Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Vetanco Brasil promove a saúde única e a versatilidade da carne suína no Congresso O Presente Rural

Publicado em

em

(Fotos: Divulgação)

Nos dias 11 e 12 de junho, a Vetanco Brasil esteve presente no Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, realizado em parceria com Frimesa e Lar, em Marechal Cândido Rondon/PR. A empresa também foi uma das patrocinadoras do evento.

Em seu estande, a companhia destacou a promoção da saúde animal e a segurança dos alimentos dentro do conceito One Health, ou saúde única, e divulgou suas ações de incentivou ao consumo da carne suína, destacando os benefícios, sabor e versatilidade desta que é uma das proteínas mais consumidas no mundo.

“Somos promotores da carne suína e oferecemos produtos seguros para um alimento seguro, além de um posicionamento inovador, equipe dedicada e serviços diferenciados para realmente contribuirmos com a cadeia produtiva” destaca Lucas Piroca, Gerente Comercial Suínos da Vetanco.

O Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural contou com um público de cerca de 800 produtores rurais e profissionais do setor e consolidou-se como uma plataforma essencial para o avanço da avicultura e suinocultura do oeste paranaense.

Em sua programação contou com especialistas renomados, oferecendo uma programação destinada a promover conhecimento e inovação nesses setores essenciais para o agronegócio brasileiro.

Destaque para a participação da médica-veterinária Luciana Diniz dos Santos da Silveira, presidente regional da Associação Brasileira dos Médicos-veterinários Especialistas em Suínos (Abraves-PR) e Coordenadora de Território Suínos da Vetanco, que levou à reflexão a questão da identificação e tratamento de doenças em suínos com expertise no primeiro dia do congresso.

“Falamos sobre como podemos melhorar as técnicas para obtermos a melhor eficiência no processo de tratamentos nas granjas de suínos e conversamos sobre o principal motivo das resistências bacterianas, afim de conscientizar os produtores quanto ao uso de antimicrobianos” conta Luciana. Ela enfatizou a relevância do assunto para a cadeia de produção.

Foram abordadas ainda questões como a inspeção diária dos animais, identificação, contenção, local da aplicação, tempo de tratamento e a importância de respeitar a carência de medicações injetáveis e via água de bebida visando a saúde única. A palestra contou também com uma apresentação sobre o reflexo do campo incidindo em desvios de carcaças e condenações no frigorífico em relação aos abcessos paleta/sobrepaleta e na coluna.

O estande da Vetanco Brasil no Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural também contou com Gefferson Almeida da Silva, Consultor Técnico Suínos LATAM; e Mauro Renan Felin, Gerente Comercial Aves Sul.

Empresas World Poultry Show

Com foco em novas tecnologias, evento especializado em avicultura retorna à EuroTier 2024

World Poultry Show é realizado a cada quatro anos e reúne as principais inovações na produção de aves e ovos do mundo; Inteligência Artificial, biossegurança, bem-estar animal e redução de CO2 estão entre os principais temas abordados

Publicado em

em

Arquivo / OP Rural

A automação das granjas, o uso da Inteligência Artificial (IA) no manejo dos animais e a produção sustentável de aves e ovos estão entre os principais temas abordados no World Poultry Show, evento paralelo que faz parte da EuroTier 2024, que será realizada entre 12 e 15 de novembro no Centro de Feiras de Hanover, na Alemanha. A EuroTier é promovida a cada dois anos pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e conta com mais de 2 mil expositores de 60 países, sendo a feira líder mundial na produção de proteína animal.

A World Poultry Show tem mais de 300 expositores especializados na indústria avícola e deve reunir as principais empresas do setor. A feira é reconhecida mundialmente pelas novas tecnologias e pesquisas desenvolvidas com o intuito de otimizar a produção e comercialização de aves e ovos.

