Notícias
Zootecnistas discutem a importância e dificuldades da profissão
Roda de conversa na Expoingá é tradicional e é parte dos eventos alusivos ao Dia do Zootecnista, comemorado no dia 13 de maio.

O trabalho do zootecnista no dia a dia das fazendas, nas empresas ou junto aos laboratórios foi o assunto debatido no último sábado (13), no auditório Luiz Antônio Penha, em Maringá (PR), como parte das comemorações alusivas ao Dia do Zootecnista. Há vários anos o evento do Dia do Zootecnista acontece durante a Expoingá, ambiente que tem tudo a ver com a formação do profissional de Zootecnia.
A roda de conversa foi organizada pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade que realiza a Expoingá.
As histórias da Expoingá e da Zootecnia da UEM caminham em paralelo e em muitos momentos se unem, tornando-se uma só. Isto porque quando da realização da primeira Expoingá, há meio século, uma das exigências era a presença de um zootecnista no Departamento de Pecuária. Na época, nem mesmo os criadores sabiam o que era um zootecnista, mas tiveram que ‘importar’ um de uma das duas universidades no Brasil que tinham cursos de Zootecnia, uma no Rio Grande do Sul, outra em Minas Gerais. Este episódio acendeu o alerta e a UEM trabalhou às pressas para trazer o curso de nome difícil, mas com amplo mercado de trabalho.
Hoje a Expoingá é o ambiente dos zootecnistas. A presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, é zootecnista formada no curso que nasceu por causa da Expoingá, o diretor de Pecuária da SRM, Jucival Pereira de Sá, também é zootecnista e fez seu estágio na Expoingá 40 anos atrás, hoje tem vários profissionais de Zootecnia prestando serviço na feira e dezenas de estagiários dos cursos de Zootecnia.
Zootecnista no pasto e na indústria
A roda de conversa da manhã deste sábado contou com a presença de profissionais, professores e de estudantes, que trocaram experiência e tiraram dúvidas sobre o exercício da profissão.
O zootecnista Edmar Pelusi, Mestre em pastagens e forragicultura, acostumado a ajudar e ensinar produtores e técnicos a manejar pastagens em fazendas de pecuária de corte na prática e, assim, alcançarem resultados mais satisfatórios, conversou com os presentes sobre o dia a dia do trabalho. Outras palestras também abordaram os cenários da profissão na manhã deste sábado.
O professor Leandro Dalcin Castilha, que organizou o evento, disse que o Dia do Zootecnista é reconhecido por lei federal, e que a celebração desta data remonta a implantação do primeiro curso no Brasil, criado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), na cidade de Uruguaiana (RS), no ano de 1966.
Ambiente dos estagiários
Os participantes da roda de conversa foram recepcionados pelo professor Ulysses Cecato, representando o Departamento de Zootecnia da UEM, o zootecnista Jucival Pereira de Sá, diretor de Pecuária da Sociedade Rural e coordenador de toda a parte de pecuária da Expoingá, e pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, também zootecnista e que já foi estagiária na Expoingá.
Jucival, que estudou na UEM, destacou a ligação do curso de Zootecnia com a Expoingá, lembrando que “meninos e meninas que fizeram estágio aqui hoje são profissionais de destaque em diferentes regiões do Brasil, levando aos produtores os benefícios possíveis com a Zootecnia”.
Ao longo da história, praticamente todos os estudantes de Zootecnia da UEM fazem estágio na Expoingá. Iraclézia disse que o curso de Zootecnia foi decisivo em sua vida. Foi por causa do curso que ela estagiou na Expoingá, trabalhou vários anos na Sociedade Rural e tornou-se a primeira mulher a presidir uma sociedade rural no Brasil, um ambiente predominado por homens.

Notícias
Acordo com Etiópia libera exportações de carnes, lácteos e animais vivos
Pacote também contempla ovos férteis, pintos de um dia e material genético para reprodução.

O governo brasileiro concluiu negociações com a Etiópia que permitirão a exportação de diversos produtos do segmento de proteína animal.
Os novos mercados abrangem carne bovina, suína e de aves e respectivos produtos cárneos e miúdos; alimentos para animais de companhia; produtos lácteos; pescado extrativo e de cultivo; produtos para alimentação animal de origem não animal; palatabilizantes (aditivos que melhoram aroma, sabor, textura e atratividade de rações animais); alevinos; ovos férteis; bovinos vivos para abate, engorda e reprodução; sêmen e embriões de caprinos e ovinos; e pintos de um dia.
A abertura amplia a presença do agronegócio brasileiro em mercado estratégico no Chifre da África e reforça as relações no campo da agropecuária com a Etiópia, onde foi estabelecida adidância agrícola em 2025.
Com este resultado, o agronegócio brasileiro alcança 574 aberturas de mercado desde o início de 2023.
O avanço é fruto da atuação coordenada do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Notícias
ASEMG lança ASEMG TECH e aposta em inovação para fortalecer a suinocultura mineira

