Conectado com

Notícias Embrapa

InovaAvi destaca propostas das equipes

Publicado em

em

Divulgação Embrapa

A primeira noite de apresentação das propostas finalistas do InovaAvi – Chocando Ideias agradou e superou a expectativa do público. As cinco primeiras equipes a apresentarem seus pitchs e responderem aos questionamentos dos avaliadores foram acompanhadas por mais de 160 espectadores online no canal do YouTube e, até a manhã desta quarta-feira, foram mais de 1250 visualizações.

A primeira equipe a se apresentar destacou a proposta “Wrong Collor – Sistema de detecção de poedeiras improdutivas”. De Sinop/MT, os integrantes Leonardo Willian de Freitas, Elias Giacomel, Úrsula Bianchi Valença e Maicon Sbardella tiveram a pesquisadora Helenice Mazzuco como madrinha durante o processo da Trilha de Inovação.

A solução proposta pela equipe baseia-se na utilização de um sistema de captura e processamento de imagens de maneira contínua e acoplado ao sistema automatizado de alimentação nas baterias de gaiolas. Desta forma, o sistema permitirá em tempo real a avaliação das condições das aves (poedeiras improdutivas, canibalismo e aves mortas) e identificação das gaiolas para o tratador efetuar o descarte.

Em seguida, a apresentação foi da equipe de Dois Vizinhos/PR, com a proposta “Aplicativo para monitoramento de ambiência de aviário para avicultores e empresas integradoras”. Os integrantes Marcus Glauco Faria de Sant Anna, Lediane da Mota de Sant Anna, Robson Totti, Rafael Kupkoviski e Cícero Ismael Tecchio foram acompanhados no processo pela pesquisadora Vivian Feddern, que atuou como madrinha.

A solução proposta pela empresa é um conjunto de hardware e software que faz o monitoramento em tempo real, 24×7 dos elementos de ambiência do aviário (temperatura, umidade, amônia, fluxo de ar, luminosidade, etc.), que pode ser acompanhando tanto em plataforma WEB quanto em app mobile, (ambas as soluções já estão desenvolvidas e validadas e em uso por um avicultor a mais de dois meses)

A terceira turma, formada pelos integrantes Joaquim Gonçalves, Guilherme Tremiliosi, Camila Lange e Hebert Silveira, de São Carlos/SP, apresentaram a proposta “Síntese de complexos nanoestruturados de prata para substituição de antibióticos promotores de crescimento na produção de suínos e aves”. O padrinho da turma foi o analista Francisco Noé da Fonseca.

A proposta apresentada está baseada em um produto com validação laboratorial concluída (rota de síntese e incorporação no carreador) e validação à campo em suínos junto a USP – Campus Pirassununga (dados ainda não publicados). Efeitos positivos comprovados estatisticamente em melhora de conversão alimentar, com menor consumo de ração para atingir o mesmo peso. Além disso, melhora no Rendimento de Carcaça. No campo da medicina e da medicina veterinária, as nanopartículas estão sendo exploradas extensivamente devido às suas propriedades químicas e físicas dependentes do tamanho.

A proposta “Robô Granjeiro – Dispositivo Estimulador de Aves de Corte”, da turma de Xanxerê/SC, formada pelos integrantes Thiago Soffiatti Souza, Mathias Marcel Bonan Testa, Natan Zaqueu Gaio Spricigo e Ricardo Cézar Favretto, foi a quarta a ser apresentada. Os padrinhos no processo da Trilha de Inovação foram os pesquisadores Gilberto Schmidt e Sabrina Duarte.

A equipe desenvolveu um equipamento denominado MOVEIN criando o conceito de Granjeiro Robô ao qual simula o avicultor caminhando por meio de som e movimento. O sistema é composto por conjunto de trilhos que são instalados no teto do aviário, sistema de deslocamento autônomo embutido com som.

E, encerrando a noite, a proposta “Automatização da Inspeção Sanitária em frigoríficos” foi apresentada pelo Leandro Alonso Xastre, representando a equipe formada pelo Ricardo Alvim Netto, Maria Antonia de Freitas Constancio e Gabriela Ferreira Jorge. Todos de Campinas/SP, que contaram com a mentoria do pesquisador Luizinho Caron.

A proposta prevê câmeras instaladas dentro dos frigoríficos, junto às nórias, no local onde se fazem as linhas de inspeção. Computadores acessam as imagens captadas pelas câmeras e usando de Visão Computacional e Inteligência Artificial fazem a inspeção visual das carcaças em tempo real, possivelmente mais rápido e em uma única linha de inspeção dentro das nórias.

As apresentações podem ser revistas no link da live de ontem, no Canal do YouTube da Embrapa (https://youtu.be/h7hYArB3Xzo)

Segunda etapa de apresentações

Hoje à noite, a partir das 19 horas, será a vez das demais equipes, encerrando a etapa de avaliação das finalistas (https://youtu.be/nO40SKC0FzQ).

A grande final, com o anúncio dos vencedores, será amanhã, dia 08, também às 19 horas, pelo canal do YouTube. A abertura será com a futurista Jaqueline Weigel. (https://youtu.be/vBWtt-OidFQ).

Confira a ordem de apresentação de hoje, dia 07:

1) Stac Robot – Robô autônomo multi propósito para avicultura

2) Sistema de visão computacional para inspeção de ovos.