Entre os temas abordados nesta edição estão a biossegurança, a saúde e o bem-estar animal, a redução da pegada de carbono da cadeia produtiva e o uso de novas tecnologias no manejo dos animais. “A procura por carne de aves e ovos está aumentando em todo o mundo e o bem-estar animal, a necessidade de reduzir a utilização de antibióticos, bem como as emissões dos aviários são temas que estão no centro dos debates do World Poultry Show”, destaca Sven Häuser, coordenador do programa técnico da EuroTier 2024.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o Brasil produziu cerca de 14,8 milhões de toneladas de frango, sendo o segundo maior produtor de aves do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que produziu aproximadamente 21 milhões de toneladas. Do total produzido no Brasil, 34,65% são destinados ao mercado externo, o que torna o país o maior exportador de carne de frango do mundo. “O Brasil, sendo um dos maiores mercados globais de frangos e ovos, tem uma importante participação no desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, há uma grande expectativa para a participação de brasileiros nesta edição, tanto como visitantes quanto como expositores”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.

Fernando Braga, Gerente de Marketing Global da ICC

Entre os expositores brasileiros já confirmados para esta edição está a ICC Brazil, especializada em soluções naturais inovadoras para nutrição e saúde animal e que participa da EuroTier desde 2010. “A EuroTier é uma das feiras mais importantes para o setor de produção animal do mundo. Estamos muito satisfeitos em participar de mais uma edição. Somos a maior produtora e comercializadora brasileira de soluções naturais e sustentáveis para nutrição e saúde animal à base de levedura de etanol brasileira. Nosso pioneirismo e perseverança ao longo dos últimos 32 anos em agregar valor à nutrição e saúde animal, através da singularidade da levedura de etanol brasileira, têm um papel importante para uma produção animal mais segura, sustentável e eficiente, para suportar a produção de alimentos saudáveis, acessíveis e disponíveis, de forma científica e disruptiva, para uma população mundial crescente, em constante combate à fome”, ressalta Fernando Braga, Gerente de Marketing Global da ICC.

Inteligência Artificial na Avicultura

Com uma extensa programação, o World Poultry Show conta com conferências, mesas redondas e exposições que trazem as principais inovações e tendências em avicultura e criação, saúde animal, alimentação e comercialização de aves e ovos em todo o mundo.

Uma das atrações é o DLG Spotlight. Com o tema “IA na Avicultura”, esta área de informação destacará os avanços tecnológicos no campo da automação e digitalização da indústria avícola, trazendo aos participantes casos de sucesso que aliam as novas tecnologias ao manejo dos animais. Entre as soluções desenvolvidas por startups e que são baseadas em Inteligência Artificial estão, por exemplo, a determinação do sexo do animal ainda dentro do ovo e as plataformas digitais utilizadas para o bem-estar e o monitoramento da saúde e das condições ambientais das granjas. “Toda a indústria é altamente inovadora e a digitalização desempenha um papel central, apoiando os agricultores no seu trabalho diário, tanto no alojamento dos animais como no escritório”, explica Sven Häuser.

Feira Líder em Produção Animal

Além da programação voltada à indústria avícola, a EuroTier é a feira líder mundial na produção animal, apresentando a cada edição as principais novidades nas áreas de genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Com expectativa de público de mais de 120 mil visitantes, vindos de 150 países, a feira concentra as inovações nos setores de avicultura, pecuária, suinocultura, aquicultura, proteínas alternativas, tecnologia climática e ambiental, digitalização, tecnologia de ordenha e resfriamento, manejo e remoção de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, bem como serviços para a produção agrícola.

“O portfólio da EuroTier abrange produtos e serviços para toda a cadeia de valor dos alimentos de origem animal e, por isso, cada vez mais tem atraído a atenção dos brasileiros. Na última edição, em 2022, foram cerca de 500 visitantes brasileiros e a expectativa é que ultrapasse este número nesta edição”, lembra Brena Bäumle. Outro destaque da EuroTier é o elevado número de pavilhões nacionais, o que reforça a importância global do evento. As maiores participações vêm do Canadá, China, Finlândia, França, Irlanda do Norte, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Serviço: EuroTier 2024

Data: 12 a 15 de novembro de 2024

Local: Pavilhão de Exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)

Informações e inscrições: https://www.eurotier.com

Informações para expositores brasileiros: atendimento@baumle.com.br

EuroTier em números:

