Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Perspectivas de negócios do Encontro Internacional do Avisulat 2014 somam 18 milhões de dólares

Publicado em

em

Terminou nesta quinta-feira, 06 de novembro, o Avisulat 2014 – IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, com perspectivas de negócios para os próximos 12 meses que chegam a U$ 18 milhões. Os excelentes números são resultado da primeira edição do Encontro Internacional de Negócios, que propiciou ao todo 114 agendas de prospecção entre empresas brasileiras e estrangeiras interessadas em firmar parcerias nos segmentos de avicultura, suinocultura e laticínios. Compareceram compradores do Chile, Egito, Emirados Árabes, Malásia, México, Rússia e Uruguai. “Foi uma inovação que coloca o Avisulat em uma vitrine internacional”, ressaltou Eduardo Santos, coordenador do evento.

Cerca de 4 mil pessoas passaram pelos pavilhões do Centro de Eventos Fiergs nos três dias de Congresso. “Para nós, organizadores, é vantagem realizarmos o evento em um lugar como esse, tanto em termos de logística quanto de serviços. A cada edição que passa, recebemos um número maior de visitantes de outros estados e países e, aqui, estamos a apenas dez quilômetros do aeroporto”, explicou Santos, que, logo na abertura oficial do Avisulat, chamou a atenção do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, para a possibilidade de realizar uma edição futura do Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura no Rio Grande do Sul. “Entraremos na disputa, pois temos convicção de que temos plenas condições de sediar um evento como esse.”

Prospecção de negócios

Adrián Suárez Bernal, diretor de Produto da Salud y Sabor Foodservice, do México, participou do Encontro Internacional de Negócios e disse ter percebido o interesse de muitas empresas brasileiras em levar seus produtos para o México e se surpreenderam ao saber que o país latino-americano tem uma alta necessidade de produtos brasileiros, principalmente frango. “O México é um alto consumidor de frango, que é a proteína de mais alto consumo”, afirmou.

Diego Russo Scaltritti, gerente de Negócios Internacionais da Three Lions Trade, do Uruguai, também se mostrou bastante satisfeito com a sua participação no momento de prospecção. “O evento foi muito bem organizado e a dinâmica de rodadas de 20 a 30 minutos possibilitou que em dois dias de trabalho pudéssemos conversar com os melhores produtores, fornecedores e exportadores de suínos, gados e frangos”, declarou. “Foi muito bom e produtivo.”

A Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação, realizada paralelamente ao Congresso, também gerou uma série de contatos entre expositores e produtores, que saíram satisfeitos com as oportunidades surgidas e confiantes com relação a futuros negócios. A Equitec Industrial, de Xanxerê (SC), que participou pela primeira vez do evento, se mostrou otimista com os contatos feitos com clientes do Espírito Santo e Paraguai e estima fechar em torno de R$ 6 milhões em novos negócios nos próximos meses.
 
Palestra Magna

O terceiro e último dia de Congresso colocou todo o setor produtivo em evidência: “Avicultura, Suinocultura e Laticínios no Cenário Nacional e Mundial – Desafios e Oportunidades” foi o tema do grande painel. Participaram dos debates o consultor de empresas líderes do agribusiness Carlos Cogo, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e o engenheiro agrônomo da Embrapa Gado de Leite Lorildo Aldo Stock.

Em sua apresentação, Cogo afirmou que o cenário é totalmente positivo para o setor de proteínas no Brasil. “Os preços das carnes são recordes e a posição do Brasil é de grande produtor global, maior exportador mundial de frango e de carne bovina e quarto maior em carne suína”, disse. Segundo ele, no setor lácteo, o Brasil segue sendo importador, mas os preços do leite passaram a remunerar o produtor e investimentos estrangeiros estão movimentando o segmento. “O setor lácteo mostra indicativos de atratividade de investimentos estrangeiros e grande potencial de expansão de demanda interna. Hoje, mais do que nunca, o Brasil é um país estratégico para as multinacionais de lácteos.”

Programação da manhã

O foco do terceiro dia do Simpósio de Sanidade Avícola Avisulat/UFSM foi a Influenza Aviária. Destaque para a participação do consultor mexicano Juan Garcia, que falou sobre o “Panorama Mundial de Influenza Aviária” e enfatizou a importância de sempre manter a vigilância epidemiológica para identificar focos em estágio inicial, de rever os planos para a prevenção e controle da gripe aviária ao menos uma vez por ano, de promover boas práticas de fabricação e a melhoria contínua dos programas de biossegurança em todos os níveis e tratar adequadamente os excrementos e as camas de frango para prevenir e controlar a disseminação da doença.

O último dia do Avisulat 2014 foi marcado também pelo III Encontro Ovos RS, que reuniu especialistas em produção de ovos para debater as principais questões relacionadas ao setor. Eduardo Santos, coordenador do evento e do projeto Ovos RS, apresentou a proposta do projeto institucional de promoção e incentivo ao consumo de ovos e as ações de divulgação realizadas ao longo dos dois últimos anos. Lançado em 2012, o projeto busca a melhoria contínua da qualidade na produção de ovos e o incentivo ao consumo do produto no Estado.

“Nosso projeto tem repercutido em nível nacional, o que nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo”, comemorou Santos. “É claro que temos que evoluir ainda mais, mas isso ocorre gradativamente. Precisamos estar sempre atentos à questão da qualidade, pois o consumidor será cada vez mais exigente.”

Fonte: Ass. Impr. da Avisulat

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.