Empresas
Topigs Norsvin realiza ‘Conexão Tecnológica’ e oferece dois dias de treinamentos para seus clientes da região do Oeste do Paraná
Evento reuniu produtores na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) e uniu prática e teoria sobre manejo, reprodução, genética e rentabilidade
Investindo em uma suinocultura cada dia mais tecnificada e próxima a quem atua no campo, a Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, reuniu nesta semana clientes na cidade paranaense de Marechal Cândido Rondon para o seu programa de atualização de manejo ‘Conexão Tecnológica’. O evento foi promovido em parceria com a Starvet, representante comercial da região.
Temas como a melhoria da sobrevivência neonatal, uma boa preparação de marrãs, pontos-chave no manejo reprodutivo da matriz TN70 e manejo alimentar da fêmea suína foram alguns tópicos debatidos durante o evento.
O diretor regional da Topigs Norsvin da América Central e do Sul, André Costa, destacou que o encontro privilegia o estreitamento dos relacionamentos com os parceiros da empresa. “O conhecimento passado ao longo dos dois dias gerou acima de tudo confiança no trabalho desenvolvido pela Topigs Norsvin para extrair ao máximo o potencial zootécnico de nossas linhas”, apontou.
Costa ressaltou que a empresa trabalha sob um conceito de ‘genética equilibrada’. “Trabalhamos para atender as demandas atuais e futuras da suinocultura, privilegiando aspectos como facilidade de manejo das fêmeas, maior robustez dos animais e melhor eficiência dos leitões terminados”, disse. “Os resultados indicam que estamos sempre caminhando aliados às necessidades do mercado e da indústria, com qualidade e eficiência, entendendo como a sociedade deseja que a produção seja realizada”, afirmou.
Em passagem pelo Brasil e com o objetivo de conhecer pessoalmente os parceiros da Topigs Norsvin e estabelecer negócios, o CEO da Topigs Norsvin, Villaume Kal, avaliou que a empresa está em um franco processo de crescimento. “Estamos sempre planejando novos investimentos para continuar nossa história de 100 anos no mercado mundial de genética”, disse. “Este centenário é marcado pela paixão pela suinocultura, com muita inovação e comprometimento”, ressaltou.
Segundo ele, a empresa sempre tem que estar pronta aos novos desafios. “Encontros como este reforçam o papel da Topigs Norsvin em atender com excelência o mercado. Estamos muito atentos aos temas que impactam nossos clientes, como o alto custo de produção gerado pelas altas de milho e soja, por exemplo, a sustentabilidade e a garantia do bem-estar animal”, afirmou. “Nosso trabalho sempre foi realizado com muita transparência e reunir nossos clientes aqui somente reforça nosso compromisso para garantir os melhores resultados finais na granja”, afirmou.
Também presente ao evento, o diretor global de contas-chave da Topigs Norsvin, Ton Van De Goor, apontou que o encontro apresentou as diversas características da genética da empresa. “Dentro de suas especificidades, mostramos que cada detalhe faz a diferença para garantir os resultados finais. Nossas linhas reúnem o que há de mais ajustado em cada mercado, seja no Canadá, nos Estados Unidos ou no Brasil”, destacou.
“Este é um mercado extremamente competitivo e quem não apresentar e comprovar os resultados, fica de fora. Nosso Market Share no Brasil, por exemplo, aponta nosso papel de liderança no setor. É uma grande responsabilidade, mas estamos prontos para os desafios”, disse.
O diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, ressaltou a importância do relacionamento para a empresa. “Com o lançamento do nosso Programa Connect em 2016, baseado no B2B, ou business-to-business, a Topigs Norsvin foi a primeira empresa no Brasil a implantar um programa de benefícios aos clientes do setor. É um exemplo de como lidamos com as diferentes características do mercado, de como investimos na proximidade com os clientes e o ‘Conexão Tecnológica’ paz parte do pacote de soluções entregues pela Topigs Norsvin ao setor”, avaliou.
