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Abag comemora 30 anos de dedicação ao agro brasileiro
Atuação da entidade busca construir um caminho de crescimento contínuo e sustentável em todas as cadeias produtivas, beneficiando o Brasil e o mundo.
Nesta sexta-feira, 10 de março, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) comemora 30 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável do agro nacional, valorizando suas cadeias produtivas e disseminando a importância do setor para o crescimento socioeconômico do país e para a preservação do meio ambiente.
Presente em todas as iniciativas e marcos históricos do agro brasileiro nestas três décadas, a Abag foi apresentada oficialmente no dia 10 de março de 1993, no auditório Nereu Ramos, do Congresso Nacional, por seu presidente-fundador, Ney Bittencourt de Araújo, um visionário e apaixonado pelo agro brasileiro. Na época, a Abag era chamada de Associação Brasileira de Agribusiness, cuja denominação foi alterada em 2010.
Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol de temas transversais relevantes para o agronegócio, atuando fortemente na integração entre a iniciativa privada e o poder público e no aprimoramento da legislação e da regulamentação voltadas ao setor, promovendo encontros nacionais e internacionais com instituições globais e agentes do mercado, realizando ações junto à academia, desenvolvendo e apoiando atividades que engrandecem e mostram a relevância do segmento no país e no mundo, estabelecendo parcerias nacionais e internacionais e coordenando pesquisas com a sociedade.
Nesses 30 anos, a Abag atravessou contextos econômicos, políticos e sociais distintos, que influenciaram o ambiente do agronegócio no país. Mesmo em anos difíceis, como o processo dramático de descapitalização nas cadeias produtivas nos primeiros anos da entidade, o agro brasileiro e a ABAG ganharam espaço e representatividade no contexto nacional e internacional.
Seu diferencial é o de agregar todos os envolvidos na longa cadeia produtiva: desde os fornecedores de insumos, produtores rurais, processadores industriais de alimentos e fibras, traders, distribuidores e núcleos afins das áreas financeira, acadêmica e de comunicação, a Abag sempre está de olho no futuro, reunindo as experiências e críticas do passado e dos dias atuais. Por isso compartilha a visão de que: “no agronegócio, frente a potencialidade de seus recursos naturais, o País possa, com capacitação, cumprir sua vocação histórica e alicerçar o seu desenvolvimento”.
Para discutir as principais questões do agro brasileiro, a Abag conta com os seguintes comitês: agroenergia, assuntos jurídicos, comunicação, inovação, insumos e máquinas agrícolas, relações internacionais, e sustentabilidade.
A entidade desenvolveu também uma iniciativa inédita para impulsionar a inovação, empreendedorismo e cooperação no agro brasileiro, por meio do estímulo às conexões entre as cadeias produtivas. Como exemplo, cite-se o abagLAB que é uma plataforma digital que possibilita que empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e inovação divulguem suas ideias e os conceitos de seus produtos e soluções e se conectem com os diversos stakeholders do agronegócio, a fim de atender as demandas atuais de mercado, como o aumento de produtividade e a aliança entre a agenda de proteção ambiental e a de produção.
Para os próximos trinta anos, a Abag continuará em sua missão de defender as demandas do agronegócio, nosso setor, auxiliando em seu desenvolvimento sustentável, estimulando a criação de novas tecnologias, fomentando novas parcerias, sendo o interlocutor entre os diversos stakeholders, elaborando propostas e projetos para que o agro se mantenha competitivo e sustentável.
