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Ultramaratonista patrocinada pela DB Genética Suína representa o Brasil dia 27 nos EUA

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A ultramaratonista  Carla Goulart faz a ultima semana de treinos antes do desafio extremo do Arrowhead 2014  que será  realizado  em International Falls , na divisa dos EUA com Canadá  sob temperaturas que chegam a – 40˚ e previsões de fortes nevascas no período da prova. Depois de vencer duas vezes o Jungle Marathon no Amazonas em meio a competidores estrangeiros, vencer a 100 milhas de Portugal ela quer vencer na neve. 
A mineira Carla Goulart quer ser a primeira sul-americana a completar o Arrowhead, prova de 217 km, considerado o circuito de provas a pé mais duro do mundo.  A prova de ultradistância tem  135 milhas, ou 2017 KM,  deverá ser  percorrida em  limites de tempo pré determinados em 60 horas contínuas. O Arrowhead é considerada uma das provas mais extremas dos esportes radicais, onde os competidores precisam correr contra o relógio, enfrentando nevascas e ainda levando um trenó com todos os mantimentos necessários para a prova, desde água até cobertores e saco de dormir.
“Um desafio extra, principalmente para nós brasileiros que estamos adaptados à um clima tropical, é a temperatura. Completar esta prova representa um desafio não só pelas adversidades climáticas mas pelo extremo preparo físico e psicológico que ela impõe. E ser a primeira sul americana a completar a Arrowhead evidencia o quanto a ultramaratona como modalidade esportiva pode ganhar força, motivando novos atletas a desafios como este” revela Carla.
Este ano a ultramaratonista tem o patrocínio da DB Genética Suína, empresa que viabilizou o treinamento no local da prova, aumentando as chances da brasileira. “Num país onde o principal reconhecimento é pelo futebol, ter patrocínio para uma ultramaratona deste peso é algo extraordinário.Espero honrar meu patrocinador e principalmente trazer esta alegria para o meu país e para outros ultramaratonistas, incentivando e fortalecendo a prova como esporte , quem sabe um dia, olímpico” completa a ultramaratonista.
O Diretor Executivo do Grupo DB, patrocinador da ultramaratonista, Daniel Bruxel destaca "Apoiamos a Carla pela capacidade de resistência, perseverança e planejamento. Decidimos pelo patrocínio  porque a atleta está em busca de vencer desafios e se colocar em novos patamares, algo antes nunca experimentado. O Grupo DB compactua com essa forma de ser. Acreditamos nestes mesmos valores. A Carla vai ser o Brasil no Arrowhead" finaliza Bruxel.

Treino na neve

Diferente dos anos anteriores, quando precisou treinar dentro de uma camara fria para se adaptar, para esta prova Carla treinou por mais de 40 dias  no local da prova, ela foi para os EUA  no inicio de dezembro e pode fazer toda a etapa  final de treinamentos já em baixas temperaturas.  “Estou ansiosa e treinando muito para no  dia 27 de janeiro  participar  dessa  ultramaratona considerada a mais dificl do mundo. No Arrowhead a corrida de 217 km, equivalente a 135 milhas, é feira em condições severas, ou seja, local deserto, com muita  neve com a temperatura  que podem chegar a  -40 graus com sensação térmica de -50 graus, é um aprova de grande dificuldade, espero somente concluir com saúde dentro do tempo estabelecido 60 horas , pois o ano passado nenhuma mulher conseguiu concluir” confessa Carla.
Carla Goulart foi a primeira mulher a vencer os 160 km da Serra da Estrela em Portugal. A brasileira, de 37 anos  é uma das maiores campeãs de  Trail Run,  ou provas de  ultra-distâncias,  que chegaram apenas há cerca de quatro anos, na prova "Brasil 186".  Desde então, partilha a sua vida entre a enfermagem e as provas de montanha, desertos, florestas e neve. Já participou no Brasil Ride, Jungle Marathon, Arrowhead, Patagónia Expedition, Ultra dos Anjos, entre outras. Participam da competição esquiadores, ciclistas e corredores que são levados ao limite da resistência em um ambiente hostil, de temperaturas extremas. 
A BAD 135 World Cup  é uma espécie de Copa do Mundo de corridas em ambientes  de máxima dificuldade já é considerada a série mais difícil do planeta é formada pelas provas BR 135 Ultramarathon (corrida nas montanhas), Badwater Ultramarathon (corrida no deserto) e Arrowhead Ultramarathon  que é a corrida na neve.  O super-desafio  BAD 135 World CUP será realizado de 17 a 19 de janeiro de 2014 em International Fall – Minnesota, EUA.
Patrocinada pelo Grupo DB a bicampeã da Jungle Marathon  e campeã das 100 Milhas de Portugal a enfermeira de 37 anos Carla Goulart  já está pensando do próximo desafio no gelo “ Já estou esboçando e planejando  um novo projeto de treinamento com objetivo da Ultramaratona no Pólo Norte.  No Alasca, em uma prova de  350 milhas” revela Carla.

