Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

“Melhores do Ano da Suinocultura” premia destaques em noite emocionante

Publicado em

em

Uma cerimônia repleta de surpresas e emoções, num auditório lotado com os representantes das maiores empresas e granjas da suinocultura brasileira. Este foi o cenário que compôs a entrega do prêmio ‘Melhores do Ano da Suinocultura’, da PorkExpo 2014, na segunda noite do evento, em Foz do Iguaçu. O intuito do projeto é homenagear as pessoas que fazem a diferença na nossa suinocultura e com isso ajudam a construir a força do nosso país. E a grande diferença desta premiação é que ela é realizada por meio de uma votação on-line e não por uma comissão técnica pré-estabelecida. Assim, todo o segmento ouve a voz independente das centenas de pessoas que no dia-a-dia de seu trabalho convivem com os que dedicam suas vidas a este importante setor do agronegócio.

A cerimônia foi conduzida por Luciano Roppa e destacou o trabalho de trinta e seis profissionais e três cooperativas. O auditório do Mabu Resort Hotel ficou completamente lotado. Na ocasião, cada premiado recebeu um troféu e teve a oportunidade de se pronunciar em relação à homenagem recebida. A premiação foi dividida em 13 categorias. Jovem empreendedor, melhor dirigente de associação, melhor frigorífico, melhor empresa, melhor pesquisador, melhor professor universitário, melhor cooperativa, meio ambiente, melhor produtor, sucessão familiar, melhor técnico autônomo, melhor técnico de cooperativa e melhor técnico de empresa.

A noite foi ganhando em emoção a cada vencedor chamado. “É uma honra muito grande receber esta homenagem. Agradeço de coração a todos e quero compartilhar esta minha alegria com os profissionais que batalham diariamente pela suinocultura. Acreditamos muito nesta atividade” falou emocionado Olinto Arruda, um dos maiores criadores individuais do Brasil, dono da Granja Água Branca, vencedor como melhor produtor. “É um trabalho árduo, mas feito com muito carinho e dedicação. Estamos há 22 anos na suinocultura e nunca tive um reconhecimento assim, dedico este prêmio a todos os que batalham ao nosso lado”, declarou em meio a lágrimas o presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Junior. “Fazemos cooperativismo puro. Um verdadeiro trabalho de família, muito sincero. Em nome da Majestade, agradeço a todos vocês”, declarou com lágrimas nos olhos Loreni Domingos Foscarini, da Cooperativa Majestade. A mesma emoção que tomou conta do diretor da Mig-Plus, Flaury Migliavacca, que recebeu o prêmio como melhor empresa e destacou a homenagem feita pelos organizadores da PorkExpo ao seu irmão, Lanes, morto neste ano. “Tenho o maior orgulho desta categoria. E quero agradecer profundamente à PorkExpo 2014 pela lembrança feita ao meu irmão. Trabalhei com ele a vida inteira e vou levar esta história para a eternidade”, afirmou num dos momentos mais tocantes da noite. O diretor do Grupo Master Agroindustrial, Mário Faccin, recebeu o prêmio Sucessão Familiar em nome do filho, Mário Faccin Junior, e brincou com a ausência dele. “Se ele venceu nesta categoria, nada melhor do que ficar na empresa, trabalhando. Fico muito feliz em receber este troféu. A vida é feita de muito trabalho, mas também de incentivos. E passar o bastão ao meu filho talvez seja o último desafio que enfrento. Assim, a nova geração continua o trabalho que deve ser feito. Obrigado a todos!’, falou. O especialista em mercado mundial de carnes, Osler Desouzart, recebeu a honraria na categoria Melhor Técnico Autônomo e também brincou com a lembrança. “Estou ficando preocupado. São muitas homenagens em pouco tempo. Falando sério, quero dizer a vocês que quando iniciei neste trabalho, em 1978, pensava rapidamente em sair. Mas aves e suínos só tem porta de entrada. Não dá para sair. Tenho orgulho em fazer parte desta família e ter uma ligação estreita com os organizadores deste evento e deste prêmio. Obrigado a todos vocês que me tratam sempre com muito carinho. Uma geração está deixando a cadeira e jovens chegam. Levem adiante este trabalho. Façam barulho na suinocultura do planeta inteiro”, emendou com o brilho de sempre nos olhos.