Marcos principais nos 30 anos:
• Lançamento dos livros: Segurança Alimentar – Uma abordagem do Agribusiness; A Metamorfose do Estado; Agricultura na Virada do Século XX; Ney Bittencourt – Dinamo do Agribusiness; Reestruturação do Agronegócio Brasileiro – Agenda Para a Competitividade do Agronegócio; Recursos Humanos para o Agronegócio; Complexo Agroindustrial Brasileiro: Caracterização e Dimensionamento; Agenda para a competitividade do agribusiness brasileiro; Agribusiness Brasileiro: A História; Transporte – Desafio ao Crescimento do Agronegócio Brasileiro; Recursos Humanos e Agronegócio – a evolução do perfil profissional; Sistema de Qualidade nas Cadeias Agroindustriais;
• Elaboração de diversos documentos e participação com entidades, com sugestões aos presidentes eleitos e/ou empossados: Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer;
• Produção do Documento: Cadeia Produtiva da Soja – Programa de Apoio às Exportações de Soja; Carta do Agribusiness Brasileiro na Perspectiva 2010;
• Elaboração do projeto de Modernização do Financiamento da Produção e Comercialização;
• Entrega do documento “Posicionamento Sobre Organismos Modificados Geneticamente – Coalizão de Associações Ligadas ao Agronegócio”, ao Presidente Lula, ministros, senadores, deputados e governadores, pela ABAG e outras entidades do setor, que resultou na aprovação da Lei de Biossegurança em 2004;
• Realização, em 1994, da primeira Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
• Criação, em 2002, do Congresso Brasileiro de Agribusiness, atualmente Congresso Brasileiro do Agronegócio realizado anualmente sobre temas-chave às cadeias produtivas;
• Produção das pesquisas: “Competitividade do Agribusiness Brasileiro”, “Percepção do Público Urbano sobre o agronegócio em 15 capitais brasileiras” e “Perfil da Mulher no Agro”;
• Contribuição para a formação do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), hoje chamado de Agroícone;
• Criação, com outras entidades, do Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES);
• Criação do Comitê Nacional de Agroenergia pela ABAG e suas parceiras CNA, Força Sindical, OCB e SRB;
• Criação da Aliança Brasileira pelo Clima pela ABAG e mais 13 entidades, com objetivo de levar propostas concretas para a COP15 em Copenhague na Dinamarca;
• Organização do Conselho da Mesa Redonda da Soja Responsável – Road Show de Sustentabilidade – Visita a Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra. A viagem é marcada por 14 reuniões;
• Carlo Lovatelli lidera a criação da Moratória da Soja – documento que é um marco no compromisso do setor com a sustentabilidade (2007);
• Apoio aos marcos regulatórios para melhorar a tecnologia e a gestão das cadeias produtivas
• Representante brasileira no Grupo de Países Produtores do Sul (GPS);
• Participação na COP21, juntamente com a SRB e Coalizão, Clima, Floresta e Agricultura
• Participação da participa da XII Reunião Ministerial da OMC, em Genebra (Suíça) para defender os produtores brasileiros de um forte ataque da Índia que prejudicariam países em desenvolvimento;
• Participação no PAM AGRO – Programa de Promoção à Imagem do Agro Brasileiro;
• Inserção do Green Deal nas discussões do agronegócio;
• Lançamento da Campanha “Seja Legal com a Amazônia”;
• Correalizadora da ALMA – Academia de Liderança de Mulheres do Agronegócio em parceria com a Corteva e a FIA;
• Correalizadora do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio;
• Correalizadora do Prêmio Mulheres do Agro em conjunto com a Bayer;
• Parceria com a FAO e Andef (atualmente, CropLife Brasil) desde 2010 na promoção anual do Fórum do Dia Mundial da Alimentação, realizado tradicionalmente em outubro, na Semana da Alimentação, para discutir o papel da ciência e tecnologia para o aumento das safras, melhorias da qualidade e redução dos preços dos alimentos, além da garantia de uma produção sustentável. Atualmente, outras entidades do setor se juntaram nessa iniciativa;
• Organização de diversos eventos representativos e importantes ao agro nacional: Fórum Nacional da Agricultura, Fórum Permanente de Negociações Agrícolas Internacionais, os Seminários “O Agro nas Américas”; “Novo Regime Cambial no Agribusiness”; “A OMC e o Agronegócio” e diversos fóruns com temas como: transporte, logística, armazenamento, reforma tributária, conjuntura econômica, agroenergia, sustentabilidade, eventos extremos, Código Florestal, Rio+20, cadeias produtivas (açúcar, cacau, café…);
• Realização de webinares com grande aderência de público.
Confira também a galeria de presidentes da entidade:
• Ney Bittencourt Araújo (1993 a 1996)
• Luiz Alberto Garcia (1996 a 1999)
• Roberto Rodrigues (1999 a 2002 e 2002 a 2005)
• Carlo Lovatelli (2002 a 2005, 2006 a 2008 e 2009 a 2011)
• Luiz Carlos Corrêa Carvalho (2012 a 2018 e 2022 a 2024)
• Marcello Brito (2019 a 2021)
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Primato Cooperativa Agroindustrial realiza 1º Workshop Agrícola sobre novo produto Prima Fértil
Teve como foco o lançamento de um produto inovador, que promete impactar positivamente a produtividade dos cooperados.
Na última sexta-feira (08), a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu o 1º Workshop Agrícola, reunindo sua equipe técnica na sede da Associação Primato, com o objetivo de apresentar e discutir os detalhes do novo fertilizante organomineral Prima Fértil. O evento teve como foco o lançamento de um produto inovador, que promete impactar positivamente a produtividade dos cooperados.
O Diretor Executivo da Primato, Juliano Millnitz, ressalta a importância do workshop como um ponto de partida para o alinhamento estratégico, destacando os principais aspectos do Prima Fértil. “Falamos sobre as características desse produto, seus benefícios, além do seu posicionamento no campo e as formas de aplicação. Abordamos também os ganhos que o nosso cooperado poderá obter com o uso desse fertilizante na sua produtividade”, afirma Juliano. O encontro também abordou o alinhamento com as práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa), destacando o compromisso da Primato com a sustentabilidade.
