Conectado com

Notícias

Coamo é a Melhor Cooperativa do Brasil

O prêmio é uma iniciativa da Editora Três, com o objetivo de mostrar as histórias de sucesso do agronegócio brasileiro

Publicado em

em

A Coamo Agroindustrial Cooperativa foi premiada na noite desta quinta-feira (15), em São Paulo, como a melhor cooperativa do Brasil no prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2016”. O evento reuniu dezenas de lideranças do Agronegócio brasileiro. O prêmio é uma iniciativa da Editora Três, com o objetivo de mostrar as histórias de sucesso do agronegócio brasileiro. A Coamo teve as maiores pontuações em Gestão Financeira e Gestão Corporativa.

“Forte para continuar crescendo”, esse é o título de uma reportagem na edição especial da Revista Dinheiro Rural, que traz o ranking das 500 maiores companhias do campo nacional. O texto destaca ainda que “o sucesso da união entre a prudência, para garantir a segurança do faturamento de seus cooperados, e a ousadia, para expandir os seus negócios, mesmo em momentos difíceis da economia do País como os atuais, é o que tem sustentado nos últimos anos o excepcional desempenho da Coamo.”

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, comenta que o prêmio vem para fechar o ano da Coamo que, mesmo tendo alguns problemas na produção agrícola, em virtude das condições climáticas, e dos reflexos das questão política e econômica no Brasil, a cooperativa teve um bom resultado. Gallassini divide o prêmio com os 28 mil cooperados, 7,3 mil funcionários, além de clientes, fornecedores e agentes financeiros. “São todos causadores desse sucesso. E ser homenageado por uma grande revista é gratificante e mostra que a Coamo está no caminho certo”, comenta.

O diretor de Núcleo da editora Três, Milton Gamez destaca e valoriza a importância do setor rural brasileiro. "O agronegócio brasileiro tem um papel fundamental e uma vocação para ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Valorizamos no ranking as melhores práticas de gestão corporativa, eficiência, recursos humanos e sustentabilidade. E a Coamo, por sua excelência em gestão e resultados, não poderia ficar de fora desta quarta edição de As Melhores da Dinheiro”, assinala.

Presente no evento, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, ressalta que o segmento agrícola é a base social, econômica e ambiental do Brasil. “Produzimos com sustentabilidade já há vários anos. Problemas sempre existiram e enfrentamos com otimismo. Precisamos manter essa linha firme para continuarmos sustentando a econômica brasileira. Ver a Coamo sendo, novamente, premiada é uma gratificante”, diz.

O Prêmio

O prêmio da Dinheiro Rural nasceu em 2013 para ser referência das melhores práticas de gestão no campo. Além dos números de balanço, o ranking leva em conta os resultados das empresas e cooperativas agrícolas em outras dimensões. As empresas são avaliadas em suas práticas de gestão nas áreas de sustentabilidade, recursos humanos, inovação, qualidade e sobre o seu papel na integração da cadeia do agronegócio. 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias

Embrapa apresenta sistema que recupera pastos degradados e contribui com a pecuária

Trata-se de uma tecnologia inovadora que possibilita a transformação de pastos degradados em áreas produtivas, por meio do cultivo de sorgo gigante.

Publicado em

em

Foto: Ariosto Mesquita

Parceria entre a Embrapa e Latina Seeds desenvolveu o Sistema Diamantino. Trata-se de uma tecnologia inovadora que possibilita a transformação de pastos degradados em áreas produtivas, por meio do cultivo de sorgo gigante. O Sistema é baseado na introdução de espécies forrageiras, como o Sorgo biomassa (Sorgão Gigante da Latina Seeds), Braquiária (capim Marandu) e Panicum (capim BRS Zuri), que são cultivadas de forma consorciada e foi desenvolvido para renovar pastagens e, ao mesmo tempo, produzir silagem.

O lançamento oficial do Sistema Diamantino acontece na Live, do dia 12 de novembro, terça-feira, às 19:30 (horário de Brasília). Na ocasião, Embrapa e Latina Seeds, parceiros na tecnologia, apresentarão dados sobre validação do sistema, divulgarão link de publicação inédita sobre o tema e esclarecerão dúvidas dos participantes.  A transmissão será feita de forma exclusiva pelo canal do Youtube da Embrapa, acesse clicando aqui.

O Sistema Diamantino permite ao pecuarista otimizar seus resultados, uma vez que a produção de forragem para silagem, poder ser utilizada na propriedade ou comercializada. Esta silagem, com alto valor proteico estará disponível no período de estiagem, época em que há pouco pasto disponível, demandando soluções inovadoras para a nutrição animal. O sistema também pode ser utilizado sem a necessidade de conversão para lavoura ou ampliação de área e como contribui com a produção de alimentos para o gado, ajuda a cobrir os custos da renovação da pastagem.

