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Suínos / Peixes

“Mato Grosso do Sul é o melhor destino do país para investimento em suinocultura”

Afirmação é do superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Rogério Beretta

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O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Rogério Beretta, participou do 2º Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura, que aconteceu no fim de abril, em Dourados, MS. Lá, deixou claro que o governo está incentivando a produção de suínos e aves das indústrias locais e players de outros estados, mostrando que esses dois segmentos foram os que mais cresceram nos últimos dez anos no setor de carnes. Entre os destaques, estão os programas Granja Plus e Leitão Vida, que ajudam a profissionalizar os profissionais e oferecem isenção de impostos.

“O governo de MS entende como prioritário o fomento à suinocultura. Hoje vemos que Mato Grosso do Sul é o melhor destino do país para investimento em suinocultura”, expôs. De acordo com Beretta, “o Estado, que é uma potência no agronegócio, está agregando valor ao que é produzido no campo por meio do fortalecimento do setor agroindustrial local, o que dá condições para que grandes players de outros estados se instalem em território sul-matogrossense”.

Ele conta os motivos pelos quais entende que é importante investir em suínos – e aves.  “Somos o quarto maior produtor de milho. Terceiro lugar no ranking brasileiro de abate, quinto maior produtor de grãos, temos 67% de nossa área destinada à agropecuária. O Estado, conhecido como o melhor produtor de carnes do Brasil, que exporta cerca de US$ 800 milhões por ano, tem na suinocultura e na avicultura os segmentos de maior expansão nos últimos dez anos”, frisou. De acordo com o superintendente, em 2016 MS abateu 127 mil toneladas de suínos e 401 mil toneladas de aves. Ele ainda citou o crescimento da suinocultura nos últimos dez anos. O rebanho aumentou 30%, a produção aumentou 104% e os abates, 116%.

Leitão vida

O programa Leitão Vida é um dos incentivos a produtores e agroindústrias dado em MS. A partir do 12º leitão nascido, há isenção de impostos. Se a leitegada tiver 18 animais, por exemplo, seis estão livres de impostos. No entanto, ele é mais complexo e está sendo reorganizado, 24 anos depois de sua criação, para estar alinhado aos padrões zootécnicos e de sustentabilidade de hoje. “A reorganização do programa é para o bem da suinocultura, principalmente agregando sustentabilidade e bem-estar animal”, destacou Beretta.

O programa que dá incentivos fiscais estaduais e interestaduais classifica os produtores como básico, intermediário e avançado. O básico cumpre 11 critérios obrigatórios referentes a legislações ambiental, tributária, sanitária e trabalhista. O intermediário cumpre todos os critérios obrigatórios e ao menos seis dos sete critérios complementares, que dizem respeito a participação em associações, aplicação de tecnologias sustentáveis, como biodigestor, e aplicação de regras e conceitos de boas práticas na produção.

O avançado cumpre todos os itens obrigatórios, ao menos cinco itens complementares e cinco superiores. Os superiores incluem boas práticas e infraestrutura, como escritório na granja, local específico com biossegurança para animais mortos, entre outros. Os incentivos são por meritocracia. Ou seja, quanto mais profissional e quanto mais produzir, maiores são os incentivos. “As informações da propriedade são enviadas pelo responsável técnico das fazendas para o governo, que audita.

De acordo com o superintendente, o incentivo se faz necessário para ampliar a produção de leitões, pois, segundo ele, hoje o Estado precisa comprar de outros estados para atender a demanda das indústrias. “MS está importando 20% de leitão de outros estados para terminação”, destacou.

Granja Plus

Outro destaque no fomento aos setores de suínos e aves é o programa Granja Plus, lançado oficialmente durante as comemorações dos 25 anos da Asumas. Mato Grosso do Sul tem potencial para a expansão da suinocultura e avicultura no Brasil. A estimativa é de que a produção de aves, por exemplo, cresça 3% e a de suínos avance 10% neste ano. É nesse contexto que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS disponibiliza ao produtor rural sul-mato-grossense o Granja Plus. A iniciativa, que está em fase de mobilização, promove a melhoria contínua das duas atividades no estado.

Durante o mês de julho, técnicos da instituição fizeram a apresentação do projeto nos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Dourados, Itaporã, Caarapó e Sidrolândia. “O estado possui características favoráveis, como logística, envolvimento dos principais players do mercado brasileiro, produção agrícola, que é a base para a ração, bem como políticas públicas e opções de investimentos, fatores que viabilizam as atividades, além de atender à demanda desses setores”, explica a coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.

Com a consultoria do programa, que terá duração de 18 meses, os produtores recebem orientação para adequação das propriedades, seguindo exigências legais nas áreas trabalhista, ambiental, segurança no trabalho, construções rurais, gestão da propriedade e capacitação da mão de obra, além de incentivo ao associativismo e cooperativismo e biosseguridade.

Atualmente, as cadeias reúnem 770 produtores associados em suas respectivas entidades de classe, a Associação Sul Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) e Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul). Para participar do programa, basta o produtor procurar o sindicato rural do seu município.

Mais informações você encontra na edição de Suínos e Peixes de julho/agosto de 2018 ou online.

Fonte: O Presente Rural

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Suínos / Peixes

Minas Gerais celebra Dia da Carne de Porco em 30 de abril

Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade. 

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Você sabia que no dia 30 de abril é celebrado o Dia da Carne Suína Mineira? A data foi instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através da LEI 21125, de 03/01/2014, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e cultural no Estado. Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade.

