território gaúcho, tendo em vista o impacto das enchentes para os produtores rurais.

O assunto foi debatido em uma reunião online realizada na terça-feira (14) entre os órgãos e entidades de defesa agropecuária do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e o Mapa.

“Essa medida representará um alívio significativo para as pequenas empresas, com o escoamento de produtos que poderão ser revendidos nos estabelecimentos distribuídos por diversos estados brasileiros”, explica o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. As autorizações dispostas na Portaria do Ministério são válidas pelo prazo de 90 dias.

Para a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda, a iniciativa representa um importante passo na busca por soluções ágeis e eficazes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário de crise no Rio Grande do Sul.

“A cooperação entre os órgãos de defesa agropecuária e o Ministério demonstra o compromisso em atender às necessidades dos produtores e consumidores, ao mesmo tempo em que se mantém a integridade e segurança dos alimentos comercializados em todo o País”, diz.

Segundo a AGL, a grande maioria das agroindústrias familiares depende de feiras, restaurantes, empórios, hotéis, vendas digitais para consumidor direto ou de compras institucionais pelo Poder Público. O impacto das chuvas prejudicou a comercialização das agroindústrias em todas as regiões, com produtores que perderam animais, lavouras e instalações.

Fonte: AEN-PR
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CBNA – Cong. Tec.

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