Notícias
Temporada de concursos de queijos artesanais movimenta cidades mineiras
Previsto para ocorrer em 4 de setembro, em Itanhandu, com premiação no dia 13 do mesmo mês, começa com a seleção nos municípios produtores da iguaria.

A temporada de concursos de queijos artesanais de Minas Gerais promete uma agenda cheia nos meses de maio e junho, seguindo com mais alguns eventos em julho, agosto e setembro. Este mês, a programação foi marcada por concursos municipais em sete cidades do estado, e o concurso regional do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas. Em junho, a agenda segue intensa com outros cinco concursos regionais.
A disputa para o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, previsto para ocorrer em 4 de setembro, em Itanhandu, com premiação no dia 13 do mesmo mês, começa com a seleção nos municípios produtores da iguaria. “Esses concursos municipais são uma etapa importante do concurso estadual, pois é deles que saem os concorrentes dos concursos regionais, cujos finalistas vão para a grande final”, explica a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.
Seleção nos municípios
Em maio foram realizados concursos locais em Serro (dia 3), em Sabinópolis (dia 6), em Conceição do Mato Dentro (dia 9), Paulistas (dia 10) e Dom Joaquim (dia 16), todos na região produtora do Serro, além de Itamonte (dia 16), na Mantiqueira de Minas, que também sediou o Concurso Regional, realizado no dia 17. O próximo concurso municipal será em Alvorada de Minas (Serro), no dia 29 de maio.
Os jurados avaliam aspectos internos e externos de cada uma das peças. São avaliados aspectos como apresentação (formato e acabamento) e cor (uniformidade, intensidade e brilho); após a abertura dos queijos, são analisadas a apresentação interna (características da massa como granulação e coloração), textura, a consistência (dureza e untuosidade) e, por fim, o sabor, o gosto e o cheiro dos produtos.
Concursos regionais
A programação de junho será aberta com os concursos de Araxá, na cidade de Conquista, e Campo das Vertentes, em Tiradentes, ambos no dia 5. As disputas prosseguem com o Concurso Regional do Serro (dia 7), em Materlândia, e do Queijo Artesanal de Alagoa (dia 21), em Alagoa.
O Concurso Regional do QMA Cerrado está programado para ocorrer em julho, no município de Cruzeiro da Fortaleza, em data a ser definida. Já na região de Entre Serras da Piedade ao Caraça, o concurso está previsto para acontecer em Santa Bárbara, no dia 8 de julho. A temporada de concursos regionais finaliza, em agosto, com o Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra (dia 8) em Bambuí.
“Só estão aptos a participar dos concursos os produtores com queijarias registradas em serviço de inspeção”, ressalta a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Fernanda Quadros. Os cinco primeiros colocados em cada concurso regional estarão classificados para participar da final do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.
Nas regiões onde não houver concurso, será feita uma seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou outros serviços oficiais de inspeção para participar do concurso estadual. O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Em 2024, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA) foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Estima-se que a produção anual de queijos artesanais em Minas Gerais seja de cerca de 40 mil toneladas, com uma renda gerada que ultrapassa os R$ 2 bilhões por ano.

Colunistas
Você está desperdiçando o dinheiro do marketing?
Conheça três pontos que podem contribuir para um melhor desempenho.

Durante a conversa com um grande amigo, lembrei, recentemente, de uma experiência que tive no agronegócio. Uma empresa de nutrição animal precisava aumentar a visibilidade junto a potenciais clientes e entrou em contato com a Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.
O gerente de marketing compartilhou o briefing de forma clara e objetiva: “precisamos aparecer em mídias estratégicas, locais e nacionais, e também ampliar a nossa presença em canais digitais. A concorrência está grande e precisamos ser mais reconhecidos no campo. Isso vai ajudar a fechar negócios”.
Após algumas reuniões, finalizamos o planejamento de assessoria de imprensa e de redes sociais, definindo a linguagem, os temas e os principais objetivos a serem atingidos em curto e médio prazo.
Rapidamente, os porta-vozes foram definidos e participaram de um media training, no qual a Ação Estratégica apresentou dicas para os executivos terem um desempenho ainda melhor nas futuras entrevistas com jornalistas.
Como próximo passo, a mídia recebeu sugestões de notícias sobre a empresa e as redes sociais foram abastecidas com conteúdo relevante sobre o ecossistema em que a empresa atua.
Em poucos meses, os materiais divulgados causaram um grande impacto, maior do que o esperado. Potenciais clientes fizeram vários comentários nos posts publicados, mandaram mensagens em privado e também entraram em contato com a empresa via WhatsApp.
O sucesso desta ação teve três pontos centrais:
1) Análise
O cliente compartilhou importantes informações, na etapa do planejamento, sobre os perfis dos potenciais clientes. Essas informações propiciaram uma análise consistente de cenário.
2) Integração
O movimento foi realizado em total sintonia com o departamento de vendas, com o objetivo de potencializar as oportunidades de negócios.
3) Correção
Com frequência, realizamos reuniões para a correção de rotas, o que contribuiu para as divulgações serem sempre relevantes.
A importância desses três pontos (Análise, Integração e Correção) vai além do sucesso de uma ação específica. Se bem utilizados, eles contribuem diretamente para uma melhor utilização dos recursos, evitando, de forma contínua, o desperdício de dinheiro, e também propiciam um rico aprendizado a ser utilizado nas próximas atividades.
Afinal, com experiência, informação e estratégia adequada, melhoramos o nosso desempenho, não é mesmo?
Notícias
Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações
Volume soma 40,9 milhões de toneladas até outubro de 2025, com Mato Grosso liderando o consumo nacional.

