Conectado com

Empresas

Vantagens de balancear a dieta das vacas com aminoácidos vão muito além do leite

Road Show da Adisseo com o Dr. Charles Schwab — referência mundial em nutrição de ruminantes — apresentou benefícios dos aminoácidos, como ganhos na produção, saúde e reprodução do rebanho leiteiro, para público de cinco estados (MG, RS, PR

Publicado em

em

 

 

 

Para demonstrar a importância do balanceamento das dietas de vacas leiteiras por aminoácidos, um Road Show acaba de percorrer 5 estados brasileiros e mobilizar mais de 300 convidados. Organizado pela Adisseo, que há 70 anos atua no mercado de aditivos nutricionais e está presente em mais de 100 países, a iniciativa contou com a apresentação do Dr. Charles Schwab, professor emérito em Ciências Animais da University of New Hampshire (EUA), referência mundial em nutrição de ruminantes. Nas apresentações discutiu-se como os benefícios dos aminoácidos (AA) vão muito além do leite, com ganhos na produção, saúde e reprodução do rebanho.

 

“O Dr. Schwab veio ao Brasil justamente para discutir a aplicação e benefícios do balanceamento por aminoácidos na produção de leite e sólidos do leite, saúde das vacas durante o período de transição, e melhora dos parâmetros reprodutivos”, afirma Fernanda Lopes, Gerente de Especialidades Ruminantes da Adisseo América do Sul. “Desde que passamos a disponibilizar todas as nossas soluções também para o rebanho leiteiro dos países dessa região, essa foi a nossa maior ação de extensão nesse mercado, e atraiu representantes de diferentes empresas, cooperativas, fabricantes de ração, além de formadores de opinião do setor de produção leiteira.”

 

Vários pontos importantes sobre o balanceamento das proteínas e AA na nutrição das vacas leiteiras foram destacadas pelo Dr. Charles Schwab no Road Show. “Proteínas degradáveis no rúmen ??são, por exemplo, requeridas pelos microorganismos do rúmen ao passo que aminoácidos são uma exigência para as vacas. Ou seja: AA são nutrientes necessários para a vaca leiteira; e não proteína bruta”, diz o especialista. Nesse cenário, segundo Schwab, “cabe ainda dizer que metionina e lisina são os aminoácidos mais limitantes, e a metionina é quase sempre mais limitante do que a lisina.”

 

O Road Show deu ênfase ao apresentar as vantagens de se usar metionina e lisina nas dietas típicas de vacas de alta produção. Isso é importante porque na América do Sul tem sido muito discutido nos últimos 5 anos o balanceamento por AA, mas essa tecnologia ainda não é amplamente utilizada no campo. “A Adisseo acredita que, com as tendências das dietas atuais em reduzir o teor de proteína bruta, e com a valorização dos pagamentos por sólidos no leite, ainda que modesto, o Brasil e demais países da região seguirão o que já temos há 20 anos nos EUA, quanto à inclusão de AA na formulação da dieta”, explica Fernanda.

 

Durante o Road Show foi debatido como os investimentos em pesquisas com AA, nas últimas décadas, foram fundamentais para o desenvolvimento de programas (softwares) que incluem as exigências de aminoácidos no modelo nutricional. Isso serviu para solidificar os princípios da proteína ideal em um sistema robusto e funcional. Assim, as dietas para vacas leiteiras podem hoje ser formuladas para assegurar uma utilização mais eficiente da proteína, otimizando o rendimento e os componentes do leite, particularmente a proteína do leite.

 

Repercussão do Road Show com o Dr. Charles Schwab

O Road Show organizado em junho pela Adisseo com o Dr. Charles Schwab atraiu o interesse de um público variado por onde passou (MG, RS, PR, GO e SP) e proporcionou inúmeros debates. “Como pesquisador, minha participação no evento aqui na região Sul teve como objetivo apresentar perguntas para esclarecer algumas questões que ainda restam em torno do balanceamento por AA”, diz o consultor Wagner Beskow, engenheiro agrônomo com doutorado em manejo de sistemas pastoris. “Isso é importante porque, como formadores de opinião, nós precisamos separar o joio do trigo. Alguns produtos e algumas empresas exageraram em determinadas ações, interferindo no trabalho de todos. Como sempre tenho levantado, o importante é ter em vista o ganho ao produtor, pois tendo claro esse parâmetro, ele nos norteia e é difícil errar na tomada de decisão.”

