Conectado com

Empresas Leite

Workshop inédito no setor de leite discute o uso de tecnologias nas fábricas de rações

Realizado em maio na região dos Campos Gerais, no Paraná, numa iniciativa da Adisseo e Frísia, evento reúne cooperativas da região que fazem parte do Pool do Leite e convidados de Minas Gerais.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar e discutir conhecimentos sobre a produção de rações para bovinocultura de leite e alinhar informações e ações fundamentais sobre o uso de novas tecnologias nas cooperativas, a Adisseo Nutrição Animal promoveu, em parceria com a Frísia Cooperativa Agroindustrial, o Workshop de Atualização em Fabricação de Ração. Além de nutricionistas, o evento reuniu tanto profissionais com atuação a campo quanto aqueles que atuam dentro das indústrias, como os responsáveis pela área de manutenção dascooperativas que compõem o Pool do Leite, da região dos Campos Gerais, no Paraná, e convidados de Minas Gerais.

Para o supervisor de manutenção industrial da Castrolanda Mahani Piacentini, o evento foi uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Nós que atuamos na área de manutenção aprendemos muita coisa na prática, mas quando a gente participa de um treinamento como esse, e pode confrontar o que sabemos com a teoria, acabamos descobrindo de fato o porquê de cada coisa. Isso é importante tendo em vista que a produção e a manutenção precisam caminhar juntas, compartilhando as impressões entre as diferentes equipes. Por isso foi muito proveitoso estar aqui.”

Coube ao palestrante Antônio Klein, sob a coordenação de Francisco Navas, da Adisseo, conduzir de forma abrangente a programação tanto na parte teórica quanto na prática, viabilizada durante uma visita monitorada à fábrica de ração da Frísia. Esses foram alguns dos diferenciais desse evento inovador, realizado em maio, pela primeira vez, especificamente para o setor de leite no Brasil.

“Para nós, poder contribuir e realizar esse Workshop inédito aqui, em Carambeí (PR), próximo da nossa fábrica, foi importantíssimo; além de toda a questão de mobilização dos participantes que isso possibilitou”, avalia Vilson Reuse, coordenador de produção da fábrica de ração da Frísia. “Acrescenta-se ainda o privilégio de expor a nossa fábrica como modelo para apresentação da parte prática da programação, contribuindo ainda mais para essa oportunidade única no nosso mercado”.

“A bovinocultura de leite do Paraná é um ponto fora da curva no quesito de capacitação das fábricas de rações e produtividade das fazendas. E isso os produtores não só daqui, mas de todo o País, precisam acompanhar”, comenta o participante Pablo Nepomuceno, responsável técnico pela fábrica de ração da Scala Nutrição Animal (MG). “A fábrica de ração que visitamos é um exemplo de alta produção com alta qualidade. Algo que a gente precisa buscar para aumentar a produtividade sem perder a qualidade. Por isso a experiência de ter participado desse Workshop foi muito importante para o nosso benchmarking, trocando conhecimentos, observando o que é referência no setor para evoluir ainda mais na nossa produção”.

Durante as palestras foram abordados assuntos relativos à manutenção das fábricas, processos de mistura, adição de microingredientes, adição de líquidos, conceitos básicos de misturas, peletização, além dos principais indicadores de pontos críticos de risco e controle nas fábricas de rações e seus desdobramentos nas fazendas. “Isso foi de grande valia”, afirma a nutricionista animal da Capal Cooperativa Agroindustrial Anna Paula Mass. “Eu apreendi tanto na teoria quanto na prática como não adianta só fazer a formulação pensando no campo e, depois, a fábrica não conseguir entregar o resultado esperado”. Segundo Anna Paula, “as palestras mostraram, por exemplo, o que pode acontecer na fábrica com pequenas mudanças que fazemos na formulação, na quantidade de óleo ou de matéria-prima, e como isso pode realmente alterar o esperado no campo. Achei isso muito interessante para conseguir formular de uma maneira que ajude a fábrica a produzir uma ração de melhor qualidade para o campo.”

