Conectado com

Notícias

SNCS inova e amplia sua atuação no varejo brasileiro em prol dos suinocultores

Edição de 2018 da maior vitrine da carne suína no setor varejista traz novos diferenciais e atende público de diversas faixas de renda

Publicado em

em

A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) estreia no dia 13 de setembro com a missão de surpreender mais uma vez com a diversidade de cortes e as vantagens da carne suína e de incentivar o seu consumo entre os brasileiros. A iniciativa de sucesso da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e com o apoio do Sebrae Nacional, tem como um dos seus pilares uma atuação sistêmica, trazendo benefícios para produtores, indústria, varejo e consumidores. Neste ano, a edição expande para sete bandeiras e chega a 624 lojas em 17 estados brasileiros.

A SNCS de 2018 traz como diferencial o atendimento ao público de A a D, o aumento da sua presença em Guarulhos, região metropolitana da maior cidade do país, e também no estado do Rio de Janeiro, um dos grandes centros de consumo do Brasil. Tudo isso porque deu as boas-vindas às redes Lopes Supermercados e Hortifruti – Natural da Terra, que se juntam às bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti e St. Marche para formar a maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro, presente em cerca de 10% do faturamento do setor alimentício nacional. 

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que o histórico de seis anos da campanha, que começou apenas nas redes GPA, em 2012, foi muito importante para a criação e aperfeiçoamento da estratégia de treinamentos que hoje se adequa a diferentes perfis de varejo. “Começamos com o maior grupo de varejo do Brasil com uma experiência bem-sucedida e trazemos essa realidade para outras redes com diferentes especificidades e perfis, ampliando as oportunidades da carne suína de forma contínua para produtores, indústria e varejo”, pontua. 

 

Conheça as redes participantes 

Participando pela sexta vez, o GPA investe durante o mês de agosto em treinamentos para colaboradores de açougue com foco em qualidade nutricional e potencial gastronômico da carne suína, além de palestra motivacional com foco em estratégia de vendas para engajar a equipe durante a realização da campanha nas lojas.

Marcada por sua variedade, qualidade e promoções, a bandeira Extra levará a SNCS para 300 lojas distribuídas em 17 estados, apostando na diversidade da carne suína e na tradição do produto nas suas gôndolas. A rede premium do grupo, a bandeira Pão de Açúcar, participa com 187 lojas em 12 estados, encantando os clientes com seu atendimento diferenciado e aumentando a procura da proteína.

O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Guinutzman, acredita no potencial da SNCS e aposta no crescimento de vendas nesta edição. “A carne suína está entre as proteínas mais saudáveis e menos consumidas entre os brasileiros. O incentivo do consumo se dá pela praticidade de preparo, sabor e preço acessível. A expectativa das redes Extra e Pão de Açúcar é crescer 20% na comparação com a Semana realizada no ano passado”. 

Participante da SNCS pelo segundo ano, o Oba Hortifruti levará para suas 36 lojas em São Paulo e Distrito Federal a diversidade de cortes de carne suína com a excelência em qualidade que já é marca registrada da rede. Este ano, os treinamentos serão motivacionais para incentivar a equipe de açougueiros, promotores de vendas e gerentes a se engajarem ainda mais com a campanha. 

A rede comemorou o crescimento de 80% nas vendas no ano passado e mira mais uma vez nos bons resultados. De acordo com a gerente de produto do Oba Hortifruti, Renata Vieira Conde e Melo, a rede acredita no potencial da proteína para alcançarem um aumento de 20% sobre o resultado anterior. “Apostamos muito nesta proteína, não só por entendermos o tamanho desta oportunidade de negócio, mas também por enxergarmos na carne suína total sinergia com o nosso posicionamento de marca, ao representar uma aliança perfeita entre saudabilidade e muito sabor”, afirma. 

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2017, que elevou em 143% as vendas de carne suína durante a SNCS, a maior rede de supermercado premium de São Paulo, o St. Marche, se prepara para levar a campanha mais uma vez para suas 18 lojas localizadas na cidade. Conhecida pela sua curadoria e pelo serviço de personal shopper que auxiliam os clientes nas compras, a rede quer superar os resultados positivos mantidos durante o período pós-campanha.  

“Crescemos na SNCS e mantivemos os patamares alcançados nos meses consecutivos. Isso significa que os clientes reconhecem o Marche como referência de venda de carne suína. Nesta edição, queremos consolidar nosso posicionamento, oferecendo o melhor que a proteína pode oferecer ao mercado consumidor”, se posiciona a coordenadora de perecíveis, Fabiana Farrah.

