Conectado com

Empresas

Vacina RB-51®: Mapa determina novo regulamento do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose

Artigo 9° da Instrução Normativa declara que a vacinação é obrigatória para bezerras de 3 a 8 meses, podendo o produtor substituir a vacina contendo a cepa B19 por vacina contendo a cepa RB-51

Publicado em

em

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa n° 19/2016, estabeleceu o novo Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT. 

O PNCEBT tem como objetivo baixar a prevalência e a incidência da brucelose e da tuberculose, visando a erradicação. Com relação a Brucelose, a nova Instrução Normativa mantém a obrigatoriedade da vacinação de todas as fêmeas da espécie bovina e bubalina, na faixa etária de 03 a 08 meses, mas com a diferença de que agora o produtor pode optar por qual cepa vacinal utilizar, B19 ou RB-51, sem necessidade de autorização ou qualquer envolvimento do órgão de defesa do Estado, com comprovação feita pelo veterinário cadastrado no PNCEBT.

A Vacina RB-51® da MSD Saúde Animal, além de bezerras, também pode ser administrada em fêmeas adultas, por se tratar de uma vacina contra a brucelose, não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, de modo a não interferir nos resultados de testes realizados para diagnósticos da doença, por apresentarem resultados negativos.

Emerson Botelho, gerente de produtos da MSD Saúde Animal, explica que essa nova legislação é um grande passo para a pecuária brasileira. “A nossa vacina RB-51® veio somar no combate à brucelose. Esta vacina proporcionará um aumento significativo da produtividade do rebanho, e, sobretudo, a proteção à saúde humana, por ser a brucelose uma zoonose, doença que pode ser transmitida tanto para os animais quanto para os seres humanos, ressalta”.

Botelho complementa que a pecuária brasileira acelera a modernização tecnológica para aperfeiçoar o controle sanitário e ampliar seu acesso aos mercados. “O uso da vacina RB-51® é um passo importante para o aumento da proteção do rebanho e garantir a eficiência reprodutiva e maior lucro ao produtor. Uma vez que utilizada em vaca adulta, mesmo que esta já tenha sido vacinada com uma vacina contendo a cepa B-19 quando bezerra, vai aumentar os níveis imunológicos de proteção contra a brucelose”.

“Em rebanhos com investimentos em reprodução, como por exemplo Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), o pecuarista tem mais uma ferramenta para garantir os resultados deste investimento e aumentar a segurança do rebanho, vacinando as fêmeas com vacinas contendo a cepa RB-51, como no caso da vacina RB-51® e eliminando da propriedade uma das principais doenças causadoras de baixos índices reprodutivos, fonte de grandes prejuízos na pecuária brasileira”, finaliza.

 

Sobre a doença

Desde 2001, o Brasil conta com o PNCEBT, nascido de uma exemplar ação coordenada entre a classe veterinária e o setor público para o combate a estas zoonoses. No caso da brucelose, o programa trabalha para reduzir significativamente a prevalência da doença, apoiado nas ferramentas de diagnóstico e eliminação dos animais soropositivos e de vacinação das fêmeas com vacinas contendo as cepas B-19 e RB-51.

Causadora de abortos, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta e infertilidade, a brucelose produz grandes perdas econômicas devidas à redução da eficiência reprodutiva. Em saúde pública, destaca-se como uma zoonose – doença transmitida tanto para animais como para seres humanos – que acomete principalmente pessoas que trabalham com bovinos, como vaqueiros e veterinários.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios

A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Publicado em

em

Divulgação

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.

Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.

Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.

Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.

Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.

“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.

A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Publicado em

em

Foto: Agroceres Multimix

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).

O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.

“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.

Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.

Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.

“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

Publicado em

em

Foto : Assessoria

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.

Fonte: O Presente Rural com informações da Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.