Notícias
7º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba antecipa comemorações do Dia Mundial do Ovo em outubro
Evento será realizado no dia 06 de outubro, na Sede da Nater Coop, no município de Santa Maria de Jetibá (ES). Período de inscrições para as duas categorias (ovos brancos e vermelhos) já está aberto e segue até o dia 1º de setembro.
Tradição que compõem as comemorações do Dia Mundial do Ovo, a sétima edição do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba já tem data definida. Em mais um ano sendo promovido pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop), o evento será realizado no dia 06 de outubro, na Sede da Nater Coop, no município de Santa Maria de Jetibá (ES).
Antecipando as celebrações do Dia Mundial do Ovo, que neste ano será comemorado no dia 13 de outubro, o concurso será iniciado às 08 horas, com previsão para divulgação dos vencedores às 13 horas, logo após a finalização e compilação dos resultados.
A iniciativa será promovida em local reservado, com a presença apenas das comissões organizadora e julgadora, auditor externo, além dos representantes das amostras de ovos inscritas e de um grupo de apoio. O público poderá acompanhar ao vivo todas as etapas através do canal da Nater Coop, no Youtube, e nas redes sociais da Aves. O link da transmissão será divulgado em breve pela organização do concurso.
Quem pode participar?
Podem participar todos os avicultores com granjas localizadas no território do Espírito Santo, que possuam estabelecimento próprio registrado no Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE ou SIF) ou que enviem os ovos para serem classificados por estabelecimentos terceiros, que estejam registrados no Serviço de Inspeção Oficial.
Vale destacar que as granjas participantes devem possuir registro no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).
Inscrições
O período de inscrições para as duas categorias (ovos brancos e vermelhos) já está aberto e segue até o dia 1º de setembro. De forma totalmente gratuita, os produtores podem se inscrever nas duas categorias, lembrando que em cada categoria só será aceita uma inscrição por produtor e por marca atribuída/grupo familiar ou societário, não podendo haver repetições.
A participação no evento será confirmada mediante o envio da ficha de inscrição e da declaração para os casos de terceirização do beneficiamento (apenas os avicultores que não possuem Serviço de Inspeção Oficial próprio e/ou marca própria). Ambos os documentos podem ser baixados nos links abaixo e, após o preenchimento, devem ser enviados para o e-mail: tecnico@associacoes.org.br.
Informações a um click
O concurso conta com um site exclusivo, que reúne todas as informações desde o regulamento, ficha de inscrição, declaração para os casos de terceirização do beneficiado e até a proposta para que o seu negócio ou empresa se torne patrocinador do evento. O site pode ser acessado clicando aqui.
Entrega das amostras
Cada produtor será responsável por colher os ovos e entregar as amostras, no dia 05 de outubro, em um dos seguintes locais: sede da Aves, em Marechal Floriano, entre 13 e 16 horas; ou no auditório do Instituto Nater Coop, em Santa Maria de Jetibá, entre 13 e 16 horas.
A comissão organizadora será responsável pelo recebimento e fluxo das amostras até o local do evento. Os ovos entregues serão trocados de bandejas, e colocados em bandejas padrão do concurso. Cada uma das amostras será identificada por um código e apenas representantes da comissão organizadora farão a codificação das amostras.
O concurso terá uma comissão julgadora composta por sete profissionais envolvidos na avicultura de postura comercial nos âmbitos nacional e estadual, externos e independentes, convidados pela comissão organizadora. Em breve, os perfis dos jurados serão divulgados pela organização do concurso.
Premiação
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão como premiação um certificado com a devida colocação. Os produtores que ficarem em 1º lugar nas duas categoriais, e que possuírem marca comercial própria, terão o direito de usar um selo para ser aplicado exclusivamente em suas embalagens de ovos da marca e da produção própria, declarados na inscrição, com os dizeres: Melhor Ovo Branco do Espírito Santo/Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2023 e Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo/Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2023.
Faça participar do concurso
Sua empresa ou negócio pode estampar sua marca no 7º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba.
Para facilitar o passo a passo, já está disponível no site do evento a proposta de patrocínio com todas as informações e contatos para que a sua empresa ou negócio faça parte do nosso concurso.
Entre em contato com a comissão organizadora e faça parte deste importante evento do calendário avícola capixaba.
Notícias
Sindiavipar homenageia Ricardo Santin por fortalecer a avicultura brasileira no mercado global
Honraria destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.
Em um gesto de reconhecimento à dedicação e liderança que têm sido fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da avicultura no Brasil, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) prestou uma homenagem a Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O tributo destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.
Durante um encontro festivo promovido pelo Sindiaviapar, realizado em conjunto com a cadeia produtiva paranaense, Santin se mostrou emocionado ao receber a honraria. “Foi uma surpresa, pensei que estava vindo para um jantar com amigos do setor. Receber esta homenagem do Sindiavipar e de toda a cadeia produtiva do Paraná é uma manifestação de carinho imensa, porque a avicultura do Paraná é um grande eixo de desenvolvimento da avicultura brasileira, hoje com 40% da exportação, 35% da produção. Isso me deixa muito honrado. Fico muito feliz e aumenta ainda mais a minha responsabilidade, pois acompanhei o início das atividades da ABPA e a trajetória do Francisco Turra, e junto com ele ajudei a construir esta ABPA forte”, declarou Santin.
O presidente do Sindiavipar e sócio-diretor da Globoaves, Roberto Kaefer, ressaltou a importância do trabalho de Ricardo Santin para o setor. “Fazer uma homenagem ao Ricardo Santin é reconhecer uma pessoa que trabalha muito pelo nosso setor. Este ano vamos chegar aos 5,2 milhões de toneladas de carne de frango exportadas, batendo recorde e nos consolidando como o maior exportador do mundo. A avicultura do Brasil, com mais de 36% de representatividade nacional e 42% das exportações, tem hoje 150 países comprando de nós. Isso é fruto do dinamismo e da capacidade de negociação que a ABPA, sob a liderança de Santin, tem demonstrado. O Brasil, além de oferecer um produto de qualidade superior, tem a capacidade de atender sempre às demandas do mercado global”, enalteceu.
O evento contou com a presença de líderes empresariais e figuras importantes do setor, como os presidentes da Coopavel, Dilvo Grolli; da Copacol, Valter Pitol; o gerente da Divisão Industrial da C.Vale, Reni Girardi; o médico-veterinário e diretor da Mercolab, Alberto Back; além de representantes das maiores empresas de alimentos, genética, laboratórios e insumos do país.
A homenagem a Ricardo Santin ressalta a importância de sua atuação à frente da ABPA, onde ele tem sido peça-chave no crescimento e na promoção da avicultura e suinocultura brasileiras, consolidando o país como um dos maiores players no mercado mundial de proteína animal.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.