Conectado com

Empresas

Vantagens de balancear a dieta das vacas com aminoácidos vão muito além do leite

Road Show da Adisseo com o Dr. Charles Schwab — referência mundial em nutrição de ruminantes — apresentou benefícios dos aminoácidos, como ganhos na produção, saúde e reprodução do rebanho leiteiro, para público de cinco estados (MG, RS, PR

Publicado em

em

 

 

 

Para demonstrar a importância do balanceamento das dietas de vacas leiteiras por aminoácidos, um Road Show acaba de percorrer 5 estados brasileiros e mobilizar mais de 300 convidados. Organizado pela Adisseo, que há 70 anos atua no mercado de aditivos nutricionais e está presente em mais de 100 países, a iniciativa contou com a apresentação do Dr. Charles Schwab, professor emérito em Ciências Animais da University of New Hampshire (EUA), referência mundial em nutrição de ruminantes. Nas apresentações discutiu-se como os benefícios dos aminoácidos (AA) vão muito além do leite, com ganhos na produção, saúde e reprodução do rebanho.

 

“O Dr. Schwab veio ao Brasil justamente para discutir a aplicação e benefícios do balanceamento por aminoácidos na produção de leite e sólidos do leite, saúde das vacas durante o período de transição, e melhora dos parâmetros reprodutivos”, afirma Fernanda Lopes, Gerente de Especialidades Ruminantes da Adisseo América do Sul. “Desde que passamos a disponibilizar todas as nossas soluções também para o rebanho leiteiro dos países dessa região, essa foi a nossa maior ação de extensão nesse mercado, e atraiu representantes de diferentes empresas, cooperativas, fabricantes de ração, além de formadores de opinião do setor de produção leiteira.”

 

Vários pontos importantes sobre o balanceamento das proteínas e AA na nutrição das vacas leiteiras foram destacadas pelo Dr. Charles Schwab no Road Show. “Proteínas degradáveis no rúmen ??são, por exemplo, requeridas pelos microorganismos do rúmen ao passo que aminoácidos são uma exigência para as vacas. Ou seja: AA são nutrientes necessários para a vaca leiteira; e não proteína bruta”, diz o especialista. Nesse cenário, segundo Schwab, “cabe ainda dizer que metionina e lisina são os aminoácidos mais limitantes, e a metionina é quase sempre mais limitante do que a lisina.”

 

O Road Show deu ênfase ao apresentar as vantagens de se usar metionina e lisina nas dietas típicas de vacas de alta produção. Isso é importante porque na América do Sul tem sido muito discutido nos últimos 5 anos o balanceamento por AA, mas essa tecnologia ainda não é amplamente utilizada no campo. “A Adisseo acredita que, com as tendências das dietas atuais em reduzir o teor de proteína bruta, e com a valorização dos pagamentos por sólidos no leite, ainda que modesto, o Brasil e demais países da região seguirão o que já temos há 20 anos nos EUA, quanto à inclusão de AA na formulação da dieta”, explica Fernanda.

 

Durante o Road Show foi debatido como os investimentos em pesquisas com AA, nas últimas décadas, foram fundamentais para o desenvolvimento de programas (softwares) que incluem as exigências de aminoácidos no modelo nutricional. Isso serviu para solidificar os princípios da proteína ideal em um sistema robusto e funcional. Assim, as dietas para vacas leiteiras podem hoje ser formuladas para assegurar uma utilização mais eficiente da proteína, otimizando o rendimento e os componentes do leite, particularmente a proteína do leite.

 

Repercussão do Road Show com o Dr. Charles Schwab

O Road Show organizado em junho pela Adisseo com o Dr. Charles Schwab atraiu o interesse de um público variado por onde passou (MG, RS, PR, GO e SP) e proporcionou inúmeros debates. “Como pesquisador, minha participação no evento aqui na região Sul teve como objetivo apresentar perguntas para esclarecer algumas questões que ainda restam em torno do balanceamento por AA”, diz o consultor Wagner Beskow, engenheiro agrônomo com doutorado em manejo de sistemas pastoris. “Isso é importante porque, como formadores de opinião, nós precisamos separar o joio do trigo. Alguns produtos e algumas empresas exageraram em determinadas ações, interferindo no trabalho de todos. Como sempre tenho levantado, o importante é ter em vista o ganho ao produtor, pois tendo claro esse parâmetro, ele nos norteia e é difícil errar na tomada de decisão.”

 

O zootecnista Renato Palma Nogueira, consultor em manejo e nutrição de vacas leiteiras, ressalta que no passado as experiências com balanceamento com aminoácidos não foram as melhores. “Como ele mesmo (Dr. Schwab) mostrou, nem todos os produtos respondem da mesma forma. Terei que recomeçar e agora com o produto correto”. Nesse sentido, ele ressalta que o Road Show realizado pela Adisseo foi “muito importante para o nosso mercado”, pois proporcionou o saber necessário “para realizar o maior ajuste fino que existe nas dietas, que é o balanceamento de aminoácidos e qual o seu impacto no resultado”.