 

O zootecnista Renato Palma Nogueira, consultor em manejo e nutrição de vacas leiteiras, ressalta que no passado as experiências com balanceamento com aminoácidos não foram as melhores. “Como ele mesmo (Dr. Schwab) mostrou, nem todos os produtos respondem da mesma forma. Terei que recomeçar e agora com o produto correto”. Nesse sentido, ele ressalta que o Road Show realizado pela Adisseo foi “muito importante para o nosso mercado”, pois proporcionou o saber necessário “para realizar o maior ajuste fino que existe nas dietas, que é o balanceamento de aminoácidos e qual o seu impacto no resultado”.

 

“Aqui no Brasil ainda temos que fazer ajustes finos nas dietas em termos do balanceamento protéico e de AA, como já ocorre há muito tempo em aves e suínos”, avalia Cesar Augusto Pierezan, administrador industrial da fábrica de ração da Cotriel (Cooperativa Tritícola de Espumoso/RS). “Nós mesmos já trabalhamos com o Smartamine® M (fonte de DL-metionina revestida da Adisseo) em rações fareladas. É uma novidade que veio para ficar na cadeia de lácteos. Nessa primeira fase, nossos nutricionistas já têm alcançado uma boa vantagem na redução do custo de formulação, com um decréscimo de 6 a 8 centavos por quilo de ração produzida. Logo, pretendemos evoluir para outra fonte de metionina, específica para ração peletizada (MetaSmart®).”

 

Os conhecimentos científicos disponíveis já demonstram que os benefícios do balanceamento das dietas por AA ultrapassam a redução dos custos de produção do leite. Durante o Road Show foi apresentado como, segundo os próprios produtores, uma dieta balanceada para AA tem proporcionado aumento na fertilidade, maior volume de leite e menor incidência de doenças devido a melhora da imunidade no período da lactação. “Os resultados positivos na reprodução e na incidência de doenças são consequência das outras funções que aminoácidos como a metionina, por exemplo, possui no organismo, além da síntese de proteína”, diz Fernanda Lopes.

 

Fontes de metionina protegidas para ruminantes

A organização do Road Show com o Dr. Charles Schwab concluiu a primeira etapa do trabalho da Gerência de Especialidades Ruminantes da Adisseo América do Sul, iniciada ano passado com a realização de uma série de outros eventos pontuais na região. “A nossa intenção, a partir de agora, é desenvolver mais treinamentos técnicos envolvendo o uso dos programas (softwares) de formulação com AA que temos disponíveis atualmente”, diz Fernanda Lopes. Dessa forma, aqui na região será dado sequência ao trabalho de sucesso que já é realizado em outros países, como nos EUA, no qual a metionina protegida mais vendida é da marca Adisseo.

 

Como líder mundial nesse segmento de mercado, tendo lançado há mais de 20 anos sua linha de metionina protegida para ruminantes, a Adisseo disponibiliza ao produtor de leite duas fontes de metionina protegidas: Smartamine® M e MetaSmart®, ambas igualmente eficientes. Smartamine® M é uma DL-metionina revestida com um polímero sensível a pH específico, conferindo proteção durante a passagem através do rúmen, assegurando sua liberação no abomaso e absorção no intestino delgado — ou seja, passa pelo rúmen sem ser degradado. Por sua vez, MetaSmart® é um produto análogo de metionina (molécula HMBI de metionina desenvolvida para ruminantes), que tem excelente biodisponibilidade e mantém sua estabilidade e eficácia em todos os tipos de aplicações e formas de alimentos, com a vantagem que pode ser peletizado.

 

A vinda do Dr. Charles Schwab ao Brasil faz parte da consultoria mundial que ele presta a Adisseo há 4 anos, atuando nas áreas de extensão e treinamento, como suporte aos técnicos e clientes da empresa. Ele é reconhecido internacionalmente por sua pesquisa sobre a nutrição de aminoácidos em gado leiteiro, tendo participado como membro da comissão Dairy NRC (2001), na qual atuou com liderança para o desenvolvimento do submodelo de proteína e AA. Como consultor, Dr. Schwab trabalha ao lado de nutricionistas lácteos e produtores em todo o mundo para promover os avanços na nutrição de aminoácidos e suas implicações na produção de leite, saúde das vacas em transição e eficiência na utilização de “N” (nitrogênio).