Grupo DB : patrocinador comprometido

O Grupo DB patrocina a atleta como forma de incentivo ao esporte de superação.  A empresa do agronegócio patrocina ainda equipe de para-atletas  do basquete cadeirantes, além de equipes de Bike e futebol.
Em meados de 1976 a DB iniciou suas atividades no meio agrícola, sendo uma das pioneiras do setor na região do cerrado mineiro. Seu nome – DB – é uma homenagem ao seu fundador, Décio Bruxel, Gaúcho de Arroio do Meio e agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o intuito de promover o crescimento do agronegócio mineiro e brasileiro.
Há 36 anos, a DB dedica-se à agricultura de alta tecnologia, participando efetivamente no mercado em que atua, com a produção de várias commodities agrícolas como milho, soja, feijão, sorgo, arroz, café, trigo e algodão. Além de comercializar as commodities no mercado interno, atua na exportação direta desses produtos, e, no final da década de 90, passou a operar também no segmento de melhoramento genético suíno, estabelecendo uma parceria com uma empresa de suinocultura Dinamarquesa, a DanBred.
Durante todos esses anos, a empresa sempre esteve em busca do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, focados no processo de melhoria contínua e acreditando na abertura de novos mercados. A DB está e atenta a oportunidades que surgem, e, através da inovação, procura antecipar e detectar novas demandas, investindo em tecnologia e processos inovadores que impulsionam toda cadeia agrícola e suinícola.

Fonte: Ass. Imprensa DB

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Comércio exterior e logística no setor agropecuário: desafios e oportunidades para o transporte e escoamento

Exportações de soja em outubro, caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro.

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Fotos: Claudio Neves

O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam como elementos essenciais no atual cenário da agricultura brasileira, especialmente diante do crescimento expressivo da produção de grãos previsto para a safra 2024/25. A estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 8,2% em relação à safra anterior, traz desafios adicionais para a infraestrutura de transporte e os processos logísticos do país. A análise consta na nova edição do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira (22).

A melhoria nas condições climáticas tem favorecido o avanço das semeaduras, com destaque para as culturas de soja e milho, mas, para que a produção chegue ao mercado internacional, é crucial um sistema de escoamento eficiente. Nesse sentido, os portos brasileiros desempenham papel fundamental, especialmente os do Arco Norte, que têm se consolidado como uma via vital para exportação. Em outubro de 2024, os portos do Arco Norte responderam por 35,1% das exportações de grãos, superando a participação de 33,9% registrada no mesmo período de 2023.

Com o aumento da produção de soja e milho, as expectativas de escoamento nos próximos meses apontam para um cenário desafiador, com necessidade de otimizar os fretes para atender ao crescimento das exportações. Em outubro, as exportações de soja caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro. Já as exportações de milho, que enfrentam uma redução de 34,1% nas estimativas para a safra 2023/24, exigem adaptação no transporte, uma vez que a oferta menor pode reduzir a demanda por fretes no curto prazo, mas com aumento da competição por capacidade logística.

A movimentação de fertilizantes, por sua vez, também demanda atenção na logística. Em outubro de 2024, os portos brasileiros importaram 4,9 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa um incremento de 5,9% em relação ao mês anterior. Este crescimento contínuo na importação exige um cuidado especial no transporte desses insumos, visto que o Brasil é um dos maiores compradores internacionais e uma base importante de consumo de fertilizantes.

Por outro lado, o transporte de cargas no Brasil segue enfrentando desafios estruturais. De acordo com o Boletim da Conab, a ampliação das capacidades de escoamento nos portos, especialmente no Arco Norte, é uma estratégia chave para lidar com o aumento do volume de exportações e garantir que os fretes se mantenham competitivos.

Em suma, a logística no setor agropecuário brasileiro se apresenta como um elo crucial para garantir o sucesso das exportações de grãos. A integração entre os diferentes modais de transporte, o aprimoramento da infraestrutura portuária e a adaptação às demandas de escoamento serão decisivos para que o Brasil continue sendo um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo.