– 120 mil visitantes de 150 países

– Mais de 2 mil expositores de 60 países

– 300 conferências e eventos comerciais dentro da programação

– 220 mil m2 de área de exposição, divididos em 13 pavilhões cobertos.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Pneumonia é vilã do bem-estar dos bovinos nos períodos de baixa temperatura

Publicado em

em

Divulgação Pearson
  • 20% do gado brasileiro são afetados por doenças respiratórias
  • Manter abrigos secos e ter manejo adequado são essenciais para reduzir casos de pneumonia

Com a chegada do inverno, a pneumonia se torna uma das principais ameaças à saúde dos bovinos. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 20% dos bovinos no Brasil podem ser afetados por doenças respiratórias durante os meses mais frios do ano, resultando em perdas econômicas para os pecuaristas”, informa o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

“A pneumonia em bovinos é causada pela combinação de fatores, incluindo baixa temperatura, umidade e manejo inadequado, mudanças de ambiente, introdução de novos animais no rebanho, além da presença constante de poeira. A exposição a estes fatores afeta o sistema imunológico dos animais, os tornando mais vulneráveis a infecções respiratórias”, explica Vechiato.

O diagnóstico rápido é fundamental para acelerar o tratamento da pneumonia. Os sinais clínicos mais comuns incluem tosse, perda de peso, secreção nasal, febre e dificuldade respiratória. O especialista da Pearson destaca que “a identificação dos sintomas e o início imediato do tratamento contribuem para a redução das taxas de mortalidade. O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, prescritos por um médico-veterinário após a avaliação do status sanitário da propriedade.

Uma solução eficaz para o tratamento de doenças respiratórias em bovinos é Tilofor 20%, da Pearson Saúde Animal. Tilofor é um antibiótico macrolídeo, que impede a síntese proteica das células bacterianas, oferecendo ação eficaz contra agentes gram-positivos e gram-negativos. Com rápida absorção e distribuição nos tecidos, o medicamento oferece resposta rápida, reduzindo os impactos da pneumonia e outras infecções respiratórias no rebanho, contribuindo para o bom desempenho produtivo dos animais.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen aborda nutrição de matrizes no Simpósio Mineiro de Avicultura

O especialista global em Nutrição da Aviagen, Emílio Cura, demonstrou seu profundo conhecimento em sua apresentação “Nutrição de Matrizes Pesadas”

Publicado em

em

Emilio Cura, especialista global em Nutrição da Aviagen. / Divulgação Aviagen

A Aviagen® América Latina continua colocando em prática seu compromisso com o lema “Criando o sucesso juntos”, com a indústria avícola. O recente Simpósio Mineiro de Avicultura, realizado em 20 de junho, em Belo Horizonte (MG), proporcionou uma excelente plataforma para troca de conhecimento com o objetivo de aumentar o sucesso da avicultura latino-americana. O evento foi organizado pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig), com apoio da Federação dos Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Destaque – Experiência em nutrição

O especialista global em Nutrição da Aviagen, Emílio Cura, demonstrou seu profundo conhecimento em sua apresentação “Nutrição de Matrizes Pesadas”. Ele enfatizou o papel crítico do manejo nutricional de matrizes na maximização do potencial genético das aves. “A alimentação e a nutrição adequadas são vitais durante as fases de recria e pós-pico e são necessários ajustes no perfil nutricional para promover o controle do ganho de peso corporal, estimulação da reserva de gordura, excelente empenamento, que, por sua vez, maximiza a produção de ovos e de pintos. Estes ajustes estão direcionados para valores de energia para cada fase, assim como o controle estrito da lisina e demais aminoácidos e nutrientes”.

“A Aviagen se dedica à estreita colaboração com a indústria avícola e à troca de ideias para promover o crescimento. Eventos como o Simpósio Mineiro de Avicultura são cruciais para a Aviagen, proporcionando uma plataforma para compartilhar conhecimentos, discutir inovações e impulsionar o potencial genético, o bem-estar, a sustentabilidade e o desempenho da avicultura. Esses encontros nos permitem oferecer soluções de ponta aos nossos clientes”, disse o gerente comercial da Aviagen no Brasil, Luiz Mansano.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.