Conectado com

Empresas

Trouw Nutrition apresenta soluções nutricionais para enfrentar desafios dos leitões ao nascimento

Suporte nutricional precoce contribui para melhor desempenho, uniformidade e biossegurança nas granjas.

Publicado em

em

O médico veterinário e líder de Suinocultura da Trouw Nutrition na América Latina, Vladimir Borges. "Quando há leitões pequenos ou com dificuldade de mamar, o risco de perda aumenta, e isso impacta diretamente a uniformidade e o peso ao desmame".

O nascimento de leitões é um dos momentos mais críticos da suinocultura moderna. A busca por maior produtividade tem levado a leitegadas cada vez mais numerosas, o que, embora seja um avanço genético, também traz novos desafios, como leitões mais leves, competição intensa por colostro e maior vulnerabilidade nas primeiras horas de vida.

“Nas maternidades, os primeiros dias têm um papel muito importante no futuro desempenho do animal”, explica o médico veterinário e líder de Suinocultura da Trouw Nutrition na América Latina, Vladimir Borges. “Quando há leitões pequenos ou com dificuldade de mamar, o risco de perda aumenta, e isso impacta diretamente a uniformidade e o peso ao desmame”.

Segundo Borges, o principal desafio está em garantir que todos os leitões recebam energia e imunidade suficientes logo após o nascimento, período em que o colostro é essencial, mas nem sempre disponível em quantidade adequada para toda a leitegada. A nutrição complementar, nesse contexto, surge como uma ferramenta estratégica para reduzir mortalidade, melhorar desempenho e uniformidade das leitegadas.

Entre as alternativas disponíveis, tecnologias específicas como o Milkiwean Yoghurt têm ganhado espaço em maternidades de alta performance. É uma formulação para ser oferecida logo após a colostragem, funcionando como complemento ao aleitamento materno.

Esta tecnologia apresenta três vezes mais matéria seca, alta palatabilidade e digestibilidade, além de um perfil nutricional que fornece energia, proteína láctea e lactose na proporção ideal para leitões recém-nascidos. “Isso ajuda a manter todos os animais com a mãe, reduzindo a necessidade de transferência para mães adotivas ou artificiais, um ponto importante para a biossegurança da granja”, destaca Borges.

A suplementação precoce favorece também o consumo de alimento antes e após o desmame, contribuindo para uma melhor uniformidade entre os leitões e ganhos de peso mais consistentes. Com isso, o produtor reduz variações dentro do lote e melhora o desempenho zootécnico ao longo de toda a fase de creche.

Para Borges, a nutrição de precisão aplicada desde o nascimento será um dos pilares da suinocultura do futuro. “O foco deve ser o leitão mais jovem. Cada hora de atraso em oferecer suporte nutricional significa perder potencial de crescimento e aumentar riscos sanitários. Garantir energia e imunidade logo no início é investir em todo o ciclo produtivo”, conclui.

Cuidados com os leitões desde o nascimento e seus impactos ao longo de toda a vida produtiva do animal foram um dos destaques da equipe técnica da Trouw Nutrition durante o 21º Congresso Nacional Abraves, realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Fonte: Assessoria Trouw Nutrition

Empresas

 Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

Publicado em

em

Divulgação Jyga Technologies

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.

Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.

Maior acesso às soluções Gestal

A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.

Investindo em pessoas, investindo no Brasil

A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.

“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Quimtia Brasil anuncia novo centro de distribuição no Nordeste

Nova unidade será na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza (CE) e terá capacidade para armazenar mais de mil toneladas em produtos; Previsão é atender 30% dos estados nordestinos e impulsionar presença da companhia na região.

Publicado em

em

Divulgação Quimtia

A Quimtia Brasil está prestes a dar um passo estratégico importante para se firmar como a principal indústria especializada na produção, comercialização e distribuição de insumos para nutrição animal no país. A empresa acaba de anunciar a inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD) no Nordeste. A expectativa é que a nova unidade, localizada na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, impulsione a logística e o atendimento ágil aos produtores animais da região.

De acordo com o country manager da Quimtia, Renato Klu, o novo centro de distribuição é mais do que uma expansão física — é uma ponte direta com o produtor animal nordestino. “Estamos investindo em infraestrutura para garantir que nossos produtos cheguem com mais agilidade, menor custo logístico e maior confiabilidade”, afirma.

