Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Unifrango divulga programação do 10º Encontro Avícola e Empresarial com a participação de personalidades do agronegócio

Evento sobre as tendências do mercado avícola e empreendedorismo, que volta a ser realizado após cinco anos, está com as inscrições abertas para vagas limitadas

Publicado em

em

Foto: Assessoria

De 18 a 20 de julho, Maringá recebe a 10ª edição do Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, um dos principais eventos da avicultura paranaense. Com o tema “Um Novo Ciclo”, o encontro, que não ocorre desde 2018, abordará as inovações da indústria avícola, debaterá temas técnicos e promoverá networking e geração de negócios entre o público presente. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da Unifrango. As vagas são limitadas.

A programação contará com palestras e workshops de profissionais renomados no agronegócio. As apresentações versarão sobre diferentes temas considerados essenciais para os produtores interessados em conhecer as principais tendências do setor de proteína animal nas áreas de tecnologia, inovação, nutrição animal, sustentabilidade e saúde animal. Para o presidente da Unifrango, Hugo Bongiorno, os três dias de imersão vão proporcionar crescimento profissional e pessoal. “Será uma oportunidade de atualização profissional, com palestras técnicas relacionadas aos aspectos de produção e sanidade, com palestrantes de alto nível, mas também de fomento ao empreendedorismo, networking e desenvolvimento pessoal”, destaca.

Entre os palestrantes já confirmados, está o apresentador e produtor de conteúdo Pablo Spyer. Dono de um canal no Youtube com mais de 200 mil inscritos e vasta experiência no mercado financeiro, Spyer apresenta na Jovem Pan News o quadro “Touro de Ouro”. No programa, ele comenta as principais notícias envolvendo a Bolsa de Valores. O comunicador fará a palestra de abertura do Encontro Avícola e Empresarial, apresentando uma análise referente ao cenário econômico no Brasil e no mundo.

O evento terá a presença do veterinário e membro do European College of Poultry Veterinary Science, Dr. Paul McMullin, que fará a palestra “Influenza Aviária: Biosseguridade e impactos da doença”, em que apresenta a sua experiência. Na oportunidade, outros temas relacionados à sanidade avícola também serão discutidos, como os impactos do reovírus e adenovírus na avicultura, com o doutor em Patologia Experimental e Comparada Antonio Piantino, e a prevenção da bronquite infecciosa, apresentação ministrada pelo veterinário José Di Fábio.

Também figuram na lista de palestrantes já confirmados o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; a comunicadora Camila Telles, considerada uma das 100 Mulheres Mais Influentes do Agronegócio, segundo a revista Forbes; e a zootecnista e escritora Helen Fernanda Gomes, que lançará a terceira obra da série “Desmistificando o Agro”, livro em que aborda um dos maiores mitos da produção avícola no Brasil. Haverá ainda uma apresentação acústica do autor de canções clássicas como “Tocando em Frente” e  “Romaria”, o músico Renato Teixeira.

A 10ª edição do Encontro Avícola e Empresarial Unifrango conta com o patrocínio das empresas Desvet, Eastman, Grasp, NNATRIVM, Safeeds, Vetanco, Vidara, Avioeste, Evonik, Hipra, InoBram, Vaccinar, Ceva, Oligo Basics, Sauvet e NHU/CHR Olesen. Dentro do contexto de sanidade, a organização adotará protocolos rígidos de biosseguridade durante a realização do encontro, com intuito de garantir um ambiente seguro e livre da transmissão das doenças aviárias.

As atividades desta nova edição do evento tiveram início com a primeira da série de lives semanais que a Unifrango realizará com os palestrantes confirmados, pelo Instagram. Na última terça-feira (17/05), o biólogo Natanael Leitão foi o convidado da primeira live em parceria com a Academia da Avicultura. Na entrevista, o mestre e PhD em Microbiologia abordou a prática da Avicultura de Precisão, tema de sua palestra, que está marcada para o segundo dia de evento.

Confira aqui a programação completa.

Fonte: Assessoria

Notícias

Margem menor ao produtor deve reduzir área com trigo no Brasil

Conab ampliou a redução de área com trigo prevista para a atual temporada, para 11,1% sobre 2023, totalizando 3,086 milhões de hectares.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Apesar da recente recuperação nos preços do trigo e da queda nos custos de produção frente ao ano anterior, as margens de produtores estão menores.

Segundo cálculos da Equipe de Custos do Cepea, a receita estimada em abril/24 estava apenas em linha com o custo operacional, o que significa que, quando considerados os custos totais, as margens ficam negativas.