“Eu sempre procurei ter um contato com o Klein, uma pessoa de vasto conhecimento sobre fabricação de ração, e, nesse sentido, a oportunidade de participar desse Workshop vai nos ajudar e muito”, diz Edilson José Vieira, médico veterinário da Colônia Witmarsum (PR). Segundo ele, o “calcanhar de Aquiles” dentro da comercialização de ração é a peletização. “Ao adquirir um produto peletizado o produtor de leite quer realmente que esse produto esteja na forma que ele imagina. Para mim, ter abordado esse tema foi o ponto fundamental do evento. Era o tipo de informação que eu vim buscar, trocar informação a respeito. Isso é de grande valia”.

Segundo o palestrante, Antônio Klein, “os participantes estavam muito atentos para discutir esses temas, fazendo várias perguntas, principalmente através do aplicativo de tirar dúvidas disponibilizado pela Adisseo”. De modo geral, o gerenciamento de uma fábrica de ração não difere da gestão de qualquer outra indústria que processe grandes quantidades de matérias-primas. O importante é atender certas especificações de qualidade e de segurança, por meio de escolhas de processos eficazes que levam em conta conhecimentos, fórmulas, uso estruturado de máquinas e equipamentos. “O Workshop atingiu esse objetivo, o que contribui de forma positiva para repensar as ações e melhorar a produção, a produtividade e a qualidade nas fábricas de rações”.

“Esse tipo de evento tem muita importância pelo fato de você poder envolver um número bastante expressivo de colaboradores que, em outros eventos, não haveria a oportunidade de reuni-los para o treinamento”, avalia Almiro Bauermann, gerente Unidade de Negócios Rações da Frísia. O executivo explica a necessidade disso: “A nutrição animal é muito dinâmica. Sua evolução é muito grande e rápida, incorporando novas tecnologias quase que de maneira diária. Assim, o fato de a gente ter acesso a palestrantes do nível do Klein, e de todas as pessoas envolvidas na organização do evento, colabora por demais quanto ao uso correto das tecnologias que empregamos nas fábricas”.

O Pool do Leite da região dos Campos Gerais é constituído pelas cooperativas Castrolanda, Frísia, Capal e Witmarsum. “Elas adotam, de maneira geral, um sistema de pagamento por bonificação e qualidade do leite que é padrão entre a maioria das cooperativas daqui”, explica a coordenadora regional de mercado ruminantes da Adisseo Flávia Plucani Amaral. Desse modo, é muito semelhante o sistema de produção adotado pelas cooperativas, bem como as características zootécnicas das fazendas, o perfil profissional e o uso das novas tecnologias nas fábricas de rações.

“Foi justamente ao levar tudo isso em conta que nós avaliamos como seria interessante integrar as cooperativas, além de algumas empresas convidadas, nesse evento inovador, exclusivo, discutindo pontos críticos de controle no dia a dia das fábricas”, diz Flávia. “E isso pode ser ‘linkado’ à utilização cada vez maior de novas tecnologias por parte da bovinocultura de leite, conforme já destacado pela Frísia, que exigem também novos conhecimentos. A introdução cada vez maior, por exemplo, da metionina protegida na nutrição das vacas – um produto de baixa dosagem – exige uma atenção muito grande na eficiência da fábrica, na homogeneidade da ração, para que esse ingrediente seja ofertado nas rações oferecidas nas fazendas de forma apropriada, a fim de atingir os resultados almejados pelos produtores”.

 

Fonte: Assessoria

Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024

A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável

Publicado em

em

Fotos: Divulgação Aviagen

As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.

Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.

Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação

O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.

Manejo inicial de frangos de corte

O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.

Impacto da melhoria da sustentabilidade genética

O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.

“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura

Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium

Publicado em

em

Equipe Hubbard na América Latina se relaciona com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura - Foto Hubbard

A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.

O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.

Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus,  além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.

“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.

Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz

Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Soluções seguras e eficazes

Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP

Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo

Publicado em

em

Planta industrial- Ibiúna SP - Planta de Coccidiose - Foto: Divulgação

A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.

Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.

Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.

Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.