Conectado com

Empresas

Villa Germania conta com a expertise de Copagri e De Heus para alcançar seus principais objetivos

De Heus vem trabalhando em parceria com a empresa catarinense, líder nacional no segmento de carnes de aves especiais e maior exportadora de carne de pato da América Latina, que tem optado por uma nutrição livre de antibióticos e promotores de crescimento

Publicado em

em

Divulgação

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e o terceiro maior produtor mundial. Tudo indica que o país em breve vai ocupar posição de igual destaque no mercado de aves especiais. No que depender da avícola catarinense Villa Germania, este é um caminho certo. Líder em exportação de carne de pato na América Latina, a empresa também é a maior unidade de produção desta, participando ativamente de todas as fases, desde a incubação de ovos até o abate e comercialização das carnes, sendo presente com seus produtos em todas as regiões do Brasil.”

Com um abate atual de 21.000 aves por dia, a Villa Germania Alimentos pretende triplicar sua produção em 10 anos e se tornar referência mundial em carnes gourmets. Além da industrialização de patos, a empresa atua ainda na produção de frangos caipira e orgânicos, galinha d’angola, codorna e outros.

O vice-presidente de Operações da Villa Germania, Marcondes Aurélio Moser, revela que para alcançar seu objetivo, a empresa investe pesado para ter um diferencial, que se tornou o seu maior bem: a qualidade dos produtos. A grande aposta é a produção de aves e suínos livres de antibióticos e promotores de crescimento – tópico em que a De Heus contribui, oferecendo todo o seu suporte técnico e know-how em avicultura, com base em seu programa global de sustentabilidade, o Responsible Feeding, que tem como uma de suas premissas incentivar a adoção de sistemas de produção “antibiotic free” gradativamente – ao que tudo indica, a medida está dando certo.

Projeção
Segundo Moser, a Villa Germania está focada na produção de aves gourmets, cujo carro-chefe é a carne de pato, mas estão surgindo oportunidades relacionadas a outras proteínas que contribuem para o seu crescimento. É o caso do suíno orgânico – que tem mercados promissores em países como Canadá e China. Conquistar o mercado europeu com suas aves gourmets é outro objetivo da empresa. Na avaliação de Moser, o maior desafio atual para a empresa alçar novos voos no mercado externo é no campo sanitário extremamente exigente.

A intenção é garantir a produção de proteína animal livre de antibióticos e promotores de crescimento. Para atingir esta finalidade, a empresa conta com importantes parceiros, especialmente na área de nutrição animal. Toda a nutrição das aves e suínos da Villa Germania é fornecida pela Copagri, com o apoio técnico e personalizado da De Heus, empresa de origem holandesa, prestes a completar dez anos de atuação no mercado brasileiro. “Nosso grande objetivo no momento é iniciar as atividades no mercado de exportação de frango orgânico para a Europa, onde há espaço também para pato, frango caipira e galinha d’angola”, expõe Moser.

Com esse princípio de trabalho, a Villa Germania pretende, em dez anos, triplicar seu volume de produção de carne de pato. Para isso, já se prevê a necessidade de mais uma unidade industrial.

Importação
Além de ser uma grande exportadora de aves gourmet, a Villa Germania agora também tem um braço para importação de produtos premium de proteína gourmet. Marcondes Moser destaca que entre os produtos importados estão suínos e coelhos ibéricos vindos da Espanha, bacalhau trazido de Portugal e até mesmo alguns itens de pato da França para atender aos chefs que precisam da carne para pratos específicos e, também, estão sendo importados cortes bovinos da Nova Zelândia, entre outros. “Então, como se vê, estamos com bastante desafios para atingir nosso objetivo de ser referência mundial em proteína gourmet”, explica Moser.

Trajetória
Alcançar o status atual nunca foi o objetivo inicial dos fundadores da Villa Germania, que em 1996 identificaram um nicho de mercado para atender restaurantes, festas e mercados regionais na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De lá para cá, a empresa tem crescido e se confirmado como uma das melhores do ramo no mundo. Com sede em Indaial, a empresa atualmente gera cerca de 300 postos de trabalho e possui cadeia de produção completa, abatendo em torno de 21.000 aves por dia, mas nem sempre foi assim. De acordo com o vice-presidente de Operações Marcondes Aurélio Moser, a princípio eram compradas aves de colégios agrícolas da região para o abate. Como sempre teve como princípio a garantia da qualidade das aves colocadas no mercado, não demorou para a demanda da Villa Germania crescer. Dois anos depois da sua fundação, em 1998, a empresa importava seu primeiro lote de matrizes da França e na sequência implantou o incubatório e uma fábrica de ração. “Essa mudança permitiu pensarmos em um mercado maior porque até então a produção era na forma de integração com a piscicultura”, conta o executivo.

Em 2002, quando Moser passou a fazer parte do Grupo Villa Germania, a empresa já abatia em torno de 600 aves por dia e a direção vislumbrava o mercado externo para seus produtos. Um ano depois, em setembro de 2003, foi conquistada a primeira habilitação para exportação e meses depois, foi exportado o primeiro lote para o Japão. Esse novo cenário possibilitou, inclusive, a formação de parcerias importantes, contribuindo para consolidação da vocação exportadora da empresa.