Em 2023, as estimativas do Cepea apontavam margem positiva quando se comparavam receita bruta e custo operacional.

Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) evidenciam que agricultores não estão animados para cultivar trigo em 2024.

A Companhia ampliou a redução de área com trigo prevista para a atual temporada, para 11,1% sobre 2023, totalizando 3,086 milhões de hectares.

Já a produtividade pode crescer 26,2% no mesmo comparativo, o que resultaria em produção de 9,082 milhões de toneladas, avanço de 12,2% frente à safra finalizada em 2023.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Abertura de Lesoto amplia presença brasileira no mercado africano

Nos 12 meses de 2023, o continente africano importou 816,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, número 13,1% superior ao registrado no ano anterior.

Publicado em

em

Presidente da ABPA, Ricardo Santin: "As perspectiva positiva de consumo do mercado lesotiano segue o fluxo de alta registrada ao longo de 2023 nas exportações brasileiras para os países da África" - Foto: Divulgação/ABPA

A abertura do Reino do Lesoto para a carne de frango do Brasil deverá influenciar positivamente a presença dos exportadores brasileiros no continente africano, segundo a avaliação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A aprovação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para o mercado de Lesoto foi anunciada na última sexta-feira (17) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com índices de consumo per capita em torno de 11 quilos (dados da FAOSTAT), Lesoto tem registrado índices crescentes de consumo da proteína ao longo dos últimos anos. “A perspectiva positiva de consumo do mercado lesotiano segue o fluxo de alta registrada ao longo de 2023 nas exportações brasileiras para os países da África. Por isso, a abertura é especialmente celebrada pelos exportadores neste momento de indicação positiva para as vendas ao continente”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Nos 12 meses de 2023, o continente africano importou 816,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, número 13,1% superior ao registrado no ano anterior. A receita, no mesmo período, cresceu 1,6%, com saldo de US$ 857,4 milhões. “O continente africano tem recebido cada vez mais atenção dos exportadores brasileiros, região esta que tem registrado índices crescentes de urbanização e melhoria da renda, fortalecendo a parceria do país no apoio à segurança alimentar das nações africanas” menciona o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Inscrições para trabalho científico no Siavs terminam dia 31 de maio

Mérito ABPA de Pesquisa Aplicável leva pesquisador para experiência internacional; edição deste ano é exclusiva para estudantes de graduação e pós graduação.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Termina no dia 31 de maio o prazo para as inscrições de pesquisa no Mérito ABPA de Pesquisa Aplicável, ação promovida pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), que acontecerá entre os dias 06 a 08 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A edição deste ano é exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação vinculados a universidades do Brasil.

Poderão ser inscritos trabalhos relacionados às seguintes áreas: Produção, Manejo e Ambiência; Nutrição; Tecnologia, Processos e Saúde Pública; Sanidade; e Sustentabilidade Ambiental da avicultura, da suinocultura, da bovinocultura de corte e de peixes de cultivo.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora constituída por acadêmicos e técnicos da cadeia agroindustrial, de acordo com critérios como a aplicabilidade na cadeia produtiva e outros pontos.

Como reconhecimento pela dedicação e excelência do esforço realizado, o melhor trabalho receberá passagem e hospedagem para participar de ação internacional organizada pela ABPA em uma das maiores feiras de alimentos do planeta – Gulfood (Emirados Árabes Unidos) ou SIAL Paris (França), conforme a escolha do pesquisador. Os autores principais do segundo e do terceiro melhores serão agraciados com mimos, como incentivo à continuidade da pesquisa e estudos científicos.

Serão aceitos trabalhos inscritos até o dia 31 de maio. Para participar, é preciso estar inscrito na programação de palestras do Siavs. As regras para submissão e apresentação de trabalhos e outras informações estão disponíveis aqui.

Sobre o Siavs

O Siavs 2024 é a maior feira das cadeias produtivas de proteína animal, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto deste ano no novíssimo Distrito Anhembi – o mais novo e moderno espaço de exposições de São Paulo (SP).

Reunindo centenas de empresas no pavilhão localizado ao lado da Marginal Tietê, o Siavs será o palco de diversos lançamentos de novas tecnologias para a cadeia produtiva ao longo de seus três dias de exposições.

Mais de 200 empresas já confirmaram participação nos mais de 25 mil metros quadrados de área de exposição do evento.

Além disso, uma ampla programação de palestras deverá ser divulgada nos próximos dias, reunindo especialistas das cadeias de proteína animal do Brasil e de diversos países.

Saiba mais pelo site www.siavs.com.br.

Fonte: Assessoria Siavs
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.