3) IndustryCare – monitoramento em tempo real de máquinas e processos

4) AveStac Pro – Solução para gestão de aviários

5) Granja zero energia

A live foi moderada pelo consultor de criatividade e inovação Fabrício De Martino, com participação dos artistas Milena Pagliacci e Dudu Rosa, que estão produzindo os mapas mentais e artes, respectivamente. As perguntas aos representantes das equipes foram conduzidas pelo analista e supervisor do SIPT Cássio Wilbert e a chefe geral da Unidade Janice Zanella.

A live teve ainda a participação especial da mascote do InovaAvi, o Galeto.

 

Realização e parceiros

A realização do InovaAvi é da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Acate Agronegócio, Parque Científico e Tecnológico Chapecó, Prefeitura de Concórdia e Faped. São parceiros do evento Fapesc, Agriness, Academia da Avicultura e Fornari Indústria. Como patrocinadores Ouro, o InovaAvi conta com Seara Alimentos e MSD Saúde Animal. No patrocínio prata estão o Sindirações e Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA. Os patrocínios bronze são Evonik, Cedisa, Fazenda da Toca, Boehringer Ingelheim, DSM, Adisseo e BRDE. O evento tem como mídias parceiras AviNews, Feed&Food e O Presente Rural.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Notícias

IPPA registra alta de 5,5% em outubro de 2024, porém acumula queda de 2,5% no ano

Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%).

Publicado em

em

Fotos: Marcello Casal

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 5,5% em outubro, influenciado pelos avanços em todos os grupos de produtos: de 1,9% para o IPPA-Grãos; de fortes 10,7% para o IPPA-Pecuária; de expressivos 10,4% para o IPPA-Hortifrutícolas; e de 0,5% para o IPPA-Cana-Café.

No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresentou alta de 1,5%, demonstrando que, de setembro para outubro, os preços agropecuários mantiveram-se em elevação frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, o índice de preços calculado pelo FMI subiu 1,4% quando convertido para Reais, acompanhando a valorização da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Bacen. Isso indica um comportamento relativamente estável dos preços internacionais dos alimentos.

No acumulado de 2024, o IPPA/CEPEA registra queda de 2,5%. Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%), enquanto o IPPA-Hortifrutícolas avançou 34,6% e o IPPA-Cana-Café cresceu 7%.

Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresenta estabilidade no ano, enquanto os preços internacionais dos alimentos, convertidos para Reais, acumulam alta de 6,1%.

A despeito desses movimentos divergentes com relação ao IPPA/CEPEA, ressalta-se que, sob uma perspectiva de longo prazo, o que se observa é a convergência ao mesmo nível, após elevação acelerada dos preços domésticos nos últimos anos.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

ABCZ participa da TecnoAgro e destaca sustentabilidade no agro

Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/ABCZ

Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na TecnoAgro 2024, evento realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Com o tema “Agro Inteligente”, a iniciativa promovida pelo Grupo Integração e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), reunindo autoridades e representantes dos setores ligados ao agro. A ABCZ esteve em destaque logo após a solenidade, quando o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, participou do painel “O Futuro da Pecuária”. O debate, mediado pela jornalista Adriana Sales, também contou com a presença da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e do Professor da ESALQ/USP, Sérgio de Zen.

Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian: “Temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”

A discussão abordou a responsabilidade do Brasil diante da crescente demanda global por proteína. “Temos o potencial para liderar o aumento da demanda por proteína animal. Contamos com terras disponíveis, mão de obra qualificada e políticas públicas que fortalecem continuamente o setor. O Brasil se destaca como um dos poucos países que ainda investe em qualificação profissional através de políticas públicas, com o apoio de órgãos como as Secretarias de Estado, o Senar e as extensões rurais Além disso, temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”, destacou Josahkian.

Complementando o debate, Sérgio de Zen enfatizou a necessidade de modelos produtivos mais sustentáveis. “É perfeitamente possível aumentar a demanda na redistribuição de renda e atender ao crescimento populacional sem recorrer ao desmatamento. Isso pode ser alcançado por meio do uso mais eficiente das tecnologias e dos sistemas de produção já disponíveis”, afirmou.

O evento, que segue até amanhã (22), reúne mais de 50 palestras voltadas para a sustentabilidade no agronegócio. Entre os destaques da programação técnica desta sexta-feira, o Zootecnista e Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, participará da palestra “Recuperação de Pastagem, Genética, Nutrição e Saúde: Pilares da Sustentabilidade na Pecuária”, ao lado de especialistas como Guilherme Ferraudo e Thiago Parente.

Além das contribuições técnicas, a ABCZ participa com um estande apresentando produtos e serviços da maior entidade de pecuária zebuína do mundo.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

Altas no preço do boi seguem firmes, com escalas ainda menores que em outubro

Frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O movimento de alta nos preços da pecuária segue intenso. Segundo pesquisadores do Cepea, semana após semana, frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

No final da cadeia produtiva, o consumidor também se mostra resiliente diante dos valores da carne nos maiores patamares dos últimos 3,5 anos.

No mesmo sentido, a demanda de importadores mundo afora tem se mantido firme.

Pesquisadores do Cepea observam ainda que as escalas de abate dos principais estados produtores, em novembro, estão ainda menores que em outubro.

No mercado financeiro (B3), também cresceu forte a  liquidez dos contratos de boi para liquidação neste ano, pelo Indicador do boi elaborado pelo Cepea, o CEPEA/B3.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.