Empresas
Vaccinar Nutrição Animal e grupo Otávio Lage celebram quatro anos de parceria e aumento no índice reprodutivo em novilhas precoces
O grupo saiu de patamares de 65% de prenhes finais nessa categoria animal para 80%, utilizando a gordura protegida BeefFat

Parceria entre o grupo Otávio Lage, localizado na região de Goianésia (GO), e a Vaccinar Nutrição, empresa 100% brasileira e posicionada entre as líderes do setor no Brasil, tem apresentado excelentes resultados na melhoria dos índices reprodutivos dos protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) nos lotes de novilhas precoces, também chamadas de “precocinhas”.
Segundo o zootecnista, responsável pela nutrição de cria, recria e engorda do Otávio Lage, Antônio Roberto, o grupo saiu de patamares de 65% de prenhes finais nessa categoria animal para 80%. Isso foi possível com o uso da gordura protegida da Vaccinar, BeefFat, que permitiu um incremento energético na dieta dos animais sem comprometer a logística de fornecimento. “O produto veio para agregar em alguns pontos da fazenda como adensar a dieta das fêmeas desafiadas a reprodução de 12 a 16 meses de idade em um período que temos escassez de forragem de qualidade e os animais passam, ainda, pelo estresse de desmama e precisam chegar à estação reprodutiva com aproximadamente 270 quilos, que é um bom escore de condição corporal”, afirma Antônio Roberto.
O grupo Otávio Lage passou a utilizar a gordura protegida BeefFat da Vaccinar como alternativa para complementar a dieta do rebanho na fase de reprodução devido à estiagem que prejudicou a qualidade das pastagens. O que era alternativa está caminhando para o quarto ano seguido na nutrição das precocinhas e se consolidou como um manejo padrão na fazenda.
“O uso de BeefFat tem como objetivo aumentar o aporte de energia e de ácidos graxos essenciais (Ômega 6) para os animais, impactando positivamente nos índices reprodutivos”, afirma o especialista em Nutrição de Ruminantes da Vaccinar, Fernando Rossi Camilo.
Desafio para os pecuaristas
Fernando Camilo destaca que o manejo reprodutivo das novilhas que entram em reprodução é um desafio para os pecuaristas. “Isso porque essa categoria animal tem uma exigência nutricional específica, visto que além da demanda de nutrientes para a reprodução, apresenta uma demanda significativa, principalmente, em energia para atender o desenvolvimento corporal. Falhas no aporte energético desses animais podem comprometer o sucesso dos programas reprodutivos nas fazendas de corte”, ressalta.
Carlos Borges, veterinário do grupo, conta ainda que a parceria com a Vaccinar permitiu o acesso a uma tecnologia inovadora em nutrição animal. “Um bom plano nutricional com o uso de tecnologias inovadoras aliadas a uma genética de mais de 40 anos pautada em critérios produtivos em sua seleção nos possibilitou alcançar tais resultados”, afirma.
Dados do índice de prenhes
O grupo Otávio Lage compartilhou com a equipe Técnica da Vaccinar os dados do índice de prenhes das precocinhas de 12 a 16 meses de idade. Os resultados obtidos foi o índice de prenhes de 80% com três IATF. “Outro dado importante observado por eles foi que a utilização de gordura protegida resultou em mais fêmeas prenhas na primeira IATF, aumentando assim animais nascido no início de estação de parição, o que denominamos ‘animais do cedo’, que são aqueles nascidos na época mais favorável e tendem a desmamar mais pesados”, complementa Fernando Camilo.
Ele conta ainda que os animais que nasceram no mês 6 desmamaram mais pesados e entraram em estação de monta mais pesados, quando comparados com os animais nascidos nos meses 7 e 8, como pode ser visto na tabela abaixo.
| Mês de Desmame | Número de animais | Peso ao Desmama | Peso no protocolo de IATF |
| 6 | 143 | 195 | 294 |
| 7 | 671 | 197 | 275 |
| 8 | 43 | 178 | 246 |
Fonte: Dados cedidos pelo Grupo Otávio Lage
“O uso do BeefFat nos programas nutricionais de animais em protocolo reprodutivo tem a capacidade de aumentar as taxas de prenhes e adiantar os índices de concepção nas primeiras IATF´s, acelerando o número de nascidos no início da estação. Esse benefício tem impacto no desenvolvimento dos bezerros (aumento no peso de desmama) e, ainda, é positivo para o desempenho reprodutivo das matrizes na próxima estação de monta”, afirma o especialista em Nutrição de Ruminantes da Vaccinar.
Sobre a gordura protegida BeefFat – Fonte de ácidos graxos insaturados (rico em Ômega 6) na forma de sais de cálcio. Essa gordura passa sem ser digerida no rúmen e ao chegar no abomaso, onde o meio é ácido (pH= 2-3), ocorre a quebra da proteção e libera o óleo para ser absorvido no intestino. Com a utilização do BeefFat na reprodução, obtém-se melhoria no tamanho dos folículos, maior corpo lúteo, aumento na concentração dos hormônios de progesterona e interferon e inibição da produção de prostaglandina pelo útero.
Com orgulho de ser uma empresa 100% brasileira e posicionada entre as líderes do setor no Brasil, a Vaccinar Nutrição Animal conta com uma infraestrutura composta por seis unidades produtivas, sendo três localizadas em Minas Gerais, duas no Paraná, nas cidades Pinhais e Toledo e a mais recente aquisição em Teresinha, no Piauí. A sétima planta está sendo construída em Goianira (GO), no Centro-Oeste brasileiro. A empresa conta com cinco centros de distribuição, sendo quatro no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Paraná e Goiás, e um no Paraguai, em Ciudad del Este. Possui um vasto portfólio composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras e aditivos para atender as linhas de aves, suínos, ruminantes, aqua e pet e, desenvolve ainda, produtos personalizados que atendem as demandas específicas de cada animal.
O Grupo Otávio Lage leva o nome de seu fundador Otávio Lage de Siqueira; empreendedor, visionário e que se preocupava em gerar empregos e desenvolvimento para a região de Goianésia (GO). Em 1956, comprou a Fazenda Vera Cruz, no mesmo município, onde implantou técnicas modernas para a criação de gado, um dos primeiros confinamentos do Brasil e plantio de café. Ao longo dos anos, o ramo da pecuária continuou sendo um dos principais negócios do grupo, que, hoje, atua em todo o ciclo, englobando cria, recria, engorda, confinamento e melhoramento genético bovino, com Nelore OL. Atualmente está entre os 10 maiores vendedores de touros do Brasil.

Empresas
Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026
Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.
Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa
Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.
Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.
Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.
Empresas Crédito rural
Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural
Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.
Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.
Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.
Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.
“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.
Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.
“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.
A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.
Empresas
Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina
Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.
Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.
A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.
“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.