Adoção

Fotos: Carlos Maurício Andrade

A pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Marciana Retore, fala que “o diferencial do Sistema Diamantino está na grande produção de volumoso para o período da seca, conjugado com a renovação da pastagem. A expectativa é de que seja adotado em áreas de pastos degradados, tornando-os novamente produtivos, permitindo intensificar a produção pecuária”.

O Engenheiro Agrônomo e analista da Embrapa, Gessí Ceccon conta que o Sistema Diamantino deve ser implantado no início do período chuvoso. A produção de silagem deve ser realizada quando as plantas estiverem com aproximadamente 30% de massa seca. Esses valores podem ser obtidos de 120 a 130 dias após o plantio, dependendo da região e do clima. Posteriormente, em um intervalo de mais 50 a 60 dias, o pasto estará renovado para pastejo, justamente durante o período da estiagem.

A pesquisa originou uma Circular Técnica, intitulada “Sistema Diamantino para produção de silagem e renovação de pastagem”, de autoria de: Marciana Retore, Gessí Ceccon e Rodrigo Arroyo Garcia (da Embrapa Agropecuária Oeste) e de Willian Sawa (da Latina Seeds), cujo link será disponibilizado na live, de terça-feira.

Rafael Zanoni Fontes, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, destaca a importância da colaboração entre entidades privadas e institucionais no desenvolvimento de soluções inovadoras como o Sistema Diamantino. Segundo ele, a união de conhecimentos entre Embrapa e Latina Seeds permitiu criar uma tecnologia que vai além da inovação, alcançando escalas maiores e beneficiando diretamente os produtores. “Essa parceria evidencia o impacto positivo da cooperação entre o setor produtivo e a pesquisa, promovendo a sustentabilidade e a eficiência no campo em várias regiões do Brasil”, afirma Rafael.

Contribuição para o País

O diretor-executivo da Latina Seeds, Willian Sawa, considera que o “Diamantino” contribui de forma inovadora para as políticas ambientais, sociais e econômicas do País e para a imagem do Brasil no exterior ao permitir transformar áreas degradadas em produtivas. “Tudo com muito suporte, segurança, baixo investimento, alto nível de sustentabilidade e rápido retorno/renda para o produtor”, observa.

Estes predicados foram destacados em correspondência protocolada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 5 de fevereiro de 2024, endereçada ao Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Nela, Sawa reforça que a nova tecnologia “permite a conversão de pastagens degradadas em pastos de alto rendimento, espaço para uma pecuária eficiente, produtiva e de baixo impacto, sem a necessidade de ampliação de área”.

O nome “Diamantino” (marca registrada no INPI) é uma referência à cidade mato-grossense (onde foi imaginado) e remete à preciosidade de um diamante, lapidado para o fortalecimento da pecuária brasileira.

Lançamento

O lançamento oficial do Sistema Diamantino acontecerá na live, do dia 12 de novembro (terça-feira), às 19:30 (horário de Brasília), transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube. A transmissão, disponível [aqui], permitirá que os interessados conheçam mais sobre a tecnologia, tirem dúvidas e contribuam com o desenvolvimento da pecuária sustentável no Brasil.

Fonte: Assessoria Embrapa
Continue Lendo

Notícias

Coopavel apresenta tema oficial do 37º Show Rural

Reconhecido como uma das maiores mostras de tecnologias para o agronegócio do mundo, o Show Rural Coopavel atrai anualmente centenas de milhares de visitantes e se consolida como espaço estratégico de inovação e aprendizado.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

Nossa natureza fala mais alto será o tema oficial da 37ª edição do Show Rural Coopavel, agendada para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A apresentação do tema ocorreu na quinta-feira (7), durante reunião de diretores e coordenadores do evento. Reconhecido como uma das maiores mostras de tecnologias para o agronegócio do mundo, o Show Rural Coopavel atrai anualmente centenas de milhares de visitantes e se consolida como espaço estratégico de inovação e aprendizado.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, conduziu a abertura da reunião destacando o espírito de dedicação e paixão que move o Show Rural ao longo de mais de três décadas e meia. Paixão e emoção, segundo Grolli, fazem parte do DNA do Show Rural Coopavel. Ele ressaltou a importância do evento como espaço de troca de conhecimentos e inovação, impulsionado pelo compromisso da Coopavel e de toda a equipe envolvida. Ele enfatizou que a constante evolução e a disposição para inovar são essenciais para o sucesso do evento: “Um dos segredos do Show Rural Coopavel sempre foi nunca fazer o mesmo. Cada desafio é visto como uma oportunidade de crescimento”.