A partir daí, a avícola catarinense só ganhou força no mercado nacional e internacional, o que, segundo Marcondes, deve-se principalmente à qualidade dos produtos, o que sempre foi sua maior prioridade. Crises? É claro que houve, destaca o empresário, porém foram superadas com muito trabalho. Atualmente, além do mercado nacional, os produtos da empresa são distribuídos para a Ásia (Japão e Hong Kong), África e Oriente Médio, onde é considerada líder de mercado, sendo responsável por cerca de 70% do consumo de pato da região.

Na contramão de um mercado brasileiro que vinha se retraindo, em 2019, com uma nova visão, a Villa Germania abriu seu leque de produtos, investindo em frango orgânico, frango caipira, galinha d’angola e na produção de codorna. Em pouco tempo, tornou-se a maior produtora de frango orgânico do Brasil e da América Latina. “E, assim, a empresa migrou de especialização, do pato para as proteínas gourmet, saindo de um mercado regional para um mercado internacional”, detalha Moser.

Parcerias fundamentam a qualidade dos produtos
Desde que passou a produzir patos exclusivamente, a empresa tem optado por uma nutrição livre de antibióticos e promotores de crescimento. A medida é a mesma adotada com as demais espécies, inclusive com o suíno orgânico, informa o gerente agropecuário da Villa Germania, Roderjan Souza. “Estamos trabalhando cada vez mais para fortalecer essa premissa”, afirma.

Souza ressalta a importância da nutrição para a alta qualidade dos produtos da Villa Germania. Ele destaca que o carro-chefe da agroindústria ainda é o pato e que no Brasil ainda não há material técnico substancial para embasar esta produção. “Nesse contexto, é importante o papel da De Heus para o atendimento técnico por meio de seus profissionais altamente capacitados e produtos”, menciona o gerente agropecuário.

Souza menciona também a parceria com a Copagri, cujo atendimento dinâmico e personalizado dedicado à Villa Germania também colabora para o melhor desempenho da empresa. Essas parcerias, acrescenta Moser, garantem confiança e conforto técnico, detalhes considerados importantes quando se pensa no dia a dia da produção animal.

Copagri
No mercado desde 2001, como uma empresa familiar, abrangendo 20 produtores, a Copagri tem crescido a olhos vistos. Segundo Airton Farinella, presidente da Empresa, as metas são ambiciosas e a Copagri deve crescer acompanhando o mercado, mas sempre com os pés no chão. Hoje são 196 produtores associados criadores de suínos. Além da suinocultura, a empresa atua com fábrica de ração, o que lhe rendeu importantes parcerias, sendo uma das principais a Villa Germania e a De Heus, desde 2017.

Na linha de rações, a Copagri produz 9.500 toneladas de ração por mês dividida em duas linhas de produção, uma para monogástrico e outra para ruminantes. O número só cresce e a empresa já planeja investimentos em expedição e armazenagem de grãos. A intenção é priorizar o controle de qualidade.

“Temos foco no controle de qualidade da matéria-prima que começa ainda no campo. Só entra na empresa grãos com qualidade garantida, depois temos um sistema rígido de rastreio interno”, garante Airton Farinella Filho, Veterinário RT.

Parceria
A produção de ração da Copagri para atendimento de seus próprios produtores é de cerca de 4.500 toneladas/mês. Também são produzidas cerca de 3.000 toneladas da ração Supagri para terceiros. Para atender as aves da Villa Germania, são cerca de 2.500 toneladas/mês. O próximo passo é abastecer a empresa com ração para produção de suíno orgânico.

As parcerias da Copagri são garantidas por meio de importantes certificações relacionadas ao controle de qualidade, inclusive de produção orgânica. Maristela Farinella, Gerente Administrativa, da Copagri, menciona ainda o trabalho em conjunto com a De Heus para o atendimento de campo, oferecendo qualidade técnica às ações. Segundo ele, a empresa deseja acompanhar a evolução do mercado e que parcerias como a De Heus e a Villa Germania tem papel fundamental para isso.”A linha de atuação em um mercado gourmet vem agregar muito a esse cenário de crescimento que estamos planejando”, comenta Maristela.

O Gerente de Negócios Aves da De Heus Brasil, Renato Klu, afirma que o diferencial da empresa holandesa se deve à rede internacional de apoio que possui, o que favorece a conexão e compartilhamento de experiências, conhecimentos e soluções entre os mais de 75 países em que atua. “Toda a estrutura que temos, além de todo o amplo know-how disponível nesses mais de 100 anos de atuação, nos torna aptos e prontos para atender aos mercados mais exigentes, com máxima qualidade e eficiência. Tudo isso, aliado ao nosso programa de sustentabilidade, o Responsible Feeding, que tem como objetivo reduzir os impactos ambientais”, ressalta Renato.

Ivonei Farinella, Gerente Agropecuário, cita ainda que as empresas têm valores muito alinhados como a transparência, ajuda mútua e dedicação para evolução. “Teremos grandes conquistas pela frente, baseadas em um trabalho sólido”, conclui.

 

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026

Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.

Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa

Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.

Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.

Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Empresas Crédito rural

Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural

Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Publicado em

em

Divulgação / Foto: Sicoob

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.

Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.

Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.

Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.

“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.

Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.

“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.

A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina

Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.

Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.

A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.

“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.

Fonte: Assessoria Copercampos
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.