 

“Aqui no Brasil ainda temos que fazer ajustes finos nas dietas em termos do balanceamento protéico e de AA, como já ocorre há muito tempo em aves e suínos”, avalia Cesar Augusto Pierezan, administrador industrial da fábrica de ração da Cotriel (Cooperativa Tritícola de Espumoso/RS). “Nós mesmos já trabalhamos com o Smartamine® M (fonte de DL-metionina revestida da Adisseo) em rações fareladas. É uma novidade que veio para ficar na cadeia de lácteos. Nessa primeira fase, nossos nutricionistas já têm alcançado uma boa vantagem na redução do custo de formulação, com um decréscimo de 6 a 8 centavos por quilo de ração produzida. Logo, pretendemos evoluir para outra fonte de metionina, específica para ração peletizada (MetaSmart®).”

 

Os conhecimentos científicos disponíveis já demonstram que os benefícios do balanceamento das dietas por AA ultrapassam a redução dos custos de produção do leite. Durante o Road Show foi apresentado como, segundo os próprios produtores, uma dieta balanceada para AA tem proporcionado aumento na fertilidade, maior volume de leite e menor incidência de doenças devido a melhora da imunidade no período da lactação. “Os resultados positivos na reprodução e na incidência de doenças são consequência das outras funções que aminoácidos como a metionina, por exemplo, possui no organismo, além da síntese de proteína”, diz Fernanda Lopes.

 

Fontes de metionina protegidas para ruminantes

A organização do Road Show com o Dr. Charles Schwab concluiu a primeira etapa do trabalho da Gerência de Especialidades Ruminantes da Adisseo América do Sul, iniciada ano passado com a realização de uma série de outros eventos pontuais na região. “A nossa intenção, a partir de agora, é desenvolver mais treinamentos técnicos envolvendo o uso dos programas (softwares) de formulação com AA que temos disponíveis atualmente”, diz Fernanda Lopes. Dessa forma, aqui na região será dado sequência ao trabalho de sucesso que já é realizado em outros países, como nos EUA, no qual a metionina protegida mais vendida é da marca Adisseo.

 

Como líder mundial nesse segmento de mercado, tendo lançado há mais de 20 anos sua linha de metionina protegida para ruminantes, a Adisseo disponibiliza ao produtor de leite duas fontes de metionina protegidas: Smartamine® M e MetaSmart®, ambas igualmente eficientes. Smartamine® M é uma DL-metionina revestida com um polímero sensível a pH específico, conferindo proteção durante a passagem através do rúmen, assegurando sua liberação no abomaso e absorção no intestino delgado — ou seja, passa pelo rúmen sem ser degradado. Por sua vez, MetaSmart® é um produto análogo de metionina (molécula HMBI de metionina desenvolvida para ruminantes), que tem excelente biodisponibilidade e mantém sua estabilidade e eficácia em todos os tipos de aplicações e formas de alimentos, com a vantagem que pode ser peletizado.

 

A vinda do Dr. Charles Schwab ao Brasil faz parte da consultoria mundial que ele presta a Adisseo há 4 anos, atuando nas áreas de extensão e treinamento, como suporte aos técnicos e clientes da empresa. Ele é reconhecido internacionalmente por sua pesquisa sobre a nutrição de aminoácidos em gado leiteiro, tendo participado como membro da comissão Dairy NRC (2001), na qual atuou com liderança para o desenvolvimento do submodelo de proteína e AA. Como consultor, Dr. Schwab trabalha ao lado de nutricionistas lácteos e produtores em todo o mundo para promover os avanços na nutrição de aminoácidos e suas implicações na produção de leite, saúde das vacas em transição e eficiência na utilização de “N” (nitrogênio).

 

A seguir, confira alguns parâmetros apresentados por Dr. Charles Schwab sobre a nutrição de aminoácidos em gado leiteiro:

 

— Na prática, o balanceamento das dietas em termos de lisina e metionina pode proporcionar oportunidades significativas para: redução do risco de uma deficiência de AA; otimização da saúde da vaca no período de transição; aumento do volume de leite e no rendimento dos componentes dele (sólidos no leite); e redução da oferta de proteínas degradáveis no rúmen para as vacas em pós-transição.

 

— Outras vantagens são trabalhar com níveis ideais de proteína degradável no rúmen e diminuir a inclusão de proteína não degradável no rúmen, possibilitando a redução no custo alimentar, e aumentando espaço na dieta para maximizar o uso de carboidratos, consequentemente aumentando a síntese de proteína microbiana.

 

— Não por acaso, portanto, o balanceamento de aminoácidos é cada vez mais usado na alimentação de vacas de leite. Ele oferece maior equilíbrio à produção leiteira ao resultar em dietas com níveis mais baixos de proteína, cujos preços de suplementação são elevados, e proporcionar maior aproveitamento da tendência geral de bonificação pela proteína do leite. Além disso, é objeto de um refinamento e melhoria contínua nos modelos de nutrição, em sintonia com o desenvolvimento dos aminoácidos protegidos.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios

A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Publicado em

em

Divulgação

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.

Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.

Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.

Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.

Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.

“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.

A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Publicado em

em

Foto: Agroceres Multimix

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).

O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.

“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.

Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.

Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.

“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

Publicado em

em

Foto : Assessoria

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.

Fonte: O Presente Rural com informações da Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.