Estreante na SNCS, a Rede Hortifruti – Natural da Terra amplia a penetração da campanha no Rio de Janeiro e no Espirito Santo, além de intensificar a presença em São Paulo. Ao todo, são 45 lojas que se diferenciam como especialistas em alimentos frescos e tem no DNA o incentivo a educação do cliente por meio de campanhas e conteúdos especiais, o que vem em consonância com as diretrizes da SNCS.  

Além dos treinamentos voltados aos açougueiros para o incremento de novos cortes de carne suína nas gôndolas, o Hortifruti – Natural da Terra também investe em capacitação de gerentes, promotores de vendas e nutricionistas da rede. "A expectativa da Hortifruti é ter acesso à informação de qualidade sobre a carne suína, o que eu considero ser muito valioso para nossas operações. Esperamos imprimir outro ritmo de venda da proteína em nossas lojas e que o ponto de venda transpareça esse trabalho. Queremos reconhecer a carne suína como um diferencial competitivo na nossa empresa", explica o diretor comercial, Leonardo Miyao. 

Com presença forte na 2ª maior cidade em população do estado de São Paulo – Guarulhos, a rede Lopes Supermercados também vê na SNCS uma oportunidade para capacitar sua equipe e ampliar as vendas da carne suína com novo sortimento e porcionamento dos cortes suínos em suas 30 lojas. Com previsão de crescimento de 40%, a rede acredita que o engajamento e o treinamento da equipe serão diferenciais no período.  

“Teremos ganhos juntos aos nossos clientes dos benefícios e reforço da cultura do consumo da carne suína. A parceria com a ABCS ajuda nesta construção e demonstra quão evoluídos e preparados a cadeia de suínos se encontra. E demonstram isto através da parceria com o varejo”, pontua o comprador comercial de açougue do Lopes, Claudio Alves dos Santos.

A SNCS chega ao varejo brasileiro no período de 13 a 27 de setembro com diversidade de cortes e campanhas educativas sobre o sabor, saudabilidade e versatilidade da carne suína. 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Notícias

Comércio exterior e logística no setor agropecuário: desafios e oportunidades para o transporte e escoamento

Exportações de soja em outubro, caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro.

Publicado em

em

Fotos: Claudio Neves

O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam como elementos essenciais no atual cenário da agricultura brasileira, especialmente diante do crescimento expressivo da produção de grãos previsto para a safra 2024/25. A estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 8,2% em relação à safra anterior, traz desafios adicionais para a infraestrutura de transporte e os processos logísticos do país. A análise consta na nova edição do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira (22).

A melhoria nas condições climáticas tem favorecido o avanço das semeaduras, com destaque para as culturas de soja e milho, mas, para que a produção chegue ao mercado internacional, é crucial um sistema de escoamento eficiente. Nesse sentido, os portos brasileiros desempenham papel fundamental, especialmente os do Arco Norte, que têm se consolidado como uma via vital para exportação. Em outubro de 2024, os portos do Arco Norte responderam por 35,1% das exportações de grãos, superando a participação de 33,9% registrada no mesmo período de 2023.

Com o aumento da produção de soja e milho, as expectativas de escoamento nos próximos meses apontam para um cenário desafiador, com necessidade de otimizar os fretes para atender ao crescimento das exportações. Em outubro, as exportações de soja caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro. Já as exportações de milho, que enfrentam uma redução de 34,1% nas estimativas para a safra 2023/24, exigem adaptação no transporte, uma vez que a oferta menor pode reduzir a demanda por fretes no curto prazo, mas com aumento da competição por capacidade logística.

A movimentação de fertilizantes, por sua vez, também demanda atenção na logística. Em outubro de 2024, os portos brasileiros importaram 4,9 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa um incremento de 5,9% em relação ao mês anterior. Este crescimento contínuo na importação exige um cuidado especial no transporte desses insumos, visto que o Brasil é um dos maiores compradores internacionais e uma base importante de consumo de fertilizantes.

Por outro lado, o transporte de cargas no Brasil segue enfrentando desafios estruturais. De acordo com o Boletim da Conab, a ampliação das capacidades de escoamento nos portos, especialmente no Arco Norte, é uma estratégia chave para lidar com o aumento do volume de exportações e garantir que os fretes se mantenham competitivos.

Em suma, a logística no setor agropecuário brasileiro se apresenta como um elo crucial para garantir o sucesso das exportações de grãos. A integração entre os diferentes modais de transporte, o aprimoramento da infraestrutura portuária e a adaptação às demandas de escoamento serão decisivos para que o Brasil continue sendo um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo.

