Empresas
Vacas leiteiras ganham desempenho com redutor de metano
Estudos comprovam benefícios de tecnologia nutricional exclusiva à base de óleos essenciais, com aumento da produção de leite em paralelo à redução da emissão de metano

Uma tecnologia nutricional redutora de metano composta por uma mistura exclusiva de óleos essenciais, que modulam o crescimento de microrganismos benéficos no rúmen, traz ganhos para o desempenho de vacas leiteiras. Certificado pela The Carbon Trust para redução de metano em ruminantes, o Agolin™ Ruminantes BR já está disponível no Brasil. Segundo metanálise publicada no Animals Journal e baseada em 23 trabalhos científicos que representam 4 mil vacas, a solução da Alltech aumenta a produção (4%) e o rendimento do leite corrigido para gordura e proteína (4,1%), assim como a eficiência alimentar (4,4%), ao mesmo tempo que diminui em 8,8% a emissão de gás metano por vaca. O estudo ainda avaliou o impacto da solução da Alltech na intensidade de emissão de metano, com redução de 9,9% da emissão de metano por kg de leite corrigido para gordura e proteína.
Pesquisas divulgadas nos últimos anos atestam a eficácia da solução para incremento da produção de leite inclusive em fazendas já com genética avançada e alto desempenho. No estudo publicado no Open Journal of Animal Sciences, as vacas do grupo tratamento tiveram aumento na produção de leite corrigida para gordura e para energia (ambas de 46,3 para 47,8 kg). “Com aumento dos níveis de gordura e proteína no leite e da eficiência alimentar, além de uma redução nas emissões de metano entérico, o Agolin mostra potencial para ser benéfico não apenas para a rentabilidade dos produtores de leite, mas também para a crescente demanda por redução da pegada de carbono da produção leiteira”, concluem os pesquisadores.
Outro estudo publicado no Open Journal of Animal Sciences avaliou dois grupos de vacas, de média e alta produção, com médias de produção acima de 40 kg e aumentos também acima de 1,12 kg/vaca/dia com o uso de Agolin. Segundo os autores, “este produto pode ajudar os produtores de leite a reduzir a emissão de metano enquanto aumentam seus lucros”. “O Agolin é um produto supercompleto para ajudar toda a cadeia produtiva do leite. A indústria ganha porque consegue fazer um projeto de sustentabilidade; os animais, porque tem um produto natural que melhora o desempenho; o consumidor, por consumir um produto lácteo nutritivo; e o produtor, pela melhor remuneração”, resume o médico veterinário Thomer Durman, gerente de vendas da Alltech com pós-doutorado em Ciência do Rúmen.
De acordo com o especialista, antes de escolher um redutor de metano, o produtor deve avaliar três pontos: segurança, atuação a longo prazo e capacidade para aumentar a produção de leite. “O produto deve ser seguro para quem manipula, para as vacas e para os consumidores do leite. Agolin é um produto natural, extraído de plantas e seguro para todos os integrantes da cadeia produtiva”, ressalta. Além disso, o Agolin tem sua eficácia comprovada em avaliações superiores a cinco meses de uso, “o que traz confiança de que o efeito não se perderá ao longo das semanas de uso”. Outro ponto é que o produtor deve estar atento à sua sustentabilidade econômica na propriedade. “Escolher produtos que, ao mesmo tempo, reduzem o metano e aumentam sua produção permite que essa iniciativa seja efetivamente sustentável a longo prazo, com benefícios aos animais, ao meio ambiente, ao produtor, à indústria e ao consumidor”, afirma o veterinário.
Projetos de sustentabilidade
“Muitos se preocupam apenas com a redução do metano, que é um gás do efeito estufa, mas não com o contexto geral. A Alltech se dedicou não só a trazer uma solução para mitigação da emissão de metano, mas a oferecer diversas ferramentas para os envolvidos no setor agroalimentar interessados em um projeto robusto de sustentabilidade”, salienta Durman. Segundo ele, na Europa já há uma pressão muito grande por parte do consumidor em querer saber o que a indústria está fazendo de projetos de sustentabilidade, aliada a uma preocupação das empresas do setor em comunicar essas iniciativas.
No ano passado, o especialista visitou diversos projetos na Espanha, onde o Agolin já está sendo usado há um bom tempo e conseguiu ver o efeito prático nas fazendas, e também na Inglaterra, onde a Alltech tem um serviço que audita a pegada de carbono. “Essa é uma tendência de mercado que já está vindo para o Brasil, e a Alltech, com larga experiência internacional em ações comprometidas com o meio ambiente, está pronta para atender os interessados em fazer esses projetos”. Na parte técnica, a empresa oferece um produto respaldado por ampla pesquisa científica, além de novas ideias, pacotes e serviços.
Agroleite
A apresentação do Agolin™ Ruminantes BR será realizada na Agroleite, maior evento de pecuária leiteira da América Latina, entre 5 e 8 de agosto, na casa da Alltech no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). Interessados no novo produto redutor de metano, em projetos de sustentabilidade e no amplo portfólio de tecnologias nutricionais da empresa poderão visitar o espaço nos dias da feira entre 8h e 21h. No dia 5, às 16h, e nos dias 6 e 7, às 14h, estão programadas palestras técnicas sobre o Agolin no local.
Agolin™ é uma marca registrada da Alltech, Inc. e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em várias outras jurisdições ao redor do mundo.

Empresas
PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios
A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.
Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.
Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.
Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.
Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.
“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.
A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.
Empresas
Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.
“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.
Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.
O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.
“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.
Empresas
Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.