 

A seguir, confira alguns parâmetros apresentados por Dr. Charles Schwab sobre a nutrição de aminoácidos em gado leiteiro:

 

— Na prática, o balanceamento das dietas em termos de lisina e metionina pode proporcionar oportunidades significativas para: redução do risco de uma deficiência de AA; otimização da saúde da vaca no período de transição; aumento do volume de leite e no rendimento dos componentes dele (sólidos no leite); e redução da oferta de proteínas degradáveis no rúmen para as vacas em pós-transição.

 

— Outras vantagens são trabalhar com níveis ideais de proteína degradável no rúmen e diminuir a inclusão de proteína não degradável no rúmen, possibilitando a redução no custo alimentar, e aumentando espaço na dieta para maximizar o uso de carboidratos, consequentemente aumentando a síntese de proteína microbiana.

 

— Não por acaso, portanto, o balanceamento de aminoácidos é cada vez mais usado na alimentação de vacas de leite. Ele oferece maior equilíbrio à produção leiteira ao resultar em dietas com níveis mais baixos de proteína, cujos preços de suplementação são elevados, e proporcionar maior aproveitamento da tendência geral de bonificação pela proteína do leite. Além disso, é objeto de um refinamento e melhoria contínua nos modelos de nutrição, em sintonia com o desenvolvimento dos aminoácidos protegidos.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

MiniEVO+ e Exaustor 55 Plus FV da Gallus Equipamentos elevam conversão alimentar e eficiência ambiental no aviário

Publicado em

em

Divulgação

A busca constante por melhores índices zootécnicos e eficiência energética conta com um importante aliado na avicultura e suinocultura brasileira. A Gallus Equipamentos, com sede em Marau (RS), apresenta algumas de suas soluções projetadas para melhorar a rentabilidade do produtor: o comedouro MiniEVO+ e o Exaustor 55 polegadas em Fibra de Vidro.

MiniEVO+: O prato que faz a diferença do primeiro ao último dia

Desenvolvido com projeto próprio, o MiniEVO+ foi desenhado especificamente para frangos de corte. Seu grande diferencial é o design inteligente, que permite o acesso dos pintinhos desde o primeiro dia de vida, mantendo a eficiência até o final do lote.

Com um sistema de higienização facilitado pela remoção rápida do fundo, o equipamento garante a sanidade das aves e evita o desperdício de ração. Além disso, suas características permitem que o prato seja adaptado a qualquer comedouro do mercado.

Pequeno no tamanho, gigante nos resultados – dizem os produtores

Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

“O resultado nos impressionou. Desde o primeiro lote vem converter, não temos do que nos queixar!”, afirmam os produtores Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS)

 

 

Para Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS), os resultados obtidos com o prato elevaram o status do aviário: “Hoje é considerado o melhor da unidade”.

 

A satisfação é tão grande para Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC, que afirma: “Hoje não faria mais um, faria mais dois galpões com a Gallus”

Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC,

Climatização de Alta Performance: Exaustor 55” FV

Para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar, a Gallus lança os exaustores de 55 polegadas em fibra de vidro de alta densidade. Imune à corrosão por amônia e com proteção anti-UV, esses equipamentos são ideais para galpões de pressão negativa e sistemas de resfriamento.

A tecnologia Direct Drive (acionamento direto) elimina a necessidade de correias e lubrificação de rolamentos, reduzindo significativamente os custos de manutenção. Disponível nas versões Persiana(ideal para ventilação mínima) e Butterfly (foco em colocação hermética e economia), o modelo Butterfly chega a ser até 25% mais econômico em consumo de energia.

O Exaustor 55 FV da Gallus pode ser utilizado em avicultura de corte, matrizes (recriação e produção) ou em suinocultura, onde se diferencia ainda mais pela sua resistência e durabilidade, mesmo em ambientes altamente agressivos. Seu desempenho elevado é otimizado pelo cone de expansão, pelo acionamento com menos perdas e pela hélice com perfil aerodinâmico winglet. A combinação de projeto eficaz e um design inteligente reduz o número de equipamentos a serem instalados em cada galpão.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Master Agroindustrial avança para o exterior com entrada em empresa chilena

Negócio envolve aquisição de ações e criação de sinergias produtivas e comerciais entre as companhias.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A Master Agroindustrial S.A., empresa brasileira do setor de carne suína, concluiu a aquisição de 38% das ações do Grupo Coexca S.A., do Chile. A operação envolve a compra de participações de diferentes sócios, entre eles o fundo de investimento dinamarquês Impact Fund Denmark (IFU).

