Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Phibro e CHR Hansen recebem clientes para visitar suas fábricas, em Valinhos e Guarulhos (SP)

Publicado em

em

A Phibro, líder global no mercado de nutrição e saúde animal, e a CHR Hansen, uma das maiores fabricantes mundiais de ingredientes para a indústria de alimentos, receberam alguns clientes para participar de apresentações técnicas das empresas e visita às suas fábricas, respectivamente em Guarulhos e Valinhos (SP).

Este foi o primeiro evento desde que as empresas passaram a atuar em parceria. A Phibro é responsável pela distribuição e comercialização da linha de probióticos para suínos da CHR Hansen no Brasil (linhas Probios Guard® e BioPlus®) e a CHR Hansen oferece todo suporte técnico e laboratorial para esta nova estrutura comercial de distribuição dos produtos.

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro. A primeira etapa foi realizada nas dependências da CHR Hansen, em Valinhos (SP), com a palestra “Uso de probióticos em crescimento e terminação”, ministrada por Robert Lantz, Gerente Técnico Comercial da CHR Hansen (EUA). Após a apresentação os participantes conheceram a fábrica.

Robert Lantz, durante sua palestra apresentou resultados de pesquisas recentes com o uso de Probios Guard® na fase de crescimento e terminação. O uso de Probios Guard® nesta fase melhora a digestibilidade da dieta, fator que foi verificado em experimentos conduzidos na Europa, Estados Unidos, além de recentemente ter sido concluído um trabalho no Brasil, na Universidade Federal de Viçosa (MG), onde a melhoria na digestibilidade da dieta foi verificada em condições locais: ingredientes, clima e animais. “O ganho econômico resulta da redução do custo na alimentação dos suínos ou pelo aumento do ganho de peso e melhora na conversão alimentar; o cenário econômico e as metas de cada empresa direcionarão a forma de uso”, explica Lantz.

Segundo Paulo Ricardo Lima de Oliveira, Gerente de Vendas da Chr Hansen na América do Sul, “a parceria entre as duas empresas tem como objetivo promover às empresas e produtores um maior acesso às tecnologias usadas na Europa e EUA, buscando melhor desempenho dos animais, maior lucratividade e o uso mais racional dos recursos com segurança alimentar, principalmente em um cenário no qual o Brasil avança em suas exportações de carne”.

No dia 02, o evento prosseguiu na planta fabril da Phibro, localizada em Guarulhos (SP). Os convidados assistiram à palestra sobre “A Virginiamicina como melhorador de desempenho em fêmeas suínas”, ministrada pelo Gerente Técnico Suínos da Phibro, Carlos Kippert. O evento foi finalizado com uma visita à fábrica da Phibro, onde os participantes puderam conhecer o processo de produção da Virginiamicina, molécula de produção exclusiva da empresa, exportada do Brasil para a América Latina, Estados Unidos, Canadá, China entre outros países.

Segundo Carlos Kippert, “a ideia foi aproximar os clientes, entender suas necessidade e ajustar nosso posicionamento, além de apresentar as unidades fabris, onde puderam conhecer todo o processo de fabricação e controle de qualidade dos produtos. A Virginiamicina é o único aditivo melhorador de desempenho aprovado no MAPA para uso em fêmeas em gestação e lactação. A utilização desta molécula no período de gestação e lactação, durante ciclos sucessivos, permite ao suinocultor comprovar melhorias no desempenho reprodutivo das fêmeas e efeitos diretos na leitegada”.

“Os benefícios do uso da virginiamicina incluem um aumento no número de leitões nascidos, redução da mortalidade pré-desmame e consequente aumento do número de leitões desmamados. Durante a lactação a fêmea perde menos peso e o número de dias não produtivos no ano é reduzido. Além disto, Stafac® altera de forma significativa a composição do leite da fêmea, aumentando principalmente o teor de gordura e sólidos totais. E, como resultado o leitão será desmamado mais pesado”, explica Kippert.

Para Fabiane Hinnah, médica veterinária da Cooperativa Languiru de Estrela/RS e Luiz Souza, nutricionista da Capal em Arapoti/PR o evento foi muito importante para conhecer a realidade do processo, que reúne desde o controle de qualidade da matéria prima, conhecimentos sobre nutrição e sanidade até o resultado final que se espera de um aditivo. 
Já, para Cléder Ferreira, coordenador de fábrica de ração da Cooperxanxerê em Xanxerê/SC, o cliente considera o pós venda um diferencial. “O atendimento fica mais completo. É fácil vender, mas manter o cliente que é difícil. Neste caso, o suporte é uma ideia inovadora”, conclui Cléder.

A proposta foi realizar um evento para criar oportunidade de discussão sobre os temas expostos, que são novidades na área de aditivos probióticos e melhoradores de desempenho e, as palestras visaram atualizar tecnicamente nossos parceiros. “Todos os participantes estão rotineiramente no campo e a expectativa foi apresentar dois conceitos na linha de aditivos para melhorar o desempenho dos animais nas fases de crescimento & terminação ou reprodução”, enfatiza Carlos.

Sobre a Phibro

Com faturamento global de US$ 690 milhões por ano em saúde e nutrição animal, a empresa possui duas unidades fabris no País, principal plataforma mundial de produção. A planta de biotecnologia localizada em Guarulhos (SP) é a única fábrica no Brasil, em sua área de especialidade, certificada pelo FDA (Food and Drug Administration) dos EUA. A outra, no interior de São Paulo, na cidade de Bragança Paulista, a Planalquímica Industrial, é uma planta de química fina e representa a segunda maior produção mundial de Nicarbazina, molécula de destaque como solução para o controle de coccidiose, doença de alto impacto econômico na produção de frangos de corte. Atualmente, a empresa emprega 343 funcionários.

Sobre a CHR Hansen

Posicionada entre os maiores fabricantes mundiais de ingredientes naturais para a indústria de alimentos, com filiais e Centros de Aplicação e Tecnologia em todo o mundo, a empresa acumula experiência de mais de 130 anos como uma força importante para continuar sendo inovadora, com forte comprometimento e melhoria constante. A Chr. Hansen tem participação muito ativa no mercado brasileiro há mais de 50 anos, oferecendo no mercado brasileiro produtos registrados e cadastrados na comunidade européia. Tudo começou no final do século 19, quando a matriz, na Dinamarca, iniciou a exportação de coalhos para o Brasil, os quais eram distribuídos por agentes locais. A distribuição se manteve ininterrupta, mesmo durante as duas guerras mundiais e as instabilidades econômicas do Brasil. O estabelecimento da filial em Valinhos (SP) ocorreu em 1977.

Fonte: Ass. Impr. da Phibro

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.