Conectado com

Bovinos / Grãos / Máquinas

Touro de 705 kg vence campeonato da raça Devon na ExpoLages 2025

Feira reuniu 29 animais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre as fêmeas, o trio campeão tem entre 12 a 13 meses e peso médio de 390 kg.

Publicado em

em

Fotos: Fom Conradi

A raça Devon foi a grande atração do último dia da Expolages 2025, com o julgamento dos animais rústicos realizado no domingo (12), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC). Ao todo, 29 animais, entre rústicos e de argola, de expositores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participaram da feira.

A avaliação ficou a cargo da médica-veterinária Luiza Ramos Ribeiro. O título de Grande Campeão Rústico ficou com o touro 131 Vasto Atlas Belmur da Colina, tatuagem 131, três anos e 705 kg, pertencente à Cabanha Colina, de Cacio do Nascimento Moraes, de São José do Cerrito.

Entre as fêmeas, a Estância do Pinheirinho, de Anita Garibaldi (SC), de Juliana Frescki, foi a grande premiada. O trio campeão, composto pelas terneiras tatuagens 083, 096 e 105, tem 12 a 13 meses e peso médio de 390 kg. A terneira 096, de apenas um ano, também foi reconhecida como Grande Campeã Rústica.

Animais de argola

Teve dobradinha da Cabanha Santa Lúcia, de Soely Barreto Hoffmann, de André da Rocha (RS), que conquistou o título de Grande Campeão com o touro Sombrinha 2937 de Santa Lúcia, tatuagem 2937 e box 38 e de Grande Campeã com Sombrinha 3054 de Santa Lúcia, tatuagem 3054 e box 45. O julgamento dos exemplares de argola foi em 10 de outubro.

Segundo Gilson Barreto Hoffmann, diretor técnico da Santa Lúcia, o grande campeão e a grande campeã são irmãos, por parte de pai. “São filhos do touro Sombrinha de Santa Lúcia 2519, que foi supremacia genética do Promebo, e imprime muito bem suas características genéticas na sua progênie. O Touro Grande Campeão tem índice final no Promebo de 47,44. Estamos muito felizes com a premiação, no ano em que completamos 90 anos da família dedicados à criação de Devon”, comemorou Hoffmann.

O título de Reservado de Grande Campeão foi para Diamante 155 da Tupi, box 037, criador e expositor Fazenda Tupi, de Nova Prata (RS).

A catarinense Estância do Pinheirinho, de Juliana Frescki, de Anita Garibaldi (SC), foi premiada com a fêmea do box 044, Duquesa da Estância do Pinheirinho, tatuagem 027. Destaque também para Arthur Frescki da Rosa, de 8 anos, que ganhou o reconhecimento Jovem Expositor da raça, pelo terneiro Montanha da Estância do Pinheirinho, com a vaquilhona tatuagem 067 e box 028, de 13 meses. “Essas conquistas nos mostram que estamos no caminho certo e nos motivam a seguir investindo na melhoria genética dos nossos animais. Nós amamos o que fazemos e acreditamos no potencial da raça Devon, por isso seguimos na busca por animais melhoradores, para agregar ainda mais no rebanho dos nossos clientes. É apenas o começo de um trabalho carregado de propósito, muito amor e dedicação”, afirmou Juliana, feliz com os resultados.

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Lages, Ademar Roesner, a Expolages é um evento marcante para a raça Devon e a pecuária catarinense. “É um palco importante para destacar a qualidade e a genética superior bovina. Foi o que vimos mais uma vez, este ano, com os 29 animais que representaram a raça Devon”, destacou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, elogiou a participação da raça na feira que é uma das mais importantes da agropecuária catarinense. “Vimos em pista animais muito bem preparados, de muita genética e grande funcionabilidade, os touros já saem daqui prontos para o trabalho com a vacada, a campo. Parabéns ao desempenho dos criadores que foram incansáveis e passaram a semana aqui, trabalhando o antes e o durante, para realizar essa bela exposição de Devon”, enfatizou.

Fonte: Assessoria ABCDB

Bovinos / Grãos / Máquinas

Preços do boi devem se manter firmes nos próximos meses

De acordo com dados da Consultoria Agro Itaú BBA, a combinação de demanda externa forte e oferta ajustada sustenta o mercado, mas a gestão da cota chinesa será determinante para evitar oscilações.

