Notícias
ABCZ participa de imersão com Embrapa Pecuária Sudeste para conhecer ferramenta de rastreabilidade de bovinos
Encontro com profissionais para avaliação da tecnologia nos sistemas de produção ocorre em propriedade em São Carlos, São Paulo.
O Superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Antonio Josahkian, e o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da entidade, Henrique Ventura, estão em São Carlos (SP), na Embrapa Pecuária Sudeste, onde participam, nesta quinta-feira (23), de uma imersão para conhecer mais sobre uma ferramenta tecnológica que pode auxiliar pecuaristas.
Junto a outros profissionais do agro, estão conhecendo e discutindo os resultados preliminares de um projeto da Embrapa para desenvolver soluções de monitoramento, controle e rastreabilidade de bovinos, especialmente para grandes extensões.
O projeto da Embrapa Sudeste é uma parceria com a startup Taggen Industries and Services, especializada em tecnologia de identificação automática feita através de sinais de rádio.
“É interessante pois estamos vendo todos os sistemas de produção Integração Lavoura e Integração Lavoura-Pecuária (ILP) com uso dessa automação eletrônica de identificação dos animais e futuramente a intenção é levar o projeto para apreciação da diretoria e estudar parcerias para implantar esses modelos em nossa Fazenda Experimental para conhecer melhor e validar a tecnologia aos nossos associados”, finalizou Josahkian.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.