Fretes

Em outubro de 2024, os preços do frete apresentaram variações significativas entre os estados brasileiros. Os preços subiram em estados como Bahia, Goiás e Minas Gerais e Distrito Federal, principalmente devido ao aumento na demanda, impulsionado pela exportação de grãos e a importação de fertilizantes. Em Goiás, a melhora nos preços do milho também gerou aumento na demanda por fretes. Já em estados como Paraná, Piauí e São Paulo, os preços ficaram mais baratos, com o Paraná registrando uma redução de 16,67% na região de Cascavel, refletindo a baixa demanda por grãos. No Piauí, a diminuição nas exportações de soja resultou em uma queda de 4,10% no mercado de fretes. Por outro lado, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram estabilidade nos preços, com pouca variação nas cotações, devido a um equilíbrio entre a demanda e a oferta de fretes.

O Boletim Logístico da Conab é um periódico mensal que coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra. Confira a edição completa do Boletim Logístico – Novembro/2024, disponível no site da Companhia.

Fonte: Assessoria Conab
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Clima favorável impulsiona cultivos da primeira safra, aponta boletim de monitoramento

Precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

As condições climáticas favoráveis nas primeiras semanas de novembro impactaram positivamente o cenário agrícola brasileiro. Na região Central do país, precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

O Norte-Nordeste experimentou uma expansão das áreas beneficiadas por chuvas, incluindo regiões do Matopiba que anteriormente enfrentavam déficit hídrico. Esse cenário impulsionou o processo de semeadura na maior parte dessa região.

Foto: Gilson Abreu

Em contraste, o Sul do país registrou uma redução nas precipitações, o que facilitou o avanço da colheita do trigo e a semeadura dos cultivos de primeira safra. De modo geral, as condições agroclimáticas se mostraram favoráveis, proporcionando umidade adequada para o desenvolvimento das lavouras.

No Rio Grande do Sul, a semeadura do arroz progrediu significativamente, com a maior parte concluída dentro do período considerado ideal. A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, beneficiando-se das condições climáticas que favoreceram a germinação e o estabelecimento das plantas. Em Santa Catarina, temperaturas médias e incidência solar adequadas contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas.

Estas informações estão presentes no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab, acesse clicando aqui.

Fonte: Assessoria Conab
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Show Rural investe em obras para melhorar experiência de visitantes

Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição.

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Fotos: Divulgação/Coopavel

Avançam os preparativos para a 37ª edição do Show Rural Coopavel, evento que reafirma o Oeste do Paraná como um dos principais polos do agronegócio mundial. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, visitantes do Brasil e do exterior terão acesso a um espaço renovado, com melhorias que reforçam o compromisso da Coopavel com a inovação, a sustentabilidade e a excelência em infraestrutura. “Melhorar continuamente é uma das regras que fazem o sucesso do Show Rural, referência em inovações e tendências para o agronegócio”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição. O restaurante do parque está em ampliação em 500 metros quadrados, permitindo o atendimento de mais mil pessoas por refeição. A área de entrega de bebidas é reformulada para otimizar o fluxo, enquanto novos buffets, mesas e utensílios foram adquiridos para manter o alto padrão de qualidade em uma estrutura com capacidade para servir mais de 40 mil refeições diariamente.

A mobilidade no parque também recebe melhorias. São mais de seis mil metros quadrados de ruas asfaltadas. Uma das novidades mais aguardadas é a cobertura da Rua 10, que conecta o Portal 4 ao Pavilhão da Agricultura Familiar. Com 400 metros lineares, essa obra, viabilizada em parceria com a Barigui/Volkswagen, eleva para mais de 6,2 mil metros quadrados a área coberta do parque, garantindo conforto aos visitantes em qualquer condição climática, observa o coordenador geral Rogério Rizzardi.

Para ônibus

Para receber caravanas de todo o Brasil e de outros países será criado um estacionamento exclusivo para ônibus com capacidade para 400 veículos. Estrategicamente localizada, a nova estrutura promete praticidade e organização para os grupos que participam da maior mostra de tecnologia para o campo da América Latina.

Outro destaque é o barracão de 1,2 mil metros quadrados dedicado à gestão de resíduos. Essa estrutura permitirá separação e correta destinação de materiais antes, durante e depois do evento, reforçando o compromisso da cooperativa e do evento técnico com práticas ambientalmente responsáveis.

Evolução

Com essas inovações e investimentos, o Show Rural Coopavel segue como referência global, combinando hospitalidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente, reforça o presidente Dilvo Grolli. O tema da 37ª edição será Nossa natureza fala mais alto.

Fonte: Assessoria Coopavel
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