Conectado com

Notícias

Concurso Agrinho vai entregar 2,6 mil prêmios a estudantes do Paraná

Premiação do maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP acontece no dia 4 de novembro, no Expotrade Pinhais, para 4 mil pessoas.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Sistema Faep

O evento de encerramento da 29ª edição do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema Faep, vai reunir cerca de 4 mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades. A cerimônia está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O tema do evento, “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, segue a linha temática do concurso deste ano. No total, o Agrinho contou com 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública, privada e das Apaes. Além das categorias tradicionais, o evento vai premiar os vencedores das modalidades Redação Paraná, Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica.

“Ao longo de quase três décadas, o Programa Agrinho tem inspirado nossos jovens a serem protagonistas no desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Em 2024, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer essa jornada de aprendizado e transformação em todas as regiões do Paraná. O tema deste ano destaca a importância da integração entre os diversos setores da economia, conectando o meio rural ao urbano, para construirmos um futuro de oportunidades para todos”, destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

A abertura do evento ficará por conta da Sista Produções Artísticas, que preparou uma performance de dança exclusiva para o Agrinho. Além desse espetáculo, a premiação contará com diversos espaços interativos para os estudantes, oferecendo jogos lúdicos e educativos sobre temas como empreendedorismo e ESG, alinhados ao tema do concurso. Para completar a experiência, uma ação surpresa está programada, trazendo ainda mais emoção ao evento.

No total, serão entregues 2,6 mil prêmios, entre celulares smartphones, tablets, chromebooks, notebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.

Fonte: Assessoria Sistema Faep

Notícias

Veterinário da Coopavel fala sobre como potencializar resultados na 12ª PorkExpo

Evento reuniu cerca de 700 participantes vindos de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Coopavel

Médico veterinário, Gustavo Bernart

O médico veterinário Gustavo Bernart, da área de Fomento de Suínos da Coopavel, participou como convidado da PorkExpo 2024, o 12º Congresso Latino-Americano de Suinocultura, realizado em Foz do Iguaçu. O evento reuniu cerca de 700 participantes vindos de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina, incluindo suinocultores, líderes do setor pecuário, extensionistas rurais, professores, estudantes e pesquisadores.

Gustavo, reconhecido nacionalmente neste ano como o melhor técnico em suinocultura pelo Prêmio Quem é Quem, da Gessulli, apresentou estratégias para otimizar a produtividade a campo, abordando aspectos de gestão e inovação para uma produção mais eficiente e rentável.

Além de Gustavo, especialistas do Brasil e do exterior participaram como palestrantes compartilhando conhecimentos e novidades, oferecendo aos inscritos uma perspectiva ampla sobre as melhores práticas e avanços na suinocultura. Nesta edição, mais de 40 nomes que são referências em suas áreas participaram como conferencistas convidados, alguns vindos da China, Holanda, França, Estados Unidos e Canadá.

Diversificado

O evento foi realizado em sete ambientes distintos, disponibilizando uma programação diversificada que incluiu o Congresso Latam de Suinocultura, com palestras técnicas e projeções econômicas; o Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura, voltado ao protagonismo feminino no setor; e a Academia do Fomento, dedicada a extensionistas rurais. Outros destaques da programação oficial foram a apresentação de trabalhos científicos, o Prêmio Pork da Suinocultura, que homenageou os melhores do ano, e a feira de negócios PorkExpo, integralmente focada na suinocultura.

No novo formato do Congresso Latam PorkExpo, os participantes tiveram acesso às mais recentes tecnologias e resultados de pesquisas globais em suinocultura, conforme Gustavo, citando, entre eles, painéis interativos e mesas redondas que promoveram o diálogo entre os principais especialistas mundiais. Entre os temas abordados, estavam nutrição, sanidade, bem-estar animal, inovação, gestão e biossegurança, atraindo criadores, executivos, pesquisadores, especialistas e até chefs de cozinha de mais de 20 países.

A PorkExpo acontece a cada dois anos, em Foz do Iguaçu, e é considerada uma das maiores feiras técnicas de debate sobre a cadeia da suinocultura do planeta. O evento é organizado pelo CEO Flavia Roppa com participação da Associação Brasileira de Criadores de Suínos e outros parceiros.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

FPA pede urgência na votação de bioinsumos

Mais de 60% dos agricultores brasileiros utilizam biopesticidas e biofertilizantes, um percentual que supera os 33% coletados na Europa.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

O Brasil se destaca como líder mundial no uso de defensivos biológicos, com mais de 23 milhões de hectares tratados em 2023, conforme informações do Ministério da Agricultura e Pecuária. Mais de 60% dos agricultores brasileiros utilizam biopesticidas e biofertilizantes, um percentual que supera os 33% coletados na Europa. Diante desse cenário, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enfatiza a urgência da votação dos Projetos de Lei 658/2021 e 3.668/2021, atualmente em análise na Câmara dos Deputados.

“A FPA está empenhada em resolver um conflito de legislação criada pelo Decreto nº 6.913/2009, que limita a produção própria de bioinsumos até dezembro de 2024. Caso não seja aprovada uma nova lei sobre bioinsumos ou derrubada o veto presidencial nº 65 da Lei do Autocontrole, a partir de janeiro de 2025, a produção na fazenda se tornará ilegal, impactando diversas pequenas colheitas e produções orgânicas. A infração pode acarretar penas de três a nove anos de prisão e multas graves”, destacou a entidade em nota à imprensa, na tarde desta sexta-feira (1º).

Para garantir a produção em biofábricas nas propriedades, evitando a regularização dos pequenos produtores, especialmente os orgânicos, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), membro da FPA, está desenvolvendo uma minuta de substituição. Este documento é resultado de investigação com mais de 50 entidades do setor e consultas aos órgãos governamentais.

Com a regulamentação, estima-se que os custos de produção podem ser reduzidos em até dez vezes, o que terá um impacto positivo não apenas na rentabilidade dos pequenos produtores, mas também no preço dos alimentos para os consumidores, promovendo maior qualidade. Portanto, uma regulamentação da produção de bioinsumos é essencial para garantir a segurança, a qualidade e a autonomia dos pequenos produtores brasileiros.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Colômbia abre mercado para sementes de setária

Planta é uma espécie forrageira para alimentação de gado de corte.

Publicado em

em

Foto: Gabriel Faria

O governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio, pelo governo da Colômbia, da autorização para que o Brasil exporte sementes de setária, uma espécie forrageira para alimentação de gado de corte.

Conhecidas por sua resistência, as sementes de setária atendem à demanda de produtores interessados em soluções de forragem que otimizem a produtividade e a sustentabilidade na criação de animais.

Em 2024, já haviam sido abertos, na Colômbia, os mercados de sementes de coco e de grãos secos de destilaria. Em 2023, a Colômbia representou um mercado de US$ 1,3 bilhão para as exportações agrícolas brasileiras.

Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 192ª abertura neste ano, totalizando 270 aberturas em 61 destinos desde o início de 2023.

Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.