Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Uso estratégico de antibióticos reduz prejuízos de mastite e pneumonias na pecuária leiteira

Doenças são multifatoriais, mas em todos os casos o uso de medicamentos antibacterianos ainda é importante para a recuperação dos animais

Publicado em

em

Divulgação Pearson

A pecuária leiteira é uma atividade marcada por ciclos e enfrenta desafios constantes que requerem gestão eficaz para preservar a rentabilidade. 2023 foi um exemplo, exigindo extremo profissionalismo dos produtores, com atenção aos custos e à prevenção de enfermidades. Nesse campo aliás, dois inimigos frequentes são a mastite e as pneumonias, cuja incidência aumenta durante períodos de calor e chuva. O médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal, destaca que “a mastite ambiental é mais frequente quando o rebanho fica suscetível à contaminação por bactérias presentes nas fezes e urina”.

Estudos da Embrapa Gado de Leite comprovam que glândulas mamárias afetadas por mastite subclínica – ou seja, aquelas passíveis de ser identificadas apenas por testes de campo ou de laboratório – apresentam redução média de 25% a 42% na produção de leite em comparação com glândulas mamárias saudáveis.

“A mastite é causada por diversas bactérias, sendo o desafio sanitário mais significativo da pecuária leiteira. Durante a lactação, a mastite contagiosa ocorre por falta de higienização na ordenha, enquanto a mastite ambiental é transmitida do meio para o animal”, alerta Vechiato.

“Essa enfermidade, contudo, não é o único problema a ser enfrentado em períodos de calor e chuva. Esse clima, agravado pela instabilidade e pelos extremos causados pelo fenômeno climático El Niño, também ajuda a abrir as porteiras para doenças respiratórias.”

A pneumonia, por exemplo, é uma preocupação adicional nos rebanhos leiteiros, especialmente em animais jovens. A ocorrência dessa enfermidade pode ser associada a distúrbios respiratórios e à artrite em animais adultos, além de otite e pneumonia em animais jovens. “Condições ambientais favoráveis à sobrevivência do micoplasma, agente causador da pneumonia, incluem umidade associada a um ambiente pouco ventilado e quente, contaminado com sobras de leite ou fluidos uterinos”, detalha o médico-veterinário.

A detecção precoce de infecções, especialmente em grupos de bezerros com infecções nos olhos, ouvidos ou artrite, é fundamental para implementar medidas preventivas e de tratamento. Para auxiliar os produtores a proteger seus animais, a Pearson disponibiliza o recém-lançado Tilofor 20%. O produto tem como princípio ativo a tilosina, antibiótico que impede as bactérias de produzir proteínas, o que as torna sensíveis ao produto. “Os medicamentos dessa classe entram nas células, especialmente nas que combatem infecções, se espalhando pelos tecidos e permanecendo ativos por longo tempo no corpo dos animais. Outro diferencial é a carência reduzida – são apenas 10 dias de retirada para bovinos”, conclui Thales Vechiato.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

GenoMar lança linha genética premium no Brasil

Essa genética tem sido desenvolvida há mais de 30 anos e até agora estava presente apenas na Ásia.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/GenoMar Genetics

O Grupo GenoMar Genetics, reconhecido mundialmente por fornecer genética de tilápia através de marcas como GenoMar, Aquabel e AquaAmerica, apresenta a linha GenoMar ao mercado brasileiro. Esta genética de tilápia premium tem sido desenvolvida há mais de 30 anos e até agora estava presente apenas na Ásia.

Este marco segue anos de planejamento e investimentos substanciais, incluindo a construção de um centro de reprodução de referência em tecnologia e biosseguridade no estado Tocantins, seguido da importação desta nova genética ao Brasil.

A empresa agora passa a gerenciar o programa de melhoramento genético GenoMar também a partir da Américas, dando mais segurança de abastecimento à indústria global.

GenoMar 1000: uma tilápia de rápido crescimento

O programa genético GenoMar consiste em um portfólio de linhagens e produtos adaptados às diferentes necessidades da indústria global de Tilápia. Com base nas características do mercado brasileiro, a empresa está lançando seu primeiro produto chamado GenoMar 1000 e ainda conta com mais 1 a 2 novos produtos a serem lançados nos próximos anos.

GenoMar 1000 é uma linhagem selecionada para um rápido crescimento que reduz o ciclo produtivo com consequente aumento de produtividade. O produto também combina robustez, resistência a patógenos específicos e rendimento de filé.

