Empresas
Vitrines técnicas KWS movimentaram centenas de agricultores para levar conhecimento técnico e inovação ao agricultor de milho e sorgo
Reconhecida por ser uma empresa que preza pela visão técnica de sua equipe e dos clientes, parceiros e produtores, a KWS promoveu, entre maio e agosto, as chamadas “Vitrine Técnica KWS”. Elas são eventos de campo, em parceria com os agricultores e clientes, que levam conhecimento técnico atualizado, embasado em temas agronômicos fruto do programa de capacitação do time KWS (Agroservice e comercial). As vitrines também apresentam o portfólio da empresa, com lançamentos dos híbridos de milho e sorgo, além da solução Initio para o tratamento de sementes.
No total, foram cerca de 90 vitrines que pulverizam e democratizam a informação in loco. Neste ano, os temas debatidos foram: tecnologia para produção de silagem, fitopatologia (manejo de doenças), fertilidade do solo e nutrição de plantas, fenologia e fisiologia de plantas.
O Coordenador Serviços Agronômicos da KWS Sementes Wagner P. Gusmão dos Anjos ressalta a importância dos eventos. “Levar conhecimento técnico ao produtor rural é algo extremamente importante e está em nosso DNA. Em todas as regiões despertamos a ideia de que é possível mostrar a resposta dos híbridos seja os de escala comercial seja os de pré-lançamento. Sempre agregando informações técnicas em profundidade e diferenciadas que irão agregar ao cliente”, avalia.
Ele salienta que os eventos evidenciaram o protagonismo dos representantes regionais que estão em constante parceria com os clientes, apresentando conteúdo técnico de forma didática e de acordo com a realidade de cada região.
Nos eventos foi possível observar que os produtores estão cada vez mais exigentes, tornando as escolhas cada vez mais técnicas para os distintos sistemas de produção. Há os produtores que buscam tecnologia de alta produtividade, porém, precisam estar preparados para as necessidades de cada cultura ou cultivo. Além disso, existem patologias que passam a surgir em regiões onde não havia registros, desafiando o produtor a executar corretamente os manejos culturais, além das boas práticas de campo.
Novos produtos apresentados a campo – Dentre os produtos apresentados, destaque para o K7510 VIP3, que apresenta facilidade de debulha e a biotecnologia mais eficiente para controle da lagarta-do-cartucho, além de chamar a atenção pela boa tolerância ao complexo do enfezamento. “Nas vitrines foi constatado que, com o posicionamento correto e adubação equilibrada, o K7510 apresentou resposta excelente”, comenta Gusmão.
Outro híbrido destacado pelo coordenador foi o K7500 VIP3, que chama atenção pela altíssima sanidade e tolerância ao complexo do enfezamento. Para regiões tropicais, o K8575 PRO4 também mostrou aptidão para a silagem, com destque em produção de grão e alta sanidade, além da tecnologia PRO4. Já para a região subtropical o K7300 VIP3 mostrou-se um produto superprecoce e altamente competitivo. Em todas as unidades também houve muito interesse pelo consagrado híbrido K9606 VIP3 que foi o mais plantado na safrinha anterior.
Na cultura do sorgo identificou-se maior interesse, especialmente por ser uma excelente opção de cultivo amenizando o sistema de sucessão de culturas. Em todas as vitrines a KWS apresentou seus híbridos, entre eles o K200, que é um produto consolidado e vem se mostrando muito importante para o complexo do enfezamento. “Tivemos áreas em que produtor investiu e obteve uma resposta de 100 a 110 sacas por hectare, quebrando paradigmas para a cultura”, afirma Gusmão. Outro híbrido também apresentado foi o K300, de ciclo superprecoce, muito interessante para os anos em que a janela de plantio for reduzida.
Os produtos são resultado da estratégia de investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento da KWS Sementes, na qual, mundialmente, investe cerca de 17% do seu volume de negócios ao ano, com centros de pesquisa em diversas regiões brasileiras. A KWS Sementes é uma multinacional alemã que une a tradição de 167 anos com a força do agronegócio brasileiro em uma jornada que completa 11 anos. Presente em mais de 70 países, no Brasil, a empresa trabalha com sementes de milho, soja e sorgo, além da solução Initio.