Os pesquisadores e cooperativistas também receberam muitos aplausos depois de serem chamados ao palco. Janice Zanella, uma das maiores autoridades mundiais em sanidade suína e nova chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Aves e Suínos (Embrapa – Aves e Suínos), vencedora como melhor pesquisadora, relembrou o ano histórico que teve em sua vida. “É uma grande emoção. Quero agradecer a Deus, a minha família e a Embrapa pela força e pelo amor. Foi um ano de conquistas e muito feliz. Enfrentei um processo seletivo difícil e contei com a ajuda de muita gente. Amo a suinocultura. Amo o Brasil. E continuo acreditando”, declamou sob muitos aplausos. Outro professor e pesquisador vencedor foi Roberto Guedes, da Universidade Federal de Minas Gerais, que prestigiou a PorkExpo 2014 durante os dois primeiros dias, mas precisou viajar antes de receber o seu troféu. A homenagem foi entregue ao colega dele José Eustáquio Cavalcanti. Rony Giongo foi outro representante incumbido de receber o prêmio, em nome de Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, presidente da Cosuel, vencedora como melhor cooperativa. “É um prazer representar o Carlos e toda a família Cosuel. Estamos nesta caminhada há anos e seguimos todos vivos e confiantes”, afirmou. Já Lúcio Rosa de Almeida exortou a importância da criação de carne suína para a Copercampos, cooperativa vencedora na categoria meio ambiente. “São 25 anos de cooperativismo e há 15 anos atuando com suínos. A direção entendeu que o suíno pode ser produzido sem poluir o meio ambiente, com sustentabilidade e dando exemplo de proteção à natureza. Vamos continuar em frente”, sustentou.

O grito pelo trabalho profissional desenvolvido pelas cooperativas do segmento continuou na entrega do prêmio a Dirceu Zotti, da Cooperativa LAR, vencedor como técnico da área. “Faço questão de agradecer à organização do evento, à cooperativa, à diretoria e a toda a equipe. Ademar, Evandro, Edgar, Clayton, Eder, André e Jackson. Este prêmio é de vocês também”, indicou. O vencedor na categoria técnico ligado a empresas ficou com Mário Pires, da DB Genética Suína. “Primeiro, quero agradecer ao Luciano Roppa e à PorkWorld. Vocês são o que há de melhor na suinocultura brasileira. Sempre incentivando o trabalho de todos. E a excelência da equipe da DB. Equipe que integro e respeito pelo trabalho desenvolvido. É um orgulho participar deste sonho há vinte anos. Muito obrigado Décio Bruxel”, agradeceu com entusiasmo. Outra família homenageada na cerimônia foi a Schoeler, tradicionalíssimos produtores do Paraná, na lembrança de Diego Schoeler, vencedor na categoria jovem empreendedor. “Este troféu é resultado do suor e do trabalho de irmãos, tios, pais, muita gente que ama este ofício e que, certamente, está agradecida pela homenagem que recebo agora”, falou.

Finalizando, o mestre da cerimônia, Luciano Roppa, um dos nomes que mais contribuíram para a suinocultura de nosso país, chamou a Diretora de Conteúdo da Safeway e presidente da PorkExpo 2014, Flávia Roppa, ao palco e falou aos colegas e amigos.  “Nestes 66 anos de vida, tenho muito orgulho do trabalho feito por este segmento e também pela minha filha, que apoia a suinocultura. Parabéns aos produtores, pesquisadores e representantes da indústria. Parabéns filha. Que esta festa seja cada vez mais linda. Vocês todos merecem”, concluiu.

Confira os ganhadores do prêmio “Melhores do Ano da Suinocultura” da PorkExpo 2014:

Jovem Empreendedor: Diego Schoeler (Schoeler Suínos)
Dirigente de Associação: Valdomiro Ferreira Júnior (APCS)
Frigorífico: Loreni Domingos Foscarini (Cooperativa Majestade)
Empresa: Flauri Ademir Migliavacca (Mig-Plus)
Pesquisador: Janice Zanella (EMBRAPA)
Professor Universitário: Roberto Mauricio Carvalho Guedes (UFMG)
Cooperativa: Carlos Alberto de Figueiredo Freitas (Cosuel)
Meio Ambiente: Lucio Marsal Rosa de Almeida (Copercampos)
Produtor: Olinto Arruda (Fazenda Água Branca)
Sucessão Familiar: Mário Faccin Júnior (Master Agroindustrial)
Técnico Autônomo: Osler Desouzart
Técnico de Cooperativa: Dirceu Zotti (Cooperativa LAR)
Técnico de Empresa: Mario Pires (DB Genética Suína)

Obs.: As fotos do vencedores poderão ser conferidas na edição do O Presente Rural de novembro.

Fonte: Ass. Imprnsa da PorkExpo

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.