Após o workshop, a equipe técnica seguiu para Ouro Verde do Oeste (PR), onde visitaram a bioplanta de produção do Prima Fértil. A visita proporcionou um entendimento mais profundo sobre o processo produtivo do fertilizante, que será lançado no mercado para a safrinha 2025. “Foi uma oportunidade importante para mostrar como o produto é fabricado com alta qualidade, em uma planta moderna e autossustentável, movida a biometano”, explica Millnitz.
O diretor executivo finalizou o dia com um desafio para o time, que inclui a oferta do produto aos cooperados já a partir da próxima semana. “Lançamos também a condição comercial do Prima Fértil, para que a partir de segunda-feira, nossa equipe esteja preparada para ofertar esse produto aos nossos cooperados, garantindo que eles tenham acesso a um fertilizante que vai elevar a produtividade nas lavouras”, conclui.
Com o lançamento do fertilizante Prima Fértil e seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, a Primato Cooperativa Agroindustrial reafirma seu compromisso com o crescimento contínuo e a excelência na produção agrícola. O novo produto é mais um passo na direção de um futuro mais produtivo e sustentável.
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Emirados importam 126% mais carne bovina do Brasil
País árabe foi o terceiro maior destino das exportações brasileiras de carne bovina de janeiro a outubro, com uma fatia de 4,7% do total.
Os Emirados Árabes Unidos aumentaram em 126% as compras de carne bovina do Brasil em volume de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2023 e ficaram na terceira posição no ranking de importadores do período, de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na última sexta-feira (8).
O país árabe ficou com fatia de 4,7% das exportações brasileiras de carne bovina, pelo critério quantidade, nos primeiros dez meses do ano, com um total de 125,6 mil toneladas adquiridas. Também houve aumento nos valores. As importações dos Emirados somaram US$ 569,2 milhões no período, com alta de 133%.
No total, o Brasil exportou 2,6 milhões de toneladas de carne bovina de janeiro a outubro, com aumento de 34% no volume. A receita ficou em US$ 10,774 bilhões, 23% maior a igual período de 2023. Em outubro, individualmente, os embarques de carne bovina do Brasil somaram 319,3 mil toneladas, aumento de 34%, e a receita foi de US$ 1,38 bilhão, 4% maior.
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Brasil debate mecanismos para a inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do Programa Mundial de Alimentos (PMA)
Serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA.
Hoje (11) e amanhã (12), Brasília sediará o evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”, organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro tem como objetivo fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no âmbito das ações humanitárias e de segurança alimentar realizadas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA).
O evento contará com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, do ministro do MDS, Wellington Dias, da ministra em exercício do MDA, Fernanda Machiaveli, da secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Lilian Rahal, do diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do MDS, Raimundo Nonato, do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, do Chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da estatal, Marisson Marinho, e da superintendente da Agricultura Familiar da Companhia, Kelma Cruz. O encontro também marcará a participação de Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.
O presidente da Conab ressalta a relevância do evento para a agricultura familiar brasileira e para o fortalecimento da segurança alimentar global. “Este encontro é uma oportunidade histórica para estreitar os laços entre a agricultura familiar brasileira e o Programa Mundial de Alimentos. Nosso compromisso é garantir que pequenos produtores, que são a espinha dorsal da nossa agricultura, possam participar ativamente de mercados internacionais, contribuindo para a erradicação da fome e promovendo o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando para tornar as cooperativas de agricultura familiar mais competitivas e capacitadas para atender a uma demanda global por alimentos saudáveis e produzidos de forma responsável”, destaca.
Mercados globais
Durante o evento, serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA. De acordo com Marisson Marinho, chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, essa iniciativa começou já há bastante tempo, com uma visita ao PMA, em maio de 2023. “Desde então buscamos fortalecer a participação da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA, agregando parceiros e garantindo o suporte necessário para a capacitação das cooperativas”, afirmou.
A superintendente de Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, também destaca a importância do evento para o fortalecimento do setor. “A inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA é uma grande oportunidade para expandir o acesso dos nossos agricultores familiares a mercados globais, promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar de uma forma mais inclusiva e eficiente. Esse processo pode representar uma nova fonte de renda e desenvolvimento para milhares de famílias no Brasil, além de contribuir para a segurança alimentar em várias partes do mundo”, disse Kelma Cruz.
Nos dois dias de evento, serão discutidos temas como estratégias de acesso ao mercado internacional, controle de qualidade de alimentos para exportação e boas práticas de comercialização. A programação também contará com painéis sobre casos de sucesso e treinamento específico sobre o cadastramento das organizações de agricultores familiares para vendas ao PMA.