Conectado com

Notícias

Ministro da Agricultura visita Chapecó

Blairo Maggi se reúne com entidades do agronegócio de Santa Catarina na quinta-feira em Chapecó

Publicado em

em

O ministro Blairo Maggi, da Agricultura, estará em Chapecó nesta quinta-feira para o primeiro grande encontro com as entidades do agronegócio de Santa Catarina, programado para iniciar às 15 horas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. Estarão na pauta das discussões as principais reivindicações da agricultura, pecuária e agroindústria catarinense.

Na chegada ao Centro de Eventos, o ministro concederá entrevista coletiva à imprensa e logo em seguida iniciará o Encontro.

A programação estabelece exposição do presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Glauco Corte, e de outros dirigentes de entidades, entrega de documentos, seguindo-se manifestação do governador João Raimundo Colombo e preleção do ministro Blairo Maggi. O ministro fará exposição sobre os desafios do agronegócio brasileiro e o papel do Ministério da Agricultura.

Ao final, haverá debate e apresentação das reivindicações pelos líderes das entidades organizadoras do evento.

Maggi estará em Chapecó acompanhado de grande comitiva, incluindo o senador Cidinho Santos e os deputados Valdir Colatto, Celso Maldaner, Esperidião Amin, João Rodrigues e Edinho Bez; presidente da Embrapa (Maurício Lopes), vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil (Tarcísio Hubner), secretários de política agrícola (Néri Gheller), de defesa agropecuária (Luis Rangel), de relações internacionais (Odilson Ribeiro), de mobilidade social (José Dória),  chefe de gabinete (Coaraci Castilho), assessor especial (Sérgio de Marco) e coordenador do Vigiagro (Fernando Mendes).

Também acompanham o ministro o gerente de relações institucionais da ABIEC Carlos Franco, a assessoria de imprensa Iva Velloso e a coordenadora geral de eventos e cerimonial Luciana Albuquerque, além do superintendente do MAPA em Santa Catarina, Jacir Massi.

O encontro do ministro com as entidades do agronegócio envolve a participação da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), do Sindicato das Indústrias da Carne (Sindicarne), da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), da Federação da Agricultura e Pecuária de SC (Faesc), da Organização das Cooperativas do Estado (Ocesc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), do Centro Empresarial de Chapecó (Cec), Coopercentral Aurora Alimentos, Sindileite e Sindicato Rural, além da Prefeitura de Chapecó.

Dirigentes de sindicatos, cooperativas e associações ligadas ao setor primário e secretários municipais de agricultura também estão convidados para participar do encontro.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias

Indicador do boi gordo subiu mais de 10% neste mês

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 acumula forte alta de 10,55% em setembro (até o dia 24), atingindo R$ 265,05 na última terça-feira(24).

No atacado da Grande São Paulo, os preços da carne com osso também registram aumentos ao longo do mês na casa de 10%.

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana – em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte.

Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores, ainda conforme pesquisadores do Cepea.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

37º Show Rural inicia o cultivo de parcelas para teste de produtividade

A produtividade alcançada na e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O plantio em primeira época de cultivares de soja, inscritas ao tradicional teste de produtividade do Show Rural Coopavel, acontece nesta segunda quinzena de setembro. Trinta e sete cultivares, alguns lançamentos, já foram semeados nas áreas destinadas às parcelas do parque que desde 1989 recebe um dos maiores eventos técnicos da agropecuária mundial.

O trabalho de campo é realizado sob a responsabilidade do agrônomo Matheus Henrique de Souza e supervisão do coordenador geral do Show Rural Coopavel, o também agrônomo Rogério Rizzardi. Para que todo potencial da cultivar possa ser apresentado aos visitantes, um alto investimento é feito nas mais diferentes etapas do trabalho, principalmente nos cuidados com o manejo. “Os testes são importantes porque mostram o empenho das empresas em investir em inovações que elevam significativamente a produtividade e os resultados no campo”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Todas as cultivares são plantadas em parcelas rigorosamente com o mesmo tratamento e especificações. “Esse é um cuidado que adotamos, desde o início dos testes de produtividade, e que fazem desse evento, dentro do Show Rural, um dos concorridos e respeitados em âmbito nacional”, diz Rizzardi. O plantio de cultivares de segunda época está agendado para a primeira quinzena de outubro. Além de soja, híbridos de milho de empresas nacionais e estrangeiras também serão testados.

Produtividade

Os resultados alcançados nos testes de produtividade do Show Rural são aguardados com expectativa pelas empresas e também por produtores rurais de várias regiões. Os números da performance apresentada ajudam a definir, por exemplo, a escolha das cultivares que serão empregadas pelo agricultor em sua propriedade rural, observando, claro, questões particulares como fertilidade do solo, precocidade e investimento desejado em manejo, informa Rogério Rizzardi.

A produtividade alcançada na soja e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil. “Essa é uma contribuição importante que todos os anos o Show Rural oferece aos produtores rurais, evidenciando o poder da pesquisa e do compartilhamento de informações, diretamente das empresas desenvolvedoras desses novos conhecimentos para o produtor rural”, pontua Dilvo Grolli.

O 37º Show Rural Coopavel está agendado para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Preços dos suínos vivos e da carne permaneceram estáveis em setembro.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Os preços do suíno vivo e da carne suína têm se mantido praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Vale lembrar que, na segunda quinzena de junho, as cotações do suíno vivo e da carne iniciaram um movimento de alta, que se sustentou até a terceira semana de agosto, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.