Notícias Campanha “Bom de preço, bom de prato”
ABCS e Super Bompreço levam carne suína para mais de 35 milhões de nordestinos
Ao todo, 37 lojas da bandeira levam sabor, versatilidade de cortes, saudabilidade e ofertas para a região.
A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Super Bompreço, uma das bandeiras do Grupo Carrefour, a maior rede de varejo do país, estão promovendo de 13 à 22 de outubro a campanha “Carne de porco: bom de preço, bom de prato” em cinco estados da região Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Maranhão, que somam mais de 35 milhões de consumidores. Ao todo, 37 lojas da bandeira levam sabor, versatilidade de cortes, saudabilidade e ofertas para a região.
A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, explica que esse é um primeiro passo para abrir as fronteiras do Nordeste. “Colocamos o consumidor no centro e posicionamos a carne suína na mente dos clientes como opção de qualidade, versatilidade e saúde, para que a gente possa alcançar cada vez mais o público nordestino com variedade, significado e custo-benefício”.
Cooperação pela carne suína
Na ocasião, para marcar o início da campanha, a ABCS, o Super Bompreço e o chef Jimmy Ogro assinaram um termo de cooperação, assumindo o compromisso de fomentar o consumo de carne suína na região Nordeste, através da implementação de estratégias de educação e conexão de benefícios. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que essa é uma oportunidade para toda a cadeia da suinocultura. “Existe uma demanda gigantesca e centenas de oportunidades para o desenvolvimento da suinocultura nessa região. Nós da ABCS estamos iniciando esse trabalho junto da maior rede de varejo do Brasil, e tenho certeza que vamos crescer muito o consumo de carne suína no Nordeste brasileiro”.
E para dar a largada na campanha, na última terça-feira (17) foi realizada na loja de Aflitos em Recife (PE) uma oficina gastronômica com o embaixador educacional da carne suína, o chef Jimmy Ogro.
Para o chef, esse trabalho de educação é fundamental. “Desenvolver, propagar e difundir essa cultura, do quanto o porco é saudável, gostoso, nutritivo e correto para consumo é fundamental. Fazer esse movimento, trazendo essas pessoas faz com que elas passem a espalhar e repetir as receitas, é necessário que a gente faça isso”, explica. Maria Cecília de Barros, que também participou do workshop, contou que aprendeu muito durante a aula, e que agora vai consumir bem mais carne suína.
O gerente comercial da rede, Edimilson Tito Porto, conta que estão animados para incentivar o consumo de carne suína na região. “Tivemos o prazer de receber a ABCS e o Jimmy Ogro aqui na nossa loja, e agora vamos transmitir todo esse engajamento junto aos nossos fornecedores para aumentar o consumo de carne suína no Nordeste.” Maria Ferreira, gerente da loja de Aflitos, aproveitou para convidar todos os clientes para visitar a loja, que está cheia de promoções e variedade!
Essa ação faz parte da iniciativa da ABCS de fomentar o consumo da carne suína em regiões do país onde ainda há mitos, desconhecimento sobre a saudabilidade e versatilidade da proteína e pouco acesso à diversidade de cortes. A região Nordeste tem se mostrado um polo de oportunidades para trabalhar com a proteína que vem ganhando destaque a cada dia e marcando presença nos lares brasileiros. A iniciativa já levou ações voltadas para a Bahia junto à Associação Baiana dos Suinocultores (ABS) e agora também abrange os demais estados da região.
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Sindiavipar homenageia Ricardo Santin por fortalecer a avicultura brasileira no mercado global
Honraria destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.
Em um gesto de reconhecimento à dedicação e liderança que têm sido fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da avicultura no Brasil, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) prestou uma homenagem a Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O tributo destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.
Durante um encontro festivo promovido pelo Sindiaviapar, realizado em conjunto com a cadeia produtiva paranaense, Santin se mostrou emocionado ao receber a honraria. “Foi uma surpresa, pensei que estava vindo para um jantar com amigos do setor. Receber esta homenagem do Sindiavipar e de toda a cadeia produtiva do Paraná é uma manifestação de carinho imensa, porque a avicultura do Paraná é um grande eixo de desenvolvimento da avicultura brasileira, hoje com 40% da exportação, 35% da produção. Isso me deixa muito honrado. Fico muito feliz e aumenta ainda mais a minha responsabilidade, pois acompanhei o início das atividades da ABPA e a trajetória do Francisco Turra, e junto com ele ajudei a construir esta ABPA forte”, declarou Santin.
O presidente do Sindiavipar e sócio-diretor da Globoaves, Roberto Kaefer, ressaltou a importância do trabalho de Ricardo Santin para o setor. “Fazer uma homenagem ao Ricardo Santin é reconhecer uma pessoa que trabalha muito pelo nosso setor. Este ano vamos chegar aos 5,2 milhões de toneladas de carne de frango exportadas, batendo recorde e nos consolidando como o maior exportador do mundo. A avicultura do Brasil, com mais de 36% de representatividade nacional e 42% das exportações, tem hoje 150 países comprando de nós. Isso é fruto do dinamismo e da capacidade de negociação que a ABPA, sob a liderança de Santin, tem demonstrado. O Brasil, além de oferecer um produto de qualidade superior, tem a capacidade de atender sempre às demandas do mercado global”, enalteceu.
O evento contou com a presença de líderes empresariais e figuras importantes do setor, como os presidentes da Coopavel, Dilvo Grolli; da Copacol, Valter Pitol; o gerente da Divisão Industrial da C.Vale, Reni Girardi; o médico-veterinário e diretor da Mercolab, Alberto Back; além de representantes das maiores empresas de alimentos, genética, laboratórios e insumos do país.
A homenagem a Ricardo Santin ressalta a importância de sua atuação à frente da ABPA, onde ele tem sido peça-chave no crescimento e na promoção da avicultura e suinocultura brasileiras, consolidando o país como um dos maiores players no mercado mundial de proteína animal.
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Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
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Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.