Empresas
GutGuard chega ao mercado para revolucionar a saúde intestinal e o desempenho produtivo das aves
De Heus lança solução que combina ácidos orgânicos e óleos essenciais para melhorar integridade intestinal, absorção de nutrientes e produtividade na avicultura
A De Heus, multinacional holandesa e líder em nutrição animal, acaba de lançar a especialidade GutGuard, uma solução inovadora desenvolvida para elevar a saúde intestinal e o desempenho produtivo de aves de corte, poedeiras comerciais e matrizes reprodutoras. Com uma fórmula exclusiva composta por óleos essenciais, vitaminas e ácidos orgânicos, GutGuard atua na promoção da modulação microbiana entérica e melhoria da integridade intestinal das aves, resultando em animais mais saudáveis e produtivos.
De acordo com David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus, o lançamento de GutGuard representa um avanço significativo na nutrição avícola e trará muitos benefícios para o setor. “Nosso produto traz uma combinação sinérgica de ácidos orgânicos e óleos essenciais selecionados, que fortalece a saúde intestinal das aves e otimiza a absorção de nutrientes, o que cria um ambiente intestinal desfavorável para patógenos. Ele funciona oferecendo um reforço significativo na integridade do intestino, aumentando a resistência da barreira intestinal e fortalecendo as ‘tight junctions’, que são essenciais para impedir a entrada de patógenos. Sua dosagem poderá ser ajustada conforme a orientação da equipe técnica da De Heus. Com isso, há um incremento significativo no ganho de peso e melhora da conversão alimentar, levando à maior produtividade dos sistemas e lucratividade para os avicultores”, explica ele.
O diferencial de GutGuard reside em sua formulação inovadora e exclusiva, sendo que a utilização de óleos essenciais com alto peso molecular e propriedades não voláteis garante que os princípios ativos do produto sejam mantidos estáveis e eficazes ao longo de todo o trato gastrointestinal. “Acreditamos que o GutGuard representa uma verdadeira evolução no manejo da saúde intestinal das aves, oferecendo uma abordagem mais direta e eficiente em comparação com os produtos tradicionais do mercado”, destaca o gerente.
Benefícios extras de GutGuard: uma visão global
O uso de GutGuard contempla ainda os pilares de sustentabilidade e segurança alimentar, pois a ação antibacteriana e anti-inflamatória do produto reforça a resistência natural das aves e contribui para um sistema produtivo mais responsável e seguro. David Toledo aponta que “ao promover uma saúde intestinal robusta, GutGuard não só melhora a qualidade do produto final, seja carne ou ovo, mas também fortalece a posição dos avicultores no mercado, com lotes mais uniformes e produtivos”.
Diante dos desafios sanitários enfrentados pela avicultura, como surtos de doenças e altos custos com medicamentos, GutGuard surge também como uma importante alternativa natural e eficaz, que pode ser utilizada tanto em conjunto com promotores de crescimento tradicionais quanto como uma ferramenta auxiliar na redução do uso de antibióticos. Embora não substitua diretamente os antibióticos, ele atua de forma complementar para um manejo mais sustentável e responsável.
“A De Heus está comprometida em fornecer soluções que façam a diferença para os avicultores na superação dos desafios diários da produção, garantindo um futuro mais produtivo e sustentável para a avicultura”, salienta Toledo.
Empresas
Hubbard do Brasil contrata Vinícius Schramm como gerente de Serviços Técnicos para o Brasil e Cone Sul
Schramm irá liderar a equipe técnica nas áreas de matrizes, incubatório, frango de corte, sanidade e nutrição
A Hubbard® do Brasil anuncia a contratação de Vinícius Gonsales Schramm como novo gerente de Serviços Técnicos para o Brasil e o Cone Sul. Schramm, com nove anos de experiência na indústria avícola, chega à Hubbard após uma bem-sucedida trajetória como nutricionista corporativo na JBS-Seara, onde foi responsável pela formulação de rações para dez fábricas em diversas regiões do país.
