Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Brasil realiza primeira exportação de embriões zebuínos produzidos in vitro para o Peru

Remessa de 125 embriões da raça Brahman será destinada a pesquisas e melhoramento genético em fazendas peruanas.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Brahman Braúnas

Nesta semana, o Brasil realizou a primeira exportação de embriões zebuínos produzidos in vitro para o Peru, uma conquista que irá contribuir não só para o melhoramento genético do rebanho peruano, mas também para o comércio internacional ligado ao Zebu. A remessa de 125 embriões da raça Brahman foi enviada pela Brahman Braúnas, rumo ao Instituto Nacional de Innovación Agraria (INIA).

O instituto, equivalente peruano à Embrapa, irá desenvolver pesquisas relacionadas ao progresso genético e fará, ainda, a multiplicação dos embriões para distribuição aos criadores locais, disseminando a genética e auxiliando a evolução dos rebanhos do Peru.

“As doadoras ficaram seis meses em central de genética, onde os embriões foram produzidos e coletados. A aquisição pelo INIA faz parte de um projeto do governo que fomenta o desenvolvimento da pecuária no país – trata-se de uma conquista para o Brasil também, já que, agora, podemos exportar sêmen e embriões para o Peru”, explica a adida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Angela Peres, que intermediou as negociações entre os países.

A exportação foi o resultado de um ano e meio de trabalho, segundo conta a porta-voz da Brahman Braúnas, Marci Guimarães.

“Trabalhamos intensamente com a embaixada do Brasil em Lima, a capital peruana, e com a Geneal, a única central brasileira habilitada para exportar embriões para o país, além de outros agentes da cadeia. Os embriões foram coletados das doadoras mais proeminentes do nosso plantel e estamos muito felizes com esse resultado. O próximo passo é a abertura do mercado de animais vivos – também estamos trabalhando para concretizar essa meta”, aponta.

A central Geneal e a Brahman Braúnas são participantes do projeto Brazilian Cattle, desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O projeto, que completa 20 anos em 2023, atua na disseminação da genética zebuína mundo afora.

Troca de conhecimento

Ainda nesta semana, o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari, reuniu-se virtualmente, a convite da Brahman Braúnas, com representantes do instituto e do criatório para apresentar os programas de melhoramento genético desenvolvidos pela associação e que envolvem a raça Brahman no Brasil.

“O encontro com os técnicos do INIA permitiu esclarecer mais sobre o trabalho que desenvolvemos por aqui, com o objetivo de definir o que poderá ser implementado no Peru para o progresso genético do Zebu”, conta.

Carlos Henrique apresentou informações relativas a programas como o PMGZ, PNAT, Pró-Genética, Zebu: Carne de Qualidade, entre outros.

A reunião contou com a participação de Marci Guimarães e Maresha Guimarães, da Brahman Braúnas, bem como o Diretor Geral da Direção de Desenvolvimento Tecnológico Agrário do INIA, Pedro Injante Silva; o Diretor da SDPA, Roiser Lobato Alva; o Coordenador do Promeg Nacional, Carlos Quilcalte; o Coordenador da Área de Pecuária do INIA, César Osorio; o Especialista da Área de Pecuária do INIA, Jorge Raymondi; e o Coordenador Nacional do Projeto Promeg Tropical, Gustavo Ampuero.

Fonte: Assessoria Brahman Braúnas

Notícias

ALA e IICA promovem imersão gratuita em comércio global de carne de frango

Seminário on-line contará com apresentação de especialistas do IICA e da ABPA (Brasil) sobre procedimentos para exportações.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) promove o Seminário “Comércio Global de Carne de Frango”, evento on-line programado para quinta-feira (16), às 09 horas da Costa Rica e 12 horas do Brasil, por meio da plataforma Zoom.

O seminário contará com apresentações da especialista em Comércio Internacional do IICA, Adriana Campos, e com o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua.

Em suas apresentações, Adriana Campos e Luís Rua abordarão estratégias e desafios para a ampliação do comércio internacional de proteína animal, tendências para o setor e ferramentas que apoiem este trabalho de internacionalização da cadeia produtiva. Uma destas ferramentas é o Guia para Identificação e Sistematização de Informações sobre Regras do Comércio de Aves, elaborado pelo IICA e pela ALA para orientar este comércio.

As apresentações serão traduzidas para inglês e português. As inscrições para o Webinar são gratuitas e podem ser realizada pelo link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_xYXtLzB4TsuDHUbBQ5kVOA.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo inicia nesta terça-feira em Brasília

Especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.

Publicado em

em

O especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária. A presença do futurista faz parte de uma programação que reúne líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados de todo o país para discutir os desafios e perspectivas enfrentados pelo setor. O evento inicia nesta terça (14),a partir das 14 horas, e se estende até quinta-feira (16), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), pelo Sistema OCB. Este ano, o tema central será Projetando um Futuro + Coop. Para conferir a programação completa clique aqui.

Salim é um empreendedor no campo da inovação, reconhecido por sua capacidade de identificar oportunidades e induzir corporações às mudanças rápidas do mundo moderno. Graduado em Engenharia Elétrica e com mestrado em Administração de Empresas, ele combina sua formação técnica com uma visão estratégica no campo de ideias inovadoras.

Como fundador e diretor executivo da ExO Works e autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, ele colaborou com a disseminação dos princípios da inovação e, também, com o treinamento de líderes para enfrentar os desafios do futuro. Sua visão e sua capacidade de antecipar tendências são fundamentais para inspirar empreendedores a repensar seus modelos de negócios tradicionais como uma possibilidade para o crescimento, a evolução e a transformação. Além disso, ele é futurista e visionário de negócios.

Fonte: Assessoria OCB
Continue Lendo

Notícias

Brasil vai exportar carne suína para o Butão

Agronegócio brasileiro obteve sua 42ª abertura de mercado neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países.

Publicado em

em

Foto: Cláudio Neves

O governo federal divulgou que o Butão aprovou a exportação de carne suína brasileira, marcando a segunda vez, em seis meses, que o país asiático abre suas portas para produtos brasileiros, somando-se à autorização anterior para a exportação de carne de aves em dezembro passado.

Em 2023, as importações do agronegócio brasileiro pelo Butão ultrapassaram os US$ 3,33 milhões, quase dobrando os US$ 1,75 milhão registrados em 2022.

Com esta notícia, o agronegócio brasileiro alcança sua 42ª abertura de mercado apenas neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países desde 2023.

 

Fonte: Com informações Mapa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.