Fretes

Em outubro de 2024, os preços do frete apresentaram variações significativas entre os estados brasileiros. Os preços subiram em estados como Bahia, Goiás e Minas Gerais e Distrito Federal, principalmente devido ao aumento na demanda, impulsionado pela exportação de grãos e a importação de fertilizantes. Em Goiás, a melhora nos preços do milho também gerou aumento na demanda por fretes. Já em estados como Paraná, Piauí e São Paulo, os preços ficaram mais baratos, com o Paraná registrando uma redução de 16,67% na região de Cascavel, refletindo a baixa demanda por grãos. No Piauí, a diminuição nas exportações de soja resultou em uma queda de 4,10% no mercado de fretes. Por outro lado, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram estabilidade nos preços, com pouca variação nas cotações, devido a um equilíbrio entre a demanda e a oferta de fretes.

O Boletim Logístico da Conab é um periódico mensal que coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra. Confira a edição completa do Boletim Logístico – Novembro/2024, disponível no site da Companhia.

Fonte: Assessoria Conab
Continue Lendo

Notícias

Clima favorável impulsiona cultivos da primeira safra, aponta boletim de monitoramento

Precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

As condições climáticas favoráveis nas primeiras semanas de novembro impactaram positivamente o cenário agrícola brasileiro. Na região Central do país, precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

O Norte-Nordeste experimentou uma expansão das áreas beneficiadas por chuvas, incluindo regiões do Matopiba que anteriormente enfrentavam déficit hídrico. Esse cenário impulsionou o processo de semeadura na maior parte dessa região.

Foto: Gilson Abreu

Em contraste, o Sul do país registrou uma redução nas precipitações, o que facilitou o avanço da colheita do trigo e a semeadura dos cultivos de primeira safra. De modo geral, as condições agroclimáticas se mostraram favoráveis, proporcionando umidade adequada para o desenvolvimento das lavouras.

No Rio Grande do Sul, a semeadura do arroz progrediu significativamente, com a maior parte concluída dentro do período considerado ideal. A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, beneficiando-se das condições climáticas que favoreceram a germinação e o estabelecimento das plantas. Em Santa Catarina, temperaturas médias e incidência solar adequadas contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas.

Estas informações estão presentes no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab, acesse clicando aqui.

Fonte: Assessoria Conab
Continue Lendo

Notícias

Show Rural investe em obras para melhorar experiência de visitantes

Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Coopavel

Avançam os preparativos para a 37ª edição do Show Rural Coopavel, evento que reafirma o Oeste do Paraná como um dos principais polos do agronegócio mundial. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, visitantes do Brasil e do exterior terão acesso a um espaço renovado, com melhorias que reforçam o compromisso da Coopavel com a inovação, a sustentabilidade e a excelência em infraestrutura. “Melhorar continuamente é uma das regras que fazem o sucesso do Show Rural, referência em inovações e tendências para o agronegócio”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição. O restaurante do parque está em ampliação em 500 metros quadrados, permitindo o atendimento de mais mil pessoas por refeição. A área de entrega de bebidas é reformulada para otimizar o fluxo, enquanto novos buffets, mesas e utensílios foram adquiridos para manter o alto padrão de qualidade em uma estrutura com capacidade para servir mais de 40 mil refeições diariamente.

A mobilidade no parque também recebe melhorias. São mais de seis mil metros quadrados de ruas asfaltadas. Uma das novidades mais aguardadas é a cobertura da Rua 10, que conecta o Portal 4 ao Pavilhão da Agricultura Familiar. Com 400 metros lineares, essa obra, viabilizada em parceria com a Barigui/Volkswagen, eleva para mais de 6,2 mil metros quadrados a área coberta do parque, garantindo conforto aos visitantes em qualquer condição climática, observa o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Para ônibus

Para receber caravanas de todo o Brasil e de outros países será criado um estacionamento exclusivo para ônibus com capacidade para 400 veículos. Estrategicamente localizada, a nova estrutura promete praticidade e organização para os grupos que participam da maior mostra de tecnologia para o campo da América Latina.

Outro destaque é o barracão de 1,2 mil metros quadrados dedicado à gestão de resíduos. Essa estrutura permitirá separação e correta destinação de materiais antes, durante e depois do evento, reforçando o compromisso da cooperativa e do evento técnico com práticas ambientalmente responsáveis.

Evolução

Com essas inovações e investimentos, o Show Rural Coopavel segue como referência global, combinando hospitalidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente, reforça o presidente Dilvo Grolli. O tema da 37ª edição será Nossa natureza fala mais alto.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.