Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Adisseo obtém certificação FAMI-QS para sua fábrica em Nanjing (China)

Publicado em

em

A Adisseo, uma das principais fabricantes de soluções nutricionais para animais do mundo, recebeu a certificação FAMI-QS para a nova fábrica de metionina de Nanjing, na China, que produz o Rhodimet® AT88 (1). A certificação atesta que a Adisseo implementou e mantém um Sistema de Gestão de Segurança da Nutrição Animal, incluindo Boas Práticas de Fabricação (BPF), em conformidade com o código de FAMI-QS. A certificação é mais uma prova do compromisso da Adisseo com o desenvolvimento de soluções nutricionais sustentáveis e de qualidade.

FAMI-QS: referência em sistema de qualidade e segurança de aditivos nutricionais e premixes para alimentação animal

FAMI-QS é o sistema de certificação internacionalmente reconhecido para fabricantes de ingredientes de rações, cujo principal objetivo é garantir o cumprimento das normas adotadas pela União Europeia em relação à segurança alimentar.  O seu rigoroso processo de certificação cobre toda a cadeia produtiva dos aditivos e premixes — desde as matérias-primas, processamento, transporte e armazenamento do fabricante até a venda do produto acabado. Ele também requer a implementação de um procedimento para lidar com questões ligadas ao relacionamento com os clientes.

A certificação é válida por três anos e pode ser renovada com base em uma nova auditoria ou avaliação contínua. Essa abordagem pró-ativa e sistemática garante que os fabricantes certificados empreguem as melhores práticas em suas atividades principais.
“Estamos muito orgulhosos de ter concluído o processo de certificação FAMI-QS com louvor”, disse Jean-Marc Dublanc, CEO. “Como líderes do setor é nossa a responsabilidade de dar o exemplo; e essa certificação confirma o compromisso da Adisseo em garantir que os aspectos de qualidade, saúde, ambientais e de segurança são partes integrantes da forma como conduzimos nossos negócios.”

Responsabilidade corporativa e social: a base do desenvolvimento de negócios da Adisseo

O constante compromisso da Adisseo com o meio ambiente levou o grupo a investir 50 milhões de Euros ao longo dos últimos 10 anos para reduzir as emissões, bem como o uso de água e o consumo de energia em seus processos de produção e nas instalações industriais. O grupo Adisseo é signatário da “Responsible Care Global Charter” (“Carta Global de Atuação Responsável” da indústria química). Essa carta tem como objetivo fortalecer o compromisso da indústria com a melhoria contínua da saúde, segurança e do meio ambiente (HSE, na sigla em inglês). Além disso, o grupo Adisseo vem investindo, desde 2009, cerca de 20 milhões de Euros a cada ano para melhorar a segurança das suas fábricas e demais instalações que abrigam sua equipe.

Todos as fábricas do grupo na Europa e na China, quer produzam metionina pó (Roussillon e Commentry) ou líquida (Burgos e Nanjing), aderiram às mesmas normas rigorosas. Os quatro locais já são certificados de acordo com as principais normas de qualidade, segurança e meio ambiente — por exemplo, a ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 14001 (sistema de gestão ambiental) e a OHSAS 18001 (segurança e saúde ocupacional). Com a obtenção da certificação FAMI-QS pela fábrica de Nanjing a Adisseo pode se orgulhar por ter alcançado esse reconhecimento do seu Sistema de Gestão de Segurança da Nutrição Animal em todas as suas unidades industriais.
(1) Rhodimet® é a metionina para nutrição animal produzida pela Adisseo, tanto na forma líquida (Rhodimet® AT88) quanto na pó (Rhodimet® NP99).

Sobre o grupo Adisseo

A Adisseo é um dos maiores fabricantes de aditivos e soluções nutricionais para animais no mundo. O grupo conta com 6 centros de pesquisa e unidades de produção na China e Europa para desenvolver, produzir e comercializar soluções para a nutrição animal sustentável. Com mais de 1700 empregados, atende mais de 2500 clientes em mais de 100 países através de sua rede de distribuição global. Em 2013, o faturamento do grupo foi superior a 1 bilhão de Euros. A Adisseo é uma das principais subsidiárias da China National Bluestar, o principal player da indústria química chinesa, com mais de 30.000 colaboradores e faturamento de 6,1 bilhões de Euros.

Sobre os produtos e serviços Adisseo

A Adisseo oferece aos seus clientes o aminoácido essencial metionina para a alimentação de animais monogástricos, em duas formas:  Rhodimet® AT88 (líquido) e Rhodimet® NP99 (pó).  Além deles, a Adisseo também fornece metionina protegida para a alimentação de ruminantes, em dois produtos:  Smartamine® e MetaSmart® .

Completam o portfólio da Adisseo uma linha completa de vitaminas (Microvit®), enzimas (Rovabio®) e a fonte de Selenio Selisseo®. O grupo Adisseo também dá suporte ao desenvolvimento de seus clientes oferecendo serviços inovadores como a Avaliação para Nutrição de Precisão (ou PNE- Precise Nutrition Evaluation).

Fonte: Ass. Impr. da Adisseo

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.