Com o negócio, as duas companhias passam a estruturar uma parceria voltada à geração de sinergias nas áreas produtiva, industrial, comercial e de inovação. A transação marca a entrada mais forte da Master no mercado internacional, ampliando sua atuação para além do Brasil.

De acordo com o CEO da Master, Mario Faccin, a operação faz parte do processo de internacionalização da empresa, que já exporta para mais de 20 países. Ele afirma que a associação com a Coexca reforça a estratégia de expansão e integração industrial, além de contar com o apoio do Grupo Vall Companys.

A Master atua no mercado brasileiro de proteína suína com a marca Sulita. A empresa registra faturamento anual de US$ 250 milhões, conta com mais de 2.000 funcionários, 350 produtores integrados e produção superior a 100 mil toneladas de carne por ano. São 42 mil matrizes reprodutoras e cerca de 1,2 milhão de suínos produzidos anualmente, sendo 70% destinados ao processamento e 30% comercializados vivos. A companhia projeta dobrar o faturamento até 2030.

O CEO da Coexca S.A., Guillermo García, destacou que a entrada da Master na empresa abre uma nova etapa de crescimento, apoiada na experiência do grupo brasileiro e do Grupo Vall Companys.

Com sede na região do Maule, no Chile, a Coexca atua na produção e exportação de carne suína em modelo verticalizado. A empresa registra vendas de US$ 165 milhões, exporta para mais de 30 mercados e gera mais de 1.000 empregos. Possui 14 mil matrizes e abate mais de 470 mil suínos por ano, com volume superior a 56 mil toneladas de carne processada.

O responsável internacional do Grupo Vall Companys, Tomás Blasco, afirmou que a parceria deve reforçar a presença do grupo no mercado latino-americano. O conglomerado espanhol, com sede em Lleida, atua em cadeia produtiva integrada e registra faturamento superior a 4 bilhões de euros, com mais de 15 mil funcionários.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Genética Topigs Norsvin é destaque em premiação internacional de produtividade da Agriness

Companhia celebra pódio no ranking com propriedades parceiras que ultrapassam a marca de 280 quilos desmamados por fêmea ao ano

Publicado em

em

Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA

A 18ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura da Agriness, realizada a bordo de um cruzeiro que celebrou os 25 anos da organizadora, reconheceu mais uma vez os números de excelência do setor. O projeto de benchmarking, que analisou dados de 2.689 granjas e mais de 2,4 milhões de matrizes localizadas na América Latina, Europa e Ásia, consagrou a genética Topigs Norsvin como o grande destaque, com produtores parceiros no topo do ranking.

O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

A avaliação principal do prêmio é baseada no índice de Desmamados por Fêmea ao Ano (DFA). Na categoria para granjas com mais de 3.000 matrizes, o primeiro lugar ficou com a Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA. O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

Granja Canal, de Itá (SC), também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

O desempenho de alta performance se repetiu na categoria de 301 a 500 matrizes. A Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA) em 2025. Na mesma categoria, a Granja Canal, de Itá (SC), que opera com 70% de genética Topigs Norsvin em sua estrutura, também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA)

O diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, parabeniza a Agriness pelo marco de um quarto de século e pela realização de um evento tão grandioso para a suinocultura. “Os resultados dos nossos parceiros chancelam a eficiência do nosso programa de melhoramento no campo pois entregamos matrizes produtivas e animais robustos. Dessa forma, o produtor converte esse potencial genético em rentabilidade real na granja”, afirma Canedo.

Evolução e reconhecimento

O prêmio foi idealizado em 2006 com foco em promover uma competição saudável e incentivar a gestão eficiente. Atualmente, o levantamento avalia o desempenho de propriedades no Brasil, Argentina, Colômbia e China.

A parceria histórica entre a Topigs Norsvin e a Agriness rendeu uma homenagem especial durante a programação: a companhia recebeu um troféu de reconhecimento pelo fomento e apoio ao desenvolvimento do setor.

“Receber esse troféu tem um significado enorme para o nosso time. A nossa parceria com a Agriness e com os produtores foca em elevar a régua técnica do mercado com resultados reais e sustentáveis, e sermos a única casa de genética reconhecida com essa homenagem mostra que estamos trilhando o caminho correto”, conclui Canedo.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.