Testes de campo no Brasil

Nos testes pré-lançamento realizados em condições de cultivo comercial em águas brasileiras, os animais GenoMar 1000 cresceram de aproximadamente 20 para 1.000 gramas em 114 dias em tanques-rede e 121 dias em tanques escavados. O desempenho dos animais foi comparado em condições de cultivo idênticas frente a uma genética local e de referência no Brasil e apresentaram um crescimento 30 % superior.

Além do crescimento superior, os grupos de peixes GenoMar 1000 também apresentaram uniformidade significativamente melhores e as taxas de sobrevivência em tanques-rede foram superiores. Durante o experimento em tanques-rede foi diagnosticado a presença e o desafio pelo patógeno Streptocccus agalactiae. Esta maior sobrevivência associa-se a elevada tolerância a esta infecção e está associada à seleção para resistência as Estreptococoses feita ao longo de gerações nos peixes GenoMar.

Distribuição inicialmente limitada

“As primeiras vendas estão sendo feitas para um grupo seleto de clientes-chave e grandes produtores de Tilápia no Brasil. Essas empresas são verticalizadas e orientadas ao atendimento do mercado interno assim como as exportações. Juntamente com a GenoMar, querem aumentar sua produtividade e lucratividade por meio da absorção de uma genética líder mundial”, afirma Rodrigo Zanolo, Diretor Comercial do Grupo GenoMar Genetics.

Grande potencial de crescimento da indústria brasileira de tilápia

O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo e está preparado para um forte crescimento futuro devido aos seus recursos naturais, forte consumo interno e ao apetite pela absorção de novas tecnologias.

Devido a essas características, a GenoMar tem investido estrategicamente no mercado brasileiro, incluindo a construção de seu segundo núcleo genético no estado do Tocantins e o estabelecimento de um robusto time de Pesquisa e Desenvolvimento para apoiar o desenvolvimento genético e os altos níveis de biossegurança em seus programas de melhoramento.

“Estamos muito orgulhosos do lançamento comercial da GenoMar no Brasil. A chegada dessa genética premium ao mercado brasileiro representa o cumprimento do nosso compromisso com a indústria e só foi possível devido à competência e paixão da nossa equipe”, afirma Alejandro Tola, CEO do Grupo GenoMar Genetics.

Grupo GenoMar Genetics

O Grupo GenoMar Genetics é uma empresa internacional de produção e distribuição de genética em aquicultura com foco nos mercados globais de Tilápia. A partir de centros de produção na Noruega, Ásia e América Latina, a empresa gerencia programas de inovação e tecnologia para algumas das marcas independentes mais reconhecidas do setor, como GenoMar e Aquabel.

Uma infraestrutura de produção desenvolvida e em expansão permite disseminar o progresso genético e o fornecimento de estoques de alta qualidade durante todo o ano aos aquicultores de todo o mundo, contribuindo para uma indústria de Tilápia sustentável e rentável.

Fonte: Assessoria Grupo GenoMar Genetics
Continue Lendo

Empresas

MSD Saúde Animal adquire área de aquacultura da Elanco

Investimento reforça a posição da companhia no mercado para garantir a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade dos peixes, além de complementar o amplo portfólio de produtos, vacinas e soluções tecnológicas

Publicado em

em

Divulgação MSD

A MSD Saúde Animal assinou um acordo para adquirir a área de aquacultura da Elanco Saúde Animal por US$ 1,3 bilhão. A aquisição contempla um portfólio inovador de medicamentos e vacinas, produtos nutricionais e suplementos para o setor de peixes, além de duas instalações fabris para aquacultura no Canadá e no Vietnã e um centro de pesquisa no Chile. Espera-se que a aquisição seja concluída até meados de 2024, sujeita a aprovações das autoridades regulatórias e demais condições do acordo.

A aquisição ampliará o portfólio de aquicultura da companhia com produtos como CLYNAV®, uma vacina de nova geração baseada em DNA e que protege o salmão do Atlântico contra a doença do pâncreas, e IMVIXA®, um tratamento antiparasitário para piolhos do mar. O investimento também contempla produtos de tratamento de água para a produção em águas quentes, complementando o portfólio antes exclusivo de vacinas da MSD Saúde Animal. Além das soluções, a tecnologia de vacinas baseada em DNA tem o potencial de acelerar o desenvolvimento de novas vacinas para atender às necessidades da indústria de aquicultura.