O Programa Connect retorna aos clientes parte dos investimentos com genética em ações personalizadas, e objetiva oferecer ao suinocultor e seus colaboradores uma estrutura que permita acesso a informações e técnicas que privilegiem o seu negócio, cursos e treinamentos presenciais e a distância, além de consultorias, viagens técnicas, uniformes para as granjas e conteúdos técnicos de treinamento para toda a equipe, são alguns dos exemplos deste investimento personalizado.
“Fornecemos um olhar crítico sobre a atualização dos principais aspectos de manejo com foco em capacitação, visando uma suinocultura mais sustentável, com menor consumo de recursos naturais para a obtenção de maior quantidade de carne por fêmea”, disse. “Trouxemos agroindústrias, cooperativas e produtores para falar sobre o jogo no qual todos ganham no final e que, com este treinamento mostramos o quanto estamos envolvidos com o resultado de nossos parceiros”, afirmou Canedo.
Os proprietários da Starvet, Hélio e Eliseu Zuanazzi, parceiros da Topigs Norsvin na promoção do evento, apontaram a importância do encontro para a falar sobre o papel da prestação de serviço na suinocultura. “Dar todo o suporte técnico é um diferencial muito importante no mercado”, afirmou Hélio. Já seu irmão Eliseu, apontou que o evento promoveu uma conexão ‘fina’ com os parceiros. “É muito importante o treinamento técnico para, inclusive, gerar mais fidelidade junto aos clientes”, destacou.
O coordenador de suinocultura da Cooperativa Lar, Evandro Cezar Beraldin, aproveitou a oportunidade para alinhar o conhecimento transmitido ao longo dos dois dias do evento à estratégia da Cooperativa. “Foi apresentado um manejo mais moderno e atualizado, de acordo com as tendências do mercado e com os desafios diários”, avaliou.
O proprietário da Granja Becker, Milton Becker, da cidade de Quatro Pontes (PR), afirmou que esta foi uma grande oportunidade para reforçar o conhecimento. “Com esta troca de informações e os produtos da empresa, obtemos excelentes resultados com a Topigs Norsvin e nossa parceria já dura quinze anos sendo, para mim, a melhor genética em nível mundial. No final, é a que nos dá o melhor resultado”, disse.
De acordo com o administrador da Pecuária Fernando (Friella), Carlos Rafael Ferrari, o evento mostrou a importância da qualidade de carne, com melhor marmoreio, para obtenção do diferencial ao processo final. “Estamos adotando a linha Norsvin Duroc para o lançamento de produtos gourmet. Os custos de produção hoje e no futuro continuarão a ser o grande desafio para a produção de suínos e as casas genéticas têm aprimorado suas linhas para garantir melhor rentabilidade no campo, com a máxima qualidade”, disse.
Temas como o atendimento ao parto e os cuidados iniciais com neonatos e matrizes, o cenário atual da mortalidade neonatal, principais desafios e como mitigá-los foram abordados pela consultora Djane Dallanora. “Foi importante destacar que o manejo e as pessoas são mais importantes que as instalações”, disse.
Prática avalia anatomia e fisiologia da reprodução
Com o objetivo de esclarecer detalhes da anatomia e fisiologia da reprodução, no segundo dia do evento, a consultora Djane Dallanora preparou uma atividade prática na qual foram avaliados úteros suínos, para análise dos ovários. “Apresentamos uma aplicabilidade prática no conteúdo, com o destaque para a análise de um útero de uma fêmea prenhe, para entender a nutrição de um feto, a dinâmica ovariana, os folículos e corpos lúteos e fizemos a necropsia de um leitão para análise do conteúdo estomacal”, disse. “Classificamos também os leitões em mumificados ou natimortos. Estes são aspectos que identifico muitas dúvidas ainda nas granjas”, ressaltou Djane Dallanora.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.