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Tilápia cai no gosto do consumidor brasileiro

Ao longo da última década, os peixes de cultivo, especialmente a tilápia, mas também outros nativos como o tambaqui e seus híbridos, têm conquistado cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros.

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Duas décadas atrás, a produção mundial de peixes de cultivo atingia a marca de 40 milhões de toneladas por ano. Agora, em 2024, esse número está projetado para alcançar 100 milhões de toneladas, representando um aumento de duas vezes e meia em apenas 20 anos. Essa previsão, feita há oito anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), está se confirmando, evidenciando um avanço expressivo na piscicultura em escala global.

A piscicultura é, de fato, a atividade animal que mais cresce em todo o mundo, e esse crescimento já é uma tendência estabelecida há algum tempo. Mesmo com algum atraso, esse cenário de desenvolvimento da piscicultura chegou ao Brasil.

Conquista do consumidor interno alavanca crescimento

Até o final do século XX, a atividade piscícola no Brasil era predominantemente artesanal e carecia de organização, com algumas exceções. Mais preocupante ainda era a falta de reconhecimento por parte dos consumidores, que muitas vezes preferiam peixes importados em detrimento dos produtos nacionais. Argumentos como o “gosto de barro” e preocupações com a procedência limitavam a aceitação dos peixes cultivados no mercado interno.

Presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros: “Nenhum outro produto demonstrou um avanço tão expressivo quanto a tilápia, consolidando ainda mais sua posição como uma das proteínas mais populares e demandadas no mercado brasileiro” – Foto: Divulgação/Peixe BR

No entanto, ao longo da última década, temos testemunhado uma mudança significativa nesse cenário. Os peixes de cultivo, especialmente a tilápia, mas também outros nativos como o tambaqui e seus híbridos, têm conquistado cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros.

Assim como ocorreu em outros mercados importantes anteriormente, o Brasil presencia o fortalecimento da cadeia produtiva de peixes de cultivo. “O crescimento da produção e da demanda pela tilápia, em particular, é expressiva, marcando uma fase promissora para a indústria aquícola brasileira”, evidencia o presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros.

Organização da cadeia fomenta seu desenvolvimento

Durante a última década (2014 a 2023), período em que a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) atua no fomento, valorização e defesa da produção nacional, a oferta de peixes de cultivo no Brasil aumentou em 53%, passando de 579 mil toneladas em 2014 para 887 mil toneladas em 2023.

Nesse mesmo intervalo de tempo, a produção de tilápia mais que dobrou, registrando um crescimento de 103,2%, saindo de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas. Além disso, o consumo de tilápia cresceu de forma consistente, aumentando em 93,2%.

Enquanto isso, outras fontes de proteína também apresentaram crescimento durante esse período, com exceção da carne bovina. A produção de carne suína, por exemplo, aumentou significativos 48,6%, enquanto a produção de ovos cresceu em 55,9%. “Mas nenhum outro produto demonstrou um avanço tão expressivo quanto a tilápia, consolidando ainda mais sua posição como uma das proteínas mais populares e demandadas no mercado brasileiro”, enfatizou Medeiros.

Fatores que impulsionam crescimento da tilápia

Conforme o presidente da Peixe BR vários fatores têm impulsionado o crescimento da tilápia no mercado brasileiro. Em primeiro lugar, se destaca a adaptação dessa espécie às condições ambientais do Brasil. “Essa harmonia entre a tilápia e o ambiente brasileiro resultou em um produto nacional que é reconhecido como um dos melhores do mundo em termos de sabor, suculência e valor nutricional”, afirma Medeiros. “Como resultado desse reconhecimento, a tilápia brasileira está gradativamente conquistando espaço em mercados internacionais de produtos premium, como os Estados Unidos”, aponta.

Além disso, o Brasil possui uma combinação única de recursos naturais, como terras férteis, abundância de água e um clima propício, que favorecem a produção de tilápia em larga

escala. Isso, aliado à competência incontestável dos produtores brasileiros, que trabalham com alto nível de profissionalismo, tem sido fundamental para o sucesso da tilápia no país. “Esses produtores se tornaram os principais responsáveis pela liderança da tilápia em praticamente todas as regiões do Brasil. De fato, graças ao desempenho exemplar dessa indústria, o Brasil ascendeu para a posição de quarto maior produtor de tilápia do mundo, com ambições de alcançar posições ainda mais elevadas no ranking nos próximos anos”, exalta.

Sete a cada 10 pessoas comem tilápia

Em 2022, o Instituto Axxus conduziu uma pesquisa para compreender a percepção dos brasileiros em relação à tilápia. Os resultados revelaram que sete em cada 10 pessoas consultadas apreciam esse peixe. Essa alta aceitação reforça o sucesso contínuo da tilápia entre os consumidores e impulsiona um ritmo consistente de crescimento na produção.

Mesmo em 2023, um ano marcado por desafios climáticos e sanitários, a oferta de tilápia aumentou em 5,28%. Esse crescimento resultou em um aumento no consumo interno. “Em 2014, o brasileiro consumia em média 1,47 kg de tilápia por ano. No ano passado, esse número saltou para 2,84 kg por pessoa. Esse aumento significativo reflete a crescente preferência dos consumidores pela tilápia, sugerindo um potencial substancial para um crescimento contínuo no futuro”, afirma Medeiros.

A nível mundial, o consumo médio per capita de peixes é de 20 kg/hab/ano. No Brasil, a demanda por pessoa é de 10 kg, indicando um mercado nacional com espaço para crescimento. Os peixes de cultivo, incluindo a tilápia, os peixes nativos e outras espécies, representam atualmente 4,35 kg por habitante por ano no país. “Esses números demonstram que os consumidores brasileiros estão cada vez mais valorizando a tilápia, contribuindo para posicionar o Brasil de forma merecida no mercado mundial de produção aquícola”, ressalta.

Fonte: O Presente Rural com assessoria Peixe BR

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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo

Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024

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No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.

Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.

“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.

Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.

“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.

Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.

Mudanças estabelecidas

Prazos

Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.

O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.

Desburocratização da declaração

A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.

Fonte: Assessoria Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado

Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.

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Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.

A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.

Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.

A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.

Ameaças sanitárias e os impactos para a economia

No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.

A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.

Fonte: Assessoria Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul

Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.

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Foto: oliver de la haye

O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.

A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.

Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.

Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.

Foto: Shutterstock

O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.

Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.

Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.

Veja aqui o vídeo do presidente.

Fonte: Assessoria Faesp
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