Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

5 de julho: Dia Internacional do Cooperativismo

Publicado em

em

Nove cooperativas catarinenses se destacam no anuário “Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil”, da revista Exame. Sete são do ramo Agropecuário, uma do ramo Transporte e uma de Saúde.  No Brasil, o sistema cooperativista foi contemplado em quatro ramos de atividade econômica: Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte.
Essa privilegiada situação foi registrada nesta semana pelo presidente da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), Marcos Antônio Zordan, em razão do transcurso do Dia Internacional do Cooperativismo neste sábado, 5 de julho.
O setor de Agronegócio foi o que destacou o maior número de cooperativas de Santa Catarina. A Aurora Alimentos foi escolhida a melhor empresa do país, no ramo de aves e suínos. Na região Sul, em número de vendas, entraram no ranking das 50 maiores empresas a Aurora Alimentos, a Cooperalfa e a Coopercampos. Das 400 maiores empresas do setor no Brasil, sete posições foram ocupadas por catarinenses. Além das já citadas, destacaram-se no ano passado a Copérdia, a Auriverde, a Cravil e a Coperja.
Em vendas líquidas, no ranking geral das 500 maiores empresas de diferentes ramos, a Aurora Alimentos conseguiu a 91º posição e a Cooperalfa o 319º lugar. Coopercampos, Coopercarga, Copérdia e Unimed Grande Florianópolis conseguiram entrar no ranking das 1000 maiores empresas do Brasil.
Para Zordan,o destaque das cooperativas é resultado de um trabalho a longo prazo, feito pelos dirigentes, com o apoio dos funcionários, mas, principalmente, com a participação dos associados, que são os donos e que dão sentido às cooperativas. “Em nome da Organização parabenizamos essa conquista, em especial a Aurora, que é a cicerone do sucesso das atividades cooperativistas catarinenses”, destaca.

Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil

Criado há 41 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2013 e em base de dados oficiais.  As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.
As posições das cooperativas catarinenses
Entre as 500 maiores em vendas líquidas – Geral:
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Venda (em milhões de reais): 5.278,6
Posição: 2013 – 91º
2012 – 109º
Cooperalfa (Chapecó-SC)
Venda (em milhões de reais): 1.779,5
Posição: 2013 – 319º
2012 – 356º
Entre as 1000 maiores em vendas líquidas – Geral:
Coopercampos (Campos Novos-SC)
Venda (em milhões de reais): 738,5
Posição: 2013 – 659º
2012 – 683º
Coopercarga (Concórdia-SC)
Venda (em milhões de reais): 737,3
Posição: 2013 – 661º
2012 – 690º
Copérdia (Concórdia-SC)
Venda (em milhões de reais): 727,5
Posição: 2013 – 670º
2012 – 665º
Unimed Grande Florianópolis (Florianópolis-SC)
Venda (em milhões de reais): 479,0
Posição: 2013 – 894º
2012 – 682º
100 maiores investimentos
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Investimentos do imobilizado (em milhões de reais): 211,8
Posição: 87º
As melhores – Bens de consumo (por pontos obtidos)
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 11º
Maiores por Estado – Santa Catarina (vendas líquidas)
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 2º
Cooperalfa (Chapecó-SC)
Posição: 9º
100 maiores da região Sul
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 5º
Cooperalfa (Chapecó-SC)
Posição: 41º
400 maiores no Agronegócio
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 20º
Cooperalfa (Chapecó-SC)
Posição: 59º
Coopercampos (Campos Novos-SC)
Posição: 147º
Copérdia (Concórdia-SC)
Posição: 150º
Auriverde (Cunha Porã-SC)
Posição: 265º
Cravil (Rio do Sul-SC)
Posição: 273º
Coperja (Jacinto Machado-SC)
Posição: 296º
50 maiores no Agronegócio – Região Sul
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 3º
Cooperalfa (Chapecó-SC)
Posição: 16º
Coopercampos (Campos Novos-SC)
Posição: 50º
Melhores no Agronegócio – Aves e Suínos
Aurora Alimentos (Chapecó-SC) 
Posição: 1º

Fonte: Ass. Imprensa da Osesc

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.