“Estamos entusiasmados com a aquisição dos produtos e soluções da Elanco, bem como a capacidade e experiência que a equipe traz para o nosso negócio”, diz Rick DeLuca, presidente global da MSD Saúde Animal. “Acreditamos que essa aquisição, juntamente com nossos esforços comerciais e científicos, proporcionará benefícios para nossos clientes de aquacultura. A adição desse portfólio inovador de produtos, que envolvem vacinas, tratamentos antiparasitários, suplementos de água e nutrição para culturas de água quente e fria nos estabelecerá como líder no setor”, completa.

O CEO da Elanco Saúde Animal, Jeff Simmons, afirma: “Após um processo robusto no último ano, a MSD Saúde Animal emergiu como o comprador estratégico certo para o negócio de aquicultura. Estou confiante de que eles continuarão a entregar valor aos clientes que dependem desses produtos e criar oportunidades para continuarem crescendo. Somos profundamente gratos à dedicação de nossa organização com nossos clientes e ao nosso propósito de enriquecer vidas com proteína animal”.

Últimas aquisições da MSD Saúde Animal no setor de aquicultura

Esta negociação comercial é a mais recente de uma série de aquisições que aumentaram o alcance e o destaque da unidade de Aquicultura da MSD Saúde Animal. Em março de 2019, a companhia adquiriu a Scan Aqua AS, uma empresa de saúde e bem-estar de peixes, com sede na Noruega, focada nos principais produtos da área. Em abril de 2019, anunciou a conclusão da aquisição da Antelliq Corporation, que incluiu a BIOMARK, uma tecnologia passiva integrada de marcação e rastreamento de transponder (PIT) para monitorar peixes de vida selvagem.

Já em dezembro de 2019, a empresa adquiriu a Vaki, líder em equipamentos de monitoramento para a conservação de peixes silvestres e tecnologia de monitoramento de vídeo em tempo real para o cuidado avançado da saúde e do bem-estar dos peixes.

Conselheiros

Goldman Sachs atuou como consultor financeiro da MSD Saúde Animal nessa transação, e a Covington & Burling LLP atuou como consultora jurídica.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Troca de conhecimento

Vaxxinova confirma participação na ABRAVES-PR

Unidade de Negócios Suinocultura da empresa cresce a cada ano e já lidera o mercado com solução para controle de Streptococcus suis

Publicado em

em

Equipe Vaxxinova - Divulgação

Rogerio Petri, Gerente da Unidade de Negócio Suínos

Além da participação do encontro técnico regional da ABRAVES-PR, entre 13 e 14 de março, a multinacional Vaxxinova, também patrocinará o acontecimento. “O ano se inicia com este evento significativo para o setor, no qual poderemos compartilhar oportunidades e experiências com outros profissionais, discutindo temas cruciais para o crescimento da indústria”, detalha Rogério Petri, gerente da Unidade de Negócios Suinocultura.

A empresa é reconhecida no mercado devido ao portfólio inovador para a prevenção e cuidado de animais de produção, especialmente no mercado suíno. “A nossa vacina autógena Govaxx, que é uma marca global, se destaca devido aos seus excelentes resultados. Ela é mais uma de nossas soluções em que nossa equipe, altamente capacitada, trabalhou para alinhar às demandas e necessidades específicas do setor”, acrescenta o gerente.

No portfólio da companhia, além da solução para o controle de Streptococcus suis, encontram-se também vacinas autógenas direcionadas ao combate de doenças bacterianas respiratórias, incluindo Glaesserella parasuis, Pasteurella multocida, Actinobacillus suis e Actinobacillus pleuropneumoniae. Estas doenças, se não tratadas adequadamente, podem levar a taxas significativas de mortalidade. “O compromisso da Vaxxinova é apoiar os produtores com a implementação de estratégias eficazes, proporcionando soluções contra essas doenças que podem representar uma ameaça econômica considerável para a indústria suína. Essas iniciativas demonstram o compromisso da nossa empresa em fornecer um alto nível de atendimento às demandas da indústria, fortalecendo a saúde e a rentabilidade das granjas”, informa o gerente.

Este ano, a Vaxxinova é uma das patrocinadoras do encontro regional ABRAVES-PR 2024, que tem como tema “Agregando Valor da Produção à Comercialização”. Para a Rogério Petri, é um privilégio colaborar nesta edição do evento que se alinha aos objetivos fundamentais da empresa: cuidar de vidas e alimentar o mundo. “Sabemos o quão importante é o cuidado e manejo adequados dos animais de produção e é justamente este cuidado, esse manejo adequado que preserva e agrega valor ao produto final. É essa mensagem que queremos propagar. Além disso, essa parceria com a ABRAVES é uma maneira eficaz de agregar valor e estimular a troca de conhecimento entre profissionais do setor”, finaliza Petri.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.