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) está lançando o novo projeto, o ASEMG Tech, voltado ao estímulo da inovação e ao fortalecimento da competitividade da suinocultura no estado.
A iniciativa surge com o objetivo de aproximar tecnologias já aplicadas e validadas da realidade das granjas, promovendo um espaço qualificado para apresentação, avaliação e debate de soluções com potencial de gerar ganhos concretos de produtividade, eficiência e gestão. O projeto também busca preencher uma lacuna no setor, ao propor um evento focado exclusivamente em inovação prática na suinocultura. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de abril de 2026 através do site da entidade (clique aqui).
Podem participar empresas nacionais e internacionais, startups, scale-ups, universidades, centros de pesquisa, cooperativas e instituições tecnológicas que atuem com soluções aplicadas à produção suinícola. As áreas contempladas incluem genética, nutrição, sanidade, automação e equipamentos, gestão e monitoramento, inteligência de dados, sustentabilidade, eficiência produtiva e outras inovações voltadas ao setor.
Segundo o presidente da ASEMG, Donizetti Ferreira Couto, o ASEMG Tech representa um avanço estratégico para o setor. “O ASEMG Tech nasce com a proposta de conectar tecnologia e prática produtiva. Queremos criar um ambiente onde produtores possam conhecer, avaliar e discutir soluções que realmente tragam resultados para as granjas. É uma iniciativa que reforça o papel da ASEMG como promotora da inovação e do desenvolvimento da suinocultura em Minas Gerais”, afirma.
Para serem elegíveis, as tecnologias devem atender a critérios técnicos estabelecidos em edital, como aplicação comprovada em campo, resultados mensuráveis na produção e potencial de gerar ganhos de eficiência, produtividade ou gestão. Todo o processo de seleção será conduzido por uma Comissão Técnica formada por especialistas, garantindo rigor e credibilidade à iniciativa.
Ao todo, nove empresas serão selecionadas para apresentar suas soluções durante o ASEMG Tech, em painéis técnicos presenciais voltados exclusivamente a produtores associados da entidade. A proposta é promover um ambiente qualificado de troca, aproximando as demandas do campo das soluções tecnológicas disponíveis no mercado.
Além da oportunidade de apresentar diretamente ao público produtor, as empresas participantes terão a chance de posicionar suas marcas como referência em inovação no setor e fortalecer conexões estratégicas dentro da cadeia produtiva.
As inscrições para as empresas que têm interesse em apresentar as suas propostas já estão abertas. Acesse e faça já a sua inscrição.
Cronograma:
Encerramento das inscrições: 11 de abril de 2026
Divulgação das selecionadas: até 05 de maio de 2026
Realização do evento: 29 de maio de 2026
Local: Sede da ASEMG – Belo Horizonte (MG)
O ASEMG Tech se consolida como uma vitrine de inovação aplicada à suinocultura, promovendo a integração entre tecnologia, conhecimento e produção para o avanço do setor em Minas Gerais.
Notícias
Fenagra chega à 19ª edição e consolida liderança em feed & food na América Latina
Feira e congressos técnicos reunirão 14 mil participantes em São Paulo, com foco em nutrição animal, pet food e inovação tecnológica.

A 19ª edição da Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento (Fenagra) reafirma seu protagonismo na América Latina ao reunir os principais players de Pet Food, Nutrição Animal, Graxarias, Biodiesel e Óleos e Gorduras. O evento será realizado de 12 a 14 de maio, das 11 às 19 horas, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Em paralelo à feira, acontecerão os congressos técnicos promovidos pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA). Entre eles estão a 36ª Reunião Anual CBNA – Aves, Suínos e Bovinos, o 9º Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos e o 25º Congresso CBNA PET. A expectativa é reunir cerca de 14 mil visitantes e congressistas ao longo dos três dias.

Presidente do CBNA, Godofredo Miltenburg: “Reuniremos especialistas nacionais e internacionais, criando um ambiente promissor para troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de soluções que impulsionem o mercado de nutrição animal” – Foto: Divulgação
Daniel Geraldes, diretor da Fenagra, destaca a parceria de longa data com o CBNA e reforça o papel do evento no fortalecimento da agroindústria. “Essa integração reforça o compromisso com o fortalecimento da agroindústria, promovendo a conexão entre ciência, tecnologia e mercado, além de impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentação animal”, afirma.
Para Godofredo Miltenburg, presidente do CBNA, o sucesso do evento está ligado à qualidade técnica e à presença de empresas líderes. “Reuniremos especialistas nacionais e internacionais, criando um ambiente promissor para troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de soluções que impulsionem o mercado de nutrição animal”, enfatiza.
Programação técnica detalhada
A 36ª Reunião Anual CBNA – Aves, Suínos e Bovinos terá como tema central Nutrição além da nutrição e contará com mais de 20 palestras distribuídas em cinco painéis. Especialistas da academia, da agroindústria e de empresas do setor discutirão tendências, tecnologias e inovações na nutrição de aves, suínos e bovinos.

Foto: Divulgação
O 9º Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, organizado pela SBNutriPet em parceria com o CBNA, abordará os desafios da nutrologia felina, estratégias nutricionais, melhores práticas clínicas e apresentação de trabalhos científicos. Palestrantes virão de universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá.
O 25º Congresso CBNA PET terá como tema Desafios na alimentação de felinos e dividirá sua programação em quatro painéis: Nutrição, Processo e Segurança, Mercado e Comunicação ética em nutrição de cães e gatos. Serão debatidos nutrientes na formulação de dietas, processamento de ração, aditivos e ingredientes potencialmente tóxicos, indicadores de desempenho em fábricas de ração e perspectivas de mercado.
Expositores e volume de negócios
A Fenagra reunirá 250 expositores nacionais e internacionais vindos de Estados Unidos, Rússia, Austrália, Europa, Ásia, América do Sul e Arábia Saudita. A feira ocupará dois pavilhões do Distrito Anhembi, com 26 mil m² de área de exposição.
A maior parte dos expositores pertence aos segmentos de Pet Food e Nutrição Animal, seguida por Frigoríficos e Graxarias, Biodiesel e Óleos e Gorduras Vegetais, destinados à nutrição humana e à produção de biocombustíveis. O volume de negócios durante a feira deve superar R$ 1 bilhão, consolidando a Fenagra como principal plataforma de negócios do setor na América Latina.