Publicado em

em

Fotos: Shutterstock

A combinação de demanda externa robusta e oferta ajustada deve manter os preços do boi sustentados nos próximos meses, segundo dados da Consultoria Agro Itaú BBA. No entanto, a gestão da cota chinesa será crucial para evitar oscilações bruscas e impactos negativos sobre a demanda no segundo semestre.

O fluxo de exportações segue intenso, ainda mais forte que no ano passado, e pode receber impulso adicional com embarques para a China dentro da cota. A menos que a oferta de gado terminado aumente de forma significativa, cenário diferente do observado neste início de ano, os preços tendem a permanecer firmes, podendo até manter o movimento de alta mesmo durante o período de safra.

Ainda há dúvidas sobre a utilização da cota chinesa após a imposição das medidas de salvaguarda. A Abiec solicitou apoio do governo para coordenar o processo, enquanto permanece a incerteza sobre cargas que já estavam em trânsito e chegaram à China a partir de 1º de janeiro, estimadas em 350 mil toneladas, que podem ficar fora da cota. Uma coordenação inadequada pode gerar pressão altista temporária nos preços, seguida de possível queda nas cotações.

Em 2025, o Brasil exportou 1,1 milhão de toneladas de carne bovina para a China em agosto. Com uma maior corrida por embarques neste ano, esse volume pode ser alcançado mais cedo. Por outro lado, se houver moderação na oferta ao longo do ano, o impacto negativo sobre os preços tende a ser suavizado. De toda forma, a atenção permanece voltada à demanda externa no segundo semestre, caso a decisão chinesa sobre a cota não seja alterada.

Fonte: O Presente Rural com Consultoria Agro Itaú BBA
Continue Lendo

Bovinos / Grãos / Máquinas

Acrimat em Ação 2026 leva conhecimento técnico sobre bovinos ao interior do Mato Grosso

Segunda rota percorrerá oito polos produtivos, abordando gestão de pessoas e práticas para aumentar a eficiência das fazendas.

Publicado em

em

Foto: Acrimat

Depois do sucesso da primeira etapa, o Acrimat em Ação 2026 segue fortalecendo a presença da entidade no interior do estado com o início da segunda rota, a partir do dia 19 de fevereiro. A expectativa é manter o alto nível de participação e engajamento dos produtores, consolidando o projeto como uma das maiores iniciativas itinerantes da pecuária mato-grossense.

Nesta nova etapa, o projeto percorrerá oito importantes polos produtivos: Paranatinga, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, Água Boa, Nova Xavantina, Barra do Garças e Rondonópolis. Municípios estratégicos que representam a força e a diversidade da pecuária nas regiões médio-norte, nordeste e sudeste do estado.
A segunda rota chega embalada pelos números históricos da primeira etapa, que registrou recorde de público em todas as cidades visitadas. O resultado reforça a importância do contato direto com o produtor rural, levando informação técnica, debates relevantes e conteúdo voltado à realidade de quem está no campo.

Neste ano, a palestra será ministrada por Ricardo Arantes, que abordará o tema liderança e gestão de pessoas no agro. A proposta é provocar reflexões práticas sobre o papel do líder dentro da propriedade, a formação de equipes mais engajadas e a importância da gestão estratégica de pessoas para alcançar melhores resultados no campo. O conteúdo busca ir além da teoria, trazendo aplicações diretas para o dia a dia das fazendas e para a construção de negócios rurais mais eficientes e sustentáveis.

Em 2026, o Acrimat em Ação percorrerá 32 municípios, divididos em quatro rotas estratégicas, ampliando o alcance da entidade e garantindo que a informação chegue a todas as regiões do estado. A segunda rota reafirma esse compromisso: ouvir o produtor, levar conhecimento e fortalecer a representatividade da pecuária de Mato Grosso.

O presidente da Acrimat, Nando Conte, destacou que o crescimento da primeira rota reforça a credibilidade do projeto e aumenta a responsabilidade para as próximas etapas. “Tivemos um aumento de 20% no público e recorde de participação em todas as cidades da primeira rota. Isso mostra que o produtor quer estar próximo da entidade, quer informação e quer participar das discussões. Para a segunda rota, a nossa meta é a mesma: manter esse crescimento, bater novos recordes e fortalecer ainda mais a pecuária mato-grossense”, afirmou.