Em Minas, esta é uma proteína que está presente no dia a dia e nos momentos de confraternização, ela faz parte da vida e da cultura alimentar local, não por acaso, estrelam entre os nossos pratos tradicionais e mundialmente reconhecidos: torresmo, leitão à pururuca, costelinha com canjiquinha, lombo com tutu, barriga à pururuca entre tantos outros mais e todo este cenário nos leva ao primeiro lugar no ranking de consumo da carne suína no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a estimativa é que cada mineiro consuma 27,1 kg per capita.

Minas Gerais não é referência apenas no consumo, mas também na produção da carne de porco. Segundo o IBGE somos o quarto maior produtor de suínos do Brasil, com destaque para as regiões do Triângulo Mineiro, Vale do Piranga, Centro-Oeste Mineiro e Sul de Minas.

Em 2023 passado, foram comercializadas 5,3 milhões de toneladas de carne. Para o presidente da associação, João Carlos Bretas Leite, Minas é um caso à parte em consumo e qualidade da produção e somos mundialmente conhecidos por estes feitos. É muito gratificante garantir proteína saudável, a preço justo e sabor inigualável na mesa dos mineiros e saber que ela faz parte do dia a dia e da história desse povo”, disse.

Fonte: Divulgação/HB Audiovisual

Além de garantir carne de saudável e saborosa aos consumidores mineiros, a Associação que representa estes produtores pretende dar dicas das melhores e mais saborosas formas de preparo da proteína, por isso há alguns anos criou o projeto Cozinhando com a Asemg, conheça o projeto:

Cozinhando com Asemg: com porco é melhor

A Asemg lançou neste mês de abril a quarta edição do projeto “Cozinhando com a Asemg”, que traz o tema: “Com Porco é melhor”. Serão apresentadas uma série de receitas, tradicionais na cozinha do brasileiro, mas com substituições que trazem muito mais sabor aos pratos. Nelas conterão a carne de porco no lugar de outras proteínas já conhecidas tradicionalmente.  Receitas como strogonoff de carne de porco, salpicão de carne de porco e muito mais.

O presidente da Asemg João Carlos Bretas Leite conta que: “Estamos na quarta edição do projeto, que vem a cada ano trazendo novidades e surpreendendo a todos mostrando o quanto a nossa proteína é versátil. As receitas são disponibilizadas no Instagram @asemg_mg, receitas fáceis e muito saborosas.’’ comenta o presidente.

Conheça a Asemg

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais foi criada em 30 de abril de 1972 com o objetivo de representar a classe suinícola no estado mineiro e vem cumprindo este papel desde então.

Hoje a entidade tem como missão construir e fortalecer relacionamentos estratégicos, prover informações assertivas e fomentar soluções para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da suinocultura, agregando valor para os associados, filiadas regionais, parceiros e comunidades.

A Asemg atua diretamente em áreas como: sanidade, bem-estar animal, política, conhecimento, marketing, meio ambiente, inovação e mercado de compra e venda de suínos.

Fonte: Assessoria Asemg
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Suínos / Peixes

Preços do suíno vivo e da carne recuam; poder de compra cai frente ao farelo

Esse cenário força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

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Foto: Ari Dias

Os preços do suíno vivo e da carne caíram nos últimos dias, conforme apontam levantamentos do Cepea.

Para o animal, pesquisadores deste Centro explicam que a pressão vem da demanda interna enfraquecida e da oferta elevada.

No atacado, o movimento de baixa foi observado para a maioria dos produtos acompanhados pelo Cepea e decorre da oferta oriunda da região Sul do Brasil (maior polo produtor) a valores competitivos.

Esse cenário, segundo pesquisadores do Cepea, força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

Diante da retração dos valores pagos pelo vivo no mercado independente em abril, o poder de compra do suinocultor paulista caiu frente ao farelo de soja; já em relação ao milho, cresceu, uma vez que o cereal registra desvalorização mais intensa que a verificada para o animal.

Fonte: Assessoria Cepea
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Suínos / Peixes

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

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Foto: Shutterstock

A missão do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à Índia em novembro do ano passado segue gerando resultados positivos para o Brasil. Após encontros com Shri Parshottam Rupala, ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia e Kamala V Rao, CEO da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Índia, o Brasil obteve, na última sexta-feira (19), a confirmação da abertura de dois novos mercados: pescado de cultivo (aquacultura) e pescado de captura (pesca extrativa).

O anúncio se soma a expansões recentes da pauta agrícola do Brasil para o país asiático. Nos últimos 12 meses, o governo indiano autorizou a importação de açaí em pó e de suco de açaí brasileiros.

Em 2023, a Índia foi o 12º principal destino das exportações agrícolas brasileiras, com vendas de US$ 2,9 bilhões. Açúcar e óleo de soja estiveram entre os produtos mais comercializados.

Segundo o Agrostat (Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), nos três primeiros meses deste ano, o Brasil exportou mais de 12 mil toneladas de pescado para cerca de 90 países, gerando receitas de US$ 193 milhões. Esse valor mostra um aumento de mais de 160% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as vendas foram de US$ 74 milhões.

“Seguimos comprometidos em ampliar a presença dos produtos agrícolas brasileiros nas prateleiras do mundo. Essa estratégia não apenas abre mais oportunidades internacionais para nossos produtos e demonstra a confiança no nosso sistema de controle sanitário, mas também fortalece a economia interna. Com as recentes aberturas comerciais estamos gerando mais empregos e elevando a renda dos produtores brasileiros”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

Fonte: Assessoria Mapa
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