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,08 milhões de toneladas em outubro de 2025, alta de 2,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando foram comercializadas 4,98 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA). No acumulado de janeiro a outubro foram registradas 40,94 milhões de toneladas entregues, com alta de 8,4% em comparação a igual período de 2024, quando o total foram entregues 37,78 milhões de toneladas.
O Estado de Mato Grosso manteve a liderança no consumo, com participação de 22,1% do total nacional, o equivalente a 9,05 milhões de toneladas. Na sequência aparecem Paraná (4,97 milhões), São Paulo (4,35 milhões), Rio Grande do Sul (4,21 milhões) Goiás (3,99 milhões), Minas Gerais (3,90 milhões) e Bahia (2,75 milhões).
A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou outubro de 2025 em 631 mil toneladas, registrando uma queda de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o volume chegou a 6,20 milhões de toneladas, avanço de 5,7% em relação com as 5,87 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
As importações alcançaram no mês de outubro de 2025, 4,38 milhões de toneladas, redução de 1,1% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a outubro, o total importado somou 35,88 milhões de toneladas, com crescimento de 7,1% em relação as 33,49 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal ponto de entrada do insumo, foram importadas 8,89 mil toneladas no período, crescimento de 5,8% frente a 2024 (8,40 milhões de toneladas). O terminal representou 24,8% do total de todos os portos, segundo dados do Siacesp/MDIC.
Notícias
Produtores têm até 31 de janeiro para regularizar inconsistências fiscais
Receita Federal intensifica fiscalização sobre rendimentos rurais e alerta para risco de autuações e multas após o prazo.

A Receita Federal do Brasil intensificou as orientações voltadas à conformidade fiscal no setor rural, com atenção especial aos rendimentos oriundos de arrendamentos de imóveis rurais. A iniciativa integra uma ação nacional de conformidade cujo objetivo é estimular a autorregularização dos contribuintes, permitindo a correção de inconsistências até janeiro de 2026, antes do avanço para etapas de fiscalização mais rigorosas.
Segundo o órgão, é recorrente a subdeclaração ou o enquadramento incorreto dos valores recebidos com arrendamentos, seja por desconhecimento da legislação tributária, seja por falhas no preenchimento das declarações. Para identificar divergências, a Receita Federal tem ampliado o uso de cruzamento de dados, recorrendo a informações de cartórios, registros de imóveis rurais e movimentações financeiras, em um ambiente de fiscalização cada vez mais digital e integrado.

Foto: Jonathan Campos/AEN
O advogado tributarista Gianlucca Contiero Murari avalia que o atual movimento do Fisco representa um ponto de atenção relevante para produtores rurais e proprietários de terras. “A autorregularização é uma oportunidade valiosa para o contribuinte rural corrigir falhas, evitar autuações, multas elevadas e até questionamentos mais complexos no futuro. A Receita Federal tem adotado uma postura cada vez mais preventiva, mas com fiscalização altamente tecnológica”, afirma.
Murari ressalta que os rendimentos provenientes de arrendamento rural exigem cuidado específico no enquadramento e na declaração, de acordo com as regras do Imposto de Renda. Isso inclui a avaliação sobre a tributação como pessoa física ou jurídica, conforme a estrutura da operação. “É fundamental que o produtor ou proprietário busque orientação especializada para avaliar contratos, natureza dos rendimentos e a forma correta de declarar. Um ajuste feito agora é muito menos oneroso do que uma autuação depois”, completa.