Nesta edição, o evento itinerante conta com a parceria de Senar, Imac, Fs Bioenergia, Grupo Canopus, Sicredi e Fortuna Nutrição Animal.

Fonte: Assessoria Acrimat
Continue Lendo

Bovinos / Grãos / Máquinas

Embrapa abre inscrições para a 12ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto

Iniciativa realizada no CTZL, em Brasília (DF), vai avaliar novilhas Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi e cruzamentos ao longo de 12 meses.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Proprietários de novilhas das raças Gir Leiteiro, Guzerá e Sindi e cruzamentos têm nova oportunidade de atestarem o potencial genético de seus animais para a produção de leite a pasto com a chancela da Embrapa e da Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP). Realizada no Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados, em Brasília (DF), a Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto chega à 12ª edição e busca promover o melhoramento genético das raças participantes, contribuindo para o incremento da produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira no Brasil Central.

Coordenador da Prova pela Embrapa Cerrados, o pesquisador Carlos Frederico Martins explica que serão identificadas, dentro de um grupo de animais contemporâneos de cada raça, as novilhas que, em 305 dias de lactação em pasto rotacionado, se destacarem na produção de leite, na reprodução (intervalo entre o parto e a concepção), na idade ao parto (precocidade), na qualidade do leite, na persistência de lactação e na avaliação morfológica. As características têm diferentes pesos e compõem o Índice Fenotípico de Seleção, pelo qual os animais serão classificados ao final das avaliações.

São oferecidas 20 vagas para novilhas da raça Gir Leiteiro, 20 para novilhas da raça Guzerá, 20 para novilhas Sindi e 20 para cruzamentos. Cada criador proprietário poderá inscrever até três animais de cada raça. Para participar da Prova, as novilhas devem estar registradas na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) nas categorias de Puro de Origem (PO) ou Puro por Avaliação (PA); também devem estar obrigatoriamente gestantes de sete meses, sendo o parto efetivado dentro do período de adaptação no CTZL.

A Prova terá a duração de 12 meses, sendo dois meses de adaptação e 10 meses de avaliação. As novilhas deverão parir no período de 02 de dezembro a 15 de fevereiro de 2027, de acordo com os períodos limites de parição estabelecidos pela ABCZ. Assim, deverão ser inseminadas ou cobertas entre os dias 02 de março a 10 de abril. Os animais deverão dar entrada no CTZL (DF 180, Km 64 s/n, em Brasília) a partir do dia 03 de novembro e permanecer até janeiro de 2028. Os resultados da 12ª prova serão divulgados a partir de abril de 2028.

As inscrições dos animais poderão ser realizadas até o dia 30 de outubro na ACZP, pelo e-mail aczp.df@uol.com.br. Para uma novilha inscrita, será cobrado o valor de R$ 3 mil, divididos em cinco vezes mensais; para duas novilhas inscritas, R$ 2,4 mil por novilha, divididos em cinco vezes mensais; e para três novilhas inscritas, R$ 2 mil por novilha, divididos em cinco vezes mensais.

Acesse o regulamento e veja todos os detalhes sobre a Prova e as inscrições.

Para mais informações, entre em contato no CTZL, com Adriano de Mesquita, Carlos Frederico Martins e Fernando Peixoto (61-3506-4063; adriano.mesquita@embrapa.brcarlos.martins@embrapa.brfernando.peixoto@embrapa.br😉 ou na ACZP, com Marcelo Toledo (61-3386-0025; marcelo@geneticazebuina.com.br).

A 12ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto no Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras da Embrapa Cerrados tem o apoio da ABCZ, da Associação Brasileira de Criadores de Sindi, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, da Emater-DF, da Federação de Agricultura do Distrito Federal, do Sindicato dos Criadores de Bovinos, Equinos e Bubalinos do Distrito Federal, da Empresa de Pesquisa de Minas Gerais, da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Paraíba, da Universidade de Brasília e da Alta Genetics.

Para informações sobre as edições anteriores da Prova, acesse clicando aqui.

Fonte: Assessoria Embrapa Cerrados
Continue Lendo