O publicitário da agência Fosbury, Samuel Grolli, compartilhou detalhes sobre o tema de 2025, que destacará o papel dos produtores rurais na preservação ambiental, aliado ao aumento da produtividade. Esse compromisso, comentou Samuel, já está na essência do produtor rural, observando que a Coopavel sempre incentivou práticas sustentáveis e a preservação ambiental como valores fundamentais. Dilvo reforçou a importância do papel dos produtores rurais na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, pilares que dão suporte à Coopavel desde 1970 e o Show Rural desde sua primeira edição em 1989.

Intraempreendedorismo

A reunião teve também palestra sobre Intraempreendedorismo com Eduardo Bortoleto, que incentivou os coordenadores a adotar uma abordagem prática e orientada para resultados ainda melhores na próxima edição. Com uma carreira sólida que inclui 15 anos de experiência no Grupo Votorantim e a posição atual de gerente do Centro de Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Bortoleto compartilhou cases de sucesso e destacou a importância de transformar ideias em ação, enfatizando que, sem execução, até as melhores podem perder seu valor.

O coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, reforçou o compromisso da Coopavel em manter o evento como referência global no setor agropecuário. Ele destacou a evolução contínua da mostra de tecnologia e seu impacto no cenário econômico e social brasileiro, impulsionado pela visão de unir produtividade e preservação ambiental. Com uma programação diversificada e o compromisso de compartilhar inovações com produtores rurais do Brasil e exterior, o Show Rural Coopavel é reconhecido pela qualidade de sua organização, conteúdos e novidades.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Capacitação de tutores prepara talentos para futuro da Coopavel

Evento buscou capacitar profissionais responsáveis pelo acolhimento, acompanhamento e orientação prática de jovens aprendizes durante o período contratual de trabalho.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O setor de Gente e Gestão, ligado à gerência de Recursos Humanos da Coopavel, realizou recentemente a Capacitação de Tutores 2024, evento online voltado a aprimorar habilidades de tutores do Programa Jovens Aprendizes. O treinamento aconteceu com a participação de tutores do programa, gestores de Jovem Aprendiz e gerentes de unidades.

O evento buscou capacitar profissionais responsáveis pelo acolhimento, acompanhamento e orientação prática de jovens aprendizes durante o período contratual de trabalho, observa a coordenadora de Gente e Gestão, Claudia da Rocha. “A Coopavel considera que o desenvolvimento dos tutores é um pilar fundamental para o sucesso do programa, pois vê esses jovens talentos como futuros profissionais da empresa”.

Parceiros

A capacitação abordou temas relevantes para a formação integral dos aprendizes, fornecendo aos tutores ferramentas necessárias para orientá-los nos aspectos técnicos e emocionais. O evento fortaleceu competências pedagógicas, emocionais e técnicas dos tutores, alinhando a metodologia com os valores da Coopavel, como ética, respeito, valorização e sustentabilidade. A programação contou com palestras de parceiros que trataram de diferentes perspectivas sobre o papel dos tutores e o impacto do programa na formação de jovens. As pautas abordaram desde aspectos legais da aprendizagem até estratégias para o desenvolvimento de jovens líderes.
Entre os temas apresentados pelos parceiros, estiveram: O papel da aprendizagem e seus aspectos legais, com a advogada Rafaela Tibola, da Vanzo Advogados; Programa Jovem Aprendiz, com a analista de RH Catia Rodrigues, da Coopavel; Futuro em pauta, com o instrutor Andrey Gonçalves Correia, do CIEE; Aprendizagem Gerar e o papel do tutor perante os parceiros Gerar, com Mônica Bonfim; Aprendizagem Senai x Papel do tutor frente ao cenário do jovem na maioridade, com Dilson Ledur, do Senai; Impulso Jovens líderes do amanhã, com Jacqueline Nascimento, da MW Consulting and Training, e O papel do Sescoop junto à cooperativa, com Luciane Gonçalves, do Sescoop.

Melhor formação

A capacitação busca também ter impacto positivo na trajetória profissional dos aprendizes, tornando o processo de integração mais eficiente e proporcionando melhor formação no mercado de trabalho. “O Programa Jovem Aprendiz é uma das iniciativas que mais nos orgulha, pois temos certeza que estamos preparando nossos futuros colaboradores e líderes. A capacitação dos tutores é essencial para garantir que nossos aprendizes recebam o acompanhamento adequado para seu crescimento profissional, emocional e social. Estamos investindo na formação dessas pessoas, que são, sem dúvida, o futuro da Coopavel e da sociedade como um todo”, afirma o gerente de RH, Aguinel Waclawovsky.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.