Ele ressalta que a ideia é facilitar o escoamento de produtos para diversos estados do Nordeste, como uma resposta ao crescimento da demanda regional, aliando à necessidade de reduzir prazos de entrega e aumentar a eficiência operacional, além de fortalecer a competitividade da Quimtia na região. “Isso nos coloca em uma posição mais competitiva e nos aproxima do nosso objetivo de ampliar ainda mais o market share na região”, comenta o country manager.

Com a nova unidade, a Quimtia também espera melhorar aspectos que vão desde a previsibilidade de abastecimento, à redução de riscos de logística, além do atendimento personalizado. A previsão é que o CD em Eusébio entre em operação já em março deste ano e comporte uma estrutura moderna voltada à sustentabilidade e segurança operacional, com capacidade para armazenar mais de mil toneladas em produtos e atender 30% dos estados nordestinos.

O Nordeste estava na mira da Quimtia desde o ano passado, quando passou a contar com profissionais locais exclusivos para atender o mercado regional e atuarem como consultores técnicos, auxiliando na implementação de soluções específicas de produtores.

Agora, com um Centro de Distribuição local e a aproximação desses profissionais, a expectativa, segundo Renato, é que esse haja uma aceleração ainda mais intensa da presença da marca na região e um impacto direto maior na produtividade e rentabilidade dos produtores rurais.

Ainda para o executivo da fabricante, a região é vista como estratégica por ter sido pouco explorada até agora. “Ela é conhecida por sua ampla capacidade produtiva no setor agropecuário e por mercados emergentes. Por isso, a região é enxergada como um termômetro importante para os planos da empresa”, conclui.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Relacionamento e suporte

Conexão Aviagen in Company fortalece parceria com suporte técnico personalizado na Copacol, no Oeste do Paraná

Publicado em

em

A Aviagen® América Latina realizou recentemente o segundo evento do programa Conexão Aviagen In-Company de 2026, no dia 12 de fevereiro, em Cafelândia (PR). O evento focou em abordagens práticas de manejo para ajudar os lotes a atingirem seu pleno potencial genético, ao mesmo tempo que apoia os objetivos diários da Copacol para uma produção de frangos consistente e responsável.

Lançada em 2024, a série de eventos Conexão Aviagen In-Company reflete os esforços contínuos da empresa em visitar os produtores de aves em todo o Brasil, compartilhando informações práticas e focadas no campo, com o objetivo de otimizar a sanidade, o bem-estar, a sustentabilidade e o desempenho dos lotes de aves Ross® 308 AP.

Trabalhando em estreita colaboração com a Copacol em grande escala

A Copacol figura entre as principais forças do agronegócio brasileiro, com uma cadeia produtiva de alta complexidade. Por isso, a iniciativa visou oferecer suporte técnico personalizado para sustentar os índices de eficiência exigidos por uma operação desta escala, apoiar práticas sustentáveis e reforçar o desempenho em toda a operação da cooperativa.

O supervisor de Serviços Técnicos da Aviagen, Tiago Gurski, destaca que o evento cumpre o papel duplo de relacionamento e suporte operacional. “A Copacol é uma referência no setor, com uma cadeia produtiva robusta, que segue em constante projeto de estruturação e crescimento. Além de estreitar o relacionamento com este cliente estratégico, nosso objetivo central é auxiliá-lo diretamente no desenvolvimento das equipes e na melhoria contínua dos resultados zootécnicos”, afirma Gurski.

Imersão em fertilidade e processos

A programação foi estruturada para abordar pontos críticos da produção, com ênfase no manejo de machos, um fator decisivo para o rendimento final. A agenda técnica incluiu palestras aprofundadas sobre a conformação ideal dos galos e estratégias de manejo voltadas à fertilidade.

Além dos temas reprodutivos, o encontro debateu os fatores críticos dos processos produtivos, intercalando o conteúdo teórico com base em resultados da Aviagen e com dinâmicas de grupo conduzidas pela própria equipe da Copacol, garantindo a integração entre o conhecimento genético e a rotina operacional da cooperativa.

Precisão em larga escala

Para o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Rodrigo Tedesco, a personalização do atendimento é essencial principalmente para empresas com grande volume de produção.

“Em operações de grande porte como a da Copacol, a precisão no manejo dos lotes tem um efeito multiplicador na rentabilidade de toda a cadeia. O programa permite transferir conhecimento atualizado e específico para a realidade do parceiro, assegurando que o pacote genético Ross expresse sua máxima eficiência e contribua para as metas de expansão da cooperativa”, ressalta.

 

Continue Lendo