Com formação em zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também se formou mestre e doutor, possui doutorado sanduíche pela North Caroline State University, em Raleigh, nos Estados Unidos. Profissionalmente, acumula experiência em funções gerenciais e de manejo na agroindústria.
Schramm traz uma vasta experiência acadêmica e prática em nutrição animal, com foco em aves e suínos. Na Hubbard, ele será responsável por liderar a equipe técnica especializada nas áreas de matrizes, incubatório, frango de corte, sanidade e nutrição no Brasil, além de oferecer suporte técnico na área de nutrição aos times da empresa em toda a América Latina.
“Ao longo dos anos, desenvolvi uma mentalidade estratégica e lógica, o que me permite resolver problemas de forma eficiente e colaborativa. Acredito muito no trabalho em equipe e me sinto motivado a enfrentar novos desafios”, afirma Schramm. O novo gerente, que iniciou as atividades no dia 1º de outubro, se reportará diretamente ao diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Vinícius à nossa equipe. Sua vasta experiência e conhecimento em nutrição animal serão fundamentais para fortalecer nossas operações no Brasil e no Cone Sul. Tenho certeza de que ele trará novas ideias e abordagens que nos ajudarão a continuar a nossa missão de oferecer excelência na produção avícola”, acrescenta Costa.
Empresas
Juliano Sabella assume a posição de Head de Ruminantes na De Heus Brasil
Profissional eleito como um dos “Zootecnistas Mais Influentes de 2023”, em ranking da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), agora lidera segmento de Ruminantes da multinacional holandesa no Brasil
A De Heus, uma das líderes globais em nutrição animal, conta agora com um novo gestor à frente do segmento de Ruminantes: o zootecnista Juliano Sabella. O profissional, que reúne mais de 20 anos de experiência no mercado de nutrição animal e sólida expertise em desenvolvimento de produtos, novos negócios e relacionamento com o cliente, liderará a gestão deste segmento de grande relevância para a companhia e para o agronegócio brasileiro. O profissional chega para dar continuidade ao legado de excelência da empresa, no país e no mundo, e liderar a equipe rumo a novas conquistas no setor.
Reconhecido como um dos zootecnistas mais influentes de 2023, pelo ranking da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ) – devido à liderança de ações de fomento e desenvolvimento da pecuária nacional – Sabella também atuou como Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), pelo biênio 2022-2023. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sabella conta com MBA em Gestão do Agronegócio também pela mesma instituição, além de especializações em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Negócios Internacionais pela Florida International University (FIU).
De acordo com o profissional, assumir a liderança do segmento de Ruminantes na De Heus é uma grande responsabilidade e uma oportunidade animadora. “A De Heus é uma das maiores empresas de nutrição animal no mundo, com uma longa história de excelência global. No Brasil, embora nossa presença seja mais recente, já estamos em um caminho sólido de crescimento. Ter a chance de desempenhar um papel tão importante no desenvolvimento de um segmento estratégico como este é desafiador e gratificante. Este cargo me permitirá aplicar minha experiência e conhecimento para impulsionar os negócios, assim como também fortalecer a relação com os nossos clientes, oferecendo soluções que realmente façam a diferença no campo. Em um mercado tão competitivo, liderar essa área é também um compromisso com a inovação e com a busca constante por resultados que possam atender às expectativas dos nossos clientes e parceiros”, destacou.
Para o gestor, toda a sua bagagem acumulada à frente do setor contribuirá para o impulsionamento dos negócios da companhia e para o fortalecimento da relação com os clientes. “Minha experiência no setor de nutrição animal me possibilita ter uma visão abrangente dos desafios e das necessidades do mercado. Ao longo da minha carreira, desenvolvi habilidades estratégicas em marketing, vendas e gestão, sempre focadas em criar valor e fortalecer relacionamentos. Na De Heus, pretendo utilizar essa expertise para desenvolver soluções nutricionais inovadoras e serviços que contribuam para fortalecer os pilares econômico, social e ambiental do negócio. Além disso, acredito que a chave para o sucesso está em uma relação de confiança e parceria com os clientes. Meu objetivo é continuar a construir e fortalecer esses laços, expandindo nossa base de clientes, sempre com o compromisso de entregar excelência e resultados consistentes”, ressalta Sabella.